Exercício físico na gravidez | De Mãe para Mãe

Exercício físico na gravidez

Responda
6 mensagens
KikiLopez -
Offline
Desde 10 Out 2015

Olá mamas... Estou grávida pela primeira vez e sou uma frequentadora de ginásio! Alguém me pode ajudar a dizer quais os exercícios ou aulas a fazer/evitar! Ainda estou de 4 semanas e não quero divulgar até as 10 semanas

Obrigada

estrelinha93 -
Offline
Desde 31 Jan 2015

Olá kikilopez, tens que avisar pelo menos no teu ginasio Sorriso para o teu pt te ajudar no teu novo plano! Sorriso

Margarida123 -
Offline
Desde 25 Set 2014

Cara Kiki,
Se for saudável e não houver contra-indicação medica para a prática de exercício físico poderá e deverá continuar a praticar exercício físico, mas fazendo algumas adaptações.
Regra geral, poderá praticar quase tudo com exceção para tipos de exercício com alto impacto. Assim sendo, poderá praticar cardiofitness e alguns exercícios de musculação (e aqui poderá pedir conselho especializado aos monitores e PT's), natação, hidroginástica, bem como uma série de aulas de grupo. Do que tenho lido, será de evitar aulas de jump, body pump (a partir do meio da gravidez, quAndo a barriga de grávida já impede de realizar grande parte dos exercícios) e até aulas como pilates não são completamente inocentes pois como trabalham continuamente durante 50min o core (abdómen, zona lombar) podem ser prejudiciais para o bebé. Pessoalmente, também não faria Cycling e rpm a partir de dada altura da gravidez pois são de alto impacto. Aulas de alongamento e equilíbrio (do tipo body balance) também poderão ser realizadas.
Em qualquer caso e na dúvida, é importante questionar os professores se poderá ou não fazer determinada aula e quando for necessário, eles dar-lhe-ão opções de posições mais suaves ou adaptadas à grávida. Não facilite, pratique mas com segurança.

Shadowgirl -
Offline
Desde 20 Abr 2015

Olá.
Eu também sou praticante de musculação intensa já há alguns anos.
Contei aos meus instrutores às 5 semanas, por muito cedo que fosse para contar a eles fazia todo o sentido pois queria continuar ativa mas sem me expor a riscos.

Então o que me aconselharam?
- Aulas de grupo com impacto: nada (zumba, bodycombat, spinning, jump, bodypump, etc.);
- Não fazer corrida e substituir por caminhada;
- Na musculação abolir cargas altas e passar a cargas moderadas/leves. Agachamento e agachamento unilateral sem peso, retirar a prensa de pernas, exercícios que envolvam ficar de barriga para cima ou para baixo (flexora, supino de peito etc.) excluir. Abdominais trabalhados de forma isolada não, lombares de forma isolada não;

Tecnicamente, ''by the book'', podemos e devemos continuar ativas, mas sempre cientes da fase da gestação em que nos encontramos, das limitações impostas pela nossa condição (há exercícios que podem comprimir o cordão umbilical, por exemplo). Fazê-lo sob orientação de pessoal formado para treinos com grupos especiais é a meu ver impreterível.

* Última pílula: 08 de Abril de 2015
* Início da toma de Ácido Fólico: 07 de Abril de 2015
* Positivo a 26/08/2015

KikiLopez -
Offline
Desde 10 Out 2015

Eu não tenho um plano fixo, normalmente favo aulas de grupo e quando vou à musculação "invento" faço o que me apetece no momento:-)

Sei que agora tenho de ter mais cuidados e abolir as aulas de cycling que era o que mais fazia mas em termos de musculação tenho algumas dúvidas dos exercícios que devo ou não fazer e tenho algum receio que os PTs também não tenham alguma sensibilidade nesse assunto...

Shadowgirl -
Offline
Desde 20 Abr 2015

KikiLopez,
A musculação tem inúmeros benefícios, mas quando a modalidade é praticada com planeamento e orientação, já que executada com posturas erradas, sequência de exercícios erradas, número de séries e repetições erradas podem levar a lesões articulares, musculares etc.

Se no nosso estado normal o ideal é ter orientação (já não digo PT's mas pelo menos ter um plano elaborado por um instrutor, ter um instrutor para explicar a execução correta de cada exercício), na gravidez isso torna-se imperativo.

Porque há exercícios que aparentemente são inofensivos mas criam demasiada pressão na zona abdominal (nada desejável nesta altura), outros que como referi comprometem o afluxo de oxigênio do cordão umbilical.

Deverá falar com os profissionais do seu ginásio, indagar se algum tem formação em grupos especiais (grávidas) e em conjunto elaborarem um plano de treino que seja do seu agrado sem comprometer a sua saúde e do seu bebé.
Caso não sejam sensíveis ou caso demonstrem não terem competência para tal, eu sinceramente não correria riscos, e das duas uma, procurava fora do ginásio um profissional acreditado para me elaborar um plano, ou então optaria mesmo pela caminhada / natação por forma a não comprometer a gravidez.

Bons treinos.

* Última pílula: 08 de Abril de 2015
* Início da toma de Ácido Fólico: 07 de Abril de 2015
* Positivo a 26/08/2015