Epidural: sim ou não? | De Mãe para Mãe

Epidural: sim ou não?

Responda
60 mensagens
Andreia Marina ... -
Offline
Desde 26 Set 2016

Olá mamãs, alguma de vocês já levou ou pensa levar epidural? E mamãs que não tenham levado? O que me aconselham? É a minha primeira gravidez e estou um pouco confusa sobre o que decidir. Confesso que tenho mais receio das consequências de uma epidural do que propriamente das dores de parto, mas lá está como não sei o que são dores de parto não tenho a certeza do que decidir. Preciso das vossas opiniões/experiências! Beijinho a todas!

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Eu sempre quis epidural e não mudei de ideias quando começaram as contracções porque de facto eram mesmo muito dolorosas. Nunca senti uma dor assim. Após a epidural, relaxei, já não sentia dores e pude concentrar-me calmamente no momento da expulsão, que foi muito rápido e calmo, pois eu estava focada e sem qualquer dor.
Não fiquei com nenhuma sequela da epidural e sei que num próximo parto também vou querer.
Mas lá está, esta foi a minha experiência. Cada mãe tem a sua. Sorriso

Liaddan -
Offline
Desde 18 Abr 2011

Olá Andreia!
Eu levei epidural e correu tudo bem. Não sei a que tipo de consequências te referes. A epidural hoje em dia é bastante segura. A única coisa que senti foi a zona dorida nos dias seguintes. Quanto ao efeito da epidural durante o parto, eu não cheguei a ter grandes dores antes de levá-la. A única desvantagem foi mesmo não sentir aquela vontade de fazer força que é suposto sentirmos no momento da expulsão do bebé.

Sobre Liaddan

Fim da pílula Set 2013
Eu: baixa reserva ovárica - Ele: Oligospermia e Teratospermia
H. Lusíadas, abril 2016: 1.ª ICSI +++ gravidez gemelar
junho 2016: gravidez não evolutiva de 1 dos gémeos

Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

Se queres um conselho, não penses muito nisso! Tudo vai depender de como te sentes e das circunstancias do parto. Quando chegares ao bloco de partos vão pedir-te para dizeres se queres epidural ou não. Diz que sim, mesmo que depois não vêm nas a precisar ou a querer. Eu tinha as mesmas duvidas que tu é quando as contrações apertaram, não queria eu outra coisa!!! Mas também é verdade que estive muito tempo em trabalho de parto. Cada caso é um caso, mas é o conselho que dou a todas as mulheres que me fazem esta pergunta. Que corra tudo bem Sorriso

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

CatarinaSantos95 -
Offline
Desde 01 Fev 2016

Olha vou ser muito direta. Nos hospitais públicos nem sempre dão a epidural quando "já não há tempo" e nos privados assim que tens dor dão se tu quiseres. Eu aceitei porque confiava nas mãos a que estava entregue e não doeu nada,foi muito bom. Não fiquei com sequelas nenhumas mas só agora depois de ser mãe é que me informei mais sobre os riscos. Hoje em dia quase nunca acontece nada de mal mas quando acontece as sequelas são graves,ou muito graves. Tens também a desvantagem de poder não sentir vontade de puxar e têm que te pôr uma argalia para o xixi. Num próximo parto estou muito determinada a tentar sem qualquer anestesia porque tenho medo que algo corra mal. Beijinhos

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Eu ia completamente decidida a não levar. Depois, com as dores, mudei de ideias e pedi. Funcionou tão bem que fiz uma bela sesta. Depois, como o parto não evoluia, deram-me uma dose de indução tão grande que as dores voltaram. Mas na altura de fazer força não sentia que era para fazer força, estava sempre na dúvida.
O melhor é não pensar muito no assunto e decidir na altura.

dona_amora -
Offline
Desde 20 Maio 2012

Eu pedi a epidural porque já tinha 4dedos de dilatação e não me arrependo, senti tudo excepto as dores, foi um parto sem dor maravilhoso.

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

Jomosian -
Offline
Desde 23 Out 2016

Epidural, sem duvida! Ahahah!
Tive um parto ótimo, pude relaxar, conversar e o tempo foi passando na boa até chegar aos quase 10 dedos de dilatação.
Não tenho dúvidas que, se tiver mais filhos, vou querer outra vez!
O enfermeiro que me estava a assistir no dia do parto disse-me que há muitas mulheres que chegam lá a dizer que não querem epidural e depois mudam de ideias, lol.
Ele disse, também, que 99% das mulheres que lhe "passaram pelas mãos" pediram epidural e ele já enfermeiro da área de Ginecologia há mais de 10 anos.

agomes25 -
Offline
Desde 29 Jul 2015

Epidural sem qualquer dúvida. Das minhas duas filhas esperámos até aos 3 dedos de dilatação e depois foi administrada epidural não senti qualquer dor mas senti na mesma a brutal pressão do bebé no momento antecedente à expulsão.

TulipaL -
Offline
Desde 10 Jul 2016

Eu levei com 5 dedos d dilataçao. Abençoada epidural! Eu sou bastante tolerante à dor ms as contraçoes tipo colica renal d 2 em 2 minutos e com saco roto foi mt mais doloroso do k akilo k eu podia ter imaginado. O efeito n foi total, ms aliviou mt msm!
Na hora do parto msm assim senti td e sabia perfeitamente qd tinha k puxar.
Nao consigo imaginar cm teria sido o meu parto sem epidural. Ms a verdade é k somos tds diferentes e os partos tb sao tds diferentes

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Consequências negativas pode haver, sem dúvida, e muito graves... aliás, quem ma administrou deu-me um ralhete porque eu saltei assim que senti a picada e ela avisou-me que podia ter corrido MUITO mal...

No entanto, posso dizer que foi um alívio maravilhoso porque assim que as minhas águas romperam, as dores intensificaram-se muito, e após a epidural fiquei no céu... pena foi que, passado umas horas, deixou de fazer efeito do lado esquerdo e as dores voltaram, mas foi pouco tempo.

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Esquece quaisquer dúvidas que possas ter. A epidural é seguríssima, mesmo que alguma coisa "corra mal" as consequências são reversíveis em poucos dias, acho que nem vale a pena estar a hesitar (isto na minha opinião, claro, mas já que a pediste...). Deste segundo parto, eu cheguei ao hospital com as águas rebentadas mas relativamente poucas contrações (e nenhum dedo de dilatação). Ofereceram-se para me dar a epidural, mas eu pensei que não iria querer, porque já sabia que ia fazer cesariana e só ia ficar umas horas à espera de completar o tempo de jejum necessário. Até tinha curiosidade para ver como eram as dores de parto, já que da primeira vez não tive nenhuma...doce engano. Umas duas horas depois, as dores começaram a ser fortíssimas, como se o cóxis fosse rebentar e o pior é que já eram contínuas, sem pausas. Mais assustador ainda, fui examinada pelo médico e, apesar de já estar assim, não tinha qualquer dilatação. Se tivesse tido que aguardar pelos 3 dedos de dilatação, como fazem em alguns hospitais, ou se fosse fazer parto vaginal, nem quero pensar o que teria sofrido.

Assim que me deram a epidural (só custa a colocação do cateter e não é mais do que uma picada) passou-me TUDO, mas tudo! É milagroso. Estive mais de uma hora a dizer ao meu marido que era a oitava maravilha do mundo Sorriso Acho que a ciência avança (também) para nos poupar sofrimento desnecessário e aqui é uma "poupança" bem grande. Boa sorte para ti

Esquilinha -
Offline
Desde 25 Nov 2012

Sem dúvida, epidural! Porque estar a ter dores horríveis quando podemos relaxar a aproveitar o grande momento? Esta é a minha opiniao! Não me senti nada desconfortável, nem com dormência (apenas nos primeiros 30min, o que é normal) e senti força para a expulsão! Levei 4 reforços, porque o parto foi induzido e demorou umas belas horas! Foi no privado. Bjs

Jomosian -
Offline
Desde 23 Out 2016

Ah sim, eu tb levei vários reforços, sempre q notava o efeito a passar, pedia nova dose! Lol.

PattAlexx -
Offline
Desde 18 Maio 2016

Bendita epidural!

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Epidural sem dúvida.

Durante o trabalho de parto ainda aguentei até sentir que não dava para muito mais. Aguentei não porque não queria, até porque não havia necessidade de sentir dores, mas sim porque não sentia necessidade no início. Após a epidural, que foi uma sensação estranha e ligeiramente desconfortável porque mexia-se na coluna, não senti mais dores mas apenas as contrações a acontecerem.

Embora após rebentar as águas a epidural deixou de fazer efeito e precisava de reforço, e aí as dores... bem horríveis! Contrações fortíssimas e de curtíssimo intervalo, 1 min talvez, nunca pensei que fossem assim. Sinceramente não quereria passar por elas de novo e ainda bem que epidural foi inventado porque nem sei como as mulheres aguentam isso. Foi óptimo quando o reforço chegou!

Se os riscos a preocupam, aconselho falar com o médico e não ler pela net pois nem sempre a informação é correta e às vezes os fundamentalistas de parto natural podem colocar informação errada e exagerada. Mais vale falsr diretamente com especialistas que percebem mesmo disso.

vaniusca -
Offline
Desde 14 Maio 2008

Se conseguir manter a calma, ter uma boa preparação e controlar bem a respiração, consegue ter um bom parto sem epidural. Caso contrário tudo será mais dificil. Tive dois partos ambos sem epidural (medo dos efeitos secundarios e pavor a agulhas). O 1º foi fabuloso tudo super controlado, do 2º a preparação não foi a mesma e o parto foi mais doloroso, no entanto no final vieram-me dar os parabéns por não querer a epidural e que ainda bem, porque se não poderia ter atrasado o trabalho de parto (por não sentir) e foi um parto "rápido". Deste e com a propaganda à epidural começo a ponderar levar, mas tudo vai do mometo, porque eu ainda vou aguentando as dores e por vezes quando elas ficam mais fortes já não vou a tempo de a levar

mamapaula -
Offline
Desde 07 Dez 2011

Eu tive a minha filha num hospital público e levei epidural. Não a pedi porque na altura não queria, mas como foi induzido e as contrações eram muitissimo fortes, a enfermeira veio perguntar-me se não queria que chamasse a anestesista porque daquela maneira ia cansar-me muito e como já tinha 4 dedos de dilatação, aceitei. Senti uma picada e um choque na perna, não doeu porque as dores das contrações eram muito maiores. Depois relaxei durante mais ou menos uma hora. Não vou contar o resto do meu parto, pois não interessa agora. Levei mais 1 reforço que fez pouco efeito. A minha filha nasceu de urgência com fórceps e ventosa e nessa altura o efeito da epidural já tinha acabado, pelo que me deram uma outra anestesia intravenosa que fez efeito imediato. Sentia as contrações mas não tive dor no momento da expulsão, senti coroar mas sem qualquer dor. Agora o que me custou, para além das costuras foi a dor no local em que levei a epidural. Doeu tanto que eu andava estilo corcunda, mas eu tenho escoliose e não sei se isso teve alguma influencia, mas realmente depois do parto as dores eram quase insuportáveis.
Deixo aqui o meu relato, porque li muitas experiencias boas e a minha em relação à epidural foi boa por um lado, mas as consequencias foram más.

Joana Isabel Cr... -
Offline
Desde 01 Abr 2017

Definitivamente, aconselho a epidural! Ia super decidida a não levar, achando que ia suportar as dores. Só que não... Acabei por pedir e foi uma maravilha. Até dormi um pouco, eheheh.

VFJP -
Offline
Desde 02 Abr 2011

Eu levei epidural nós dois Partos, no entanto aqui na Alemanha momentos antes da expulsão eu comecei a sentir tudo e elas disseram que não administravam mais pois na altura da expulsão se eu sentir quando preciso fazer força é mais rápido.
Bendita epidural! Ia tentada a ter um parto na água mas assim que as dores começaram à séria lembrei-me que aquilo era bem difícil.. Lool
Em relação ao pôs parto.. vou ser sincera.. durante a primeira semana tive dias em que estava sentada ou deitada e precisava de ajuda pois as minhas pernas não respondiam, assim como a minha bacia. Também sentia fortes picadas que iam do fundo da coluna ao início da cabeça.
Agora o meu bebê já tem duas semanas e estou nova, não tenho qualquer dor nem impressão.
Se tivesse mais algum filho ( que já não tenciono ter) não hesitaria em levar de novo a epidural Apaixonado

Sobre VFJP

A ti Santiago que brilhas la em cima por mim ♥ 24.03.2011

Mãe da pequena Princesa Noa ♥ 27/08/2012
Mãe do pequeno príncipe Levin ♥ 18/03/2017

Kayapsa -
Offline
Desde 19 Mar 2014

No primeiro levei epidural e 3 reforços em hospital público. Disseram-me que cada vez que começasse a sentir dores avisasse e eu assim fiz... Hoje acho que foi um erro por acaso correu tudo bem mas confesso que no momento da expulsão não sentia rigorosamente nada mandavam fazer força... Eu fazia mas aparentemente so dentro da minha cabeça. No 2o não cheguei a tempo da epidural e levei anestesia loco-regional não senti dor na mesma mas consegui sentir tudo contraços expulsao... Confesso que apesar desta 2a vez ter sentido bastantes dores antes de levar a anastesia fou preferível o processo de expulsão foi muito mais rápido. Numa próxima vez quero anastesia de certeza mas vou tentar ver se me dão a loco-regional em vez da epidural. Ate porque o próprio recobro e levanto da 2a vez foi muito mais rápido!

