Dúvidas sobre glicose e diabetes gestacional | De Mãe para Mãe

Dúvidas sobre glicose e diabetes gestacional

Responda
9 mensagens
Princes_Familiar -
Offline
Desde 30 Jul 2010

Olá mamãs. Hj tive estive a ver os resultados da análise à glicose com a minha médica do centro de saúde. Disse-me que tinha que cortar nos doces porque o nível de açúcar do sangue estava alto. Mas ficou-se por ai.
Quando cheguei a casa, fui ver em quanto estavam os valores elevados, e fiquei parva, pois em jejum e aos 60 minutos estavam bem, dentro dos valores de referência, mas aos 120 minutos estava com 203 mg/dl, qd o valor de referência é até 153.
Isto, quer dizer que eu tenho diabetes gestacional não é? Basta um dos valores estar acima do referenciado, certo? E se assim é, eu não deveria que fazer análises novamente dentro de umas 2 semanas para controlar? Não deveria ter-me sido aconselhado uma dieta ou um plano nutricional?
agora fiquei a pensar nisso, se alguém me puder ajudar ou partilhar a experiência que tem, agradecia.

Princes_Familiar
Mamã de uma menina nascida em Junho/2011 e um menino, nascido em Julho de 2014

vaniabarreiros -
Offline
Desde 19 Ago 2013

olá mama eu tive diabetes gestacional, realmente esse valor e um pouco alto. Eu consegui controlar os meus diabetes só com dieta.
O que me aconteceu foi que a minha médica marcou-me uma consulta com um medico mesmo dos diabetes, e ai sim aconselharam-me a cortar nalguns alimentos e deram-me uma máquina para fazer tds os dias duas vezes por dia a medição da glicemia.
Deverias te informar melhor e pedir a essa tua medica para realmente ver se tens diabetes, pois isso pode prejudicar a tua gravidez, podendo o bebe aumentar demasiado o peso.

ATENÇÃO
Os doces não são o que mais aumenta a glicemia, mas sim massas, batata, pão, arroz, tudo o que tenha grande quantidade de hidratos de carbono.

Mas também não deves deixar de comer esses alimentos!! Deves de comer de tudo, mas em quantidades reduzidas, e tentar comer varias vezes ao dia sem ser só na refeição.

Se precisares de mais alguma ajuda é só dizeres.

Beijokas Sorriso

Princes_Familiar -
Offline
Desde 30 Jul 2010

Obrigado Vania. Pois, qd ela me disse que tinha o açúcar um pouco elevado nem perguntei mais nada, pensei que fosse só um pouco. Só me mandou cortar nos doces, acreditas?! O meu "drama" é que eu já tenho esse tipo de alimentação... e acho estranho não ser encaminhada para ym/a nutricionista nem repetir a análise. Acho que amanhã vou tentar falar com ela.

Princes_Familiar
Mamã de uma menina nascida em Junho/2011 e um menino, nascido em Julho de 2014

vaniabarreiros -
Offline
Desde 19 Ago 2013

Fazes bem.
Assim pelo menos ficas descansada..

cristinaaa -
Offline
Desde 14 Jul 2012

Olá mama. Realmente com esse valor já devias ser seguida por nutricionista. Não basta deixar de comer doces tens de controlar o que comes e os horários. É estranho porque eu com valor de 158 já fui acompanhada por endocrinologista ecom controle de valores de glicemia com picada após as refeições .

