Dúvidas de Iniciante na Viagem da Gravidez | De Mãe para Mãe

Dúvidas de Iniciante na Viagem da Gravidez

Responda
8 mensagens
Rita_CG -
Offline
Desde 30 Out 2014

Olá!
Descobri na 3ªfeira que estou grávida e ontem através do Beta que estou perto das seis semanas Sorriso Confesso que sintomas não os tenho, ou pelo menos não os noto, apenas realizei o teste por estar com atraso de 10 dias.

Estamos muito felizes, mas as dúvidas são mais que muitas e a consulta apenas está marcada para 10 de Novembro. E aqui começam as dúvidas, sou acompanhada pela médica de família também a nível de ginecologia, aconselham a procurar um Obstreta? Na zona de Lisboa/Odivelas o que aconselham?

A nível da entidade patronal, quando é que é mesmo aconselhável contar?

Estive a fazer umas pesquisas e dizem que a 5ª semana é crítica e isso assusta muito para uma novata, tenho tido dores (tipo cólicas) com frequência, ao ponto de acordar durante a noite, é normal?

Obrigada a Todas Sorriso

Miac -
Offline
Desde 02 Set 2007

Ola Rita,
Antes de mais muitos parabéns!! Sorriso Os primeiro trimestre é mais complicado em termos de sintomas e também existe um risco mais elevado de complicações, porém deves relaxar e viver a gravidez sem te preocupares demasiado com isso!
Quanto ao seguimento, vai depender de ti Sorriso se fores acompanhada apenas no público serás acompanhada pela tua médica de família, que te vai acompanhar e passar os exames, ecos e baixas, e por um obstetra do hospital da tua área de residência. Se optares pelo privado, com ou sem seguro de saúde, deves informar a médica de família, porque será ela a passar-te as baixas, e no privado fazes as consultas, ecos e análises necessárias.
Eu só avisei a entidade patronal às 12 semanas, mas isso depende da relação que tiveres com a mesma Sorriso
Olha como me disse a médica depois de ver que o embrião estava bem implantado, na 1ª consulta às 8semanas, cólicas, pontadas, e todo o tipo de dorzita são normais, apenas vamos ter atenção a perdas de sangue.
Eu nos primeiros tempos tinha imensas cólicas como se estivesse para vir a menstruação, é absolutamente normal Sorriso é o útero a esticar!
Bjocas e felicidades

flaviavieira -
Offline
Desde 15 Out 2014

Olá!! Muitos parabéns!!

Eu estou a ser seguida pelo meu obstetra e pela minha médica de familia!! Eu marquei logo para os dois!! Os obstetras são os especialistas, ela passa me todos os exames que ele me pede e sou seguida também pela enfermeira que é muito util, da-nos imensa informação e conselhos. Ao ser seguida pela medica de família também temos direitos, deram-se o cheque dentista e informaram-se do abono pre natal, isto tem de ser com a médica de familia!!! Tantos anos a descontar que serva para alguma coisa!!

Eu já fiz tarde o teste estava mais ou menos de 6 semanas, mas informei passado uma semana a minha entidade patronal, é nossa obrigação informar, mas eu deixei passar a 7 semana e acho que também depende do trabalho que tenha eu como tenho por exemplo ajudar na radiologia, agora não posso então informei para evitar situações futuras!!

Eu tinha muitas cólicas no inicio depois perguntei a medica ela disse que era normal. As vezes doía me imenso ficava super preocupada, mas esta a correr tudo bem...
Bjs

Flávia Vieira

Miac -
Offline
Desde 02 Set 2007

Flavia diz-me uma coisa o abono pré-natal depende do escalão do IRS certo? Sorriso
Felicidades

