Dúvida! Exames antes de engravidar | De Mãe para Mãe

Dúvida! Exames antes de engravidar

Responda
6 mensagens
Diana MF -
Offline
Desde 13 Out 2010

Olá, meninas, bom dia!

Tenho mais uma dúvida, tenho muitas, vão ver! Sorriso Não conheço muito do mundo da gravidez porque vivo longe de todas as minhas amigas e familiares que já foram mães!

Estou a pensar ir ao médico para fazer os exames que devemos fazer antes de tentarmos engravidar. Já deixei a pílula.

A minha questão é: devo ir ao meu médico de família, a um ginecologista ou a ginecologista/obstetra?
Não sei qual fará mais sentido... O que é que vocês acham?

Obrigada!

_Mia_ -
Offline
Desde 15 Nov 2007

Acho que sim o primeiro passo deve ser sempre ires ao médico fazer exames pré-concepcionais para saberes qual é o teu estado de saúde actual e se necessitas de algum tratamento ou outra coisa qualquer antes de tentares engravidar. Agora o tipo de médico depende, eu primeiro fui a uma consulta de planeamento familiar no centro de saude que acho que são o tipo de consultas mais adequadas se falarmos no dominio público mas se tiveres um bom GO privado em quem confies e que até te vá acompanhar a gravidez não tens porque não ir ao GO, vai te mandar fazer as mesmas coisas.
Tens de fazer análises de sangue e urina, uma citologia e uma ecografia, pelo menos foram esses os exames que me passaram a mim.

Bjokas

nenda -
Offline
Desde 26 Nov 2009

Tu é que deves escolher com o qual te sentes mais a vontade, tanto podes ir ao médico de familia como a ginecologista... os exames q te mandam fazer normalmente são os mesmos. No médico de familia terá de marcar um consulta de planeamento e fazer citologia... na ginecologista, faz te logo a citologia... de resto são exames de sangue... e normalmente receitam-te acido folico
Bjs

Diana MF -
Offline
Desde 13 Out 2010

Obrigada pelos vossos conselhos!
Vamos ver então como vamos fazer!

Bjs!

catia_morouco -
Offline
Desde 18 Maio 2010

Olá! Esta dúvida já apostei no forum e tb me repsonderam, n precisas abrir um topico sp q tens duvidas! Dá uma vista de olhos pelos topicos recentes q são mt completos! Eu fui à 1ª consulta na 2ª feira e ela receitou-me acido folico, disse p acabar de tomar esta caixa de pilulas e deixar vir o red 2 vezes; fez-me a citologia, mandou-me fazer analises ao sangue e à urina e uma ecografia endovaginal (se alguem me pudre explicar cm é o procedimento deste exame agradeço); tb pediu ao marido p fazer analises; em Dezembro já devo começar os treinos!

Espero ter ajudado!
Beijinhos!

Madrinha Orgulhosa da Daniela_25;
Afilhada Agradecidissima da Ana_Pimenta;
30/01/2011: a confirmação!;
7/02/2011: 1ª ECO, gravidez confirmadissima!

Diana MF -
Offline
Desde 13 Out 2010

Muito obrigada pelo teu comentário, vamos mesmo ver o que precisamos de fazer para os tais exames pre-concepcionais!

Quanto à repetição do tópico, pois que procurei mas não encontrei! De qualquer forma, ter comentários e experiências fresquinhos sabe bem! E assim, as pessoas até se vão conhecendo!

Obrigada!