escola vs todos os dias a chorar | De Mãe para Mãe

escola vs todos os dias a chorar

Responda
21 mensagens
Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

Olá a todas,
à muito tempo que não vinha aqui, por falta de tempo. Abri uma loja e o tempo tem sido muito curto.... Mas agora que as coisas já estabilizaram venho à procura de ajuda.
O meu filho está na escolinha desde os 4 meses e meio e desde sempre, a adaptação não foi fácil, ainda hoje, com 1 ano e meio continuam os gritos e choros de manhã para ficar na escola. As coisas o ano passado não correram grande coisa, mas, mudou de educadora, de auxiliares e confio plenamente nesta educadora. de à 2 semanas para cá tem sido o caos e os berreiros de manhã têm-se acentuado. Dantes com o pai ficava bem apenas chorava quando era eu a deixa-lo na escola, agora até com o pai. Acho que estou a ficar louca. Alguém tem ideias para combater este stress matinal tanto para ele como para nós?
obrigada desde já a todas.

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Dá para o deixar com algum boneco que o acompanhe sempre em casa? Já tentou falar com a educadora para que juntas encontrem uma solução? Já soube de mães/pais que deixam com a criança uma peça de roupa sua... Eu na escola da minha filha deixo-a na sala e vou a buscar à sala. Ela andou num colégio até aos 3 anos e tb chorava que se matava. Troquei de infantário e deixou de chorar... Quando ela chorava o que me diziam é que parava logo de chorar qdo chegava à sala. Não sei se era assim ou não. É muito mais tranquilo deixá-los sem chorar.
Força!
Beijocas***

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

Desde 13 Set 2012

Olá mamã...

Que horror! Nem imagino como se devem estar a sentir. A minha filha só foi para oa creche aos 3 anos, sendo que antes esteve numa ama a quem ela chamava avó. Mesmo assim, chorou durante 3 dias e para mim já foi mt difícil gerir aquilo. eu tinha a sensação que a deixava na tortura. claro que racionalmente eu sabia que não, mas as minhas emoções é que n concordavam comigo de jeito nenhum. Um dia era eu a levar, depois testámos com o pai, e depois fomos os dois. Um drama de todas as formas. em fim, ao 4º dia correu melhor e depois só as segundas-feiras eram problemáticas.

Na ama nunca chorou, sempre foi bem e muito feliz; portanto, alguma diferença deve haver do ponto de vista deles!

Ó mãe, eu não sei o que lhe diga, mas na realidade considero demasiado tempo para ser apenas dificuldade na adaptação. Já ponderou mudá-lo de escola em setembro? eu não sei o que possa ser, e nem sempre o desconforto dos meninos está associado ao facto de os tratarem mal, mas pode ser que ele simplesmente não goste daquele lugar, daquelas rotinas, daquelas pessoas, sei lá, daquele ambiente todo. Não sei e ele também não fala para se fazer entender; portanto, têm que ser vocês a encontrar alternativas! Assim é que não vão conseguir aguentar e nem será benéfico para o pimpolho!

Espero que encontrem a melhor solução para todos!

Tudo de bom

SMSantos

Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

Olá Bisqui,
o António todos os dias leva qualquer coisa para a escola, deixo que leve o que quiser, já cheguei ao cumulo de o deixar levar o mata moscas (brinquedo preferido do meu filho, sim um mata moscas). Também já falei com a educadora, falo com ela todos os dias e o que me diz é que assim que viramos costas que fica bem e que todo o dia está bem. Quanto ao deixar na sala ou não, eu deixo o meu filho mesmo na sala.
Pois já não sei o que faça!!!
beijinho e obrigada

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Se tentar numa altura que esteja de férias ir deixar o menino e depois ir buscar 2 horas depois e depois voltar a deixar e depois voltar a ir buscar? Isso durante algum tempo... Ele nunca teve realmente uma fase de adaptação à escola pois sempre chorou e não sabe se comportar de outra maneira... Não percebe que vocês têm de ir trabalhar e que ele terá de ficar ali a brincar e a divertir-se e não vale a pena conversar ainda... Se eu fosse a si ficava na escola escondida dele até ao seu filho parar de chorar para saber o que fazem (ou não fazem) para ele parar de chorar. Infantários é tudo muito bonito mas eu vejo no da minha filha que há sempre um bébé ou outro a chorar e ninguém lhes liga Triste parte-me o coração

