As ecografias podem fazer mal?

12 respostas [Última]
bluegirl
Retrato de bluegirl
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 dia 18 h. Offline
Desde: 17.01.2011

Olá meninas, tou de 8 semanas e em breve vou fazer a ecografia do 1º trimestre. Tou super ansiosa para ver o meu feijãozinho! Agora, a mãe do meu marido é que está a ser um pouco chatinha com isto. Gosto muito dela, mas já não tenho paciência para a ouvir a falar das ecografias. Para ela, podem fazer mal e quanto menos se fizer melhor!

Ela diz que agora pensam que não fazem mal, mas que é como aquelas coisas que daqui a uns anos pode-se descobrir que afinal fazem então quanto menos se fizer melhor. Sinceramente acho isto um disparate. Não que ela não não possa ter uma ponta de verdade no que diz, mas porque se fosse assim então estavamos TODOS tramados!

Eu por mim fazia uma todos os meses para poder ver o crescimento do bebé e ir guardando as ecografias. Qual a vossa opinião?

A minha estrelinha Matilde nasceu no dia 22 de Setembro de 2011 com 3240kg e 47,5cm. Amo-te mais que tudo na vida!

Madrinha e Afilhada da Bibiskinha

http://socoisasgratis.blogspot.pt/

Ana 83
Retrato de Ana 83
Utilizador offline. Visto pela última vez há 24 sem 4 dias. Offline
Desde: 18.09.2010
Olá

Na minha opinião isso é um perfeito disparate! Se passarmos a vida a pensar nisto ou naquilo que pode vir a descobrir-se que faz mal, corremos o risco de deixarmos de a viver. Já se fazem ecografias há muitos anos e, até hoje, nada indica que façam mal ao bebé ou à mãe. É claro que isso não invalida que um dia se possa descobrir que, afinal, até são prejudiciais, mas se formos a pensar nisso mais vale deixarmos de comer, beber e respirar porque tudo o que ingerimos e respiramos está contaminado e faz mal. Há que ter um bocadinho de bom senso!
Estou quase na recta final da minha gravidez e, tal como tu, se pudesse teria feito ecografias semanalmente, porque além de não haver nada melhor que vermos o crescimento dos nossos bebés, nada nos dá mais tranquilidade que saber que eles estão bem. Por isso não ligues ao que a sogra diz!

Bjs

O meu príncipe nasceu a 18/2/2011.
Madrinha de um menino absolutamente lindo, da Martim21 Sorriso

Claudy
Retrato de Claudy
Utilizador offline. Visto pela última vez há 3 dias 5 h. Offline
Desde: 15.11.2010
Ela não sabe o que diz...

Ela não sabe o que diz... sogras.... he he... n me posso queixar da minha mas pronto...

Eu faço ecos mensalmente pk sou seguida no privado e o GO tem máquina no consultório. Quando descobri k tava grávida fiz 3 ecos num só mês... e nunca ninguém me disse k fazia mal... aproveita a tua gravidez e aproveita cada segundo em k tás a olhar pró teu bebé lindo....

Já nasceu o Tomás e é lindo lindo lindo...
Positivo:12/11/10 DPP:17/06/11 DN:18/06/11 (16:45)
3.780kg 51.5cm

Aninha Rochinha
Retrato de Aninha Rochinha
Utilizador offline. Visto pela última vez há 5 sem 5 dias. Offline
Desde: 15.07.2007
não é assim uma parvoice tão

não é assim uma parvoice tão grande. na verdade ha medicos que defendem que as ecografias em excesso podem afectar o feto. Mas não ha nada provado. No entanto se vais ser seguida no publico, podes descansar a tua sogra que se tudo correr bem com a gravidez que so fazes 3 ecografias.

nao te chateies por causa disso... sao pessoas mais velhas têm outra visão das coisas, e ficam na cabeça com aquilo que ouvem na tv ou dos vizinhos. Tenta antes explicar que não está nada provado e que temos de confiar que os medicos nao fariam nada que prejudicasse o bebe.

________________________________________________________________
http://amar_assim_perdidamente.blogs.sapo.pt * 11.10.2009 meu anjinho nasceu * te amo meu pequenino * vem aí o Rodrigo * DPP: 07.03.2012 *

Lenshka
Retrato de Lenshka
O utilizador está online Online
Desde: 26.04.2009
Bem...

...realmente então mais vale deixarmos de comer e essas coisas todas. Hoje em dia tudo faz mal Careta e cada vez está pior.

Eu também sou seguida no privado e tenho ecografias todos os mesinhos e não há nada melhor do que ver os nossos bebés todos os mesinhos. A evolução deles no nosso ventre é tão Apaixonado :X Sorriso nesta última eco a minha Luana estava a chuchar no dedinho Sorriso :) Sorriso é tão bom!!

Espero que no futuro inventem uma máquina destas para termos em casa Careta para podermos ver os nossos bebés a toda a hora Careta (isto é loucura matinal meninas, não liguem Espertalhão)

✿ Mae da L☆ que nasceu a 6 de maio 2011 as 22.02 horas, com 2870gr e 49cm ✿ ☆

✿ Positivo 20.02.2014 ✿ Vem ai a princeca L☆ ✿

Mamy Happy
Retrato de Mamy Happy
Utilizador offline. Visto pela última vez há 10 sem 21 min. Offline
Desde: 30.08.2010
....

