duvidas e mais duvidas!!!!! maternidade bissaya barreto | De Mãe para Mãe

Está aqui

duvidas e mais duvidas!!!!! maternidade bissaya barreto

Responda
52 mensagens
NadiaReis -
Offline
Desde 16 Jun 2017

ola mamas
estou a começar a preparar as malas para a maternidade, mas tem me surgido algumas duvidadas.
tenho uma lista que me foi enviada pela maternidade bissaya barreto e onde consta tudo o que será necessário levar.
mas em conversa com amigas que la tiveram os seus bebe recentemente, reparei que há algumas coisa que a maternidade pediu que nao constam na lista que eu tenho.
coisas como, discos de amamentação, produtos de higiene para o bebe,fraldas descartáveis, penso higiénicos,toalha de banho para a mae, nao constam na lista
eu estou a pensar levar tudo o que disse que nao esta mencionado na lista, mas tenho medo de parecer maluquinha e que "ralhem" comigo por levar coisas que nao constam na lista.
qual a vossa opinião mamas?

maria_mãe -
Offline
Desde 27 Jun 2017

Olá Nadia.

Olha, o meu conselho é que ligues para lá e peças para falar com uma enfermeira parteira e esclareças tudo direitinho!

Eu também tinha exactamente esse receio de parecer que ia 15 dias de viagem Careta

Submetido por maria_mãe em Seg, 02/10/2017 - 10:02
NadiaReis -
Offline
Desde 16 Jun 2017

ola Maria_mae
obrigada pelo conselho.
de qualquer forma tenho intenção de fazer uma visita a maternidade antes do parto, e caso por telefone nao me consigam tirar estas duvidas colocarei-as quando la for.
das listas que pedi das maternidades mais perto de mim, foi a que achei menos organizada e explicita!!!!
beijinhos e uma "hora" bem pequenina.

Submetido por NadiaReis em Seg, 02/10/2017 - 10:58
suagomes -
Offline
Desde 19 Set 2017

A maternidade é publica ou privada? Dos itens que falaste a única coisa q eu n tinha na minha lista dada pela maternidade são os produtos de higiene para o bebé, e q n vais precisar, pq o recomendado agora é q o bebé seja lavado so com água ate completar 1mes de vida, que é o tempo necessário para a pele do bebé amadurecer. De resto vais precisar de tudo, mas já ouvi falar q no privado "dão" (entre aspas pq a ser verdade, acaba-se por se pagar isso tudo) as fraldas e os pensos, e tb n necessitas de levar toalha própria q tb têm. Discos de amamentaçao são necessários, ou nos primeiros tempos o melhor mesmo será as conchas de amamentaçao, pq se os mamilos gretarem vais precisar que eles arejem o máximo possível ( eu ate andava era c as maminhas ao leu! Mas pq por complicaçoes no parto acabaram por me por num quarto individual, estava sozinha, por isso podia!), e a essa lista acrescentava ainda purelan, para mim foi imprescindível nos primeiros tempos!

Submetido por suagomes em Seg, 02/10/2017 - 13:14
NadiaReis -
Offline
Desde 16 Jun 2017

Ola suagomes
A maternidade é publica.
Desconhecia que agora recomendavam lavar o bebe so.com agua...parece que estamos a voltar ao antigamente!ehehe
O purelan ja consta na minha necessaire. Conchas de amamentacao nao vou utilizar, porque as maiores que encontrei me marcavam o peito todo, por isso tera que ser mesmo discos de amamentacao.

Submetido por NadiaReis em Seg, 02/10/2017 - 18:19
Desde 18 Set 2017

Olá NadiaReis Sorriso também estou na maternidade Bissaya Barreto e também achei a lista um pouco reduzida ... Mas como também sou novato nisto não sei ajudar muito Confuso
Já te chamaram para as aulas de preparação pró parto ?

Submetido por Daniela Moreira Lisa em Ter, 03/10/2017 - 10:04
NadiaReis -
Offline
Desde 16 Jun 2017

ola Daniela Moreira Lisa.
eu tbm achei a lista bem reduzida!!!! mas ontem em conversa com o meu marido decidimos que vamos fazer tres malas!!!! a do bebe a minha e uma que ficara no carro, com algumas coisas que nao constam na lista e que acho que poderam ser necessarias. caso eles digam que falta alguma coisa das que nao vem na lista, é so pedir ao meu marido e ele tirará da mala que esta no carro.
eu nao estou a ser seguida diretamente na maternidade, sou seguida no hospital da figueira da foz.
a inicio nem estava muito voltada para ter o meu menino na bissaya, e ainda nao tenho 100% de certezas!!!
vejo que temos uma semana de diferenca!!! pode ser que ainda nos encontremos por la, caso o meu tenha pressa em nascer!!!ehehe