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

Olá Sónia,
pois a nível emocional está efectivamente a ficar complicado, a sensação que trago é que estou a abandonar o meu filho e sei que não é isso que está a acontecer mas já começa a ser difícil ser racional!
Nem como o pai, nem comigo, por acaso ainda não experimentamos ir os dois, amanhã vamos os dois para ver como corre.
Eu tenho noção que se fosse para se adaptar já tinha que ter mais do que tempo para isso, no fim de contas já passou mais de um ano... mas não sei mesmo o que faça estou a sentir-me a chegar ao meu limite neste aspecto, todos os dias saio porta fora da escola e correm as lágrimas...
Agora honestamente não sei mesmo o que fazer!
um beijinho e obrigada Piscar o olho

Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

Bisqui,
pois eu sei lá, eu confio mesmo na educadora, mas na realidade ela não está o tempo todo.
O ir buscar e levar várias vezes não ia correr bem, então se o for buscar e levar 3 vezes num dia era o caos, se já custa só de manhã Sorriso

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Eu sei que pode parecer parvo mas é assim que se habitua um cão a ficar sozinho em casa... Não leve a mal, se fosse a minha filha eu faria isso. Levava curtos períodos de tempo de cada vez e ia os aumentando até se habituar. Tem de haver uma maneira para ele n ficar assim Triste ou há alguma outra razão.
A minha filha foi com 1 ano e meio e qdo eu falei no período de adaptação estava a falar no que acontece às crianças qdo vão mais tarde... Que vão meio dia apenas durante uma semana e depois vão aumentando o tempo. A minha filha já andou em 3 instituições e só chorou na primeira e de início n chorava. Depois mudei a e deixou de chorar (ou berrar, que era agoniante e ouvia-se cá fora) mas o infantário fechou e mudei-a 3a vez.
O seu coração deve saber o que fazer!!! A nossa intuição não falha!

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mama eu passei isso com a minha. A primeira coisa é avaliar se ele está lá bem! Quando ele deixa de a ver quanto tempo fica a chorar? (a minha nem um minuto ficava a chorar). Ah....conte este tempo pelo relógio porque 3 segundos parecem uma hora!!! Depois, se está la bem so tem de ajuda lo! O que fiz com a minha e resultou:
- Mesmo achando que ele n percebe, explique lhe tudo desde que acorda! Como se fosse um relato de futebol: Vamos vestir a roupinha para ir a escola! Filho, diz "xau papa, vou a escola". Vamos agora sentar na cadeirinha do carro para ir a escola ver fulana X e Y e brincar com o menino X e y. Ao chegar a escola perguntar: "Onde está a escola?Está aliiiiii"..... ao entrar eu dizia "Chama pela X (nome da professora). Isto dava tempo para ela se mentalizar. Chegada lá n me alongava, dizia que ia mas ja voltava para a buscar, beijinho e adeus. Ela ficava a espernear mas eu mostrava me feliz para ela perceber que estava tudo bem (Chorar so vale fora da escola). Nunca fiz cara de pânico por a ver chorar, porque se não ela vai sentir que aquele sitio n é seguro!!! Quando a vou buscar festa e abarricados, pergunto como foi a escola! Antes n me respondia claro! Agora ja me conta qualquer coisa

mamagemelar -
Offline
Desde 29 Ago 2011

Ola mama. Costumas despedir te dele ou tentam distrai lo?

Fez se luz no meu coracao a 22\11\2010... Rafaela as 00h10m e Fábio as 00h13m..Minhas vidas!!! Amo vos mto mto Afilhada e Madrinha babada da mnh kerida TWINMUMMY!!!mais uma madrinha e afilhada 5* SUSANA CORVOS mais uma afilhada linda. Sara78_98 . madrinha e afilhada da APIPAS querida!!!

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Ola mamã,

Passei pelo mesmo tormento durante quase 1 ano.. Entrou no colégio com 8 meses, fui deixando aos poucos, por periodos de tempo pequenos e fui aumentando gradualmente.

Mas não foi nada fácil, quando chegava agarrava-se a mim tipo polvo e tinham literalmente que o tirar do meu colo.. Ficava ele a berrar e eu chegava à rua e ficava num pranto... Sei bem o que descreve.

