Esforço por manter LM e acertar com suplemento | De Mãe para Mãe

Esforço por manter LM e acertar com suplemento

Responda
8 mensagens
Eunice_12 -
Offline
Desde 19 Jan 2014

Olá mamãs! Olá!
Venho pedir a vossa ajuda e as vossas experiências nos seguintes problemas que estou a sentir.
Sobre LM - estou a fazer o Promil para ver se consigo estimular a produção de leite, que neste momento não é suficiente para saciar a minha bebé (alguém teve bons resultados?). No entanto, estou algo "assustada" pois sinto uma grande diferença de produção entre os dois seios. Noto quer pela diferença do tamanho, quer pelo tempo que a bebé consegue mamar. Existe alguma maneira de forçar a mama preguiçosa? Será que poderão ficar assimétricas depois de deixar de amamentar?

LA - Comecei por dar Enfalac HA. No entanto, a minha bebé sempre teve tendência a bolsar e a ficar mal disposta (até bolsar várias vezes) muitas vezes até 1h30 depois de comer. Com o passar das semanas, e depois de introduzir este leite, o problema foi ficando pior. Assim, comprei Novalac AR para resolver a questão do bolsar que de facto ficou OK. Ela que nunca tinha tido cólicas e fazia cocó em todas as fraldas, agora com este leite fica inquieta a dormir, queixa-se de dores. Faz cocó fralda sim, fralda não, mas numa quantidade monstruosa e pastosa, que a suja para todo lado. Será que poderia misturar estes dois leites, para que ela não bolsasse mas também não ficasse mal disposta??

Sei que são algumas questões mas estou um pouco perdida. Que raivaaa!!!

Obrigada e beijinhos!

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Olá,
Vou só responder à 1ª parte. Se a bebé mama mais de uma lado que do outro é normal que uma mama produza mais que a outra e consequentemente esteja mais volumosa que a outra. Quando deixar de produzir leite, hão-de voltar ao normal (com as inevitáveis diferenças de mamas pré e pós gravidez, claro...). Para estimular a mama preterida pode passar a oferecer sempre essa mama primeiro e só depois a outra. E idealmente tentar perceber se a maior dificuldade da bebé com essa mama, é algo que possa ser corrigido (eventualmente com a ajuda de uma CAm ou uma enfermeira ou outro profissional de saúde que perceba de amamentação).

De resto, em relação à produção em geral, pôr a bebé a mamar com mais frequência costuma funcionar melhor que todo o promil junto (desde que a pega o bebé seja minimamente boa). Outra possibilidade, se estiver disposta, é a de extrair com a bomba e passar a suplementar, pelo menos em parte com o seu próprio leite.

sgomes -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Parece que hoje é só tópicos sobre amamentação!
Ninguém nasce ensinado... e o que eu lutei para aprender a amamentar.
Também tinha essa diferença pois o bebé só pegava bem numa mama. Ao longo dos meses essa diferença foi desaparecendo. Agora já nem me lembro bem qual era, estão pequenas as duas! Cair ao chão de tanto rir

Sonhadora22 -
Offline
Desde 18 Set 2011

Mama, misturar os leites não me parece boa opção.
Eu tentei 2 até acertar, o Aptamil 1 dava-lhe cólicas, o Aptamil confort fazia com que ela bolsasse imenso e tinha imensa gordura (via-se no biberão a lavar).
Agora com o nutribén Natal acertámos! Ela gosta e come bem, bolsa apenas um pouco e tem os intestinos regulados, pelo menos 1 vez por dia faz.

Experimenta, pode ser que se dê bem.

Filiparia -
Offline
Desde 05 Set 2014

Mama, eu tive/tenho os mesmos problemas...
Cheguei a tomar o Promil, mas não notei diferença, ainda hoje não consigo que o meu bebé fique satisfeito só com a mama, continuo a dar 90ml de suplemento... Pelo que li, beber água faz tanto efeito como o Promil, por isso bebo água, fica mais barato Sorriso
Em relação aos suplementos, a pediatra mandou me dar lhe Miltina, mas ele bolsa muito esse leite... O Novalac é o que ele gosta mais, e é o que lhe tenho dado. Quanto a cocó, não te consigo ajudar, porque o meu só faz de dois em dois dias, quantidades industriais... Triste

Eunice_12 -
Offline
Desde 19 Jan 2014

Agradeço as vossas respostas mamãs!
Ontem fomos comprar o Novalac AR e até agora está a correr bem, à excepção de que a noto mais desperta e ainda algo aflita da barriga. No entanto os "cocós monstruosos" desapareceram!
Espero que com a continuação lhe dê menos que fazer à barriguita!
Sobre o meu leite, vou continuar a forçar com água e promil. Fico na dúvida se não deveria comprar uma bomba porque ela é uma preguiçosa para mamar até ficar vazia (desde sempre)...

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Há sítios que alugam (farmácias, centros de saúde, Prenatal), se não tiver ninguém que lhe empreste e quiser experimentar antes de investir o dinheiro.

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

A única maneira de sabermos que o nosso bebé tem fome ou não, é ir pesando-o semanalmente. Se estiver a ganhar peso, é porque o nosso leite é suficiente e não precisa de suplemento. Eles choram por muito mais motivos, o meu chorou até aos 3 meses a mamar, e como estava a crescer bem nunca dei suplemento.

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias