Emigrar ou não Emigrar | De Mãe para Mãe

Emigrar ou não Emigrar

Responda
6 mensagens
Vanessa R -
Offline
Desde 01 Set 2015

Boa tarde mamãs, eu e o pai do meu filho infelizmente trabalhamos na mesma empresa que está a passar uma má fase. Para nos precaver-mos estamos a considerar emigrar. Ele é licenciado eu, infelizmente não conclui a licenciatura...
Com um filho com 3 anos acabados de fazer arriscavam emigrar? Para que países?

PequenaGrandeEs... -
Offline
Desde 24 Jul 2014

Depende da área, que áreas trabalham?
Conhecem alguém em algum país? Se sim, é mais fácil para ter algum suporte.
Porquê não mandam curriculos e conforme o que acontecer logo se vê? apenas tentar, iniciar o projeto.
Que línguas falam?

O país da emigração ou é um a vosso gosto que estabeleçam como o que preferem, por diversos fatores, ou onde tenham conhecidos e trabalho.
A Suiça, Uk, França, são os mais concorridos por aceitarem de forma mais "fácil" oferecer emprego aos portugueses, mas isto aquando de não terem qualificações. A uk é uma boa hipótese aos licenciados, principalmente áreas da saúde. É uma questão de analisar cada país e ver o que cada um oferece.
No caso do seu marido licenciado terá mais oportunidades do que a mãe, que por norma executa trabalhos como cuidadora de crianças ou limpezas, isto num geral claro. Há pessoas não "qualificadas" a executar trabalhos de escritório por exemplo em todos os países.
Quando der mais informações poderei ajudar mais, se quiser.

Muita força, é um passo grande e doloroso.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Pessoalmente não aconselho a emigrar sem terem nada certo. Chegar a um país e procurar emprego não é assim tão diferente de estar em Portugal: não há dinheiro a entrar e há que pagar estadia, comida, contas enquanto se procura. Além de que em certos países (França, por exemplo) para alugarem casa é preciso apresentarem as folhas de salário dos últimos meses, pelo que sem emprego não alugam nada. Emigrar é um passo que deve ser muito bem pensado porque realmente não é só fazer as malas e lá vamos nós.
Eu não sou contra emigrarem (eu própria estou emigrada) mas só quero alertar para não serem mais um casal que decidiu sair do país e viu-se ainda pior do que estava. <=)
Procurem emprego enquanto estão em Portugal, se tiverem família nalgum país falem com eles para saber como estão as coisas, se vos podem albergar nos primeiros tempos ou se sabem onde podem ficar, perguntem como é a vida, os salários, os impostos...
Eu estou em França e para ser sincera não é um país que recomende. O último presidente não deixou este país em grande estado e não é propriamente uma mina de ouro cheia de oportunidades. Ou pelo menos não a zona onde estou.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

As linguas que falem e muito importante, porque sem falar a lingua do pais e muito dificil arranjar trabalho. Um licenciado que fale ingles e seja especializado em algo que interesse a empresa e capaz de arranjar emprego, mas de resto e dificil arranjar algo de jeito. E para ficar pior do que em Portugal, mais vale ficar em casa.
A questao das creches e escolas tambem e importante, se e facil arranjar vaga, quanto custam...
Arranjar casa tambem pode ser dificil, ha paises onde e preciso entrar com quase 6 meses de renda em avanco para poder alugar, e preciso apresentar o contrato de trabalho ou folhas de salario ou extractos bancarios, alguns nao gostam de alugar a emigrantes...
Eu candidatei-me a varios empregos, tive emprevistas pelo telefone e acabei por emigrar. Ja conhecia o pais, a empresa, falava a lingua, arranjei um quarto para os primeiros meses para desenrrascar, e depois procurei casa.
Gosto de aqui estar, vive-se bem, mas acabo por estar dividida entre 2 paises. Acho que a minha vida teria sido mais facil se nunca tivesse saido de Portugal. Piscar o olho

Vanessa R -
Offline
Desde 01 Set 2015

Obrigada pelas respostas
Idealmente preferia ficar, mas vamos ver...
Ambos falamos inglês e o país seria eventualmente Inglaterra.
Provavelmente o pai iria à frente e depois de estar mais organizado iria eu com o filho. Em principio ele teria alguém lá que lhe desse casa nos primeiros tempos por isso é que pensamos em Inglaterra.

PequenaGrandeEs... -
Offline
Desde 24 Jul 2014

Nesse caso é uma questão de ele querer emigrar tal como a mae, e procurar trabalho. Uma coisa é certo, podem sempre voltar.