Ligava passado uma meia hora e estava bem, a resposta era sempre a mesma.. Com o passar do tempo, os outros todos já andavam de um lado para o outro e o meu sempre sentado, nunca queria participar em nada. Em casa o comportamento era totalmente diferente. Cheguei a consultar um neurologista porque para mim algo se passava.. mas nao, tudo ok.

Até que de um momento para o outro e depois de muita paciência da educadora também deu-lhe o clique e já não chorava..

Ele leva um boneco todos os dias com ele, que eu durante um tempo andei a dormir com ele debaixo da camisola do meu pijama para ficar com o meu cheiro.

E o que também ajudou foi a despedida ser rapida, beijinho e até logo, quanto mais tempo eu demorava, pior era. Mas tinha sempre que me despedir senao sentia-se enganado..

Agora com 2 anos diz-me não quero ir a escola, mas depois chega lá e ficava aos saltos a dizer-me adeus...

O seu menino sente a sua angústia.. portanto como se costuma dizer coraçoes ao alto e coragem!

Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

Olá Mamãs,
respondendo ao que me foram perguntando:
Já experimentamos despedir e já experimentamos distrair com alguma coisa, nem uma nem outra funcionam. O distrair funcionou um dia, a partir daí foi o caos.
Ainda à pouco liguei para a educadora e disse que estava optimo...
A educadora tem sido incansável, vais mais cedo que a hora dela entrar só para ser ela a recebe-lo, mas nem assim...
estou em desespero. Hoje fui eu e o pai para ver como corria, foi igual ou pior!!!
obrigada a todas e todas as hipóteses são bem vindas Sorriso

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Outra questão mamã, ele come e dorme bem lá? Participa nas actividades? Esta numa sala com crianças de idade próxima?

A mamã fez a integração dele ficando com ele na sala durante uns bocadinhos nos 1°s dias?

Ele procura o adulto para se reconfortar quando lá esta? Talvez ainda nao tenha estabelecido uma ligaçao emocional com a educadora e auxiliares.

Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

Pampy,
ele como muito bem, isso sempre comeu, dormir, faz sestas pequenas mas faz, também há barulho e sempre outros meninos que acordam e choram e ele acaba por acordar, mas dorme. Brinca com os outros meninos e são todos mais ou menos da mesma idade, têm entre 1 ano e ano e meio.
Sim foi feita a integração.
E sim procura o adultos, mesmo a educadora diz que ele não as pode ver sair da sala que fica logo em stress.

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Então basicamente ele está bem integrado.. Aceita o adulto. Falta mesmo é o tal clique de manhã...

Força para aguentar mamã, não é nada facil.. o que só queremos é sentir que eles ficaram bem e assim é dificil.

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Esqueci-me perguntar, como referiu que esse choro é de ha 2 semanas para cá, existiu alguma mudança entretanto? Uma auxiliar nova, meninos novos, mudança de sala?

Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

O choro sempre aconteceu ultimamente tem-se é intensificado!
Que me tenha apercebido nao há nada de novo Triste

A-A-A -
Offline
Desde 18 Nov 2009

e quando o vão buscar como reage? corre desalmadamente para vocês ou quer ficar na escola? quando chegam vêem que está a brincar com outros meninos ou está num canto sozinho?

Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

Por norma esta a bruncar com outros meninos ou com brinquedos.
O vir a correr é automático assim que nos vê mais ninguém lhe pode tocar.

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mama, acho que n tem nada que se preocupar! Parece que descreve a minha menina! Depois melhora, mas ainda hj a minha faz cara feia para ficar (mas n chora) mas quando a chega vem a correr para mm mas dá logo beijinhos a professora e aos meninos! Ou seja, está la bem mas n gosta de ter que deixar os pais! é normal, faz parte de crescer! Eu teria cuidado para dizer sempre adeus (mesmo que ele esteja em prantos) e não me demorava a sair. Demorar faz com que o stress dele vá aumentando. Quando saímos deixa de haver o conflito entre deixar a mae e ficar num sitio em que até gosta de estar! E cara alegre! As crianças confiam nas pessoas que vêem que nós confiamos e saímos sem stress nem cara de preocupação! e eles são peritos em ler as nossas expressões!

Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

Muito obrigada Dfol, é reconfortante ler estas palavras Piscar o olho