Familiares tóxicos - desabafo | De Mãe para Mãe

Familiares tóxicos - desabafo

Responda
9 mensagens
Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

Boa tarde mamãs..
hoje venho desabafar sobre algo que me tem incomodado muito nos últimos anos: os meus tios (o irmão e a irmã da minha mãe)... nem sei por onde começar..

eles não vivem em portugal.. vivem fora com os meus avôs noutro país.. eu, a minha irmã e o meu pai nunca nos demos assim muito com eles (demasiados problemas no passado).. há 4 anos o meu tio decidiu vir para portugal de férias e, obviamente a minha mãe acolheu-o.. eu nada disse pq a casa não é minha, logo não podia opinar.. mas só depois de chegar cá disse que ia ficar 3 meses (atenção, não pediu, simplesmente anunciou).. é uma daquelas pessoas que não ajuda em NADA!! é o rei... suja mas não limpa.. nem a por a porcaria da mesa de jantar ele ajudava quanto mais levantar os pratos... comprava comida e avisava todos qual era a dele para NINGUÉM tocar, mas ele comia da comida dos outros.. fartou se de dar comida ao meu cão (feijões com temperos) apesar de eu lhe ter dito para não o fazer, e foi até eu o apanhar em flagrante e chatear me a sério e no dia a seguir o cão estava doente (diarreias e vómitos)...
entretanto o meu pai (que trabalha fora de PT) ficou desempregado e voltou para casa e criou se um ambiente muito mau.. o meu tio não se tocou e (tendo o apartamento t0 vazio dos meus avôs aqui ao pé e o t4 deles, também vazio, em Lisboa) não saiu daqui!! continuou a fazer a vidinha de rei em que NADA fazia, a não ser exigir o comando da TV para ele, ou reclamar pq alguém deitou fora 1 fatia de fiambre que estava queimada do frio, etc etc... agora atenção, à frente da minha mãe faz se de santinho e coitadinho e ela defende-o com unhas e dentes...
nós é que estamos sempre mal vs o maninho querido dela.. desde essa altura ele vem de férias todos os anos para aqui durante 3/4 meses.. só no verão passado é que eu teimei que não queria cá ninguém pq o meu B nasceu e eu precisava de espaço e privacidade.. mas ele está para chegar novamente no próximo mês..

ele e a minha tia são manipuladores e têm demasiado jogo de cintura e estão lhe a roubar à cara podre e ela não vÊ isso!!
os meus avôs estão quase a falecer e eles decidiram por as casas (um t4 e um t0) à venda e dividirem o dinheiro entre eles.. quando o t4 foi vendido a conversa mudou!! foi do género "ah estamos com falta de dinheiro, por isso ficamos nós com o dinheiro do t4 e tu ficas com o t0 e vendes se quiseres ou ficas com o apartamento".. a minha mãe aceitou, mas algum esforço foi feito para mudar o apartamento para o nome dela? (está em nome dos 3).. NÃO!!! ela já disse que quer vender e sabem o que vai acontecer? ela vai ficar sem nada!! eles já andam a fazer planos para investir o que ganharam do t4 para comprar uma casa no Algarve.. mas 110k euros não dá para grandesss coisas (e afinal estavam com tanta falta de dinheiro que vão usar tudo para comprar outra casa).. mas se procurarem uma casa com 150k euros já encontram coisas mais engraçadas e andam lhe a tentar fazer dar lhes o dinheiro para comprarem uma casa os 3 para quando forem velhos!!
não acho certo a pressão que lhe fazem.. ela tem algumas dívidas aqui que deveriam de ser pagas antes de ela pensar em investir numa casa.. mas para ela a palavra deles é quase lei..
e andam lhe a tentar convencer que ela não precisa de contar nada disto ao meu pai (eles são casados em comunhão de bens) pq ele não é parvo e iria se mexer para ela não ficar a perder..
ela farta se de tratar de coisas para eles e a tentar ajudá-los mas é isto que ela recebe em troco... mas o mais grave de tudo é que ela não abre os olhos... ainda hoje tive uma discussão com ela pq não se pode apontar um único defeito aos santos irmãos que ela fica toda ofendida..
e ela foi ao ponto de me dizer que eu sou demasiada rancorosa, que quando alguém me faz alguma coisa "má" que eu corto logo com essas pessoas e que se eu continuar assim, um dia vou acabar sozinha!!! acham normal??? é suposto eu rodear-me de gente falsa, mentirosa, manipuladora e hipócrita só para "não acabar sozinha"?????
e eu fi-la chorar pq eu disse lhe que o maior defeito dela e ao longo da vida dela foi em momento algum as filhas estarem em primeiro lugar para ela.. o primeiro lugar de prioridades dela sempre foi e sempre será os irmãos e não as filhas, muito menos os netos.. e disse lhe que falar é fácil mas que no final do dia o que conta são as nossas atitudes, e que em atitudes ela NUNCA demonstrou que as filhas estavam "acima" de qualquer outra pessoa na vida dela!!
eles chegaram a roubar dinheiro ao meu pai e à minha irmã há uns anos e acham que a minha mãe acreditou na própria filha??? eles disseram que ela estava a mentir, então é pq ela está a mentir e não pq eles roubaram..