Submetido por NadiaReis em Ter, 03/10/2017 - 11:34
Desde 18 Set 2017

Também é boa ideia Sorriso
Pois também reparei que temos pouquinho tempo de diferença e que também vais ter um menino Sorriso Espero que tudo corra bem Sorriso

Submetido por Daniela Moreira Lisa em Ter, 03/10/2017 - 15:54
suagomes -
Offline
Desde 19 Set 2017

Eu confesso que também não gostei muito das conchas....mas há ali uma primeira fase em que os mamilos vão precisar de andar livres leves e soltos! E vai haver alturas que não podemos andar com as mamocas ao leu porque temos visitas, ou se podemos....elas vão andar a pingar por todo o lado e não ha torneira para fechar! Espertalhão E então nesses primeiros tempos os discos podem não ser o mais indicado, pq tenho uma amiga que os mamilos gretaram ao inicio, por isso o que funcionou com ela foram as conchas, é que quando usou discos de amamentação o que lhe aconteceu é que o mamilo fez ferida pq como estava gretado colou ao disco... Chorão mas como somos todas diferentes, temos que ver o que melhor funciona connosco, eu acredito que a seguir a dar de mamar se se puser purelan isso não deve acontecer, eu punha sempre, mas os meus mamilos não chegaram a gretar, mas passo o testemunho pq também aprendemos com as experiências das outras mães!

Quanto à banhoca, eu pensei que me fosse fazer confusão lava-lo só com agua e pensei "ah, quando chegares a casa, vais levar uma banhoca cheia de espuminha!" mas não, lavávamos só com agua, e hidratávamos com óleo de amendoas doces de vez enquando, e só dps do primeiro mês é que começamos a usar os produtos nele e correu tudo bem Sorriso

Submetido por suagomes em Qua, 04/10/2017 - 09:56
maria_mãe -
Offline
Desde 27 Jun 2017

Em relação às conchas. Há umas de uma marca muito boa, que são muito confortáveis: amela.

E não se esqueçam da recomendação de passar uma gotinha de leite nos mamilos após cada amamentação.

Beijinhos

Submetido por maria_mãe em Qua, 04/10/2017 - 11:09
Marta.81 -
Offline
Desde 17 Maio 2011

Tive a minha menina lã à pouco mais de uma semana.
O meu filho também nasceu lá há 4 anos...

Para o bebé só é necessario toalha de banho, as trouxas de roupa, fraldas descartáveis, toalhitas, lima de papel para as uninhas deles para não se arranharem, escova de cabelo caso seja nenina cabeluda (como a minha!!) ??

Para a mãe, camisa de dormir, soutien de amamentação, bicos de silicone, cuecas (eu preferi descartável para o primeiro dia e depois de algodão pois seguram melhor os pensos), chinelos tipo havaianas, gel de duche, escova dentes, pasta. ..

A maternidade facilita gel de banho para o bebé, e também gel de banho para a mãe (caso não façam questão de usar o vosso ).
Fornece pensos higiénicos para a mãe assim como toalhas de banho.

Uma coisa que as enfermeiras pedem mesmo para levar e não está na lista...
É comida para a noite... pois só têm bolacha maria e leite, o que não é suficiente para repor as energias do parto, e garrafa de 1,5l de água.

Eu por acaso tinha feito antes de sair de casa um croissant com manteiga e fiambre e sumo néctar. . Ficou no carro... e o marido foi buscar... foi a minha sorte porque a minha menina nasceu à meia-noite!

Qualquer dúvida, disponham!

Ps: Adorei mais uma vez a minha estadia lá! As enfermeiras são umas queridas, muito atensiosas! 5 estrelas!!!

Esqueci de indicar: creme mamilo Purelan e discos de hidrogel!
?

Submetido por Marta.81 em Qua, 04/10/2017 - 11:55
Sobre Marta.81

06/11/2012... Um dia maravilhoso e mágico!! Sorriso
Obrigada por fazeres parte das nossas vidas, meu filho!

