Educação alternativa | De Mãe para Mãe

Educação alternativa

Responda
32 mensagens
maili -
Offline
Desde 14 Ago 2012

Olá mamãs

Tenho andado a pesquisar nos últimos tempos escolas com uma abordagem alternativa, isto é, com metodologias diferentes das aplicadas tradicionalmente. Que potenciem o desenvolvimento natural da criança ao seu ritmo e respeitando a sua luz interior.
Sou professora do 1º ciclo do ensino básico. Sendo a minha formação base e dando aulas no sistema de ensino público há cerca de 11 anos, tenho a necessidade de encontrar espaços educativos alternativos, currículos alternativos, abordagens alternativas... ao que é preconizado nas escolas por onde tenho passado (que são muitas!). Na minha opinião a tendência é piorar! Falo principalmente da postura dos docentes, que infelizmente vivem desmotivados e em constante modo "confessionário" pelas salas de professores espalhadas por aí... muitos rendem-se à frustração e acabam por estar nas "tintas" para os alunos e as suas verdadeiras necessidades montando um plano de "camisola única" que serve a todos! É dificil, muito dificil trabalhar nestas condições e por vezes vejo colegas à beira de um esgotamento, cheios de problemas na vida reflexo do dia a dia esgotante que tem dentro da escola! Somos humanos e não dá para gerir tanta coisa sozinhos... o sistema, as regras do jogo impostas pelo poder, obrigam a que a escola, na minha opinião, esteja entregue à bicharada!
Por essa razão, e como é óbvio procuro como a maioria o melhor para a minha filha. Vivo no grande Porto e estou prestes a conhecer a proposta da Escola da Ponte. Gostaria de saber se alguém tem lá as suas crianças e conhecer a sua opinião ou simplesmente alguém que conheça a escola e queira partilhar informações úteis!
Obrigada
Um grande beijinho a todas <3

SouCacau -
Offline
Desde 10 Fev 2007

Olha eu nunca conheci alunos de lá mas também sou professora de Educação Musical, variante, por isso tenho a componente de 1º ciclo também e na faculdade os professores falavam imenso dessa escola, até organizaram uma visita de estudo lá que infelizmente não deu para a minha turma por termos exames específicos nesse dia Triste
Mas acredito que seja muito boa, pelo menos trabalham de forma diferente e, sim, concordo em absoluto com o que dizes sobre as nossas escolas, infelizmente. Tenho pena de não ter uma escola da ponte perto de mim senão era para lá que o meu filhote iria um dia. Sou apaixonada pelo conceito de educação pela arte, sobretudo ao nível do pré-escolar e sei que isso é impossível de se fazer neste país por isso tentarei fazer eu ao máximo, quanto à escola da ponte eles recorrem a projetos, cada aluno tem um projeto com objetivos específicos, se trabalha matemática ou português primeiro, é o aluno que escolhe desde que cumpra aqueles objetivos e é muito mais ativo e participativo na sua aprendizagem pois pesquisa com orientação e não ouve calado Piscar o olho

Muita sorte! Acho que estás a pensar muito bem!

Sobre SouCacau

Dia 06/02/2015 às 23h38 eis que me torno uma nova mulher, sem retorno possível! Espertalhão
E é tão bom amar-te e mimar-te meu filhote lindo, obrigada ao papá que é um homem maravilhoso com quem tenho o prazer de partilhar a vida Piscar o olho E dia 24/07/2017 fiquei ainda mais completa com os meus bebecas lindos ❤

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Eu também sou professora de 1º ciclo e vivo no Porto. Trabalho há vários anos nas AEC e já estagiei/trabalhei em algumas escolas. Sei bem da realidade que fala e, precisamente com as mesmas preocupações, cheguei a ligar para a escola da ponte há umas semanas para saber se poderia inscrever o meu filho á quando tivesse 3 anos. Disseram-me que sim porque aceitam crianças de todo o país. No entanto fiz as contas e logisticamente é impossível. Levar uma criança para perto de santo tirso, todos os dias, durante anos...ainda por cima a pagar portagens todos os dias...é pena Triste

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

lusitania -
Offline
Desde 04 Jan 2013

ola meninas..

Se eu pudesse tb metia lá o meu menino.. mas sou da margem sul....
completamente impossivel pensar numa coisa dessas!

