Estarei a ser bem seguida? | De Mãe para Mãe

Estarei a ser bem seguida?

Responda
12 mensagens
Osha -
Offline
Desde 27 Ago 2012

Olá meninas,

Gostava que me dessem o v/ testemunho acerca de como se processaram as vossas ecografias. Isto porque estou a ser seguida no particular (pontualmente vou tambem ao medico de familia)e a minha médica GO já me fez umas 3 ecografias (estou de 19 semanas). ainda não fiz a morfológica, só às 21 semanas. Fico feliz apenas com o facto de estar tudo bem ao nivel mais importante (desenvolvimento, medidas) mas no entanto leio relatos de mamãs que já têm imagens a 3D e ficam com elas gravadas e até agora o máximo que disponho são 3 papeis a preto e branco com muito má qualidade (ecos a 2D) e fico a pensar...será que clinica onde me dirijo não dá essa mais valia ou será ainda cedo para obter ecos com melhor imagem? Quando posso fazer a 3D? Com a morfológica? É que pelo discurso da médica 3D só no 3º trimestre e mesmo assim acha que essas ecos geram por vezes decepções devido a sombras na imagem do bebé etc...a sério que não compreendi a posição da médica, decepções?! Pergunto-me se vem com este discurso porque não as vai fazer e eu posso não estar a aproveitar todos os recursos modernos que hoje em dia dispomos. Claro que o mais importante é a saúde do bebé mas vocês meninas compreendem a nossa curiosidade em ver algo mais "concreto" certo? Como foi com vocês? Devo insistir com a médica, quando? Devo aproveitar um P1 do médico de familia e fazer noutra clinica uma eco à parte a 3D? Obrigada

Rsr -
Offline
Desde 18 Jan 2010

Olha eu fiz eco as 6s, depois as 12s e fiz agora às 16s pk paguei do meu bolso e foi opção minha não da médica, porque senão só farei as 22s. A gravação na eco das 12 e 16s fiz pq a clínica onde vou tem essa opção por mais um X.
E ecografia das 12 semanas vem com imensas fotos, com os pormenores importantes da mesma.
EM relação À eco 3D não sei porque é mais cara e penso que o seguro não comparticipa, então não me informei.

JNs

amostrinha -
Offline
Desde 04 Jan 2014

Eu fiz a 3D, para fazer uma surpresa ao pai, mas numa segunda gravidez não farei. Não é imprescindível, medicamente só se faz quando há suspeitas de lábio leporino/fenda palatina (e sinceramente não sei para quê, fico a pensar, deixaria de ter o bebé por causa disso? eu não...)

No meu caso, apesar da médica da 3D ter sido fantástica, as imagens não ficaram nada de especial.

Quanto às outras ecos, tb faço no público e no privado. No público só me deram 2 x mas nenhuma imagem assim transcendente, no privado dão mais imagens, mas apesar de ser num sítio bom, nunca sequer me perguntaram se queria vídeo ou o que fosse. Acho que varia muito de sítio para sítio, sempre podes inquirir onde fazes... Mas acima de tudo que os bebecas venham bem, de bom tamanho e boa saúde!

taple -
Offline
Desde 28 Nov 2013

No meu caso, quando foi para escolher o obstetra que ia fazer as ecografias principais, preferi escolher na base do profissionalismo e das boas referências. Pode não me dar cópia em cd das ecos, nem andar atrás das imagens "bonitinhas" para me dar, mas saí de lá sempre confiante e com a certeza que estava tudo bem.
É óbvio que se puderes juntar o útil ao agradável é o ideal mas se tens confiança na tua médica o resto é superficial :)
As ecos 3D penso que não são comparticipadas pelo estado. Eu fiz uma gratuita de 5min e, sinceramente, acho que a tua médica foi mesmo sincera contigo pois achei o mesmo que ela disse.
Felicidades!!

Sobre taple

27.07.2014 e 06.09.2016 - os dias mais felizes da minha vida <3 <3

amostrinha -
Offline
Desde 04 Jan 2014

Pois, mais essa questão, as 3D raramente são comparticipadas...

LiaSM -
Offline
Desde 20 Nov 2012

Não são comparticipadas, porque não são clinicamente relevantes ou válidas. Apenas são feitas caso os pais peçam e paguem e mais por "graça".
Quanto às ecografias normais, já antes de engravidar, é politica do meu obstetra fazer sempre eco endovaginal sem acréscimo de custo e o mesmo acontece na gravidez. Tinha uma consulta por mês e em cada consulta ecografia. Fiz com ele a do 1° e 3° trimestre e a morfológica no obstetra especialista em ecografia por conselho do meu obstetra e custou 50€.

Sobre LiaSM

Início dos treinos (e Acfol): 5 de Julho (Todos diziam que à 1ª não ia dar, por isso antecipámos o divertimento 1 mês :P); 1º teste positivo (e ligeiríssimas hemorragias): 4 de Agosto; 2º e 3º testes positivos (e consulta de confirmação): 6 de Agosto
DPP: 3 de Abril de 2013

IMDC -
Offline
Desde 19 Jul 2010

Em duas gravidezes e ambas de risco nunca fiz eco 3d.
Nem sequer andei no privado.Fui sempre seguida no centro de saude e no hospital publico e na ultima gravidez tirei umas 9 ecografias no total,em 34semanas.
Penso que o dinheiro que se gasta nessa eco,pode ser aproveitado para coisas de mais utilidade para o bébé,porque depois a eco vai ser para estar guardada no album de recordaçoes...

