Dúvidas parto | De Mãe para Mãe

Dúvidas parto

Responda
9 mensagens
carinamoreira19 -
Offline
Desde 16 Abr 2016

Bom dia mamãs!
Estou quase com 39 semanas, 38+5, até agora não tive contrações, apenas estou com 2 dedos de dilatação à duas semanas, uma das minhas dúvidas é se até às 40 semanas o meu principe não quiser nascer posso pedir para provocarem o parto? Não queria passar as 40 semanas pois já me disseram que pode trazer problemas para o bebé. Vai ser na maternidade de Gaia. Obrigada!

10-05-2016 - POSITIVO

Marlene Pires A... -
Offline
Desde 23 Set 2016

Colada!

Ariel Ab

CatarinaBaia -
Offline
Desde 12 Set 2012

Olá mamã!

Segundo o que me foi dito por vários profissionais de saúde no decurso das minhas duas gravidezes, os bebés nascidos entre as 38 e as 42 semanas são bebés de termo. Sim, 42 semanas. Parece muito (e para quem está no final da gravidez é IMEEEENSO) mas não coloca qualquer risco para a saúde ou desenvolvimento do bebé. Segundo me disseram (gosto de reforçar que apenas estou a transmitir o que me foi dito por profissionais de saúde) a unica questão que se coloca é o aumento de peso dos bebés. Bebés que nasçam depois das 40 semanas são, tendencialmente, mais gordinhos, podendo tornar o parto mais complicadito para a mamã.

Agora vou-lhe contar a minha experiência pessoal da primeira gravidez:
- bebé grande em todas as ecos;
- valores de referência sempre normalíssimos;
- CTG's semanais (desde as 37 semanas) sem uma única contração e com boa vitalidade do bebé;
- 1 cm de dilatação.
A obstetra decidiu induzir o parto às 41 semanas. O bebé nasceu com 3740 gramas e 51 cm (enorme) e teve que ser um parto com ventosa. Mas tudo correu muito bem, ele não tem nenhum problema, é um menino saudável e muito inteligente, quase a fazer 4 anos.

Por isso, a minha opinião pessoal é: siga os concelhos médicos. Oiça-os com atenção e coloque-lhes todas as suas dúvidas. Eles, melhor do que ninguém, conhecem a sua história clínica e aconselhá-la da melhor forma, para si e para o bebé.

Entretanto, uns truquezinhos que me disseram para tentar acelerar o trabalho de parto (que comigo não resultaram Piscar o olho ):
- caminhar muito;
- ter relações sexuais;
- relaxar;
- tomar banhos de imersão muito quentinhos;
- comidinhas picantes.

Desculpe o testamento, espero ter ajudado. Sorriso

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Tal como dissera a gravidez pode ir até às 42 semanas sem haver problemas para o bebé, mas geralmente os hospitais não deixam passar das 41+3. Sorriso
Comparando com a mamã acima, a minha filha também com mais de 3.5 Kg e com 51 cm mas foi um parto fácil, com uma expulsão muito rápida.
Dou o mesmo conselho: coloque as suas dúvidas e ouça os médicos, mas não fique muito preocupada caso prefiram esperar mais uma semana pois o bebé não corre mais riscos por isso. Sorriso

Desde 13 Set 2012

Olá!

Não se preocupe com questões clínicas; os médico sabem bem quando o bebé excedeu o tempo para ficar no quentinho. embora isto possa variar um pouco de obstetra para obstetra, em geral entre as 40 e as 41 semanas os partos acontecem, sejam naturalmente ou com ajuda médica. Claro que a esta altura a ansiedade já é enorme, mas mantenha a calma que tudo irá correr bem. Faça umas boas caminhadas se conseguir, namore bastante também e deixe a Natureza fazer o que lhe compete. Se a Natureza não fizer, a ciência irá entrar em ação.

Beijinhos e tudo de bom!

SMSantos

carinamoreira19 -
Offline
Desde 16 Abr 2016

Mamãs hoje fui à consulta de termo, e o exame do "toque" magoou-me imenso, acontece que estou a sangrar muito e com muitas dores. É normal? Estou com 39+3d.

10-05-2016 - POSITIVO

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Carina

Devem ter-lhe feito o toque maldoso. Não lhe explicaram que iam fazer o descolamento das membranas?
É normal sangrar se sangrar um bocado mas se o sangue não abrandar nem as dores, eu aconselharia a ir ao hospital.

carinamoreira19 -
Offline
Desde 16 Abr 2016

A médica só me disse que ia ver a dilatação que tinha, mas já tinha feito 3 vezes o exame e nunca me doeu nem tao pouco sangrei. Mas isso faz parte da provocação do parto?

10-05-2016 - POSITIVO

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Sim, o descolamento de membranas tem como objectivo tentar que o parto se inicie. Nem sempre resulta mas a ideia é que mais tarde ou mais cedo entre em trabalho de parto.