NadiaReis -
Offline
Desde 16 Jun 2017

Suagomes
em relação a banhoca, nao me vai fazer diferença se assim for porque sempre quis disse que queria usar o menos de produtos possíveis. so achei piada porque ainda a pouco tempo em conversa com a minha mae, ela me dizia que na altura em que eu nasci, so davam banho ao bebe por inteiro depois do coto do cordao cair e que era so com agua com oleo de amendoas doces, e depois era sabonete de glicerina!!! para mim quantos menos químicos melhor, por isso se for para fazer assim otimo!! beijinhos

Submetido por NadiaReis em Qua, 04/10/2017 - 18:44
NadiaReis -
Offline
Desde 16 Jun 2017

Maria_mãe
sera que querias dizer da marca Medela??? e que se for essa marca eu experimentei as maiores e aleijavam-me...tenho as mamocas bem grandes, e se marcava agora nem quero pensar depois quando o leite subir!!!
esse truque da gota de leite no mamilo tbm ja me tinham dito, dizem que é o melhor hidratante que pode existir.
beijinhos

Submetido por NadiaReis em Qua, 04/10/2017 - 18:47
NadiaReis -
Offline
Desde 16 Jun 2017

Marta.81
obrigada por teres comentado e me teres esclarecido tanta coisa!!!
isso dos lanchinhos uma amiga tbm ja me tinha dito para levar alguma coisa.
em relação ao atendimento, ja la me dirigi tres vezes as urgências e so gostei da ultima vez que la fui. a doutora que me atendeu foi super simpática e carinhosa.
da primeira vez o medico teve o descaramento de me perguntar porque e que tinha engravidado, se era obesa? e que nao podia engordar nem mais uma grama...sai de la em lágrimas... mas enfim, tudo depende dos profissional que apanhamos.
beijinhos

Submetido por NadiaReis em Qua, 04/10/2017 - 18:55
shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

Acho que já está o essencial dito. Eu tive a menina na Daniel de Matos, mas o que eles dão é o mesmo. A comida extra é uma ótima ideia!
As conchas não sei se vale a pena. Eu nunca usei. Comecei a usar soutien e discos só com a subida de leite - borrifei-me para o facto de não estar sozinha. E só usei discos porque o purelan me manchada os soutiens. Nunca verti leite! Amamentei quase 9 meses, 4 em exclusido, portanto leite não faltava. Piscar o olho

Submetido por shicat em Qua, 04/10/2017 - 22:19
Marta.81 -
Offline
Desde 17 Maio 2011

NadiaReis escreveu:
Marta.81
obrigada por teres comentado e me teres esclarecido tanta coisa!!!
isso dos lanchinhos uma amiga tbm ja me tinha dito para levar alguma coisa.
em relação ao atendimento, ja la me dirigi tres vezes as urgências e so gostei da ultima vez que la fui. a doutora que me atendeu foi super simpática e carinhosa.
da primeira vez o medico teve o descaramento de me perguntar porque e que tinha engravidado, se era obesa? e que nao podia engordar nem mais uma grama...sai de la em lágrimas... mas enfim, tudo depende dos profissional que apanhamos.
beijinhos

Realmente teve pouca sorte...
O médico devia estar com TPM...
De todas as vezes que fui à urgência fui sempre atendida por mulheres (médicas e enfermeiras). Só apanhei médicos quando foi do meu filho há 4 anos. Eram eles que faziam a morfológica ( tive de ir lá uma vez por mês ) Tanto era o Dr Mesquita como o Dr Miguel Branco e ambos foram tb 5 estrelas.

Vá descansada! Vai correr tudo bem!
Que tenha uma horinha pequenina!!

Submetido por Marta.81 em Qui, 05/10/2017 - 09:41
Sobre Marta.81

06/11/2012... Um dia maravilhoso e mágico!! Sorriso
Obrigada por fazeres parte das nossas vidas, meu filho!

Sónia fb -
Offline
Desde 07 Out 2017

Ola NadiaReis tambem sou gordinha e não foram muito simpáticos cmg nas ecografias. Alias na ultima um medico que entrou no gabinete enquanto estava a fazer ecografia a rir se disse que devia estar com medo de algum furacao..para nao ser arrastada. Fiquei perplexa.

Submetido por Sónia fb em Sáb, 07/10/2017 - 21:23
Sónia fb -
Offline
Desde 07 Out 2017

Ola NadiaReis tambem sou gordinha e não foram muito simpáticos cmg nas ecografias. Alias na ultima um medico que entrou no gabinete enquanto estava a fazer ecografia a rir se disse que devia estar com medo de algum furacao..para nao ser arrastada. Fiquei perplexa.

Submetido por Sónia fb em Sáb, 07/10/2017 - 21:25
NadiaReis -
Offline
Desde 16 Jun 2017

ola Sónia Fb,
eu quando engravidei tinha 96kg, ja engordei 13kg!!!!! e nao penses que é por causa da alimentacao ou do sedentarismo.
faco caminhadas quase todos os dias e sou acompanhada por uma nutricionista, ja fiz exames detalhados para ver se havia aqui algum problema, e nao ha.
por mais cuidados que tenha, engordo!!!! hoje tenho consulta no medico de familia e ja sei que me vai chamar a atencao por causa do peso!!!
sei muito bem os problemas que podem acontecer por causa do peso , na altura do parto e nao so, mas nao consigo controlar isto nem por nada.
tento nao stressar muito com isso pois quero viver a minha gravidez em pleno, mas a verdade é que cada vez que se aproxima uma consulta é uma ansiedade, que meu deus, quase tenho um treco!!!

