estive de baixa e agora tenho de devolver o dinheiro a entidade patronal??? | De Mãe para Mãe

estive de baixa e agora tenho de devolver o dinheiro a entidade patronal???

Responda
5 mensagens
isabelbarros -
Offline
Desde 18 Fev 2011

ola gravidas =)
estou grávida pela segunda vez.tenho um principe com aninhos e estou de 25 semanas e 3 dias.acontece que trabalho numa farmaceutica onde faço remedios e com ja tinha tido um aborto anterior a medica achou por bem eu ficar de baixa para nao arriscar até pk o meu trabalho mexe.se com materias primas algumas toxicas passa.se 8 horas de pé e transporta.se cargas pesadas.
acontece que fui a 1 de março a junta médica e disseram que a segurança social nao tinha de me pagar baixa pk a condicionante esta no meu trabalho e eles sao obrigados a arranjar soluçao para a minha situaçao.
conclusao o meu trabalho andou 4 meses a adiantar.me 60% do ordenado todos os meses(370euros)em fevereiro recebi o uncio cheque da segurança social antes da junta medica(481euros) e qual noa foi o mue espanto que tenho de devolver a entidade patronal todo o dinheiro???
isso é assim que funciona?onde me posso informar?
meteram ha 15 dias uma pessoa no meu lugar la inventaram algo menos pesado para mim e acontece que no fim do mes de março n vou receber nada, em abril recebo os 15 dias de trabalho de março e depois vamos la ver qual o valor que me vao descontar do pouco que ganho(507euros)
estou a tentar manter a calma mas nc me tinha acontecido esta situaçao e estou prestes a ter um ataque de panico pk nao sei como vou pagar as contas a escola do meu filho a ama e ter dinheiro para comer..ajudem.me sff.
o que me mantem minimamente calma é a minha princesa =)

CCS -
Offline
Desde 21 Jan 2010

linda não entendi muito bem a siuação de teres de devolver o dinheiro à entidade patronal e por isso não me vou pronunciar em relação a isso.
no entanto parece-me que é claramente uma situação de gravidez de risco (pelas condições de trabalho, e por essa razao é que a medica te mandou para casa)vai falar com a tua medica para ela te passar gravidez de risco, aqui deixo o formulario (sem ele nao é coniderado gravidez de risco, este é o que realmente importa para a seg social e é por este que te vão pagar a 100%)
http://www1.seg-social.pt/preview_formularios.asp?r=22869&m=PDF
a este formulario anexas a declaração médica, e a documentação necessária, nao precisa ser preenchido pela entidade patronal (eu estive de baixa de risco clinico até ter o meu filho por razoes identicas)
Aqui está um guia que te pode ajudar...
http://www2.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=23008&m=PDF

catarina_sousa -
Offline
Desde 20 Jan 2007

querida nao te sei ajudar, mas informa-te assim q possivel junto do CITE (comissao igualdade no trabalho e emprego),ou Inspecçao Geral do Trabalho . Procura os sites, têm numeros de telefone para onde podes ligar e ajudam-te.
Ou entao vai a seguranca social da tua residencia, como estas gravida es atendida logo. Informa te dos teus direitos! espero q corra tudo bem, um beijinho

O miminho mais lindo do coração da mamã nasceu a 18/12/2009!

http://oblogdomicas.blogspot.com/

Garfieldzita -
Offline
Desde 16 Out 2008

Quando estás de baixa a empresa não te paga nada... mas sim a segurança social.
Se a empresa te pagou, tens que devolver a quantia exacta que a empresa te pagou.
De resto não deves nada à empresa.
Agora eles são obrigados a pagar-te o tempo que tu trabalhares.. Se trabalhares 15 dias em Março, no fim do mês têm que te pagar esses 15 dias, senão eles estão metidos em maus lençois..
Em relação ao risco, a tua gravidez efectivamente (pelo que disseste) nao é considerada gravidez de risco.. Se o teu trabalho causa riscos para ti e para o teu bebé, é a propria empresa que tem que arranjar condições para que possas continuar a trabalhar. Se não conseguir é que podes pedir uma baixa por riscos específicos, em que a empresa tem que carimbar e assinar o impresso a confirmar que não consegue reunir as condições necessárias.

Não te deixes levar pela empresa... aquilo que trabalhares, tens direito a receber! E os descontos têm que ser feitos na integra!

Beijinhos

♥♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥♥40(♥)
♥♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥(♥)♥40
♥♥♥♥5♥♥♥(♥) Triste ♥♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥(♥)♥♥40

Afilhada da madrinha mais especial do mundo (sou uma sortuda!):Patrícia M.

isabelbarros -
Offline
Desde 18 Fev 2011

obrigada lindas pelos vossos esclarecimentos.este tipo de situaçao nunca me tinha acontecido nem nada que se pareça.ainda hj voltei a flar com a sra. dos recursos humanos e ela voltou a dizer que este mes nao recebo nada, so recebo em abril o tempo trabalhado em março.ainda tenho 12 dias de ferias para gozar perguntei se poderia dar as minhas ferias para pagar parte da divida e ao que parece nao é permitido por lei fazer isso.tambem li num livro de gravidez que se deve avisar com 15 semanas de antecedencia a entidade patronal para qunado está previsto o parto perguntei se sabia algo disso e se eu preciso preeencher algum impresso da fabrica, ha uma semana que nao me sabem responder a isto.
estou gravida pela segunda vez mas as coisas estáo a ser muito diferentes da primeira.mas graças a Deus que ela mexa muito dia e noite e está tudo a correr bem.
digam.me outra coisa sff, ja por algumas vezes tenho uma dor na virilha e prende.me os movimentos da perna, será ciática?
e noto que quando no trabalho ou em casa quando o trabalho é mais intenso fico com uma pressao forte no fundo da barriga e sai umas gotinhas parece agua nao tem cheiro é incolor mas nao me doi nem arde.será motivo de preocupaçao ou é normal?é que leio tanta coisa =)
obrigada a todas.gosto muito deste site.é.me muito util =)
bjinhus a todas =)