Espondilite Anquilosante (EA) e o medo de engravidar | De Mãe para Mãe

Espondilite Anquilosante (EA) e o medo de engravidar

Responda
8 mensagens
Viantunes -
Offline
Desde 01 Out 2014

Olá, tenho 26 anos e sofro da EA desde o ano de 2009. Nunca imaginei que poderia ter esta doença e ainda mais saber que não existe cura, tudo se torna ainda mais doloroso. Confesso que ainda é difícil eu aceitar que tenho, tento ao máximo viver esta realidade já que tenho que ter acompanhamento médico. Minha história não é aquelas das melhores, alias não foi, pois quando descobri que tinha eu era casada e já tinha uma filha de 02 aninhos, o pai dela me abandonou nesta trajetória e enfrentei 60 dias de crise presa numa cama, logo que tudo passou e eu então me divorciei, houveram mais e mais crises porem enfrentei com minha família, si passaram 4 anos e eu encontrei uma pessoa maravilhosa que hoje é o meu noivo, cuida de mim e da minha filha, somos muito unidos. Estamos para casar e eu tenho pensado constantemente na possibilidade futura de ter mais um filho e ai me vem o problema e o medo. Será que posso engravidar com este quando de EA e tomando uma medicação imunodepressora, será que seria uma gravidez de risco para mim ou para meu bebê ? Estou nessa batalha, vou começar agendar meus médicos e tentar me tranquilizar perante esses meus medos. Me escrevi nessa pagina hoje e estou aqui em busca de mulheres que vivem ou já viveram algumas situações parecidas..
Abraços e compartilhem ...

Sobre Viantunes

Vih

croxenoida -
Offline
Desde 25 Jul 2014

Olá. Também estou diagnosticada com EA desde 2005 e estou gravida pela segunda vez. Nunca pensei em não engravidar. .. aconselhei-me com a minha OB e com o meu Reumatologista que dizem não existir nenhuma inincompatibilidade com a gravidez. É óbvio que não posso tomar a minha medição e tenho tido crises mas é por 1 motivo muito nobre. Quando estou mal desespero, choro e fico deprimida mas nunca arrependida. Na 1 gravidez guardei as células e o laboratório diz que neste momento não existe nenhum estudo que impeça a futura utilização das mesmas. Agora também vou guardar.
Espero ter ajudado.

Viantunes -
Offline
Desde 01 Out 2014

Oi, claro que me ajudou e muito..
E estas crises que você tem como são ?
Você sofreu crises severas no pós parto da sua pequena Miriam ?
Abraços

Sobre Viantunes

Vih

croxenoida -
Offline
Desde 25 Jul 2014

Após o parto não sofri nenhuma crise. Quando ela começou a caminhar tive algumas crises que me impediam de lhe pegar ao colo (e ainda amamentava). Durante esta gravidez tive uma ou duas crises associadas a uma patologia de hérnias discais e ciática... mas já passou e agora tenho andado muito bem. Vou ser avaliada novamente pelo meu Reumat. no final deste mês - terei 38s- vamos lá ver se poderei ir... ele até falou que teria tudo preparado para fazer o parto se fosse necessário.

Viantunes -
Offline
Desde 01 Out 2014

Que benção, vai dar tudo certo !!
Vai me informando aqui das novidades....
Vc chegou tomar HUMIRA tambem ou o metrotexitato ?

Abraços

Sobre Viantunes

Vih

croxenoida -
Offline
Desde 25 Jul 2014

Nunca tomei nenhum desses medicamentos, apenas voltaren retard e indocid.

Viantunes -
Offline
Desde 01 Out 2014

Olá.. nossa que interessante, eu já tomei indocid no inicio do tratamento. Porem logo meu médico solicitou HUMIRA. Que hoje é meu tratamento atual..

Sobre Viantunes

Vih

ANDREIA CAMARGO... -
Offline
Desde 26 Out 2017

Ola meninas boa tarde,

gostaria de saber se nenhuma de vcs tomou o medicamento em nenhum momento da gestação? Pois eu quero engravidar no proximo ano e tenho EA a 10anos, uso a injeção etanercept a 9 anos, porem este mes minha medica ira mudar para o HUMIRA, e mesmo assim ela disse que poderia utilizar a injeção ate o 6 mes de gravides, parando com ele no ultimo trimestre. Gostaria de saber se alguma de vcs tomava HUMIRA na gestação!!!

Andreia Amaro Alves