Efeitos secundários | De Mãe para Mãe

Efeitos secundários

Responda
21 mensagens
Margarida2018 -
Offline
Desde 17 Ago 2017

Olá a todas, estou a ser seguida na PMA dos Lusíadas e vou iniciar ISCI mas estou bastante assustada.. Quem já passou por isso é quais são os efeitos secundários? Muitas dores? E não fiquei bem esclarecida de quantos dias são desde o início das injecções até à transferência de embriões. Obrigada pela vossa ajuda

Sara12345 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Olá! Quem é o teu médico?
Eu fiz lá FIV em maio. Foram 13 dias de injecções, depois punção e transferir 3 dias dp 2 embriões. Infelizmente não fiquei com nenhum congelado e esta FIV não deu certo.
Mas o tratamento é simples. O pior é mm a ansiedade e a incerteza...
A barriga inchou muito e tive alguns enjoos mas, de resto, não tive dores nenhumas. As injecções são chatas mas suportáveis e nada como o psicológico para tornar tudo mais doloroso do que na verdade é!
Desejo te mta sorte!!! E vai tranquila

Sheepelgirl -
Offline
Desde 01 Mar 2016

Olá Margarida,

os dias de estimulação dependem de caso para caso e de como os teus ovários respondem. Por isso, à medida que fores fazendo as ecos de monitorização, a medicação pode ser ou não ajustada e vão sempre avaliando de dia para dia,

Efeitos secundários: tudo o que é mexer com o nosso organismo pode provocar efeitos secundários, especialmente quando estamos a falar ao nível das hormonas. Há meninas que sentem mais, outras menos. Eu senti muito ao nível psicológico. Mexeu muito como mexe o período...fiquei de rastos. Mas nem todas sentimos o mesmo.

Dores: se estás a falar das picas, é como referi. Há quem sinta mais, há quem não sinta nada. As picas iniciais para mim custaram ams depois apanhei o jeito. O meu segredo foi passar álcool antes no sítio onde se pica e logo depois da pica para evitar dores, hematomas,etc.

Boa sorte nesta caminhada! Sorriso

2016 - AMH 0,7/2018 - AMH 0,45
2016/ICSI (-): 1 embrião 3D/4 células
2017/02 - GN - GQ (a esperança deste positivo!)/2017/ICSI – 2ª GQ: 1 embrião 3D/5 células
2019/01 - lista de espera OVODOAÇÃO
2019/03 - GN - 1º BETA 716 - 2º BETA 774 - não evoluiu Triste
A luta pelo nosso sonho continua! <3

Margarida2018 -
Offline
Desde 17 Ago 2017

Olá Meninas, o meu médico é o Dr António Neves. Estou realmente muito ansiosa... Sei que não é bom estar assim mas vai correr bem! Não sei se vou reagir bem, dores abdominais, as emoções, etc... Boa sorte para vocês também!

Estrela do Liz -
Offline
Desde 03 Out 2015

Olá Margarida, eu tb fiz ICSI e claro que a ansidade é dificil de controlar. Penso que ir mais esclarecida para o dia D também é importante e ajuda. Quanto aos sintomas, como já foi dito aqui depende de pessoa para pessoa.

Eu no dia da punção levei suave anestesia geral, não foi opção minha, mas puseram-me a "dormir". Quando acordei senti desconforto abdominal pois eles colocaram-me gazes e esponjas cirurgicas cá para dentro, para o caso de alguma hemorragia.

Neste ciclo, para fazer ICSI também fiz estimulação dos ovários e as injecções também depois de apanhar o jeito não achei assim tão complicado. Tive 8 foliculos com a estimulação, mas só conseguiram tentar a técnica ICSI em 2. Resultado apenas 1 embrião de 3 dias.

Como o endométrio no meu caso não estava em condições, não fiz transferência nesse ciclo e o embrião foi congelado. Entretanto nos dois ciclos seguintes fiz medicação a ver se o endométrio espessava. Como nestes ciclos o endométrio não passava dos 6mm decidimos juntamente com a médica (pois só tinha um embrião) tentarmos um ciclo natural sem medicação a ver o que se passava. Coincidência das coincidências fui de férias neste ciclo natural e quando cheguei fui medir o endométrio, e estava com 7,8mm. Não era o ideal mas foi o melhor que se conseguiu.

Fiz a transferência, desta vez acordada, e aqui não senti nada. Aconteceu apenas um pontinho de dor quando a médica colocou a pinça de tracção, sangrou um pouco mas foi controlado.

Actualmente tenho de fazer pregeffick 200, três vezes ao dia até às 12 semanas e tenho também de fazer uma injecção todos os dia de eparina (no meu caso por ter mutações genéticas a nível das trombofilias) até ao dia do parto, que administro a mim mesma.

A minha técnica para todas as injecções é como explicam, fazer um prega na barriga, e depois picar rápido. Eu não faço rápido como dizem que é para fazer pois por experiência fico com hematomas. Passo o álcool na zona a injectar e depois encosto a agulha na pele sem fazer pressão, se sentir logo a doer mudo a agulha ligeiramente para o lado experimento em outro sitio, se não sentir nada começo a fazer pressão devagar até a agulha penetrar na pele. Administro, tiro a agulha e passo novamente com álcool.

