Duvidas sobre ganhar guarda da minha filha | De Mãe para Mãe

Duvidas sobre ganhar guarda da minha filha

Responda
16 mensagens
Paty1981 -
Offline
Desde 06 Jul 2014

Ola Bom Dia, registei-me neste forum só agora, mas ja sou seguidora dele ha muito tempo.

Tenho uma filha com 4 anos e vai entrar agora em Setembro para a escola. Estou separada do pai dela ha 3 anos, juntei me com o meu actual namorado. Fiz o BI da minha filha com a minha actual morada e registei a no agrupamento de escolas mesmo a a minutos da minha casa.

O pai dela trabalha em Lisboa, por turnos que vão ate as 3 da manha e vive junto com uma rapariga numa casa alugada em que ela tambem trabalha por turnos ate as 23h e tem mais 2 filhos (1 com 6 anos e outro com 1 ano). A minha filha está numa semana comigo e na outra com o pai e assim por diante. Na semana que está com o pai, ele mete-a na casa de uma vizinha que se intitula de "Ama". Vai para la por volta das 11 da manha e só a vai buscar por volta das 21h.

Eu estou desempregada, vou começar em Setembro a trabalhar a 5 minutos da minha casa e com horario laboral.

Decidi pedir a guarda da minha filha, porque quero que ela tenha uma rotina de estudos e de hábitos. Entrei com o processo em tribunal com o meu advogado, fomos a uma primeira reuniao de Pais á qual o pai da minha filha rejeitou a proposta, porque ele quer "Residência Alternada".Ora, ele vive a mais 15km da minha casa e da futura escola da menina, trabalha por turnos em Lisboa, como ele quer residencia alternada.

Na primeira reunião não ficou nada acordado, apenas que se iria manter a semana alternada até começar a escola.

Penso que agora virá uma assistente social a minha casa e á casa dele ver as condições que temos.

Alguem ja teve numa situação parecida a esta ou que me poderá dar algumas luzes o que se irá passar? Ele terá hipoteses de ganhar a Residencia Alternada?

Princesade2 -
Offline
Desde 10 Maio 2014

Olá mamã
vou falar-te do meu afilhado...os pais separam-se qdo ele tinha 6 meses...até aos 2 anos ele ficou com a mãe, e ia aos fins de semana para casa do pai...
depois aos 2 anos o pai pediu guarda alternada e o juiz aceitou...pk os pais viviam a 5 kms um do outro e o infantário ficava a meio caminho das 2 residências...
qdo o menino fez 5 anos a mãe juntou-se com o namorado e foram viver a 20 kms...a mãe tentou a guarda para ela...e não conseguiu, pk o pai disse k levava o menino à escola todos os dias, mesmo k fosse a 20 kms...e assim foi...o menino entrou para o 1º ano ao pé da residência da mãe, e qdo passa a semana com o pai faz 40 kms (ida e volta)...a mãe ainda foi a tribunal pk achava k 40 kms por dia eram demais (levantar mais cedo, transito....)...mas o pai tinha um excelente advogado e o juiz não aceitou (se a mãe mudou-se para mais longe, o pai não tem k ficar prejudicado por causa disso)
enfim....não acho bem nem mal, pk vejo k o menino é feliz...agora vai para o 4 ano e está a correr tudo bem...
mas contigo é diferente...o pai não tem horários, nem disponibilidade, e deixa a tua filha com uma "ama"...acho mesmo k não vais ter pblas nenhums em conseguir a guarda para ti
boa sorte ;)

Princesa de 2...mãe babada e feliz!!!!

Paty1981 -
Offline
Desde 06 Jul 2014

Obrigada pelo depoimento:) De facto o Pai quando sai as 3 horas do trabalho é um pouco dificil levantar-se 4 horas depois para a ir levar a escola, e mesmo quando ela sai as 17 ou 18h da escola ele está a trabalhar. Mas esperava que fosse tudo mais facil, na primeira reuniao de pais o juiz deu-me a entender que não sabia muito bem os factos.v

Em relação á "Ama" é mais uma vizinha porque so toma conta da minha filha e de 2 netos. A casa dela não tem as minimas condições!

Alguem me sabe dizer quais os factores mais relevantes quando a assistente social vier ver a casa e as condições?

Paty1981 -
Offline
Desde 06 Jul 2014

Além disso, quando a minha filha está comigo e o pai liga para falar com ela, ele começa sempre a dizer que lhe compra isto e aquilo e que a leva aqui e ali e depois na semana que está com ele nao lhe compra nada nem a leva a nenhum lado nem á praia sequer.
Muitas das vezes a menina começa a chorar a dizer que quer ir para o Pai so por causa destas falsas promessas.

Pelo que me informaram, não poderá ser entendido como Alienação Parental?