Mas será que existe alguma escola cá pra baixo com sistema de ensino parecido ou igual??
Que método eles seguem pra poder pesquisar mais na net?

dona_amora -
Offline
Desde 20 Maio 2012

Igual, tb sou da margem sul, infelizmente essa escola é no Norte do País...

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

maili -
Offline
Desde 14 Ago 2012

Sorriso

maili -
Offline
Desde 14 Ago 2012

Pois é, a logística não é muito fácil! Seria concerteza mais confortável para mim colocar a minha pequena numa escola perto de casa. No entanto, não estaria realizada com a minha escolha para ela e isso não me iria fazer sentir bem durante anos! dia após dia!
Tenho a certeza que a Ponte tem muitos alunos do Porto e arredores e os pais concerteza articulam transporte! Acredito que sim!
Para além de que, em alternativa o pai poderá levá-la pois trabalha num colégio em santo tirso e desloca-se para lá diariamente, também poderá fazer um desvio e deixá-la na escola.
Para já, vou visitar (já está agendada) e depois logo se vê, tudo tem solução Sorriso um passinho de cada vez!
Eu comunico assim que fizer a visita para contar como foi, ok?
Um beijinho para ti e para o teu tesouro

maili -
Offline
Desde 14 Ago 2012

Obrigada! Muita sorte e muita força para enfrentar essas escolas de Portugal Piscar o olho dá-lhes música! Piscar o olho
Beijinhos

maili -
Offline
Desde 14 Ago 2012

Lusitania

No sul tens algumas opções, aliás para os primeiros anos tens mais do que por cá pelo norte.
Vou-te deixar aqui alguns nomes que já apareceram nas minhas pesquisas:

Os aprendizes - Cascais
Escola Livre do Algarve
Jardim Infância Viva
Jardim de Infância S. Jorge
Harpa - Jardim do Monte
Casa Verdes anos
Escola da Terra - Sintra

Todas as que vi estão indicadas para a primeira infância. Outros níveis, desconheço por aí. No entanto, acho que se contactares alguma destas, de certeza saberão dar-te informação sobre isso! Piscar o olho
beijinhos

Marés vivas -
Offline
Desde 03 Out 2012

olá mamãs,
Não sou professora mas sou uma apaixonada pelo projeto educativo da escola da ponte... mas sou da zona de Cascais...
Até já ponderei mudar-me para o norte só para poder dar aos meus filhos o que considero ser o melhor a nível de percurso escolar.
Nas minhas pesquisas encontrei este site onde tem as escolas com métodos alternativos.
http://www.educacaoviva.pt/escolas.html
O José Pacheco foi o "fundador" da Escola da Ponte.
Só tenho pena de não conseguir pagar as mensalidades exorbitantes que todos estes colégios privados exigem, aqui pelos meus lados...
Felicidades!!

severina -
Offline
Desde 26 Nov 2007

Olá.

Desculpem mamãs...mas onde fica a Escola da Ponte?
Sou de Santo Tirso e tenho a minha filha num colégio privado, estou feliz com a escola e com os resultados obtidos...e ela também.
Mas deixaram-me curiosa.
A quem puder responder agradeço.

Beijinhos

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Oh Severina, a viver onde todas nós já cogitamos viver só para meter os meninos lá e nem sabe do ouro que tem à beira de casa Espertalhão
Rua José Luís de Andrade, 4795-638 São Tomé de Negrelos, Santo Tirso
Aproveite que ainda poupa a mensalidade da privada!

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

severina -
Offline
Desde 26 Nov 2007

Bom dia.

Realmente desconhecia. Fiz uma pesquisa e já vi do que falam.
Por aqui as opiniões divergem...há quem fale muito bem, há quem fale muito mal...como de qq outra escola, presumo.
Nos próximos três anos, a não ser que algo impessa, a Matilde continuará no colégio que frequenta. Esta lá desde bebê, é quase como estar em casa Sorriso é depois tem os amigos que são o seu maior tesouro.
Mas, agora que descobri está escola, irei informar me melhor para quem sabe o segundo ciclo.

Obrigada pela partilha.

Beijinhos

maili -
Offline
Desde 14 Ago 2012

Olá!

Sei que me compromoti a deixar um feedback acerca da escola da ponte depois da minha visita lá e aqui vai... sei que com muiiiiito atraso, sendo que já lá fui em março e já estamos quase em maio!!! sorry!! tenho andando mesmo sem tempo.