Vai dando noticias e se tiveres algumas dúvida é só dizer Sorriso
Beijinhos e boa sorte

Sara12345 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Logo vi que o teu médico era o dr. Neves.... também é o meu. É de poucas palavras não é? Tens de arrancar a ferros as respostas porque se estiveres lá calada ele não fala também! Mas há de ser competente porque além de idade e o director da pma... Boa sorte e tenta estar calma!!

Margarida2018 -
Offline
Desde 17 Ago 2017

Olá Sara12345
Sim é ele. Não fala muito é verdade mas olha que gosto assim. Mas na altura não tinha tantas perguntas ou dúvidas como tenho agora e por isso não perguntei. Acho que se me armasse em "mariquinhas" com a questão das dores das picas e da punção ele não me iria ligar nenhuma! ?? Seja como for penso que ele é um excelente profissional.

Margarida2018 -
Offline
Desde 17 Ago 2017

Olá Estrela Do Liz!
Obrigada pelas dicas! Vou fazer assim com as injecções porque não quero queria ficar com hematomas. Onde dás todas as picas? Na barriga? Li ontem numa bula que se devia dar no cimo da perna.. Em princípio começo na próxima segunda feira. Já estás de quantas semanas?

Estrela do Liz -
Offline
Desde 03 Out 2015

Olá Margarida,

Sim são todas na barriga, quer as injecções de estimulação dos ovários quer as de eparina (para o sangue ficar mais fluido).

As injecções de estimulação dos ovários eu nem fazia grande pressão bastava encostar a agulha e ela entrava por ser tão fina, as injecções de eparina é que tenho de fazer um pouquinho mais de pressão mas também não é difícil para mim.

Apesar de me terem explicado na clinica que se davam na barriga eu também li na bula que se podia dar na perna. Optei por fazer como me explicaram na clinica. Se pesquisares no youtube a administração do teu medicamento também irão aparecer videos explicativos.

Margarida estou de 8 semanas e 6 dias. Eu não conheço o teu médico, mas se te surgiram dúvidas depois da consulta, não podes perguntar às enfermeiras da equipa dele?

Sugiro escreveres num papel as dúvidas que te surgirem, depois pelo menos as que considerares mais importantes acho que deves colocar aos profissionais. Não te acanhes e nem te deixes intimidar, porque assim que estiveres grávida todos os dias terás muitas dúvidas e guardares isso para ti só te vai causar mais ansiedade. Os médicos e enfermeiros antes de profissionais, são pessoas e também têm os seus dias, não leves a peito uma resposta mais torta desde que fiques esclarecida... Acho que partilhares também essa fragilidade/ dificuldade com o teu marido/namorado para que ele te apoie quando está a colocar as tuas dúvidas também é bom, sentes apoio, alivias a pressão sobre ti e pelo menos são 2 a insistir na pergunta Sorriso

Força aí Sorriso Vai tudo correr bem Sorriso Depois queremos saber o resultado Piscar o olho
Um grande beijinho*

Sara12345 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Sim e nos Lusíadas podes sempre ligar as enfermeiras a tirar dúvidas! Eu pessoalmente detesto os lusiadas desde o primeiro dia, mas eles esclarecem caso perguntes!!
Mas ao médico tens mesmo de por questões caso tenhas dúvidas pq ele só diz o que perguntares (por ex, no meu caso, deu tudo errado e eu fiquei a nora...)
Mas a verdade é que lá vou de novo!

Estrela do Liz -
Offline
Desde 03 Out 2015

Pois Sara, pela minha experiência nos tratamentos de PMA no público eu e o meu marido sentimos pouco apoio, tive quase 2 anos sem nunca conseguir chegar a uma punção. Não pomos em questão os profissionais, pensamos que em casos como o nosso onde o sucesso é menos garantido, dado os recursos, verbas que o Estado disponibiliza para os tratamentos PMA eles vão de certa forma avançando com casos onde a gravidez é mais viável.
Mas o tempo não pára e dizem que a idade da mulher é um factor tão importante na questão de engravidar, e nós por já estarmos fartos de andar de um lado para o outro e não chegarmos a conclusão nenhuma, partimos para o privado. Não quer dizer que não voltemos a recorrer ao público, mas vimos as diferenças, principalmente no apoio. Certamente à muitos casos de sucesso no público e ainda bem, esta foi só a nossa experiência. E também temos a consciência que estes tratamentos ficam caros para o Estado, e isto daria um debate para meses, só que infelizmente somos muitos a precisar destes tratamentos. Ponderei e continuo a ponderar a adoção, mas é um assunto que ainda não falei com o marido Sorriso Enfim, cada história tem o seu caminho mas todos temos o mesmo objectivo, criar uma família Sorriso Um grande beijinho e espero também ter noticias boas da Sara Sorriso

Sara12345 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Pois... isto é mesmo complicado e toca a tantos... e triste!
Tb somos seguidos na mac mas nem vou comentar o tratamento que levamos do médico (desde logo pq eu já engravidei 2 vezes....). Qto ao atendimento que lá tive dos 2 abortos que tive só tenho a elogiar. Mil vezes melhor do que um público (inicialmente fui para a luz e fugi para nunca mais voltar!)
Acho que são questões mto delicadas e que nos magoam mto e os médicos não tem tempo para paninhos quentes...!!!
Quanto a adopção, é um processo no qual tento entrar desde o ano passado (e não como alternativa mas como cúmulo dos filhos biológicos) e é uma luta tal e qual difícil...
As vezes mágoa ver uns com tanto e outros com tão pouco. Mas há de haver uma razão para tudo. Boa sorte e espero que em breve todas tenhamos muito boas notícias...