Submetido por NadiaReis em Seg, 09/10/2017 - 09:52
maria_mãe -
Offline
Desde 27 Jun 2017

Olá Nadia.

Não, queria mesmo dizer Ameda!

https://www.kidits.pt/maternidade/ameda/p-21418

São super confortáveis... então comparadas com as da Medela...

Comprei no D'Barriga.

Beijocas

Submetido por maria_mãe em Seg, 09/10/2017 - 11:16
Sónia fb -
Offline
Desde 07 Out 2017

Ola novamente nadiareis.eu tenho neste momento mais tres kilos que tu. Eu desde que engravidei emagreci dois kilos. E estou quase a ganha los novamente. Ou seja nao aumentei nada o peso.mas faço caminhadas, entrei para a hidroginastica, e comecei realmente a comer mais a base de legumes e sopa... tambem tenho sempre medo do aumento do peso nas consultas.mas as ecografias tem se tornado mesmo penoso, apanhei um dr. que nem me falou durante toda a ecografia. E outro que disse aquela bacorada que ja contei...o.importante é estar tudo bem com o teu bebe independente do peso..os teus valores da tiroide estava tudo bem? o teu bebe nasce para quando??

Submetido por Sónia fb em Seg, 09/10/2017 - 20:43
Sónia fb -
Offline
Desde 07 Out 2017

Ola novamente nadiareis.eu tenho neste momento mais tres kilos que tu. Eu desde que engravidei emagreci dois kilos. E estou quase a ganha los novamente. Ou seja nao aumentei nada o peso.mas faço caminhadas, entrei para a hidroginastica, e comecei realmente a comer mais a base de legumes e sopa... tambem tenho sempre medo do aumento do peso nas consultas.mas as ecografias tem se tornado mesmo penoso, apanhei um dr. que nem me falou durante toda a ecografia. E outro que disse aquela bacorada que ja contei...o.importante é estar tudo bem com o teu bebe independente do peso..os teus valores da tiroide estava tudo bem? o teu bebe nasce para quando??

Submetido por Sónia fb em Seg, 09/10/2017 - 20:43
NadiaReis -
Offline
Desde 16 Jun 2017

ola Sónia Fb
sim os valores da tiróide estavam bem.
o meu menino esta previsto para 4 de janeiro. mas a minha go ja me disse que se ele continua a crescer a este ritmo vai nascer mais cedo.
eu faço caminhadas de 3,km quase todos os dias e ioga.
estou mesmo a reter tudo o que como!!
nas ecos nao tenho razao de queixa dos médicos, foi so mesmo nas urgências da maternidade.
queria manter este peso ate ao fim, mas nao sei se consigo, ate porque agora provavelmente começarei a fazer ainda mais retenção de líquidos...
o teu bebe esta previsto para quando?

Submetido por NadiaReis em Ter, 10/10/2017 - 07:41
Sónia fb -
Offline
Desde 07 Out 2017

Ola nadiareis. O meu bebe esta previsto dia 8 de janeiro.. e espero mesmo que nasça depois do novo ano, nao queria nada ter que passar o natal ou a passagem de ano na maternidade, mas quem manda é o bebe.o meu também é um pilinhas. Fizeste as ecografias na figueira ou na bissaya? Ja tens as pernocas/ pés inchados? Estas a gostar da yoga?tive quase para me inscrever também, mas vi vídeos e tive medo de não gostar.o meu go disse que a partir de agora nao me pode pedir para manter o mesmo peso, pk vai ser difícil. Aí na figueira até dá gosto fazer caminhadas se for a beira mar. Fixe

Submetido por Sónia fb em Ter, 10/10/2017 - 09:51
NadiaReis -
Offline
Desde 16 Jun 2017

ola
tbm nao gostava muito de passar ou o natal ou a passagem de ano na maternidade, mas como dizes eles e que mandam.
faço as ecos aqui na figueira.
ao final do dia ja sinto os pes a inchar um pouco sim, mas eu ja tinha problemas de retenção de líquidos antes de engravidar. sempre consegui contornar o problema com as caminhadas e com chás drenantes, mas agora esses chás nao os posso beber...enfim... caminhadas a beira mar é o melhor, ate por causa da congestão nasal!!!eheh, e la vou bebendo cha de cidreira que é um bom anti-inflamatório e la vai ajudando, pernocas para cima ao fim do dia e muitos duches de agua fria para activar a circulação.
parece que este ano será dos meninos!!!ehehehe

Submetido por NadiaReis em Ter, 10/10/2017 - 11:41
MFMF -
Offline
Desde 17 Out 2013

Bom dia mamãs,
Vou-me juntar a vocês porque também vou ter a minha bebé na bissaya barreto.
A minha DPP é 3 de Janeiro.