Então... na minha opinião a escola da ponte é mesmo um projecto digno de pelo menos ser visitado. No minímo! Adorei a visita guiada pelos alunos da escola, dois, um menino e uma menina de cerca de 10anos. Sim, foram eles que apresentaram a escola e responderam a todas as minhas questões! Muito esclarecedores, diga-se!
As crianças podem começar a frequentar a escola com 3 anos. São inseridas numa turma com várias faixas etárias, não apenas com meninos da sua idade como acontece nos jardins comuns. Têm com eles uma educadora e pelo menos 2 auxiliares (eram as que estavam presentes na sala). No meu caso, a postura da educadora em causa não me agradou de todo. Achei desnecessária a forma como me abordou, relativamente a estar a fazer a visita com um bebe de 18 meses (a minha filha) e ele perturbar a sua aula! (estive na sala 5 minutos!!!) e aproveitei para esclarecer o comentário no minímo desnecessário desta educadora, dizendo lhe que tinha informado a direção da escola por email à data de marcação da visita que estava a fazer que me iria fazer acompanhar da minha pequena, ao qual não obtive nenhuma objeção! Claro que se me tivessem avisado que o bebe não me poderia acompanhar na visita poderia ter sido diferente, ou não ia, ou iria sozinha ... enfim! Mesmo, a sua postura (muito séria e altiva), que tive oportunidade de testemunhar in loco, com as crianças, não me agradou de todo! Conclusão, não estou nada interessada em colocar a minha filha aos 3 anos naquele ambiente!
A visita não começou tão bem como esperava. Neste ponto já começava a pensar que estaria ali a perder o meu tempo! A minha pequena "presa" no meu colo já começava a remexer-se e a fazer movimentos constantes no sentido da gravidade... e eu quase a dizer aos pequenos e amorosos anfitriões que estava na eminência de me pôr a andar! Bem, mas respirei fundo coloquei-lhe a sua amiga tété (chupeta) e pensei, caramba, não vim eu aqui de propósito para voltar sem conhecer isto como deve ser! E lá continuamos! E ainda bem. Porque foi a partir daqui que realmente começou a fazer sentido para mim conhecer o projecto da ponte.

Salas com disposição totalmente diferente do convencional, mais do que um professor na sala, trabalho dividido por grupos e áreas, silêncio, organização ímpar, satisfação no olhar de quem estava a trabalhar e a aprender... tudo começou a fazer mais sentido! Realmente, a alternativa existe, é viável e eu constatei. Os espaços estão muito bem organizados, existem salas para trabalhar as áreas artísticas que felizmente são muito enfatizadas. A política interna de gestão integra o essencial, os alunos. A forma como duas crianças me descreveram como se resolvem problemas na escola e se tomam decisões, evidência o quão envolvidos estão os alunos no funcionamento da escola que frequentam!
Gostei muito! E vou experimentar. Apenas salvaguardo a primeira infância, que realmente não me agradou de todo!
Irei colocar a minha filha muito provavelmente numa escola com pedagogia waldorf até aos 5/6 anos e aí então sim, escola da ponte! Claro, contando que ela consiga entrar, uma vez que não moramos no concelho de st tirso.
Para quem estiver interessado, no final da visita falei com um dos membros da direção da escola e entre outras coisas, informei-me que apenas é necessário fazer a inscrição no ano em que se pretende colocar lá o aluno, não é necessário fazê-lo antes uma vez que é uma escola pública.
Grata pela vossa atenção e espero ter ajudado! Piscar o olho
Beijinhos e tudo de bom

(se quiserem perguntar algo estejam à vontade) Sorriso

Carimax -
Offline
Desde 17 Out 2008

Olá! Estou a pensar visitar essa escola também, apesar que vivo no algarve, mas com intenção de tentar arranjar um modelo de inspiração para o ensino artístico da música, que é a minha área e onde os alunos não estão motivados, não sabem ao que vão, não estudam nada e têm expectativas facilitistas. Preocupado