Sobre Kayapsa

pais de primeira viagem... A viajar pela segunda vez...

soninhas81 -
Offline
Desde 12 Mar 2010

Olá, tem de manter a calma, uma boa preparação e controlar bem a respiração,e de certeza q teve aulas de preparação pois assim consegue ter um bom parto sem epidural e rápido....
Tive dois partos ambos sem epidural e rápido (receio dos efeitos secundarios). A 1º foi 45minutos, bem controlado, e do 2º foi bem controlando, respiração e foi ainda mais rápido 21minutos, elogiaram me por ter sido uma boa parideira , sem gritos , super relaxada e no final perguntaram-me p quando vinha o próximo bebé... Na minha opinião de n levar epidural achei os partos mais rápidos...
Há poucas mulheres de agirem a atitude6q tive...

1° B. nasceu no dia 08/04/2007, com 40s e 2 dias com 3.300kg e 50cm
2º Positivo - 10/06/2010; M. com 38 sem, nasceu a 3/2/11 com 3.200kg e 51cm
3°Positivo- M. Com 39S e 5 dias, nasceu a 25/10/17 com 3150kg e 49,5cm
4°Positivo- B. Com 39sem e 3dias nasceu a 03/08/20,com 3330kg, 48,3cm

Desde 25 Dez 2016

No meu caso,se nao fosse a epidural nas ultimas 12h de parto (tp de 26h com induzao as 10h de dia 13 e o pimpolho só nasceu as 12h de dia 14 e de cessariana pk os medicos aos 8 dedos nao viam evolução e face as horas que tinham passado...fui para cirurgia.
Custou me mais ate ter os 3 dedos para ir para a sala de partos que os restantes 5 dedos de dilataçao e isso graças a epidural Sorriso

Mamon. -
Offline
Desde 06 Dez 2016

Ola,
Eu tive dois partos sem epidural, e foram diferentes e estado de espirito.
O primeiro parto meti na cabeça que se conseguisse nao levava, e se nao conseguisse aguentar as dores que levava. O parto desenvolveu naturalmente e acabei por aguentar a dor e nao levei epidural por opçao, e foi maravilhoso!
O seundo parto, foi um parto indusido e foi muito mais doloroso, ai eu pedi a epidural, alias eu supliquei, mas nao adiantou porque nao conseguiram furar as costas no sitio certo e acabaram por desistir. Mas ai a culpa foi inteiramente da induçao... Induçao nunca mais, mas epidural talvez passe sem ela para a proxima.
Vai de espirito aberto a tudo, estando la logo decides e logo ves.

Sobre Mamon.

Uma filha e um filho lindo, agora em preparações para a terceira viagem <3

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Tenho duas experiências diferentes: na primeira deram-me epidural e, na segunda não. Se fosse agora, não tomava na primeira pois, estava com 8 cm e não tinha dores mas, foi como uma imposição. Na segunda não tomei e, foi bem melhor mas, a equipa também foi muito diferente e mais humana, daí não dar para fazer tanta comparação. Acho mesmo que não é uma coisa a stressar: é uma opção que tens que se quiseres e puderes tomar tudo bem, senão tudo bem na mesma Sorriso

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

Mateusinha -
Offline
Desde 05 Abr 2012

Eu não quero!

L_ou_R2015 -
Offline
Desde 22 Nov 2014

Nas aulas de preparação para o parto, a enfermeira disse algo como: "felizmente já não é preciso haver dor, e todos podem apreciar o momento lindo que é o nascimento de um bebé". Tenho uma foto do meu bebé com minutos de vida, em que estamos (eu e o meu marido) a sorrir... Nem ponderei não levar epidural, se a ciência evoluiu, porque não tirarmos partido dela? Correu tudo muito bem, não tive qualquer dor a ser administrada ou nos dias seguintes e nem sei de que consequências falam... acho que o conforto e o bem estar da mãe são super importantes num momento destes e só desejo ter novamente um parto como o primeiro.

