Escola inclusiva | De Mãe para Mãe

Escola inclusiva

Responda
5 mensagens
Heloísinha -
Offline
Desde 22 Fev 2017

Estou há dois meses em Portugal vinda do Brasil e desde o dia que cheguei aqui não consigo matricular meu filho de 8 anos diagnosticado como asperger(autismo em grau leve) em nenhuma escola. Moro em aroeira charneca de caparica e as escolas públicas não tem vagas e as particulares rejeitaram a matrícula. Tenho mais três filhos um deles autista não verbal em tratamento e dois típicos. Para os filhos típicos sempre tem vaga quando falo do de 8 anos as vagas somem. Tentei colégio Guadalupe, campo de flores e colégio do vale. Esse último inclusive fez meu filho passar por testes de avaliação para elaboração de um laudo (que eu paguei) para no final recusarem a matrícula. Nunca imaginei passar por isso na Europa. Estou imensamente frustrada. Aqui fica o apelo de uma mãe. Será que alguém conhece uma escola inclusiva nessa região ? Particular de preferência e com uma boa estrutura? Meu filho não pode ficar mais fora da escola porque vejo que ele piora a cada dia.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

As escolas privadas não são obrigadas a aceitar a matrícula, infelizmente. Contacte a direção geral de educação, penso que tem de haver vaga para os que estão em escolaridade obrigatória, nem que seja um pouco mais longe. Pena não ser na minha zona...há vagas públicas a pontapés....

Desde 13 Set 2012

Bom dia;

É como diz a Guialmi; os privados podem aceitar ou não qualquer matrícula e não precisam de dar motivo.

quanto a não haver vaga no público, a esta altura até pode ser normal, pois estamos a meio do 2º período, as turmas estão feitas e o seu menino vem de outro país, de outro sistema de educação, em fim, de um lugar onde tudo é diferente. Integrá-lo numa turma já a meio do ano pode não ser fácil.

Nas escolas públicas tem que haver vaga. O seu menino tem 8 anos e, aqui, é obrigatório estudar. Quanto ao síndrome... conheço um rapaz com asperger; já está licenciado e até já a trabalhar. Sempre estudou nas escolas públicas da área de residência e nunca teve problemas com vagas; aliás, nem problemas de integração. Os únicos problemas que teve foi no jardim de infância e todos antes de ser devidamente diagnosticado e acompanhado. É um caso de grande sucesso e de orgulho para todos os que convivem com ele.

Tudo de bom!

SMSantos

A-A-A -
Offline
Desde 18 Nov 2009

As escolas públicas são obrigadas a aceitar até ao dia 31 de Dezembro de cada ano lectivo, depois disso só em casos muito excepcionais que não comprometam a aprendizagem do aluno.
Aconselho-a veemente a contactar a DGESTE: http://www.dgeste.mec.pt/index.php/contactos/contacto-dsr-lisboa-e-vale-...
Eventualmente poderão encaminhar o seu filho para uma escola de ensino especial até ao final deste ano lectivo e em Setembro integrá-lo na rede escolar tradicional com os irmãos.

Heloísinha -
Offline
Desde 22 Fev 2017

Já formalizei uma reclamação e uma denúncia junto a secretaria de educação sobre os fatos que narrei até mesmo porque as escolas devem ser inclusivas. Vão tomar providências. Sou advogada e não estou acostumada a permanecer silente diante de um desrespeito à lei com uma criança principalmente quando se trata do meu filho.
Grata pelo conselho!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?