o meu filho anda numa Waldorf, o jardim de infância, e gosto muito!! o 1º ciclo já tenho reservas. Penso que se a criança não tiver nenhuma dificuldade tudo corre bem, mas se necessita de apoio especial nalguma parte do seu desenvolvimento, já é pouco eficiente! A parte boa é o envolvimento dos pais na comunidade escolar, a liberdade de opção pela actividade do dia, que se repete semanalmente conforme o dia, a celebração das diversas fases da natureza, ajudam nas tarefas, como preparação dos legumes, colocar a mesa do almoço, ajudam a limpar, fazem pão, pizza, etc...o tom de voz é sempre calmo e ao mesmo nível, o início de qualquer situação, como arrumar os brinquedos, para ir para a rua, o preparar para lavar as mãos, antes do almoço, é sempre antecedido com uma canção, a educadora começa a cantar e eles já sabem. Partem da máxima que os alunos aprendem por imitação e por isso a educadora canta e começa a arrumar, e as crianças imitam! Os brinquedos são todos feitos de materiais naturais, cosem, aprendem a trabalhar a lã, têm lápis de cera rectangulares para facilitar a motricidade fina, brinquedos em madeira, etc
Para ir almoçar basta tocar um pequeno sino, podem trepar às árvores, têm duas casinhas de madeira na rua, areia (tipo da praia )no chão, podem brincar com água, etc
Fazem a sesta até aos 5 anos, etc...e acima de tudo não lhes é imposto aprender letras, números, nem há computador...já basta em casa o pc e a tv, etc

Conclusão: Maravilhoso! Sorriso

Editei para dizer que o Prof. José Pacheco, o mentor da escola da Ponte é um visionário..um Mozart da educação! Piscar o olho
A escola livre o algarve funciona a partir do 1º ciclo e vai até ao 3º ciclo, e querem que vá mais longe

maili -
Offline
Desde 14 Ago 2012

Realmente é de louvar a proposta desse professor, sem dúvida!
Parabéns Carimax por ter colocado o seu filho num espaço Waldorf! Conheço de perto a escola waldorf aqui do Porto, Casa do Sol, e tudo acontece tal como descreveu...é mesmo assim! E as crianças são felizes! Tenho pena é que não existam mais projectos waldorf por aqui Triste

SunnyDays -
Offline
Desde 16 Jan 2015

Bom dia a todas! Colei agora na vossa discussão e exatamente com as mesmas preocupações apesar de o bebe só nascer em fevereiro....

Maili tinha pensado colocar aí bebe na creche que me podes mais dizer da casa do sol? A mensalidade é muito alta?

Bakuarela -
Offline
Desde 24 Maio 2015

Olá, ando a pesquisar por infantários waldorf na zona de Gaia-Porto mas não está fácil. Podem-me ajudar pf? Obrigada

Sobre Bakuarela

Mãe a tempo inteiro do Vinny e co-autora do blog www.sweetcaos.com

Carimax -
Offline
Desde 17 Out 2008
SouCacau -
Offline
Desde 10 Fev 2007

Estive a ver por alto o site dos "Verdes Anos" muito interessante mas caríssimo!
Além de que não gostei de a comida ser apenas vegetariana... concordo em absoluto com a proibição de levar doces para a escola.
Agora... os preços... ui! Impossível tanto pelo valor em si (a bem dizer, superior ao ordenado mínimo nacional e muito mais caro que qualquer faculdade privada!) como pelo princípio, mensalidades descabidas, a meu ver por isso, mesmo que tivesse muitoooo dinheiro, que não tenho :p acho que não punha lá porque vejo um aproveitamento por serem poucos... enfim!
Eu queria mesmo era uma escola pública perto com estes princípios, queria várias escolas da ponte por todo o país! Isso é que era...

Sobre SouCacau

Dia 06/02/2015 às 23h38 eis que me torno uma nova mulher, sem retorno possível! Espertalhão
E é tão bom amar-te e mimar-te meu filhote lindo, obrigada ao papá que é um homem maravilhoso com quem tenho o prazer de partilhar a vida Piscar o olho E dia 24/07/2017 fiquei ainda mais completa com os meus bebecas lindos ❤