Margarida2018 -
Offline
Desde 17 Ago 2017

Olá Sheepelgirl, a parte psicológica é sempre a pior.. Mas também a melhor! Só conseguimos passar por tudo isto se realmente tivermos uma mente forte, não é? ?? mas quando mexem nas nossas hormonas é ainda mais complicado. Para já estou só ansiosa. Também me preocupam os possíveis embriões que ficam congelados e caso não sejam utilizados por nós.. É muita informação para processar!
Um beijinho e Boa sorte!

Margarida2018 -
Offline
Desde 17 Ago 2017

As enfermeiras dos Lusíadas atenderam - me muito bem. Tive uma dúvida em relação às análises e liguei para lá e a Enf Dora foi super simpática e profissional. Depois disse também precisei de uma segunda Via da receita e o médico tratou disso e em menos de nada enviaram para o meu e-mail. Em relação ao funcionamento do hospital até agora não tenho nada a apontar. Espero que corra tudo bem até ao fim?

Sara12345 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Ainda bem margarida. Não há nada pior do que já ir para lá chateada (como eu ia). Pensava só que aquilo era um meio para atingir um fim.... mas agora que vou ter de tentar de novo tenho de mudar o chip

acmsra -
Offline
Desde 20 Jan 2016

Olá Margarida,

Eu sou mais uma que deixou os Lusíadas. Senti que eles iam atirando o barro à parede da mesma forma com todos os casais e se colasse ótimo, se não colasse não faziam nada de diferente para tentar solucionar o problema.
Fiz duas IIU nos Lusíadas sem sucesso, mas o médico queria à força toda que fizéssemos PELO MENOS mais uma. Expliquei que não estava disposta a repetir um tratamento que claramente não ia funcionar connosco mas ele insistiu, insistiu, até que acabei por mudar para a IVI.

Outra coisa que me levou a mudar foi a quantidade de casos de FIV e ICSI que não correm bem nos Lusíadas por causa do laboratório; muitos casos de descongelamento de embriões que correm mal, etc. Não quis correr o risco, então mudámos. É mais caro mas também é mais seguro.

De qualquer forma, muito boa sorte, espero que tudo te corra bem.

Beijinhos.

Sobre acmsra

Lusíadas - Out 2016: 1.ª IIU (-)/ Jan 2017: 2.ª IIU (-)/ IVI Lisboa - Out 2017: FIV (7 embriões)/ Nov 2017: TEC 1D5 (+ 869)/ Jan 2018: AR às 9 semanas/ Mai 2018: TEC 1D5 (+ 114,5) AR às 7 semanas/ Out 2018: TEC 1D5 (cordicóides+aspirina+heparanina)

Margarida2018 -
Offline
Desde 17 Ago 2017

Ir para lá já chateada ou se pensar que nos vamos chatear é a pior coisa. Não quero sentir isso. Já me sinto fragilizada o suficiente. Quero sempre pensar que vou para me ajudarem e cuidarem de mim.. Tenta pensar da mesma forma é mais fácil assim! ?

Margarida2018 -
Offline
Desde 17 Ago 2017

Olá Acmsra,
A questão do laboratório deixou-me preocupada.. Porque aí podem dizer o que quiserem e nós aceitamos pq não percebemos nada dos pormenores técnicos laboratoriais. Não sei como funciona a IVI, mas como está a correr ctg?
Um beijinho

Margarida2018 -
Offline
Desde 17 Ago 2017

Olá, será que há por aqui casos de sucesso que tenham sido acompanhados pela PMA dos Lusíadas?

Sara12345 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Eu conheço várias pessoas que tiveram sucesso nos Lusíadas. Por isso fui logo para lá. Da mesma maneira que conheço casos de insucesso em outras clínicas. É sempre super difícil a escolha por grande parte é uma questão de sorte e outra de possibilidade financeira!! Há muitas mães que vem dos lusiadas. E com gémeos:)

Estrela do Liz -
Offline
Desde 03 Out 2015

Olá Margarida e Sara, claro que sucesso e insucessos qualquer clínica tem a sua dose. Quanto aos equipamentos ou técnicas disponíveis vejam e leiam os sites das clinicas privadas como a IVI (Lisboa) AVAC (Lisboa) e FERTICENTRO (Coimbra). Assim podem perceber e questionar na clínica onde estão se têm esses tratamentos e equipamentos... é uma ideia Piscar o olho

Bom fim‑de‑semana a todas Sorriso