espectro autismo e tirar fralda | De Mãe para Mãe

espectro autismo e tirar fralda

Responda
11 mensagens
FylipaSilva -
Offline
Desde 02 Jan 2011

Ola mamas
Gostava k me ajudassem.. sei k tirar a fralda nao é tarefa facil, muito menos em crianças com um nivel de desenvolvimento diferente, mas como voces fizeram?
A minha menina ja tem a idade que tem e quero ver se lhe tiro as fraldas. Infelizmente ela nao fala, so me leva ao k ker, faz sons, mais nada. Sera que me podiam ajudar?
Obrigada

2 Abortos retidos...
Positivo da minha Leonor <3 30-11-2012
Positivo da próxima pestinha <3 5-11-2014 / Confirmação a 9-11-2014
Positivo inesperado <3 28-12-2015
Positivo á primeira <3 15-08-2017

Desde 13 Set 2012

Olá mamã!

Tenho um menino que deve ser mais ou menos da idade da sua leonor. ele nasceu a 25 de junho de 2013. Felizmente é uma criança perfeitamente normal. Mas olhe, também ainda tem fralda! Durante o dia já usa a fralda cueca, faz no bacio sempre que o lá colocamos, mas pedir não pede. isto para lhe ddizer que, mesmo para uma criança dentro dos padrões normais de desenvolvimento, não é nenhum drama prolongar o uso da fralda para além dos 2 anos. As crianças com um qualquer grau do espéctru do autismo demoram em geral mais tempo a adquirir competências, sejam elas quais forem. O desfralde ocorre mais tarde mas costumam adquirir essa competência.

O autismo está mesmo diagnosticado? pergunto porque acho prematuro um diagnóstico de autismo numa fase tão precossse do desenvolvimento.

Tente colocá-la no bacio para ver como ela reage. Experimente as fraldas cueca e leve-a consigo à casa de banho para ela fazer igual. Faça uma brincadeira com ela, tipo um jogo, para ver quem faz xixi primeiro. Pode resultar, embora cada autista seja único. Conheço alguns casos e trabalhei com outros. eram todos diferentes mas, cada um à sua maneira, foram gradualmente conquistando independência e autonomia. Todos os que conheço adquiriram competências como o controlo dos esfíncteres, a fala e a capacidade de comunicar, ainda que a comunicação seja muito particular. Conheço um com síndrome de Asperger que já se licenciou em engenharia informática, até já tem carta de condução e, por sinal, conduz muito bem... e olhe, até tem emprego e tudo, coisa difícil por cá.

Vá tentando mas não se pressione.... nem a si e nem a ela!

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

maedotiago2 -
Offline
Desde 20 Abr 2016

Se alguém souber também me interessava pois estou na mesma situação, o meu filho tem agora 2 anos e 4 meses e ainda usa fralda, tem um perturbação dentro do espetro autista. Já fez cocó no bacio uma vez, e na sanita. Isto porque o 'apanhei' na posição de cocó e fui a correr, mas fora isso está muito difícil pois a barreira da comunicação não ajuda nada e ele não mostra interesse nenhum em fazer cocó ou xixi no bacio ou sanita. Com certeza ainda não está preparado...

Chouc -
Offline
Desde 25 Jan 2009

Desculpem porque não tem nada a ver com o tópico mas como é que diagnosticam autismo numa idade tão precoce?

O meu filho tem 3 anos e 5 meses e ainda usa fralda para dormir e ainda se vai descuidando (qdo está mt distraido faz pinguinhas de xixi nas cuecas e depois é q vai à sanita).

Sobre Chouc

Amt muito meu Filho!!

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Uma das minhas filhas, por sinal com excelente desenvolvimento, só deixou as fraldas aos 2 anos e 9 meses...e o filho de uma amiga minha já perto dos 4 anos...não é tarde.

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mama do topico n percebi se a sua filha tem uma perturbacao do espetro autista ou se desconfia disso.
Para qualquer um dos casos aconselho fazer o que fiz. Pus na porta da casa de banho uma folha a3 em que desenhei quadrados. Cada vez que fazia xixi no pote eu dava lhe um autocolante para colar num dos quadrados. Esta ajuda visual e o estimulo de recompensa ajuda os a estarem motivados. Se ela n se expressa leve a a mãe ao pote. Ao inicio de 10 em 10 minutos e depois va espacando. Se ela n quiser ir mostre khe os autocolantes e peca que escolha um livro para lerem enquanto esta sentada para comecar a associar esses momentos a coisas boas! Leia lhe livros sobre fazer xixi no pote e leve a consigo quando voce vai fazer xixi. Novamente aqui a visualizacao ajuda a interiorizar

wordup78 -
Offline
Desde 15 Jun 2011

Ola acabei de criar um topico mesmo sobre este assunto.
O meu Ivo é autista e foi lhe diagnosticado aos 2 anos.
E ainda usa fralda, esta muito dificil tirar.