Neste momento estou a ultimar as compras do que me falta para a mala da maternidade. Ainda ando às voltas com as camisas de dormir... sabem porque é que pedem duas para a sala de partos??
Alguém foi visitar a maternidade?

Submetido por MFMF em Qua, 11/10/2017 - 10:43
Marta.81 -
Offline
Desde 17 Maio 2011

MFMF escreveu:
Bom dia mamãs,
Vou-me juntar a vocês porque também vou ter a minha bebé na bissaya barreto.
A minha DPP é 3 de Janeiro.
Neste momento estou a ultimar as compras do que me falta para a mala da maternidade. Ainda ando às voltas com as camisas de dormir... sabem porque é que pedem duas para a sala de partos??
Alguém foi visitar a maternidade?

Bom dia!
A lista que tenho, apenas pede para a sala de partos umas cuecas para a mãe!
As duas camisas é para os dias de internamento!

Submetido por Marta.81 em Qua, 11/10/2017 - 11:41
Sobre Marta.81

06/11/2012... Um dia maravilhoso e mágico!! Sorriso
Obrigada por fazeres parte das nossas vidas, meu filho!

MFMF -
Offline
Desde 17 Out 2013

A sério Marta.81? Podes mostrar a tua lista?
A minha lista pede imensas coisas. Envio em anexo.

Submetido por MFMF em Qua, 11/10/2017 - 12:10
NadiaReis -
Offline
Desde 16 Jun 2017

ola MFMF
na minha lista tbm so pede umas cuecas para a sala de partos e mais nada.
as camisas de dormir que pede sao para os dias de internamento. vou anexar o ficheiro para poderes comparar.
a minha dpp e de 4 de janeiro!!!! ainda nos vamos encontrar por la Sorriso

Submetido por NadiaReis em Qua, 11/10/2017 - 13:44
MFMF -
Offline
Desde 17 Out 2013

Quando é que vos deram essa lista?? Não percebo.
Tenho andado às voltas com a questão das camisas de dormir porque 5 é muita coisa e habitualmente não uso. Não queria estar a gastar dinheiro evitadamente.
E afinal...

Submetido por MFMF em Qua, 11/10/2017 - 14:20
MFMF -
Offline
Desde 17 Out 2013

Desculpem tanta dúvida, mas então durante o tempo em que estivermos em trabalho de parto ficamos de bata hospitalar, é isso?

Submetido por MFMF em Qua, 11/10/2017 - 14:21
Marta.81 -
Offline
Desde 17 Maio 2011

Sim!
Trabalho de parto é com bata hospitalar!

A lista que tenho segue em anexo.

Foi a clínica/médica que me deu!

Submetido por Marta.81 em Qua, 11/10/2017 - 14:44
Sobre Marta.81

06/11/2012... Um dia maravilhoso e mágico!! Sorriso
Obrigada por fazeres parte das nossas vidas, meu filho!

MFMF -
Offline
Desde 17 Out 2013

Estranho. A lista que anexei foi-me dada nas consultas de acompanhamento na maternidade. Entretanto questionei uma amiga que trabalha lá e confirmou que é a minha lista que usam.

Submetido por MFMF em Qua, 11/10/2017 - 15:22
NadiaReis -
Offline
Desde 16 Jun 2017

vendo bem a unica coisa que difere entre uma e outra é a quantidade de camisas de dormir para a mae e os pares de cuecas. de resto e tudo identico.
mas nao deixa de ser estranho, porque eu pedi esta lista por email a maternidade e foi a que me enviaram.

Submetido por NadiaReis em Qua, 11/10/2017 - 17:12
NadiaReis -
Offline
Desde 16 Jun 2017

eu tenho uma amiga que teve bebe a um ano, e a lista dela era igual a minha. e ela teve la 5 dias porque foi cesariana. so levou 2 camisas de dormir e diz que deu, quando uma se sujou o marido trouxe, lavou e depois tornou a levar.
5 camisas de dormir é um absurdo!!!!! eu tenciono levar 3, e ja vao com sorte, nao estou para gastar resmas de dinheiro em coisas que nao vou usar mais.