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

[quote=Paty1981]Além disso, quando a minha filha está comigo e o pai liga para falar com ela, ele começa sempre a dizer que lhe compra isto e aquilo e que a leva aqui e ali e depois na semana que está com ele nao lhe compra nada nem a leva a nenhum lado nem á praia sequer.
Muitas das vezes a menina começa a chorar a dizer que quer ir para o Pai so por causa destas falsas promessas.

Pelo que me informaram, não poderá ser entendido como Alienação Parental?[/quote]

Esse termo aplica-se quando um dos pais tenta impedir o acesso do outro à criança, não me parece que se aplique aqui no teu caso...

Em todo o caso, a norma, atualmente, é tentar a guarda partilhada, pelo que o teu advogado tem de estar muito bem preparado para argumentar o teu caso. Sabes que uma coisa é o pai ser assim ou assado, outra coisa é conseguir provar-se, e ninguém te garante que ele não negue tudo.

Boa sorte :)

Paty1981 -
Offline
Desde 06 Jul 2014

Ainda ontem por exemplo tive desde as 10 da manha ate as 22h para tentar falar com a minha filha e ele nunca me atendeu o telefone e ja não é a primeira vez que faz isso.

Em relação aos telefonemas vou gravar todas as conversas apartir de agora..ele bem pode negar!

O facto dele deixar a filha todos os dias o dia todo com uma vizinha nao conta? Ela almoça, lancha e janta la!

E alem disso dissera-me que a guarda/residencia alternada só é possivel em casos em que os pais se deem minimamente bem o que não é o caso porque ele e os amigos e familiares foram falar mal de mim nas redes sociais. Inclusive fiz o print e entreguei ao meu advogado

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Paty, grava e guarda tudo, pois estas situações são muito difíceis de provar... tenho uma amiga que o ex até ameaças graves lhe fez, e ela não ganhou nada com isso... enfim, é a justiça que temos.

Ela foi, inclusivamente, agredida por ele, e nada disso contou contra ele em tribunal...e tinha abandonado a criança com dias...anos mais tarde, quis ter direitos, e tem... é uma vergonha.

Por isso te digo, prepara-te para a luta, e boa sorte :)

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Ah, e ela só conseguiu que a guarda não fosse partilhada, mudando de casa, para centenas de quilómetros de distância.

Sofreu muito, afastou-se da família, e ainda assim passa martírios com a filha a chorar e a gritar quando tem de ir com o pai, mas nunca desistiu...tu, não desistas também :)

Paty1981 -
Offline
Desde 06 Jul 2014

Infelizmente é assim :s

O que me mete mais confusão são os factos todos.. trabalha por turnos em lisboa ate as 3 da manha, folgas rotativas, mais 2 crianças em casa e na semana dele a menina passa o dia TODO na vizinha.

Mesmo com estes factos todos o juiz ainda não decidiu nada e tenho receio da decisão final :S

Orchid -
Offline
Desde 25 Mar 2009

Mas se a menina fica bem com o pai, o pai gosta dela e ela do pai... porque queres que a menina não fique com o pai? porque ele a entrega aos cuidados de alguém para ir trabalhar? como vais tu fazer quando fores trabalhar?? Essa senhora pode n ser ama e tu achares que n é local adequado para a tua menina... na melhor hipótese debate essa questão com ele!

Quando o meu mais velho era pequeno eu trabalhava todos os dias até às 3 da manhã, com folgas à segunda e terça... não era por isso que eu deixava de ser merecedora de estar com o meu filho que tanto amava e ele a mim!

Vai com calma e não tires o pai à tua filha (para não dizer "a filha ao pai!")

Sobre Orchid

05-09-2009... chorei porque não sabia sorrir tanto!
Sessões fotográficas pré-mamã, bebé, familia...
www.caixadeluz.pt http://www.facebook.com/caixadeluz
[email protected]

Paty1981 -
Offline
Desde 06 Jul 2014

O problema é que o pai deixa a menina na vizinha as 10 ou 11 da manha mesmo quando só entra á noite!

Eu quando for trabalhar deixo a menina na escola que fica a 5 minutos do meu trabalho e vou buscá-la ao final do dia.

Nao a quero tirar ao pai de maneira nenhuma! Apenas quero que tenha estabilidade e uma rotina coisa que com ele nao tem.

Orchid -
Offline
Desde 25 Mar 2009

Mas como sabes que ela fica lá esse tempo todo? Se ele quer mesmo ficar com a menina, disponibilizando-se a deslocar-se para a levar à escolinha, parece-me que se preocupa com ela e quer ser pai dela.

Estas coisas dos divórcios são complicadas... tenta falar com ele a bem. conversem! Tenta perceber bem essa situação da menina ficar na ama... Pelo bem da menina, entendam-se!