ZRM -
Offline
Desde 10 Dez 2010

Olá. Acho que a tua médica não te encaminhou corretamente. Eu tive 166 mg/dl após os 120 minutos e fui considerada com diabetes gestacional. A minha médica encaminhou-me para a aconsulta de diabetes do hospital que demorou 1 mês a se concretizar mas quando a tive, tive também com a nutricionista. Mas a médica logo disse para evitar doces e moderar a quantidade de hidratos de carbono. E é importante picares o dedo para veres a tua glicémia, eu faço-o em jejum e 1 hora após o pequeno-almoço, almoço e jantar, pelo que o enfermeiro te devia ter dado um aparelho de avaliação de glicémias. Acho que vais ter de voltar mesmo a falar com a médica. Outras dicas para te ires orientando na dieta, beber pelo menos 1,5 l de água por dia, comer sempre sopa (de preferência sem batata ou 1 pequena) antes da refeição, encher metade do prato com legumes/salada, comer no máximo 3 peças de fruta por dia, pode ser após as refeições e sempre junto com algum hidrato de carbono (se comeres fruta fora da refeição junta-lhe uma bolacha de água e sal ou maria), se te apetecer mesmo um doce, podes comê-lo mas tem de ser após a refeição e em vez da fruta (e isto não pode ser sempre, claro), os iogurtes têm de ser magros, eu como os da mimosa, leite pode ser meio-gordo ou magro. Depois vais controlando com a picada do dedo e vais-te aperceber quais os alimentos que mais te fazem subir a glicémia (a mim é o pão e já experimentei de todos os tipos, o de mistura é o melhor).
Se precisares de mais algumas dicas é só dizeres.
Ah e come de 2/2 horas.
Editei para acrescentar que isto foram as dicas da minha nutricionista ao meu plano alimentar, não quer dizer que possa ser igual para todos, pode ter que haver outros ajustes na tua alimentação mas enquanto aguardas pela consulta, vai tentando fazer esse plano alimentar pois é o melhor.

Princes_Familiar -
Offline
Desde 30 Jul 2010

Obrigado mamãs. Hoje fui falar com a minha analista. Confirmou que os meus valores já são considerados diabetes gestacional. Combinámos de manter uma dieta baixa em açucares e daqui a umas 2 semanas, quando atingir as 24 vou repetir as análises. Uma amiga dietista tb me vai fazer uma dieta. Falei tb com uma amiga que tal e qual cm comigo, tb não vou acompanhada por nutricionista, nem teve q se picar nem nada.

Princes_Familiar
Mamã de uma menina nascida em Junho/2011 e um menino, nascido em Julho de 2014

j__p -
Offline
Desde 12 Mar 2014

A mim também me aconteceu o mesmo. Às 26 semanas fui fazer a analise da glicose em jejum e fiquei em pânico quando a minha Ginecologista me disse que estava com diabetes gestacionais por um valor..."caiu-me tudo em cima", nunca pensei que isto me fosse acontecer. A médica diz ser fator genético.
jejum 65 (<92)
1h após 180 (<180)
2h após 145 (<153)
Então esta semana já com 27 semanas fui à consulta com a nutricionista e com a enfermeira, já me deram um plano alimentar a cumprir e ensinaram-me a utilizar a máquina para me picar 4 vezes por dia. Por enquanto ainda estou bastante assustada com isto tudo. Comecei ontem a utilizar a máquina sozinha e às vezes nem faço bem a sua utilização e gasto umas poucas tiras. Serei a única ou há mais mamãs como eu? Ainda agora após o almoço ao colocar a tira na gota de sangue aquilo não ficou completamente com sangue e deu 124, depois repeti e penso que fiz bem e deu 111. Mas isto é tudo uma novidade na minha vida...

Beijinhos a todas as mamãs e em especial aquelas que andam nesta luta como eu.

Princes_Familiar -
Offline
Desde 30 Jul 2010

depois do último dia que por cá passei, fui falar com a minha médica e ela disse-me só para ter cuidado com a alimentação e assim tem sido, sem grandes exageros, mas sem cortar demasiado. A verdade é que volta e meia vou medir os valores à farmácia e estão sempre baixos, tipo 70. Na última estava 58, até me perguntaram se me sentia bem por estar tão baixo. Enfim...

Princes_Familiar
Mamã de uma menina nascida em Junho/2011 e um menino, nascido em Julho de 2014