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

SouCacau, fiquei curiosa e fui ler o regulamento, fiquei chocada, nunca na vida colocaria lá o meu filho, que intransigência...vi cada coisa lá escrita, tipo os pais não poderem nunca em nenhuma circunstância entrar na cozinha (oi??) ou administrarem uma multa de 30 euros sempre que passar das 19:00horas, não me parece nada Waldorf administrar multas, entendo que os horários têm de ser cumpridos mas não vejo necessidade de administrar castigos monetários Choque! em particular tendo em conta a mensalidade! E todos os outros gastos em material e até um futon para eles dormirem Choque! e a regra de só garantirem o almoço à criança que não chegue depois das 10:30...imaginemos que a criança naquele dia chega mais tarde por algum imprevisto, deixam-na passar fome?? eu nunca colocaria o meu filho num estabelecimento tão intransigente e é isso que gosto na creche do meu, é tudo flexível e há sempre uma solução que agrada a todos Sorriso
Ah e o cúmulo da sovinice é dizerem que os tickets educação têm de ser entregues em relação ao mês anterior porque as entidades demoram muito a reembolsar a escola...LOL com mensalidades naquele valor e ainda têm pressa de receber a pequena comparticipação dos tickets ao ponto de prejudicarem os pais por um problema da empresa!

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

SouCacau -
Offline
Desde 10 Fev 2007

Eheheh eu nem li tanto desse regulamento :p
Relativamente à multa sobre o atraso na hora de ir buscar eu até entendo... dependendo depois da forma como se gere a coisa se é uma situação pontual ou sistemática, é que há pais (sobretudo os mais ricos, acredita que trabalho na área) que se esquecem dos filhos.... literalmente!!! Acho que alguns miúdos se um dia ficassem a dormir no colégio os pais não davam conta.... alguns, não todos, nem tão pouco a maioria, felizmente!!! :p
Mas há aí muitas coisas que são exageradas sim Sorriso

Sobre SouCacau

Dia 06/02/2015 às 23h38 eis que me torno uma nova mulher, sem retorno possível! Espertalhão
E é tão bom amar-te e mimar-te meu filhote lindo, obrigada ao papá que é um homem maravilhoso com quem tenho o prazer de partilhar a vida Piscar o olho E dia 24/07/2017 fiquei ainda mais completa com os meus bebecas lindos ❤

Carimax -
Offline
Desde 17 Out 2008

No algarve, a waldorf pré-escolar é uma ipss! E na primária paga-se, no máximo, 300 , penso eu. Mas há quem tenha recursos mais escassos e pague de acordo com as possibilidades! Sorriso

A pedagogia não prevê as crianças serem depositadas...até acho estranho fechar tão tarde! Mas as multas elevadas deve-se à ideia de punição e não material...aqui tb é assim!

Sobre a alimentação...dá-me igual ser vegetariana..desde que equilibrada! Acho até que as refeições em geral, nos estabelecimentos mais convencionais abusam da proteína animal! O que faço é dar ao jantar...e nem sempre! Sorriso

Acho que a pedagogia tem muitas lacunas e dinâmicas que por vezes roçam o meus sistema nervoso....mas o trato humano é tão maravilhoso! É uma família....falam todos baixo e com calma...toca-se na criança para captar a atenção...não se grita! A forma como se vivencia a natureza e os ritmos....por exemplo....a cada dia da semana associa-se um cereal! Divide-se por épocas....a forma como se chega ao natal...ao dia mais escuro do ano...é tudo celebrado!
os passeios pela natureza à procura de anõezinhos....as histórias....os contos...os trabalhos manuais com lã, tear, liras, euritmia, a música, etc...! A inter-ajuda....os meninos do sol! Honestamente....o bem que fazia isto ao ensino público...aos meninos que precisam de colo e ninguém lhes dá! Isto seria um bálsamo para crianças carenciadas! É de facto uma pedagogia bonita...com muita harmonia e colo! Sorriso

Agora o preço lisboeta....é um susto! Elitista mesmo! Nesse caso viva a escola da ponte! Sorriso

Videl: sobre intransigência, quando aparecem determinadas regras, normalmente, deve-se a abusos continuados que têm que ser estancados! Piscar o olho

Continuando sobre a dinâmica( acho que estou embalada...eheheh)...lembrei-me que uma prática diária é a roda do bom dia, que inclui pais e filhos...onde se canta uma música a desejar bom dia a todos, aos animais, às flores, à natureza...os miúdos colaboram nas actividades do dia-a-dia, como, por a mesa, ajudar os mais pequeninos a lavar as mãos, ou o que seja, a preparar os legumes para a sopa, etc....Fazem pizza, pão, etc... a brincadeira fora é muito livre...trepam árvores, têm casas de madeira....areia da praia....horta...há o momento da partilha da fruta...onde se dispõe num prato e vai rodando por todos...