Submetido por NadiaReis em Qua, 11/10/2017 - 17:23
suagomes -
Offline
Desde 19 Set 2017

O meu parto foi noutra maternidade, mas os procedimentos devem ser mais ou menos identicos....enquanto estive em trabalho de parto, estive com as batas da maternidade, mas no final, antes de passarmos do bloco de parto para o quarto, as auxiliares preparam-nos e retiram-nos a bata e vestem-nos a camisa, e por vezes ai podem se sujar, tanto q para o bloco de partos levei una camisa normal e não uma de amamentaçao, so dps de chegar ao quarto e tomar um banho é q vesti uma de amamentaçao. Eu dps sujei muitas camisas mas por causa do purelan, nem foi por causa do sangramento, usei cuecas de incontinência e isso resultou bem cmg. Não consigo dizer quantas usei pq fiquei internada 8dias, por isso as q tinha foram lavadas e voltaram, perdi a conta a elas! 5 certamente será por causa dos vários acidentes q podem acontecer, m é muito relativo, nos dois dias normais de internamento podem so precisar de 2!

Submetido por suagomes em Qua, 11/10/2017 - 20:55
Sónia fb -
Offline
Desde 07 Out 2017

Boa noite. MFMF a minha lista é igual á tua.. agora que falas nisso tinha ficado com a ideia que eram só três camisas de dormir.. agora fikei confusa também.. vocês vão levar toalhas para o nosso banho ou usam da maternidade?

Submetido por Sónia fb em Qui, 12/10/2017 - 00:01
Sónia fb -
Offline
Desde 07 Out 2017

MFMF eu não fui visitar a maternidade, mas acho que nas aulas de preparaçao para o parto vao visitar.pelo menos fiquei com essa ideia... mas nao vou poder ir ás aulas na maternidade.pk estou a viver em leiria e fica muito longe.

Submetido por Sónia fb em Qui, 12/10/2017 - 00:06
Sónia fb -
Offline
Desde 07 Out 2017

Já agora vocês estão a pensar levar cuecas descartaveis ou cuecas de incontinência ou mesmo cuecas normais?

Submetido por Sónia fb em Qui, 12/10/2017 - 00:08
Sarita A -
Offline
Desde 09 Out 2017

Olá
Tive um parto na MBB há 6 meses, levei 2 camisas de dormir simples para a enfermaria, são mais práticas para fazer o toque e avaliar a progressão do trabalho de parto. Pedem 2 porque uma pode-se sujar, ou o trabalho de parto arrastar-se um pouquinho, ou simplesmente quererem usar uma lavada depois de tomarem banho. Eu apenas usei uma. Se não tiverem podem usar as da maternidade, mas são abertas atrás, se quiserem andar nos corredores vão acabar por mostrar o rabiosque....
Quando passam para a sala de partos vestem a bata da maternidade. No puerpério, já no quarto, podem vestir nova camisa (de preferência para amamentação) ou pijama, eu como prefiro pijamas foi o que usei (nem precisam ser de amamentação, bastando comprar umas t-shirts de amamentação que se vendem na H&M, ou na pré-Natal, e usarem as vossas calças de pijama, sai muito mais barato...). Levei 2. Na noite do parto fiquei com a bata da maternidade, pois foi cesariana, e os movimentos são muito desconfortáveis. O pai acabou por ter que lavar e levar mais roupa, pois as 72 h da cesariana acabaram à noite, quando já não dão alta, e acabei por ficar mais um dia...
Usei cueca de incontinência da ausonia, no 1 dia usei com penso (segura melhor que uma cueca) e depois quando estavam sujas deitava fora. Acabei por sujar menos roupa assim pois não haviam fugas. Gostei tanto que quando fui para casa comprei mais embalagens.
A lista da maternidade pretende referir 3 sacos, um é a trouxinha do bebé, com roupa, manta, fralda, etc, e cueca para mãe, que é para a sala de partos (a roupa do bebé vai ser aquecida), um saco para a enfermaria, onde podem ficar várias horas antes de passarem para a sala de partos (tem as camisas dormir, chinelos de quarto e duche, roupão, produtos higiene pessoal, etc), e o saco para o puerpério/internamento, com as coisas da mãe e do bebé.
Votos de uma hora pequenina para todas vocês e muitas felicidades!

Submetido por Sarita A em Qui, 12/10/2017 - 00:43
MFMF -
Offline
Desde 17 Out 2013

Muito obrigado pelos esclarecimentos meninas.
Estava a custar-me comprar 5 camisas de dormir, confesso. Parece irrelevante, mas não é altura de andar a desperdiçar dinheiro...