Positivo: 24 Dezembro 2014
2º Positivo: 20 Novembro 2016

GabrielaMenezes. -
Offline
Desde 19 Jan 2015

Olá.

Não li todos os comentários, por isso espero não estar a repetir nenhuma informação.
O meu parto correu lindamente com epidural aos 4/5 cm de dilatação. Não me perguntaram se queria ou não diretamente, apenas me informaram que ia passar para a sala de partos onde iam começar por me administrar a epidural. E eu não recusei, achei cedo porque ainda aguentava bem as dores, mas também pensei que assim poderia descansar.
Nunca tive grandes receios em relação as consequências da epidural, mas as aulas de preparação para o parto ajudaram imenso. O que me ensinaram é que não há sequelas da epidural. Não há qualquer contacto com a medula, portanto não causa lesões. O único imprevisto da epidural é ela não pegar por causa de alguma escoliose que possamos ter. Portanto, não há contraindicações, a não ser para as mamãs que tem tatuagem na zona a administrar. Ah, e não doi.
O que te aconselho é o que me aconselharam as parteiras que me deram as aulas. Seres tu própria a gerir a epidural, ou seja, se no teu caso a epidural impedir que sintas vontade de puxar, só tens de dizer que no momento da expulsão queres sentir as contrações para puderes colaborar melhor. Assim, na hora H, diminuem ligeiramente a dose, tu passas a sentir ligeiras contrações (perfeitamente suportáveis), sabes quando tens de puxar e o parto torna-se muito mais rápido. Além disso, evitas um parto instrumental e puxar corretamente é uma forma de combateres a dor da contração. Sentes-te confortável até ao fim, apenas sentes a contração ligeiramente.
Foi assim que me aconselharam, foi assim que aconteceu comigo e posso-te dizer que nunca pensei que fosse correr tão bem e fosse tão fácil, por isso este é o meu conselho.
Beijinhos e tudo de bom!

Positivo 18/12/2015; 11/01/2016 - AE 8 semanas;
Positivo 01/04/2016; DUM 05/03/2016 - DPP 10/12/2016

RBSilva -
Offline
Desde 20 Mar 2017

Olá Andreia,

Como tu, também sou mamã de primeira viagem, por isso não te posso falar da minha experiencia, mas vou dar-te a minha opinião...

Eu nem penso em não levar epidural. As contra-indicações são raríssimas e, na maioria dos casos, totalmente reversíveis ao fim de pouco tempo. Se pensarmos nisso, todos os procedimentos médicos têm potenciais contra-indicações.

Fico possessa quando certas pessoas me dizem (como já disseram), que parto natural é que é, e levar epidural é sinal de fraqueza e que se é menos mãe quando não se sente as dores de parto... Antigamente também se arrancavam dentes sem anestesia e agora não passa pela cabeça de ninguém fazê-lo (e sim, em casos raros, as anestesias locais nos dentístas também têm contra-indicações).

Não tenho nada contra as pessoas que escolhem ter um parto natural, sem epidural... é uma opção (corajosa) tão certa como escolher a epidural e não nos torna mais ou menos mães. Mas, para ser sincera, não acredito, como já foi dito, que é possivel ter um bom parto sem epidural e rápido em todos os casos. Se há mulheres em que isso acontece, outras têm partos mais dificeis e não têm essa possibilidade...

Vejo o exemplo da minhã irmã que é, sem dúvida, a pessoa mais controlada e resistente à dor que conheço e que acabou por optar (e agradecer aos céus) por levar epidural.

Mas, isto é o meu caso, tenho muito mais medo da dor do que da epidural. Se no teu caso, é ao contrário, porque não manter as opções em aberto?
Esperar pela hora H e decidir se aguentas as dores ou não, na altura?

Boa sorte e um bom parto!

Bjinhos,

Andreia Marina ... -
Offline
Desde 26 Set 2016

Obrigada a todas as mamãs. Continuo sem saber o que fazer, mas vou de espírito aberto e logo se vê Sorriso o que não vale a pena é sofrer por antecipação!

agpereira -
Offline
Desde 16 Jan 2014

Bem, eu sou super medricas e nem me passa pela cabeça parto sem anestesia (se pudesse ser geral melhor... ehehe).
Já agora aproveito pra perguntar a quem levou a epidural, a aplicação da anestesia doi? É rápida? Obrigada.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?