No meu caso eu era seguida no publico e no privado, normalmente no serviço publico so se fazem 3 ecos, 1 a cada trimestre, eu por dificuldade de observação, no publico fiz 6, ou seja 2 em cada 3 meses, mas no privado sempre que tinha consulta ou seja uma vez por mes fazia uma eco, ou seja no total fiz umas 15 ecos, e nca nenhum medico me disse que fazia mal, alias eu cheguei a colocar essa questão, pk muita gente me dizia o mesmo, que eu fazia muitas ecografias, e o que o meu GO, me respondeu foi, mais vale ver agora tudo direitinho do que depois chegar a hora e faltar um dedo... uma piada um pouco de mau gosto, mas se calhar com razão. bjs e boa sorte...

♥♥♥Madrinha babada do Rodrigo da rofaria♥♥♥

daisy_flipp
Retrato de daisy_flipp
Utilizador offline. Visto pela última vez há 6 sem 2 dias. Offline
Desde: 23.01.2010
concordo em absoluto com a

concordo em absoluto com a mamã anterior. as ecos sao meios de diagnostico preventivo, pra detectar se ha algo de errado com o bebe kd ainda se pode fazer alguma coisa (tipo operar ainda dentro da barriga ou detectar mal formaçoes de tal ordem k o bebe nao é viavel) e pra assegurar k a grvidez corra o melhor possivel para o bebe e para a mae. muitas vidas sao salvas assim. se fizessem mal, nao fariam isso Às gravidas como é obvio, da mesma forma k durante a gravidez ha mtas coisas desaconselhadas por fazerem mal, mas nao as ecos.
pessoalmente, ja perdi a conta a ktas ecos fiz, pk a minha gravidez é de risco e ja fiz pelo menos 12 ecos em 34 semanas...
nao ligues ao k a tua sogra ou outras pessoas antigas disserem, ha montes de superstiçoes e sao uma parvoice pegadaa. e sobretudo, prepara-te, pk se a tua sogra for como a minha, agora é k vais ver quem ela realmente é. eu tb adorava a mminha e agora nem a posso ver de tao insuportavel k se tornou desde k engravidei.

Bem-vinda, filhota!!!
É um alívio ter-te nos braços sã e salva. Apetece-me gritar: MISSÃO CUMPRIDA (mas depois acordava-te, né?) hehehe

moninhas
Retrato de moninhas
Utilizador offline. Visto pela última vez há 5 sem 6 dias. Offline
Desde: 26.02.2009
ola meninas

mal mal faz é o raio x!!! as ecografria n ha nada provado ainda!!!!
eu fiz imensas, ate perdi a conta lol! havia meses a fazer 2/3 por mes, mas tbm era pk tinha um outro seguimento por causa da tiroide!!!
todos os mes fazia 1 pelo menos!!!
na alemanha quando soube k tava gravida fiz 3 ecos e tive apenas até as 6 semanas la! isto é para verem!!!
dps a minha filha nasceu as 43 semanas! desde as 40 ia todos os 2 dias ao hospital e la tava eu a fazer outra eco!!! até 2 horitas antes de ela nascer fizeram outra, onde detetaram k eu tinha a bacia mt pekena!!!
como veem fiz monte delas!!!! a minha filha ansceu perfeitinha!!!
acho k depende mt do pais onde nos encontramos, dos problemas k temos durante a gravidez, dos medicos tbm!!!!
por isso descança! se formos a pensar em tudo o k faz mal nunca teriamos filhos!!!

bjinhos

12/08/08 o dia em k te vi pela primeira vez, as 43 semanas de gestaçao, com 3150g e 50,5 cm

Tânia Roxo
Retrato de Tânia Roxo
Utilizador offline. Visto pela última vez há 2 anos 8 sem. Offline
Desde: 11.01.2011
Eco

Olá,

Eu recentemente, devia ter mais ou menos 7 semanas, fiz uma eco e tenho outra para fazer as 12 +/- e o meu medico "troceu" o nariz, disse me que quanto menos fizer melhor só mesmo em caso extremo, ele, não me disse que fazia mal, mas também não disse que fazia bem, o certo é que hà uns anos a minha mãe fazia RX para ver o bebe e agora nem pensar nisso. O que hoje é bom amanhã pode não ser bem assim...Mas também não podemos viver em volta disso...O melhor mesmo é fazer as que temos que fazer e ponto.
Eu na minha segunda menina estava num particular e também fazia uma a cada consulta era muito giro, mas tembém achava um abuso!

Beijos

Mãe pela 3º Vez!! Conta que Deus fez... Careta
Iris Ariana - 5 anos
Iara Beatriz - 3 anos
Eliane Yasmin - 9 meses

GuiBia
Retrato de GuiBia
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 42 sem. Offline
Desde: 25.05.2010
Li um estudo que diz que

Li um estudo que diz que Portugal é dos que mais ecos faz.

GuiBia
Retrato de GuiBia
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 42 sem. Offline
Desde: 25.05.2010
Li um estudo que diz que

Li um estudo que diz que Portugal é dos que mais ecos faz.

elizamor
Retrato de elizamor
Utilizador offline. Visto pela última vez há 2 h 49 min. Offline
Desde: 09.08.2010
Mamã, não stresses

as sogrinhas são assim mesmo: por vezes inconvenientes! As ecografias não fazem mal. Se não as fizessemos, como saberíamos se a gravidez estava a evoluir bem? Relaxa!

Cat martins
Retrato de Cat martins
Utilizador offline. Visto pela última vez há 2 anos 2 sem. Offline
Desde: 11.11.2009
Olá, A tua sogra só quer o

Olá,

A tua sogra só quer o melhor para o bebé (tens sorte porque a minha nem isso...) e ela tem alguma razão.
Os ultrassons da ecografia afectam a cartilagem de crescimento dos ossos, mas isso só acontece se forem feitas ecografias com muita frequência, todos os dias por exemplo.
Eu fiz imensas ecografias e não me parece problemático, é preciso não exagerar.

Beijocas

Opções de visualização dos comentários

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.