Assim sendo penso levar uma normal, que uso no verão, para o trabalho de parto e duas com botões para o internamento (comprei na Primark por 6€) + 1 pijama de botões.

Cuecas descartáveis tanto tenho daquelas mais finas como tenho de incontinência, que me parecem muito melhores para usar pelo menos durante a noite... comprei da Ausonia Discreet e ficam muito confortáveis. Também pedi umas amostras da Tena Lady mas essas ai ficam muito volumosas...
No entanto, para a bolsinha com coisas que vão para a sala de partos vou levar das mais finas para usar com pensos porque não sei qual a abertura da equipa de enfermagem/médica às cuecas de incontinência.

Toalhas de banho a enfermeira disse-me que facultam as necessárias para nós, sendo apenas necessário levar para o bebé.

Sobre os produtos de higiene, estão a pensar comprar alguma coisa em específico para a higiene íntima?

Submetido por MFMF em Qui, 12/10/2017 - 09:33
Marta.81 -
Offline
Desde 17 Maio 2011

Eu estive sempre de bata hospitalar. .. desde trabalho de parto, parto, e só troquei para a minha camisa depois de fazer o levante . No meu caso foram umas 12h depois (primeira tentativa correu mal porque tenho tensão baixa... então com a perda de sangue no parto estava mais que baixo).
No levante, puseram-me a fazer xixi, e ajudaram-me a tomar uma banhoca... soube mesmo bem!
No total usei 2 camisas. Sempre que me deitava, puxava a camisa pra cima para não a sujar!!! ?

Submetido por Marta.81 em Qui, 12/10/2017 - 10:04
Sobre Marta.81

06/11/2012... Um dia maravilhoso e mágico!! Sorriso
Obrigada por fazeres parte das nossas vidas, meu filho!

suagomes -
Offline
Desde 19 Set 2017

MFMF escreveu:
Cuecas descartáveis tanto tenho daquelas mais finas como tenho de incontinência, que me parecem muito melhores para usar pelo menos durante a noite... comprei da Ausonia Discreet e ficam muito confortáveis. Também pedi umas amostras da Tena Lady mas essas ai ficam muito volumosas...
No entanto, para a bolsinha com coisas que vão para a sala de partos vou levar das mais finas para usar com pensos porque não sei qual a abertura da equipa de enfermagem/médica às cuecas de incontinência.

MFMF leve aquelas com que se sentir melhor! Ou se tiver dúvidas leve as duas opções e na altura escolhe o que se sentir melhor. É muito comum o uso de cuecas de incontinência no pós parto, é uma alternativa muito prática, mas mesmo que não fosse, as enfermeiras não teriam nada a ver com isso, é uma escolha sua! Lembre-se que a seguir ao parto ficamos de rastos, por isso a prioridade é o conforto e o que nos faz sentir melhor.

Falando sobre a minha experiência, eu usei as ausonia discreet e dei-me super bem com elas, acho que foi uma boa opção. Penso que quando me mudaram no bloco de partos, vestiram-me essas cuecas e ainda puseram um penso deles de reforço, no inicio sangramos muito e com essas cuecas senti-me muito confortável. Na cama as auxiliares põe sempre um resguardo na zona da anca, e que me lembre nunca tive um acidente, nunca o sujei. E depois quando nos vamos trocar são também muito praticas.

Submetido por suagomes em Qui, 12/10/2017 - 12:06
NadiaReis -
Offline
Desde 16 Jun 2017

boa tarde meninas,
Marta.81 adorei a dica de puxar as camisas para cima!!!
em relação as cuecas, eu comprei cuecas de algodão daquelas grandinhas na primark, mesmo que se sujem podem bem ir para o lixo pois foram 2,5€ 5 pares!!! as descartáveis achei as um absurdo de caras!!!
em relação as camisas de dormir ainda so tenho uma que comprei na primark tbm e comprei duas na laredoute mas ainda nao chegaram, e nao sei se vou gostar delas ou nao.
sutiens de amamentação comprei da marca anita, sao caros mas para o tamanho das minhas mamocas teve que ser. foi dinheiro que me custou a dar ate porque nao conseguimos prever se vamos ter leite ou nao.
para a higiene intima levo sabonete de glicerina que me foi aconselhado pelo meu ginecologista.

Submetido por NadiaReis em Qui, 12/10/2017 - 17:38
maria_mãe -
Offline
Desde 27 Jun 2017

Bom dia meninas.

Em relação à higiene íntima, a minha enfermeira parteira fez-me um alerta interessante. Recomendou-me que levasse o produto que uso normalmente, porque sei que com esse me dou bem. Diz ela: "que sentido faz, utilizar um produto que nunca utilizou e não sabe como a sua pele e a sua flora vaginal vão reagir?"

