Escolha da escola primária | De Mãe para Mãe

Escolha da escola primária

Responda
3 mensagens
fau -
Offline
Desde 02 Mar 2008

Bom dia a todos

Já participo neste forum há mais de 6 anos, desde a minha 1º gravidez Sorriso
No entanto é a primeira vez que participo no fórum "família"

O meu filho vai completar 6 anos em Julho, e vai ingressar no 1º ano do primeiro ciclo, por isso chega a ansiedade da escolha da melhor escola para ele.
Atualmente ele está num infantário privado sem primeiro ciclo. O meu dilema na escolha da escola está relacionado com aquilo que será melhor para ele. Primeiro escolher entre o público e o privado, depois se devo inscreve-lo numa escola onde vão os atuais amiguinhos.
Se ele for para o privado, vai sem nenhum amigo, no entanto pode usufruir da qualidade de ensino que o privado pode oferecer. Se for para o público, pode ir com mais amigos, não existindo garantias que fiquem na mesma escola.

Alguém que tenha passado por esta indecisão?
Público ou privado? A importância de manter os amigos, para uma melhor integração?
Rolar os olhos

Sobre fau

Mãe de um tesourinho nascido a 18/07/2008
um anjinho no céu desde Nov.2011 Triste
à espera de outro tesourinho para NOV.2012 Sorriso Positivo a 5 de Março
DPP:07/11/2012

Princesade2 -
Offline
Desde 10 Maio 2014

Olá!!!
Como te compreendo...passei por estas dúvidas há 2 anos e não foi nada fácil...
optamos pelo público pk chegamos à conclusão k estava a ser mto protegido (no privado) e queríamos k ele ganhasse mais maturidade...optamos pelo publico, pelo menos no 1º ciclo e depois no 2º ciclo volta para o privado...
então é assim, no 1º período foi HORRIVEL...principalmente para nós...nunca víamos a professora...e andávamos aos "papeis"...eu lá marcava uma reunião todos os meses (mas em relação ao privado em k falamos todos os dias...)...e sabia k estava a ser uma MELGA...mas paciencia ...e depois aquelas dúvidas: se comeu bem ? portou-se bem?...nada!!!! Estas informações diárias deixam de existir...
mas em contrapartida o nosso filho AMOU e correu tudo bem...
agora já nos habituamos...continuamos a marcar reuniões regulares com a professora (3 em 3 semanas, agora no 2º ano)...pk gostamos de saber como esta na escola, as dificuldades k tem...acho normal...nas no público não é "normal", somos logo rotulados de pais "protetores"...mas quero lá saber ;)
o nosso filho ganhou mta maturidade...até em casa é mto mais autónomo e independente...
não estamos nada arrependidos da nossa escolha...
e é assim...os professores são todos os mesmos...estudam todos nas mesmas escolas...depois é uma questão de sorte, no publico e no privado
sorry pelo "testamento"
bjs e Força ;)

Princesa de 2...mãe babada e feliz!!!!

fau -
Offline
Desde 02 Mar 2008

Obrigada pela resposta e desculpe a demora da minha resposta :)

A escolha da escola, para nós também está a ser de grande ansiedade. Para eles é uma mudança, para nós um misto de alegria por vê-los crescer, mas por outro lado um saudosismo que nos enche o coração, ver os nosso pequeninos, crescidos :X
Já vão para o 1º ano, aprender a escrever, ler, contar, somar, já vão saber o que é ter compromissos, responsabilidades, etc. Muita coisa que vai mudar na vida dos nosso meninos. E nós, só o queremos proteger.
As opiniões que tenho recolhido são várias, umas mais positivas que outras, mas fico muito contente e mais tranquila, com relatos como o seu. O sucesso nas escolas públicas, que devia ser garantido para todos.
Nós vamos adiar um bocadito a escolha, está inscrito no privado e publico, se conseguimos que ele fique com algum amigo no publico, acho que vamos optar por essa solução.

bjs e mais uma vez obrigada pela resposta

Sobre fau

Mãe de um tesourinho nascido a 18/07/2008
um anjinho no céu desde Nov.2011 Triste
à espera de outro tesourinho para NOV.2012 Sorriso Positivo a 5 de Março
DPP:07/11/2012