Educadoras | De Mãe para Mãe

Educadoras

Responda
7 mensagens
FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Olá, bom dia Espertalhão A minha filha está na creche e como é normal, magoa-se e etc. Elas dizem o que aconteceu quando a vou lá buscar. No entanto ontem quando dei banho, vi uma marquinha escura, fui la passar a mão com sabão a pensar que era uma marca de sujidade qualquer quando não saiu vi que era a marca de uma dentadinha.
Hoje quando a levei à creche disse que ontem no banho vi uma marca de dentada no braço direito, quando viram, já mal se notava, mas estava lá. Disseram que ela não se tinha queixado senão teriam visto e etc.

Não acho de forma nenhuma que se descuidem das crianças, eu sou a mãe dela e não sou perfeita, por isso não o posso exigir das outras pessoas. E também uma dentada não é nada de outro mundo, até porque não tinha acontecido até agora. E também não sou de fazer dramas no que toca a essas coisas... A minha filha não terá irmãos tão cedo e acho que lhe faz bem saber como é estar com outras pessoas da idade dela, e não viver constantemente numa bolha de sabão onde nunca se magoa e andam sempre com ela ao colo. Faz bem brincarem, sujar-se um pouco, e às vezes cair e magoar-se também faz parte do seu crescimento e desenvolvimento. Mas tudo com medida claro.

A questão é, da vossa experiência como mães e educadoras, quando acontece uma coisa assim, fica chato nós mães dizermos às educadoras estas coisas? Levam a mal os pais? Já ficamos logo rotuladas como mães chatas? Devemos deixar passar, porque como eu disse e na minha opinião não foi nada assim de grave? Se o melhor for alertar, como abordamos o assunto?

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

É a coisa mais banal que existe, infelizmente. Mas não vale a pena entrar em pé de guerra pois é comum nessa idade. Depois abranda. Na sala dos 2 anos já é raro, o problema é mesmo na sala do 1 ano.
O meu filho já foi mordido, arranhado, caiu, bateu com a cabeça, etc. Tudo na creche e houve alturas que nem elas sabiam como. Ele "levava" e não se queixava. Em compensação, já mordeu, já empurrou, já puxou cabelos... Nessa fase só me apetecia enfiar num buraco com vergonha. Para se defender ainda aceito, mas sem motivo fico mesmo chateada!
Enfim... é ir falando, sem valorizar.
Há sempre um ou outro miúdo com o dentinho mais afiado e os que levam por tabela. Com o tempo as educadoras vão sabendo quais são e vão estar mais alerta.
Mas fale sempre, para elas saberem.

PaulaANP -
Offline
Desde 08 Jul 2016

Olá mamã FSilva, acho que agiu da forma correcta..não fez dramas e apenas alertou que tinha visto uma marca...a mim também já me aconteceu perguntar se tinha caído porque vi uma marca...acho que nós pais temos a obrigação de estar atentos. Sempre que acontece algo avisam-me, mas por vezes também não se apercebem..é como em casa, por exemplo por vezes a minha cai e nem chora, levanta-se logo e continua a brincar.
A minha também já foi mordida e na altura não viram quem foi porque estavam vários juntos na brincadeira....são coisas que acontecem.

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Por ser uma coisa tão normal, não queria passar a ideia de estar a ser uma picuinhas, do tipo a pequena chegar a casa e eu despi-la a analisar todas as curvas do corpo a ver se tinha uma marca para fazer queixinhas.. Tenho 3 familiares que são educadoras e comentam pais que aborrecem um pouco, não queria passar essa ideia. Apenas quero que me vejam como colaboradora no crescimento dela, como eu as vejo. E que colaboremos umas com as outras para chegar a um bom resultado. É uma sala com 12 crianças, 3 educadoras e 2 auxiliares, e até agora não tenho mesmo razão de queixa, tudo é feito de forma profissional e é uma escola pública. Por isso não queria mesmo passar uma má ideia de mim e que depois estejam de pé atrás quando falam comigo.

dona_amora -
Offline
Desde 20 Maio 2012

Eu como mãe, compreendo perfeitamente a sua ideia, há sempre o receio de que nos rotulem, mas na minha opinião, no que concerne aos nossos filhos é preciso sempre esclarecer as coisas, muito pior é não esclarecer e ficar com a pulga atrás da orelha, é muito melhor e mais transparente falar. Como se costuma dizer: "Perguntar não ofende".
Tb trabalhei em ATL muitos anos e os pais falavam normalmente connosco monitoras sobre todos os assuntos, e agradecia que assim fosse pois permitia-me estar mais atenta neste ou naquele aspecto com esta ou aquela criança.
Por isso sou sempre da opinião de falar, mesmo que seja difícil.
Nada como esclarecer Sorriso

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

ccjb88 -
Offline
Desde 01 Nov 2015

Olá... Eu, como educadora, acho que fez muito bem em alertar. Não se preocupe, acredite que nós adorávamos que todas as mamãs fossem assim compreensivas! Como já foi referido, as mordidelas fazem parte do crescimento, são fases.. fazem parte de uma forma de expressão das crianças, que tem de ser "corrigida", mas que se torna muito difícil de lidar, principalmente na creche! É impossível evitar as mordidelas, por mais atenta que se esteja, há sempre um outro reguila que consegue ser o cúmulo da descrição e "zaaas", lá vai uma dentada! Triste
Fica ainda mais difícil quando a criança que é mordida não é capaz de se manifestar, não mostrando reacção ao que aconteceu. É sempre bom que os Papás alertem que verificaram alguma dentada ou outra marca. Nós não somos omnipresentes, não conseguimos ver tudo tudo a toda a hora, e se as crianças não se queixam, fica mais difícil. Quando os pais alertam, nós ficamos mais atentas nesse sentido... Para podermos verificar quem é o reguila que anda dar dentadinhas discretas.
Portanto, não se preocupe Sorriso
Espero ter ajudado! Sorriso

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Obrigada pelas vossas palavras, eu de facto também sou da opinião de dizer tudo o que há para dizer e esclarecer tudo até ao mais ínfimo pormenor duma situação, conversa, etc.
Já fico mais descansada agora que daqui a pouco vou busca-la e espero que não me olhem de lado xD
Vamos ver o que me dizem Espertalhão