Escolher hospital público para parto | De Mãe para Mãe

Escolher hospital público para parto

Responda
5 mensagens
mommy2be -
Offline
Desde 01 Maio 2016

Olá! Preciso da vossa ajuda para me esclarecerem uma dúvida pois já ouvi n respostas diferentes!

Estou grávida de 16 semanas e é certo que vou ter o meu bébé no público... Neste momento estou a viver em Cascais, mas tenho a médica de família em Odivelas. A minha médica de família disse-me que só me podia reencaminhar para o Hospital Beatriz Ângelo, que caso quisesse ir para o Hospital de Cascais, tinha de mudar também a minha residência e perdê-la enquanto médica de família... A verdade é que já a conheço há muitos anos e queria evitar sujeitar-me a ficar sem médico de família...

Se possível também gostava de saber a vossa opinião relativamente a estes dois hospitais e à MAC.

Obrigada pela ajuda!

Cpfs -
Offline
Desde 07 Jan 2016

Olá mommy2be,
Isso já não é verdade, pois desde o mês passado que é possível a qualquer utente escolher o hospital onde quer ser tratado. Aliás, eu era seguida no privado mas sempre fui a minha médica de família no CS de Odivelas. No passado dia 28 de Maio, a minha médica encaminhou me para a consulta do risco no HBA, mas em sistema já era possível para qualquer um outro do país. Fala novamente com a mf pois estamos a falar de uma alteração à lei, portanto é para todos :).
Quanto à experiência, só te posso dizer que a nível de urgência não tenho razão de queixa, mas quanto a acompanhamento na gravidez e parto não sei porque a minha primeira consulta e só dia 21.06.

Espero ter ajudado Sorriso

Sobre Cpfs

Cláudia

Santiago DPP 12.11.2010 nasceu a 24.10.2010 * 2865gr. 46cm
A procura do mano/mana 09.2014
Carminho DPP 28.08.2016 nasceu a 26.08.2016* 3230gr. 47,5cm

Ninean -
Offline
Desde 07 Ago 2014

Olá mommy2be,
Como já foi dito pela Cpfs, houve uma alteração na lei e podemos escolher qualquer hospital que queiramos independentemente do nosso CS ou local de residencia, isto foi-me confirmado pela minha MF.
Estou na mesma situação que tu, pois o meu CS não é o da zona onde vivo.
Em relação aos Hospitais que fala, apenas posso falar da MAC pois foi lá que tive o meu filho, e por motivos puramente de preferencias pessoais em relação ao parto, não estou a pensar ir para lá desta vez pois acho que é tudo muito mecanizado e as pessoas pouco humanas. Existem boxes individuais para fazer a dilatação e o parto e podes ter o acompanhente sempre contigo, mas os quartos têm 8 camas e uma casa de banho para varios quartos, há quem não goste, a mim não me fez confusão.

Sobre Ninean

Orgulhosa mãe de um anjinho e uma fada!
Madrinha da Catiaribeiro10
http://possoteraminhaopiniao.blogspot.pt/

Cacoeira -
Offline
Desde 05 Mar 2012

Como já disseram, já podes escolher para onde queres ser seguida, mas acho que se formos de ambulância ainda somos encaminhadas para o nosso hospital de referência, não é?
Quanto a referências que pedes, vais ter várias opiniões de todos os hospitais. Umas más, umas boas, umas óptimas, outras horríveis. Vai depender da pessoa, do que ela espera, da situação e dos profissionais na altura, tudo depende Espertalhão Mas posso dizer-te, da minha experiência na MAC:
- Urgências: cada ida era desesperante... a sala de espera não está preparada para que grávidas fiquem sentadas á espera. As cadeiras são de plástico e nada confortáveis. Só têm 2 CTG's por isso ficas imenso tempo à espera para seres atendida pois dependendo da queixa e das semanas, passarás pelo CTG. À noite o laboratório está a menos de meio-gás por isso se tiveres problemas durante a noite que tenhas de fazer análises... São umas boas 2hrs à espera. Os profissionais são como tudo na vida, há pessoas espetaculares e depois há os outros. Apanhei de tudo.
- Sala de Parto: Espetacular! Não tenho mais palavras para descrever. Só devia de ter uma cadeira mais confortável para o Pai/Acompanhante porque às vezes o trabalho de parto demora imensas horas e chega a ser desconfortável para a outra pessoa estar sentada numa cadeira de plástico. Mas estás isolada, eu não ouvia praticamente barulho nenhum e nasceram 2 bebés enquanto lá estive. A porta está sempre fechada, tens privacidade e sossego. Podes pedir bola de pilates ou levar a tua. Ah, e eu pude beber chá e comer se pedisse. Pode tomar a bela de uma banhoca quente (ajudou imenso!) basta pedires (e podes sempre repeti-la) O acompanhante pode estar sempre contigo (só sai na altura da epidural e quando a médica vem ver - mas no meu caso a médica nem pediu para ele sair, o Pai é que disse logo que saia hahaha). Apanhei uma Enfermeira excelente, super querida e humana!! O Anestesista era tão engraçado que ajudou bastante a descontrair e a Médica que me viu também foi uma querida.
- Enfermaria: Sim, os quartos são múltiplos e a casa de banho comum ao sector e isso já vem de cada uma. Eu não me importei, não tive problemas nenhuns. No meu quarto de 6 camas eramos apenas 5 (a última cama nunca a meteram). Mesmo assim tens privacidade e nos 3 dias (sim, que se tudo correr bem só lá estás 3 dias e o primeiro é o do parto e tal) não tive problemas nenhuns. Apanhei Mães muito queridas. Apesar de sermos tantas, acredita que nunca tive de esperar na casa de banho, nem para tomar banho. A água era quente (às vezes até demais :D) e estão sempre a limpar. Fui a diferentes horários e apanhava sempre a senhora da limpeza a chegar ou a sair. Durante o dia tens sempre uma Enfermeira no teu quarto e à noite basta tocares à campainha que vem uma ou uma auxiliar e foram sempre super prestáveis (tirando algumas questões da amamentação mas isso são outros tostões Gargalhadas O Pai pode estar desde as 14h até às 21h mas elas deixavam sempre até mais tarde Sorriso No segundo dia saiu de lá às 22h30 Espertalhão

Por isso, olha... A minha experiência foi bastante boa na MAC. Outras pessoas terão tido horrores por isso, depende de cada uma e dos ideais de cada uma. Confesso que estava com medo mas basta confiarmos, relaxarmos e aproveitarmos, mas nunca deixarmos de ouvir o nosso instinto e mostrar sempre que temos vós Sorriso Afinal, é o Nosso parto e o Nosso bebé Sorriso

Que tudo te corra bem Piscar o olho

Sobre Cacoeira

A projetar o Futuro desde Março.2014 :p Treinos desde Outubro.2014 Sorriso
Fevereiro.2015 trouxe-me o tema "Ovários Polifoliculares" - Gigantes... Odeio-vos...
" O Inverno conspira para que surjam inesperadas flores." Positivo a 24-03-2015♥
17-11-2015 ♥♥ Bem-Vindo Filhote ♥♥

mommy2be -
Offline
Desde 01 Maio 2016

Obrigada a todas pelas respostas! Assim sendo acho que vou acabar por escolher o hospital de Cascais... Fica perto de casa, também já li coisas boas, coisas menos boas, mas é o que referiram acima... há de tudo! É preciso é relaxar, ser optimista e não stressar Sorriso Sorriso

Que tudo vos corra bem!

Bjs