adoro mesmo a minha mãe mas estas situações deixam me mesmo triste e afastam-me cada vez mais.. só espero que se ela algum dia abrir os olhos em relação a quem são os irmãos, que não seja tarde demais para reconciliar com as filhas..

BiancaS -
Offline
Desde 02 Set 2011

Olá Danb!

Reconheço-me em cada pormenor do que descreves, a minha mãe também tem um irmão e uma irmã que são sagrados para ela, tal como os pais dela (os meus avós). O meu problema maior era com os meus avós e com o meu tio, também assentavam arraiais em casa dos meus pais durante o tempo que lhes apetecia e só informavam. Tal e qual cada pormenor que descreves, até poderias estar a escrever a minha história que se aplicava a íntegra, com pequenas diferenças. Discuti muitas muitas vezes com a minha mãe por causa dos meus avós e do meu tio, mas ela sempre os colocou acima de mim, exactamente pelos motivos que descreveste. O que aconteceu comigo, foi que quando eu me casei e saí de casa, simplesmente me desliguei desse assunto, tornei-me um pouco egoísta e deixei de me irritar com as injustiças que eu também achava que se faziam com a minha mãe, porque afinal de contas ela gostava que fosse assim. Sempre me disse "eu faço as coisas com o meu dinheiro, o meu trabalho e na minha casa, quem não quiser estar que não esteja", no entanto, a meu ver, ela era praticamente criada deles. Há cerca de um ano o meu avô começou a ficar doente e também a propósito de heranças, a minha mãe percebeu a ingratidão e o desrespeito que tiveram para com ela, hoje já não vê os irmãos e a mãe da mesma forma (o meu avô entretanto faleceu)... mas foram precisos alguns 20 anos para se aperceber e mudar de opinião.
Não tenho grande conselho para te dar, comigo funcionou afastar-me e ignorar, por exemplo, deixei de ir a casa da minha mãe Natais, Páscoas e afins durante alguns anos, que eram alturas em que a "sagrada família" estaria reunida (a minha mãe aqui sentiu-se, apesar de sempre ter dito à boca cheia que só estava quem queria). No entanto, aquilo que funcionou para mim, poderá não funcionar para ti, acho que cada pessoa deve tentar gerir a situação da forma que para si seja mais favorável.
Quis deixar-te o meu testemunho para saberes que há mais casos bizarros como o teu.

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Infelizmente se a casa é dos seus pais e eles não fizerem nada, pouco pode fazer por si mesma a não ser afastar-se e ir viver noutro sítio. Se nem o seu pai impede que o seu tio vá lá, dificilmente poderá impedi-lo.

Quanto às casas e à injustiça, a sua mãe é que tem que decidir o que fazer. A herança é dela, se ela se deixar levar com conversas o problema é dela. Já falou e discutiu com ela e ela não muda, infelizmente as pessoas podem não mudar e serem cegas e nada pode fazer neste aspecto.

As pessoas fazem o que quiserem, tomam decisões que quiserem. Não podemos fazer nada quanto a isso, mas também podemos tomar decisões sobre o que queremos fazer quanto a isso.

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

é que eu já não sei o que faça.. ainda não consigo ficar indiferente..
revolta me... e é assim, eu quero é que ela faça o que ela entender com o apartamento ou com o dinheiro da venda do mesmo, não quero que ela faça aquilo que os outros querem que ela faça...
se ela se virasse e dissesse que iria vender e gastar tudo para viajar o mundo (mesmo com as dívidas) eu ficava feliz pq estaria a fazer algo que ela quer e não o que eles querem... por outro lado acho muito mal esta história toda estar a ser escondida do meu pai pq ele mata-se a trabalhar longe da família para poder sustentar a casa com todas as despesas normais... ela não trabalha, depende dele.. ele manda dinheiro para a prestação da casa ao banco, para comida, gasolina, contas (água, luz, gás, etc) e para irem pagando as dívidas dos dois... e ela não pensa nele??? podia aliviá-lo um pouco se usasse uma pequenina parte da venda do apartamento para pagarem as dívidas e ainda lhe sobrava bem mais de metade do dinheiro do valor que ela pensa em vender...

é que isto parece que estou a mentir ou a inventar pq parece mesmo uma história de loucos mas não...

PequenaGrandeEs... -
Offline
Desde 24 Jul 2014

Muito sinceramente isso agora é do mais comum, se não têm a tua mãe coragem de agir acho (eu faria-o) dizer-lhe "mãe tu tens os teus direitos e se não lutas por eles, faço-o eu" e dizia que ía falar com um advogado. Pode parecer demasiado extremo mas isso não vai melhorar sendo ela um coração mole para os irmãos.

Desejo-te muita paciência e força

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

o problema não é falta de coragem.. o problema é que ela acredita cegamente em tudo o que lhe dizem.. ela acha que se eles disserem que precisam do dinheiro que é pq precisam mesmo e "coitadinhos dos maninhos"

PequenaGrandeEs... -
Offline
Desde 24 Jul 2014

Mamã essa situação é mesmo muito difícil mas eu colocaria a minha mãe no limbo, eles ou eu, acredita em quem? numa conversa muito sincera dizia algo como que a adorava e nunca mentiria por nada nem dinheiro, que ela precisa de ver o que estão a fazer com ela e que se for preciso um advogado que estás disposta a faze-lo junto dela, a apoia-la. Talvez ela tenha medo de não ter os irmãos, mostre que está com ela, não a vai deixar sozinha

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Se o pai não sabe do que se está a passar, também lhe poderia contar... Não sei se ele poderá fazer alguma coisa...

Asuos -
Offline
Desde 01 Out 2015

Eu vinha dizer o mesmo que a Baga Laranja. Para mim mentir sobre finanças num casamento com bens comuns é equivalente a traição e nunca iria encobrir um dos meus pais a fazê-lo.
Dava-lhe 1 ou 2 dias para contar ao pai e que se ela não o fizesse que eu o faria, afinal ao prejudicar a ela própria está a prejudicar o seu pai e indirectamente a vocês todos.

Em relação às injustiças, infelizmente acho que é normal. A minha mãe também é cega com aquilo que os irmãos lhe fazem pela ganância, para mim o que resulta mesmo é o afastamento.
Se ela coloca os irmãos à vossa frente não acredito que isso mude nunca. Ela teria de conseguir vê-lo pelo que eles são e não pelo que eles se vendem. Mas isso só vai acontecer quando lhe fizerem mal directamente. E se for como a minha mãe nem assim vai mudar de atitude.