É de facto muito bonito, desculpem a insistência! Agora, claro, não é perfeita e há coisas que tb me irritam...:)

dona_amora -
Offline
Desde 20 Maio 2012

Eu era apaixonada e defensora da pedagogia waldorf pela relação com a natureza e espiritualidade até aprofundar melhor e verificar que há relação entre a Antroposofia de Rudolf Steiner (fundador waldorf) e Helena Blavatsky (sociedade teosófica) e desisti logo da ideia.
Pode-se trabalhar com a natureza sem entrar em campos a meu ver perigosos.
São opiniões.

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

dona_amora escreveu:
Eu era apaixonada e defensora da pedagogia waldorf pela relação com a natureza e espiritualidade até aprofundar melhor e verificar que há relação entre a Antroposofia de Rudolf Steiner (fundador waldorf) e Helena Blavatsky (sociedade teosófica) e desisti logo da ideia.
Pode-se trabalhar com a natureza sem entrar em campos a meu ver perigosos.
São opiniões.

Eu não sabia o que era, mas fiz uma pesquisa rápida e parece-me bem "Os objetivos da Sociedade Teosófica hoje são:

- Formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor.
- Encorajar o estudo de Religião comparada, Filosofia e Ciência
- Investigar as leis não explicadas da Natureza e os poderes latentes no homem."

Porque é que considera campos perigosos? (pergunto mesmo por curiosidade!)

Carimax, entendo que os extremos estejam relacionados com abusos, mas acredito que se podem resolver as coisas de outras formas e acho extremista certas coisas que vi no manual Careta mas há coisas complicadas de resolver, ainda ontem fui buscar o meu pimpolho à creche e ele estava de body e sweat grossa, eu achei estranho porque tinha-o deixado de body e t-shirt, perguntei o que se tinha passado e disseram-me "ah eles ficam com frio depois da sesta"...eu sei que o meu filho não fica com frio, ele é muito calorento, talvez seja a parte nórdica dele mas quando estão 28 graus ele não se aguenta de calor, ele com 20 graus tem de andar de manga curta...e aqui no Porto tem estado calor (hoje à tarde estavam perto de 30 graus, ontem não estava tanto mas deviam estar uns 25). Acho é que as pessoas são um bocado paranóicas e acham constantemente que bebés têm frio...e hoje ao deixá-lo pedi para não lhe vestirem a sweat mesmo que achem que ele depois da sesta tem frio, porque não tem, e já por isso deixei um casaquinho de algodão, se elas achassem que realmente ele tinha frio...pronto, ficaram amuadas/chateadas, sei lá, e nem sei como abordar a questão agora! Não o disse em forma de crítica, é só que conheço bem o que a casa gasta Careta e não acho razoável vestir sweats de inverno quando estão 25 graus, em particular em bebés calorentos (aliás, quando ela me disse aquilo eu respondi "frio? mas eu estou aqui dentro e estou cheia de valor, está um forno" lol). É difícil sempre comunicar com as pessoas e mal-entendidos surgem sempre, mas acho que escrever regras rígidas baseados em situações pontuais um pouco extremista...não sei, acabei por aproveitar para desabafar Careta

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Carimax -
Offline
Desde 17 Out 2008

dona_amora escreveu:
Eu era apaixonada e defensora da pedagogia waldorf pela relação com a natureza e espiritualidade até aprofundar melhor e verificar que há relação entre a Antroposofia de Rudolf Steiner (fundador waldorf) e Helena Blavatsky (sociedade teosófica) e desisti logo da ideia.
Pode-se trabalhar com a natureza sem entrar em campos a meu ver perigosos.
São opiniões.

A parte religiosa new age arranca-me cabelos, sim! é um dos pontos...ou a hipocrisia sobre "tudo natural" ...exemplo, não usam cd's porque é electrónico, ou o que seja...mas têm varinha mágica na cozinha! ( nunca lá vi o passe vite Careta ) ou as escovas de dentes...são de plástico, claro! Não conheço de madeira! Gargalhadas

A máxima " Há que respeitar o ritmo natural das crianças" também tem um ponto interessante...até aos 5 anos, todos dormem a sesta...mas a verdade é que há crianças estrangeiras que não dormem, nem nunca dormiram...e são forçadas a dormir...porque é o ritmo natural que "deve ser"