A maior estabilidade que lhe podes dar é a emocional.. e ela precisa do pai presente! ;)

Sobre Orchid

05-09-2009... chorei porque não sabia sorrir tanto!
Sessões fotográficas pré-mamã, bebé, familia...
www.caixadeluz.pt http://www.facebook.com/caixadeluz
[email protected]

2piolhitos -
Offline
Desde 16 Maio 2010

[quote=Orchid]Mas se a menina fica bem com o pai, o pai gosta dela e ela do pai... porque queres que a menina não fique com o pai? porque ele a entrega aos cuidados de alguém para ir trabalhar? como vais tu fazer quando fores trabalhar?? Essa senhora pode n ser ama e tu achares que n é local adequado para a tua menina... na melhor hipótese debate essa questão com ele!

Quando o meu mais velho era pequeno eu trabalhava todos os dias até às 3 da manhã, com folgas à segunda e terça... não era por isso que eu deixava de ser merecedora de estar com o meu filho que tanto amava e ele a mim!

Vai com calma e não tires o pai à tua filha (para não dizer "a filha ao pai!")[/quote]

Concordo com esta mamã! Também não consegui perceber qual o problema do pai deixar a menina aos cuidados da vizinha/ama/whatever enquanto vai trabalhar e muito menos qual o problema do pai trabalhar por turnos... Não tem um horario certinho? Pois, eu também não! Trabalho por conta própria, o que significa que certo só o horario de entrada! Feriados e fins de semana não sei o que são! Passam muito tempo na escola, nas avós e em nossa casa só com o pai.. Só eu sei o que custa não estar mais com eles... Mas se o faço/fazemos é por eles! E claro tento-os compensar em cada bocadinho que temos (compensar com atençao, nao confundir com comprar!!) E alguém põe em questão que eu mereça/queira estar com os meus filhos? Qual a diferença então entre mim e este pai?

mamã babada de 2 piolhos... L & D (12 & 11 anos)... são o melhor de mim... o meu mundo... a minha vida...

Princesade2 -
Offline
Desde 10 Maio 2014

Olá
concordo com muito do k foi escrito....os horários e os turnos não fazem das pessoas boas ou más mães/pais...
mas uma vez k esta mãe tem um horário diurno, folga aos fins de semanas e pode dar estabilidade na hora de acordar, deitar...k são tão importantes para as crianças...e uma vez k é a MÃE k pode fazer isso, e não uma vizinha...não seria mais lógico a criança ficar com a mãe durante a semana e ir ao fim de semana com o pai...ou até estar com ele durante a semana, mas só durante as folgas...??????????
por norma, os juízes são aplicam a guarda partilhada qdo é pedido e justificada a estabilidade da criança...sou a favor da guarda partilhada para k a criança possa crescer com ambos os pais...e não ver só o pai como um estranho....mas qdo há estabilidade!!!!
tenho 2 filhos...e digo spr k se um dia vier a separar-me vou querer guarda partilhada...mas se houver estabilidade...se os meus filhos ficarem com uma ama, vizinha, avó, ect....pk o pai está spr a trabalhar...e se eu tenho horários mais "certinhos"...não acho k faça sentido para ninguém, e muito menos para a criança, k haja guarda partilhada....
até pk a guarda partilhada é para ser PARTILHADA entre a Mãe e o Pai...e não por vizinhas ou avós por habito e sistema...a não ser k os 2 progenitores não tenham horários fixos ou fins de semana
Força para ti!!!
Vais ver k vai correr tudo bem...tb concordo com a mamã k diz para gravares tudo...mais vale ter "provas" a mais...pois nunca se sabe ;)

Princesa de 2...mãe babada e feliz!!!!

severina -
Offline
Desde 26 Nov 2007

A mim parece me que a tua guerra é com o pai e estas a prejudicar a menina inconscientemente.
Se o pai gosta dela e quer estar com a menina e a criança quer estar com o pai...não compliques.
Todas as crianças precisam de pai e mãe...
Pelo menos tenta para ver como corre.
E por outro lado pareces.me muito preocupada com a visita da assistente social.
Nunca te esqueças que qualquer pai ou mãe que AMEM e tratem bem os seus filhos são merecedores da sua companhia.

Um beijinho .

csofia_ -
Offline
Desde 19 Dez 2012

Concordo com o que já disseram, seria boa ideia a menina estar com o pai nas folgas dele. Mesmo que sejam folgas a um dia útil da semana e implicasse faltar ao infantário, acho mais importante a nível emocional estar com o pai do que no infantário.
Tal como há crianças que só vão da parte da manhã ao infantário, também podem haver crianças que faltem 1 dia ou outro para estar com um dos pais.
Essa falta não teria de implicar mudança de hábitos, porque podia-se levantar e deitar às mesmas horas...
No entanto vejo que não ha muito respeito entre as partes, com criticas no facebook à mistura... isso não é bom nem ajuda nos interesses da menina.
Boa sorte e que resolvam as coisas com calma.