Estrabismo intermitente - experiencias precisam-se | De Mãe para Mãe

Estrabismo intermitente - experiencias precisam-se

Responda
8 mensagens
Kaushik -
Offline
Desde 20 Dez 2012

Olá a todas,
Estou com o coração esmagado.
A minha menina tem estrabismo intermitente.
Terá de usar pensos oculares durante 3 meses ( 24h por dia) e óculos.
O médico deixou-me triste porque disse que o tratamento vai durar anos. Se bem que eu acho que ele dá sempre uma primeira opinião pessimista para estarmos preparados para o pior.Já alguem passou por isto ? Como correu?

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Não vale a pena ficar com o coração esmagado... É chato, mas não é grave Sorriso uma das minhas filhas teve estrabismo. Começou por se diagnosticar uma grande perda de visão aos 3 anos num rastreio de rotina, passou a usar óculos e a tapar o olho todos os dias. Isto durou até aos 6 e depois passou a tapar o olho quando voltava da escola e ao fim de semana. O objectivo era recuperar visão no olho afetado, mas entretanto o estrabismo aumentou muito e foi decidido operar aos 8 anos. Ficou ótima, não se nota nada. A visão é que não recuperou tanto quanto devia porque a partir de determinada idade era muito complicado fazer la tapar o olho. Mas enquanto foi pequena correu lindamente. Não se preocupe, tem resolução e quando é diagnosticado cedo melhor.

Kaushik -
Offline
Desde 20 Dez 2012

Obrigada!
Felizmente, pelo que o médico conseguiu ver a visão não está muito afetada. Ele até disse que ela não precisava de óculos. Só os vai usar para não esforçar o olho destapado.
Mas estou tão confusa, tão cheia de medo... dói muito...

Carl Ferreira -
Offline
Desde 19 Maio 2015

Olá Kaushik.

Não fique tão alarmada. Á minha filha também lhe foi diagnosticado estrabismo intermitente, por volta dos 10 meses. Todos médicos que a seguem (com a exceção da pediatra particular) diziam que ela teria tapar os olhos alternadamente. Fomos à consulta com a oftalmologista e ela numa primeira abordagem preferiu não fazer nada e nem mandou tapar algum dos olhinhos. E assim estamos passado mais de uma. A minha filha tem recuperado bem do estrabismo, sem perda de visão, e sem qualquer tipo de procedimento. Quem convive com ela não nota nenhum tipo de alteração visual. Apesar de que, alguns médicos ainda continuam a achar que ela deveria fazer a oclusão.
Eu confio plenamente na oftalmologista e na sua forma de proceder.
Peça uma segunda opinião num outro médico. Assim também ficará mais descansada.

A minha Pipoca nasceu no dia 15/02/2015 com 45 cm e 2,550 Kg. Preenches os meus dias Du... Piscar o olho

Kaushik -
Offline
Desde 20 Dez 2012

Bom dia!
Obrigada pelas palavras.
Eu já pedi outras opiniões e todos dizem que não podia estar melhor acompanhada. Eu confio muito no oftalmologista dela. É muito conceituado.
Ela já anda a ser seguida por ele desde os 9 meses e até quarta feira ele nunca lhe prescreveu nenhum tratamento. O problema é que este mês pior muito... e tem de ser tratada...

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

A sério que me custa entender porque é que está tão angustiada....é um problema tratável, no caso da sua filha nem houve perda de visão (como havia na minha) e eles aceitam muitíssimo bem a oclusão quando são assim pequenitos. É fazer e pronto, sejam 3 meses sejam 3 anos. Fosse tudo assim tão simples de resolver! Vá lá, compre uns pensos bem giros à garota (eu comprava uns com autocolantes para ela própria escolher e colar) e vamos lá resolver isso!

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Eu também acho estranho estar tão alarmada, não querendo desvalorizar...o meu filho tem estrabismo fixo, sempre teve, foi oficialmente diagnosticado aos 6 meses, provavelmente até é seguido por esse mesmo oftalmologista porque também é muito conceituado e toda a gente diz a mesma coisa, que não podia estar melhor. Mas pode não ser o mesmo, sei lá Careta

A oclusão é chata, claro, até porque eles não gostam...o meu já aceitou, já que faz desde os 6 meses. Agora tem de fazer durante todo o dia, todos os dias, um dia num olho e no outro dia no outro olho (ele tem estrabismo nos dois olhos). Nunca desenvolveu visão binocular e provavelmente nunca vai desenvolver...vendo por esta perspetiva é bastante pior, mas sinceramente não fico a pensar no assunto porque ele é exatamente igual aos outros miúdos, por vezes tem uma perceção de profundidade um pouco alterada, mas nada que vá atrapalhar a vida dele. Eventualmente vai ser operado, quando colaborar nas consultas. Possivelmente vai ter de ser operado mais do que uma vez. Não tem perda de visão absolutamente nenhuma, felizmente Sorriso
Claro que não é a situação que desejei, mas o meu filho é uma criança muito saudável e forte e isto são peanuts quando se pensa em tudo de mal que lhes pode acontecer na vida! Isto tem solução e não é nada de grave Piscar o olho

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Kaushik -
Offline
Desde 20 Dez 2012

Obrigada