Desde 05 Out 2011

Olá mamã!
A grande maioria dos obstetras que fazm ecos nas consultas não fazem ecos em 3D/4D/4D live. Fazer este tipo de ecos é mesmo só uma questão de ficar com uma recordação mais ''bonitinha'' e nada tem a ver com a qualidade do serviço prestdo.
Na verdade, os obstetras ecográfico que fazem da ecografia su vida, investem em bons equipamentos que lhes permitem fazer esse tipo de eco, mas os que não trabalham especificamente nessa área, nem sempre lhes compensa o investimento.
Pelo SNS não há ecos em 3D, se quiseres isso com respetiva gravação tens que pagar à parte.
Para quem quer fazer uma eco 3D/4D a altura ideal é entre as 20 e as 30 semanas, porque antes dessa altura, o bebé ainda não está com a sua fisionomia definitiva, e depois disso, o bebé pode estr demasiado grande e o líquido amniótico também começa a ficar alterado, podendo dificultar a obtenção de imagens de qualidade.
O ''problema'' destas ecos é que se paga bem e não se tem a certeza de que se irá obter boas imagens. A posição do bebé também é muito importante, porque se ele estiver encostado à parede do útero vai criar deformações na imagem, tornando-as menos perceptíveis.
Eu fiz uma eco em 4D da primeira gravidez para ficar com a recordação e as imagens até não ficaram mal... dava para ter uma boa ideias da carinho do bebé. Desta vez, também irei fazer uma por volt das 27 semanas, também para ficar com a recordação.
Se optarem por fazer este tipo de eco, mais vale rocurr um bom obstetra ecográfico, porque já que se paga ao menos tenta-se que seja o melhor possível.
Desta gravidez, já fiz uma eco 4D live porque não consegui marcar a eco de dataçäo pelo público e tive que ir a um GO datar gravidez. Como fiz consulta e não só o exame, não trouxe o cd.
Na altura ela tinha aquele ecógrafo há uma semana, foi o primeiro com tecnologia 4D live a vir para Portugal. De facto tinha muito boaimagem, mas também naquela altura não tinha muito interesseem 4D.
Conheço uma outra GO que faz eco em 4D de todas as vezes e manda sempre CD e fotos, mas essa é caríssima.

O fazer a eco em 3D/4DD é mesmo uma questão de opção... a qualidade da imagem é que vai variar conforme o tempo de gestação, condições do líquido amniótico, qualidade do aparelho, perícia da médica e posição do bebé! Espero ter ajudado.

1° Positivo a 31 de Agosto de 2012 ( c/ 5 semanas e 4 dias)
22 de Abril de 2013 - Nascimento do primeiro príncipe...
2° Positivo a 29 de Março de 2014 ( c/ 7 semanas e 4 dias)
10 de Novembro de 2014 - Nascimento da minha princesa...
3º Positivo a 16 de Dezembro de 2020 (c/ 7 semanas e 2 dias)

Nini Riky -
Offline
Desde 10 Nov 2010

No meu caso tenho feito as ecos normais (preto e branco) e as 3D/4D porque é um miminho que a minha medica me oferece no fim de cada consulta, para ficar com uma recordação do todo o desenvolvimento do bebe, em papel.

Gravação da eco em DVD ainda só fiz uma (foi a da eco morfológica) que também foi um miminho que o medico quis oferecer para recordação.

Não sei se foi sorte com os médicos que tenho ou se já é costume eles fazerem isso, mas achei amoroso da parte deles em o oferecerem.

Felicidades**

severina -
Offline
Desde 26 Nov 2007

A minha filha já tem seis anos, mas posso dizer.te que fui seguida no particular por um medico que adoro!
Tive de ir a Guimarães, ao consultório dele, fazer algumas ecos que o ecografo da clínica de santo Tirso não fazia muito bem.
Mas olha a 3d nunca fiz!!!
Tenho um DVD com a gravação da morfológica e nada mais...
Sinceramente não acho, nem achei na altura, muito relevante.
Mas se para ti é importante porque não falarem com a médica e dizeres o que queres?!

Beijinhos e muita saúde para ti e para o bebe.

1alexs2 -
Offline
Desde 26 Out 2012

As ecos 3D pagas do próprio bolso ficam por cerca de 100 € e trazes gravação quando a máquina faz gravação.
A tua médica pode não ter essa máquina.

Isso não significa que não estejas a ser bem seguida, pois a gravação nada tem a ver com a competência da médica.

Se quiseres uma 3D podes ir a outro sitio fazê-la e nem precisas credencial.

Anocas290377 -
Offline
Desde 04 Jun 2014

Olá Osha.
As ecos 3D não têm nenhum valor clínico ou de diagnóstico. Servem apenas para os pais verem um bebé "a sério" e nem sequer são completamente fidedignas porque é uma imagem construída pelo computador, a partir das imagens a 2D.
Por isso, não te preocupes com isso, preocupa-te sim se a médica vê bem o bebé, se faz as medições todas, se despista as mal-formações, etc... e isso é tudo feito a 2D.

Espero ter ajudado a sossegar o teu coraçãozinho! :)