Quando ao diagnostico ser cedo aos 2 anos, não ,não é cedo é a idade"digamos ideal" ,apesar de o meu filho ja se notar muitas diferenças desde que ele tinha 1 ano e pouco.

E ainda bem que foi diagnosticado cedo pois aí com muita força de vontade, trabalho e ajuda da ELI a mamã ira ver evoluções enormes na sua menina Sorriso

O meu filho parece outro mas houve muito suor, lagrimas , frustração á mistura.
Um dia de cada vez, muito trabalho diario e com isso verá a diferença.
beijinhos

Sobre wordup78

♥♥♥ Já nasceu o Ivo ♥♥♥
21/01/2012 - 22h30 - 3.505g - 49,5cm
O melhor dia da minha vida

FylipaSilva -
Offline
Desde 02 Jan 2011

A minha leonor foi diagnosticado algo aos 18m por parte da medica de familia, havia coisas k ela n fazia. E ela encaminhou para uma consulta de desenvolvimento no hospital. Ai suspeitou se de algo.. agora é seguida no hospita De alcoitao, que é de reabilitaçao. Ela vai ter terapia ocupacional e da fala, pois a maior dificuldade nela é a comunicaçao. Pode ter ligeiros atrasos em outras areas, mas mal se nota. Ela tem um especto autismo num nivel baixo, mas pronto.. tem.
O facto d ainda n ter tirado fralda é pk ela ainda n deu sinais d k ker, e o nao falar torna se ainda mais complicado.. mas sei k pra breve td ira compor se. Este verao vou ver se anda menos d fralda possivel, se bem k kd ela n tem fralda baixa se para fazer xixi. Ela nao liga ao bacio, gosta de me ver kd vou eu ah sanita, logo a partida concerteza vai engraçar mais c a sanita c redutor da minnie Sorriso

2 Abortos retidos...
Positivo da minha Leonor <3 30-11-2012
Positivo da próxima pestinha <3 5-11-2014 / Confirmação a 9-11-2014
Positivo inesperado <3 28-12-2015
Positivo á primeira <3 15-08-2017

Desde 13 Set 2012

Olá!

Pois, eu também acho muito cedo diagnosticar autismo aos 2 anos. Em fim, hoje em dia também se diagnostica com uma ligeireza que a mim me choca particularmente.

O desfraude não é uma competência com idade marcada. Uns conseguem mais cedo e outros, em fim, é preciso uma boa dose de paciência. O D vai fazer 3 anos daqui a um mês. Fala que se farta, não tem autismo nenhum, comunica muito bem, até bem demais ás vezes; no entanto ainda não percebeu que tem que pedir para fazer xixi e cocó. Faz se o lá puser, mas ainda ontem acabadinho de tomar banho, roupinha limpinha, fraldinha mudada, e pronto lá saiu um cocó, mesmo depois de lhe ter perguntado umas quantas vezes se queria fazer xixi e de até o ter colocado na sanita um tempo. Fiquei fula, é claro, mas pronto, o tempo dele há de chegar.

Tudo de bom

SMSantos

FylipaSilva -
Offline
Desde 02 Jan 2011

Na minha opiniao, tendo algo ou nao tendo todo o estimulo é bom para o desenvolvimento.
Elas tmb para dizerem k tem e pk fazem exames as crianças, como foi o caso da minha Leonor. Uma criança que tem quase 3 anos nao falar nada nao é nornal, e como a nivel de audiçao esta tudo bem..

2 Abortos retidos...
Positivo da minha Leonor <3 30-11-2012
Positivo da próxima pestinha <3 5-11-2014 / Confirmação a 9-11-2014
Positivo inesperado <3 28-12-2015
Positivo á primeira <3 15-08-2017

SDD4 -
Offline
Desde 04 Mar 2017

fiz o que a DFoi fez e esta a resultar queria conhecer maes com meninos especiais ( autismo)como o meu bj