Achei que fazia todo o sentido e por isso vou levar o gel de banho que uso normalmente!

Submetido por maria_mãe em Sex, 13/10/2017 - 08:57
NadiaReis -
Offline
Desde 16 Jun 2017

ola meninas mais uma vez
depois de tanta "discucao" por causa das listas da mbb decidi enviar novo email a pedir que me enviassem a lista oficial da maternidade.
qual nao e o meus espanto quando vejo que nem a lista que eu tinha, nem a lista da mama MFMF sao iguais a que recebi agora.
voltei a enviar um email para la a dizer para serem coerentes com as listas pois no espaço de tres meses mudaram a lista 2 vezes, ao que eles me responderam que a lista que la vigora é a que me mandaram e que ja nao tem alterações a muito tempo...enfim...nao vou levar nem metade! se tudo correr bem vou la ficar so tres dias, e se alguma coisa for precisa num instante me desenrasco. anexo o novo documento que eles me enviaram. beijinhos

Submetido por NadiaReis em Sex, 13/10/2017 - 15:31
Desde 18 Set 2017

Bem que grande confusão xD A mim também me entregaram a mesma lista que entregaram à MFMF na última ecografia que fui fazer. De qualquer das formas Obrigada pela partilha NádiaReis Sorriso Essa lista fala que devemos ter a mala pronta às 37 e a que me entregaram às 34 . Tenho a dizer que ainda não tenho a minha pronta Confuso Que raivaaa!!!

Submetido por Daniela Moreira Lisa em Sex, 13/10/2017 - 17:10
NadiaReis -
Offline
Desde 16 Jun 2017

eu guiei-me pela primeira que tinha e pela que a mae MFMF publicou, e arranjei um meio termo entre as duas.
como tbm ja tinha dito vou fazer conjuntos de roupinhas a mais e assim que vao ficar numa mala no carro, caso seja necessário o maridao pega e nm instante se resolve.
mas que é uma confusao la isso é. isto so serve para que fiquemos ainda mais stressadas!!!

Submetido por NadiaReis em Sex, 13/10/2017 - 18:05
Sarita A -
Offline
Desde 09 Out 2017

NadiaReis: "eu guiei-me pela primeira que tinha e pela que a mae MFMF publicou, e arranjei um meio termo entre as duas
como tbm ja tinha dito vou fazer conjuntos de roupinhas a mais e assim que vao ficar numa mala no carro, caso seja necessário o maridao pega e nm instante se resolve. mas que é uma confusao la isso é. isto so serve para que fiquemos ainda mais stressadas!!!"
Não vale a pena ficarem stressadas com isso, as únicas coisas que fazem mesmo falta são as coisas do bebé, roupinha, fraldas, fraldas de pano, mantinha e toalha de banho, e basta o marido saber onde estão mais, em casa, para levar. A minha bebé foi vestida depois do parto, e depois disso só mudou de roupa no dia do banho, mas o melhor é levar mais um ou dois conjuntinhos para ficar descansada. Só usou gorro no dia do parto.

Quanto à quantidade de roupa para as mães, depende de quantos dias ficarem internadas, e se transpiram muito ou não, como eu tinha imenso calor [a temperatura da maternidade já é quente, e a temperatura do peito e braços das mães aumenta, para fazer um "ninho" quentinho para receber o bebé:-)], tinha que tomar banho e trocar de roupa todos os dias, e fiquei lá 4 dias... Mas se faltar podem usar as batas da maternidade, e o marido num instante leva mais.
O gel de banho, toalhas e pensos são fornecidos pela maternidade. O gel do bebé também (mas costuma se Johnson ou mustela).
É muito usual as listas não serem seguidas à risca... acho que pedem mais roupa, às vezes, que a necessária, mas a verdade é que nem todas as mães são de perto, ou têm transporte... e não referem coisas que eu acho necessário, como cuidado dos mamilos (creme ou discos de hidrogel, os discos de amamentação não são referidos porque a subida do leite costuma dar-se em casa, e até lá não costuma haver fugas....
Felicidades para todas!

Submetido por Sarita A em Sáb, 14/10/2017 - 16:55
MFMF -
Offline
Desde 17 Out 2013

No próximo fim de semana já vou fazer as malas Sorriso
Obrigado a todas pela ajuda!

Submetido por MFMF em Seg, 16/10/2017 - 10:38
MFMF -
Offline
Desde 17 Out 2013

Alguma mamã a ser acompanhada no centro de saude Norton de Matos?

Submetido por MFMF em Ter, 17/10/2017 - 15:57