Sei lá....tantos exemplos....mas...a verdade é que não há organizações perfeitas e dentro do que vejo, esta é a que melhor dinâmica tem, para mim , claro! Sorriso

Mesmo a questão religiosa....acho que já pesquisei mais eu que algumas pessoas que ali trabalham! Piscar o olho Decorrem algumas celebrações cristãs, mas tudo muito decorado com história e magia...não é tratado como uma fé cega, típica dos dogmas católicos, e não só Sorriso

O problema da humanidade é isso mesmo....a humanidade! Gargalhadas As relações humanas são complexas...acho mesmo que os portugueses são muito pouco pragmáticos...ofendem-se com chachadas do diabo! pedes para não vestir e sentem-se desautorizadas...ofendidas! Roça o ridículo! Peço que me tratem pelo nome próprio....e as pessoas têm dificuldade em não me chamar pela minha categoria profissional...é muito estranho! Olha...acho que há reais abusos mesmo...como neste tipo de pedagogia o conceito comunidade é muito forte as pessoas tendem a desenvolver relações mais relaxadas e por vezes, penso eu, cometem "à vontades" exagerados...A multa acho bem...a pedagogia , em si, prevê que os filhos não sejam depositados nas escolas...aqui a escola encerra às 17h...a ginástica que faço...só eu sei! Mas vejo que são crianças livres....sem brincadeiras condicionadas...com expressão livre...sem terem que ointar desenhos feitos....aprendem a coser...que ajuda a motricidade fina...é uma visão interessante e muito pacífica para as crianças! Sorriso

SweetBlonde -
Offline
Desde 02 Ago 2012

Estive a ler sobre as escolas que referiram e acho este curriculum bem mais interessante mas que que na realidade não está acessível a qualquer um. http://www.ibo.org/

Editei só para dizer que é tudo muito bonito mas na realidade essas crianças não têm qualquer disciplina em termos de horários e aulas o que não lhes vai facilitar a vida quando e se quiserem frequentar a Universidade.

Blonde

************************************

Madrinha e afilhada orgulhosa da Nelia02

Carimax -
Offline
Desde 17 Out 2008

Estamos a falar de crianças pequeninas, acho prematuro pensar em universidade neste nível... mesmo falando da primária, ponderei uma escola internacional ( o meu marido não é pt) e não gosto completamente da dinâmica, para além que são ainda mais elitista , é uma autêntica bolha social, que estas de lisboa. Sorriso

Sobre a disciplina nos horários...a rotina é uma máxima ( pelo menos na escola do meu filho) Piscar o olho

Editei para dizer que acho criminoso o currículo pt...estive a ler estes dias o da primária.....é abusar das crianças! O horário que apresentaram na pública vai das 9h30 até às 17h30....com buracos no meio....mas sejamos realistas...quando é que brincam? Não se privilegiam as disciplinas criativas e o desporto....continuam a aplicar técnicas de formatação quando sabemos que nem todas as crianças têm as mesmas possibilidades de apoio....quando nem todas as crianças conseguem demonstrar o que sabem através de testes....quando se exercita a memória a curto prazo o que implica que quando despejaram o conhecimento no teste, o mais certo é apagarem isso da memória! etc etc...podia estar aqui o resto da tarde! O que vejo em alternativa? estas pedagogias...que não são perfeitas mas são melhor do que o estado, por norma, oferece! Valha-nos a escola da ponte, que é pública, e que é fruto de um visionário da pedagogia! Sorriso

O meu marido vem de um país mais a norte e, para ele, é impensável que as crianças estejam na escola tantas horas....nem a brincar quanto mais em contexto de sala de aula! Aqui a realidade é outra...é uma pena que, tendo as crianças que ficar na escola por vicissitudes da vida dos pais, não possam brincar livremente e desenvolver a motricidade e criatividade livre! Sorriso

Grande abraço

dona_amora -
Offline
Desde 20 Maio 2012

Completamente de acordo Carimax...

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Uma pessoa muito próxima da minha família (não posso dizer quem porque eles são paranóicos com sigilo) trabalha como examinador(a) externo(a) da ibo Careta acho que são muito picuinhas com as coisas, mas talvez tenha uma perspetiva deles mais do outro lado e não de quem lá estuda Careta

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

maili -
Offline
Desde 14 Ago 2012

Bakuarela, o projecto em funcionamento no norte, na zona do Porto, é a Casa do Sol! Sorriso
Beijinhos