FIBROMA será problemático? | De Mãe para Mãe

FIBROMA será problemático?

Responda
2 mensagens
analipaoliveira -
Offline
Desde 29 Abr 2014

Olá a todas!
Venho pedir opiniões a quem tenha, ou saiba de alguém que tem um fibroma uterino e as complicações que daí podem decorrer quer para conseguir engravidar, quer depois no decurso da gravidez.
Relativamente a mim, descobri em meados de Abril, aquando dos exames que fiz A minha ginecologista disse que não era nada de grave, ainda estava pequeno, mas para engravidar, que tinha um fibroma com 1.5cm.
Falei com a minha ginecologista, que me disse que ainda era pequeno, mas caso pensasse em gravidar, não convinha deixar para muito tarde,pois com o avançar da idade (tenho quase 30) há a tendência natural ao fibroma crescer e a própria gravidez também o faz.
Ora já ando em treinos desde Junho, e os meus últimos períodos têm sido bastantes dolorosos e com bastante hemorragia.
Por outro motivo, tive de fazer esta semana uma ecografia abdominal e aí foi possível verificar que o fibroma já estava com 21mm (cerca de 2cm).
Significa isto que em cerca de 3 meses o fibroma cresceu meio centímetro, o que acho muito, pois significa que não está estagnado, mas sim com tendência a crescer rapidamente. Esta semana vou marcar nova consulta com a ginecologista para dar-lhe esta informação e ver o que ela me diz, mas estou um pouco aflita com isto tudo.
Tenho receio que o fibroma continue a crescer muito, que tenha de o tirar, fazer uma cirurgia, esperar imensos meses para poder engravidar.... enfim estou preocupada.
se me puderem elucidar acerca desta questão agradecia imenso.
Beijinhos a todas.

mamapaula -
Offline
Desde 07 Dez 2011

Olá, eu descobri que tinha um fibroma precisamente na 1.ª eco que fiz às 9 semanas para confirmar a gravidez. Foi um choque! mas o médico disse que não era nada preocupante e que não ia ter interferência com a gravidez e não teve. Mas o meu não aumentou nada e pelo que já li, o teu já aumentou, por isso o caso é diferente.
A médica te dirá o que fazer, mas se tiveres de retirar antes de engravidar é o melhor que fazes.
Não quero assustar-te mas há 33 anos atrás a minha mãe estava grávida do meu irmão e fez uma barriga tão grande que a médica suspeitava de gêmeos. Como não havia ecos só minutos depois do parto é que sobre que tinha um fibroma, que estava muito grande pois tinha-se alimentado junto com o bebé e a minha mãe passou muito mal Triste
Por isso ainda bem que agora há ecografias para se solucionar as coisas a tempo.
Eu tb andei preocupada e já fiz ecos para ver se está tudo normal e a médica disse que não há problema e que posso avançar.

Tem calma e tudo vai correr bem!