Estimular produção de leite materno | De Mãe para Mãe

Estimular produção de leite materno

Responda
3 mensagens
carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Olá mamãs.

Este assunto acho que é muito falado aqui e ali em diferentes tópicos, mas gostava de concentrar as respostas e as vossas experiências num só, até mesmo para me ajudar a perceber melhor o que fazer.

O que é que se pode fazer / tomar, para estimular a produção de leite materno?
Algum produto, chá, alimento, etc?
Alguma técnica?

É que eu ando com menos leite e noto que quando dou apenas mama ao Henrique ele não fica totalmente satisfeito e pede para voltar a mamar muito pouco tempo depois.
Costumo dar um pouco de biberão antes com algum leite que tenho congelado, que congelei ao inicio quando tinha muito, mas agora com a máquina por dia só consigo retirar uns 90ml!
Não chega para as necessidades de 24 horas!

Obrigada!

mama_dica -
Offline
Desde 22 Nov 2015

Mas dá o biberão antes de dar a mama? A melhor maneira de estimular é colocar o bebé à mama sempre que ele quiser. Se isso for passado 1 ou 2h, em vez das 3h da "praxe", que seja. Ao fim de uns dias já a produção se adaptou à demanda. Se mesmo assim achar que não chega, só dar suplemento no fim da mamada, nunca antes. O facto de só tirar 90ml por dia com a bomba não quer dizer nada, a estimulação não é igual.
Em termos alimentares, beber muita água, dieta equilibrada, sem grandes restrições. Também há suplementos alimentares que se podem tomar, como o promil, ou feno grego, que acho que funcionam bem...
Espero ter ajudado.

Liaddan -
Offline
Desde 18 Abr 2011

Olá!
De facto este é um tópico recorrente aqui no fórum e infelizmente acho que há muita falta de informação sobre amamentação.
O seu bebé tem pouco mais de um mês, por isso é normal que queria mamar com mais frequência. Se nós adultos não comemos sempre a mesma quantidade de comida nem fazemos sempre refeições com o mesmo intervalo de tempo, não percebo por que se acha que um bebé o deve fazer. É cansativo dar mama de hora a hora? É! Mas faz parte do processo. Só a estimulação da mama pelo bebé é que permite aumentar a produção de leite.
Inserir biberão tão cedo só vai confundir o bebé e pode acabar por atrapalhar a amamentação. A maioria dos biberões permitem um acesso fácil ao leite, fazendo com que o bebé depois se sinta frustrado quando mama porque não obtém o leite tão rapidamente.
A quantidade de.leite que se tira com a bomba é variável e não é um bom indicador da quantidade de leite que se produz. Se um bebé mamar com frequência, as mamas ficam moles e é mais difícil extrair leite com a bomba. Não me parece boa opção retirar leite com a bomba para dar ao bebé como suplemento. Isso não faz sentido. Se o bebé tem fome, ponha-o na mama diretamente. A mama é uma fábrica, não é um reservatório. O leite não está armazenado na mama e acaba quando o bebé mama. O que acontece é que a mama pode estar cheia de leite e esse leite é mais fácil de extrair, mas quando esse leite acaba, o nosso corpo continua a produzir enquanto o bebé estimular.
Vale a pena acrescentar ainda que o bebé não quer mama apenas porque tem fome. A mama soluciona muitas outras queixas do bebé. O bebé pede mama por fome, sono, necessidade de carinho, desconforto,etc,etc,etc.

Espero ter ajudado.

Sobre Liaddan

Fim da pílula Set 2013
Eu: baixa reserva ovárica - Ele: Oligospermia e Teratospermia
H. Lusíadas, abril 2016: 1.ª ICSI +++ gravidez gemelar
junho 2016: gravidez não evolutiva de 1 dos gémeos