estarei a produzir leite suficiente | De Mãe para Mãe

estarei a produzir leite suficiente

Responda
3 mensagens
sarita34 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

estou a amamamentar mas noto que as minhas mamas já nao ficam duras, as aureolas ja nao estao escuras mas sim cor de rosa.
o bebe faz uma boa pega, mama bem e parece ficar satisfeito, no entanto nesta segunda semana de vida nao ganhou o peso esperado. Na 1ª semana fazia um coco por cada mamada mas agora só faz 1 por dia e por vezes fica 1 dia sem fazer.
De noite qdo acordo sinto-me enxarcada mas se tentar esvaziar as mamas manualmente não sai nada.
Qdo ele acaba de mamar fico no entanto com uma especie de nata nos bicos...
Que acham mamas?

Sobre sarita34

O Mateus nasceu dia 06/02/2015!!!

AnaKa -
Offline
Desde 09 Jul 2014

Amamento há 3 meses e as minhas mamas ficaram iguais as suas e sempre com muito leite.
1 dejeccao por dia? Acho pouco...é melhor falar com o seu médico de família ou pediatra.
Mais 48h sem fazer nada tem de por bebegel.
Nunca fiquei com nata nos mamilos.
Pelo que sei a consistência do leite não esta relacionado com a qualidade.
O meu é aguado e a minha bebe e rechonchuda e a subir de percentil de peso.

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Em princípio, nada do que referes é anormal. Mamas duras são sinónimo de subida do leite, excesso de produção ou leite acumulado. As mamocas não são depósito, são fábrica, não as queres a abarrotar Piscar o olho Maminhas moles têm leite à mesma, é sinal de que o corpo ajustou a produção. Recém nascidos a leite materno podem ficar até 7 dias sem fazer cocó - é sinal de que estão a aproveitar todos os nutrientes do leite. Se ele não mostra desconfortos, fazer cocó uma vez por dia não é preocupante. Quanto ao peso, isso também varia de bebé para bebé. Digamos que o normal seria eles engordarem, se apenas a leite materno, 20g por dia. Mas há muitos casos de bebés que numa semana engordam o esperado, na semana seguinte ficam muito aquém dos tais 20g/dia mas, em compensação, noutra semana podem engordar quase o dobro do normal. Se tiveres dúvidas quanto ao ganho de peso do bebecas, tens bom remédio: não restrinjas o número de mamadas, não olhes para o relógio, dá mama sempre que ele pedir, deixa-o mamar o tempo que quiser e vais ver que tudo corre bem.
Durante a noite é normal haver uma maior produção de leite - é quando as hormonas da prolactina estão mais activas. Há muitas mulheres que nunca conseguem tirar leite com a bomba, por diversos factores, mas no entanto amamentaram até bastante tarde, por isso, não conseguires tirar não é sinónimo de não o teres. Mais a mais, se dizes que ficas encharcada e dizes que depois de ele mamar ficas com uma espécie de nata, é sinal que tens leite e que ele está a chegar ao leite gordo. No início da mamada, o leite é mais aguado - é o leite que lhes mata a sede. Depois vai-se alterando, vai ficando mais branco, e o leite do meio da mamada é rico em hidratos de carbono, que lhes dão a energia de que eles precisam para crescer. O leite do fim da mamada, esse que referes, é mais espesso e mais gordo, de um branco mais vivo. Mas TODO o leite, do início, meio e fim, nutre o bebé e é necessário. Por vezes os bebés têm sede e mamam muito brevemente, por vezes fazem mamadas mais longas porque necessitam das gorduras, outras vezes voltam a encurtá-las só o suficiente para terem aquilo de que precisam. Daí ser tão importante a livre demanda, sem horas certas seja para mamar seja para estar à mama.
Muitas felicidades!