Júlia Marques -
Offline
Desde 01 Jul 2009

Olá Rita,
Realmente é o inicio de uma viagem muito bonita Sorriso
Em relação aos sintomas, não te preocupes pois nem toda a gente tens sintomas, eu tenho muito poucos, apenas uma sensibilidade a cheiros e as cólicas também são normais, afinal todo o útero se prepara para distender e são criadas uma série de estruturas que vão suportar o bebé, tais como a placenta. Por isso só me preocuparia se tivesse algum sangramento.
Em relação a onde seres seguida, acho que depende de onde residires. Há aqui meninas que são seguidas só pelo público e não têm qq razão de queixa, no meu caso, serei seguida no publico e privado, pois onde resido nem sequer há maternidade... possivelmente irei ter este bebé a Espanha tal como a primeira. Pelo SNS acho que só fazem 3 ecos, uma às 12 semana, por causa do rastreio da T21, outra às 20 e qq coisa que é morfológica e a terceira no 3ºT que é a de termo. Mas há aqui meninas que já me disseram que aquando da 1a consulta fizeram eco endo-vaginal para confirmar ravidez, por isso creio que depende mesmo de zona para zona.... Eu decidi ser pelo privado também q tenho seguro de saúde e assim, apesar de ir às ecos e às consultas no CS e hospital, vou todos os mês para ver a evolução do bebecas Sorriso
Em relação a avisar a entidade patronal, creio que só depois das 12 semanas, a não ser que trabalhes directamente com o teu patrão e daqui a pouco tempo já não consigas esconder Sorriso
Deves de ter mais ou menos na mesma altura que eu... só desejo que tenhamos uma gravidez sem sobressaltos Sorriso

Rita_CG -
Offline
Desde 30 Out 2014

Obrigada a todas pelas respostas Sorriso

Realmente, eu tenho dois trabalhos, e trabalho em ambos diretamente com os patrões... o meu problema é que nós só queriamos contar aos pais após as 12 semanas (ou o mais tarde possível) e não achamos justo a entidade patronal saber primeiro! Se não se notasse era fácil, mas a verdade é que o peito e barriguita já começam a dar nas vistas!

Julia será em Junho? Sorriso

Beijos a todas

Já agora outra pergunta, não sou imune à toxoplasmose, conselhos até ir à 1ª consulta?

flaviavieira -
Offline
Desde 15 Out 2014

Sim Miac.
Eu tratei no inicio de Setembro, mas ainda não sei de nada!!
Vale sempre a pensa tratar depois é uma questão de ver se tem direito ou não!!
Felicidades para si tb!!

Flávia Vieira

flaviavieira -
Offline
Desde 15 Out 2014

Em relação a comunicares a tua gravidez tens ser tu a ver qual vai ser a melhor altura!! Eu não consegui esconder a minha gravidez durante muito tempo, sentia que tinha o dever de contar a minha mãe que ha tanto tempo sonhava ser avo!! Escondi durante 2 semanas!! E acabamos por contar no dia dos meus anos, logo no dia a seguir comuniquei a meu patrão, no meu trabalho tinha mesmo de dizer, não que se nota-se mas pelo trabalho em si!!!

Em relação há toxoplasmose, também não sou imune!!
Cuidados a ter, assim por alto!!
Nada de carnes mal passadas, eu deixei de consumir carne de porco, substitui pelo frango e peru. Podemos comer mas bem passado eu é que preferi não fazê-lo, se for o caso bem passado, nada de enchidosporco sem serem cozinhados. Legumes e vegetais tudo bem lavadinho e desifectado pode ser com vinagre. Não como nada destas coisas fora de casa!! Depois nada de jardinar sem luvas. Se tiver gatos, tente passar a tarefa da muda da areia do wc para o companheiro, se o fizer faça-o de luvas e depois lavar bem as mãos. Eu tenho gatos faço a minha vida toda normal com eles, sem stress são gatos que não vão a rua assim como os da minha mãe!!

Na consulta depois tire as suas duvidas e se tiver gatos, fale com o seu veterinário ele sabe melhor que ninguém informar dos riscos!!

Flávia Vieira