Dúvidas: consultas no privado (Hospital da Luz) | De Mãe para Mãe

Dúvidas: consultas no privado (Hospital da Luz)

Responda
8 mensagens
noiva.de.agosto -
Offline
Desde 12 Dez 2009

Olá a todas! Faço 9 semanas na próxima terça-feira e a miha primeira eco foi na passada sexta-feira, no Hospital da Luz. Gosto da Dr.Élia Fernandes e optei ser seguida por ela durante a gravidez. No entanto, na altura da ecografia, a Drª levou-me para uma sala com ecografo e não fez endovaginal. Fez por cima da barriga e viu-se logo o bebé e o coraçãozinho a bater. Mas não ouvimos! E na altura, derretidos a olhar para o pisca pisca, nem perguntámos!
Além disto, a doutora disse que o acompanhamento são 3 ecografias: uma às 12, outra no meio e outra no fim. Eu perguntei se não ia haver mais ecografias e ela disse que durante as consultas restantas, se quisessemos, que podíamos fazer mas por norma eram aquelas que se faziam.
As minhas dúvidas são:
- saberão por que motivo não ouvimos nós o coração? Será que aquele ecógrafo não o permitia? Ou tinha que ser endovaginal para se ouvir?
- no privado, os obstetras não têm todos um ecógrafo no gabinete? Ou isto era eu que pensava que sim e afinal não?
- é normal serem apenas estas 3 ecos no privado? Isto é o mesmo que o público!
- no fim da consulta, paguei o preço da consulta e ainda paguei a ecografia. A minha dúvida é: não devia a eco estar integrada na consulta?!

Desculpem o testamento! Mas como é a primeira gravidez -aliás, a segunda, porque a primeira parou às 7 semanas - pensei que o acompanhamento no privado fosse diferente.

Positivo: 12 Abril 2013 Sorriso

Ana Sofia Alves -
Offline
Desde 28 Set 2010

Querida já te respondi no outro tópico. Só vim acrescentar que apenas paguei a consulta. A eco estava incluída no preço da consulta. Já fiz duas ecos em consultas, mas nada de muito pormenorizado, só para ver se estava tudo bem.
A minha próxima eco será com outro médico, com o Dr. Carlos Veríssimo

09-04-2013 - teste positivo
04-06-2013 - Eco de 1º trimestre e rastreio bioquímico normais
08-08-2013 - Eco morfológica normal - confirmado que vem ai um pilas que já pesa 435 g
25-10-2013 - Eco 3º trimestre

clank -
Offline
Desde 10 Out 2010

olá e desde já muitos parabéns pela tua gravidez.
Vou tentar responder a todas as tuas perguntas! O facto de não teres ouvido o coração não tem nada que ver com a ecografia ser endovaginal ou não. Pode perfeitamente ouvir-se com a eco abdominal desde que o aparelho tenha efeito doppler e que o médico "coloque" o Doppler (por assim dizer) no coraçãozinho a bater. No teu caso não devem ter utilizado o Doppler ou então o volume do aparelho estava muito baixinho e não se ouviu. Actualmente todos os aparelhos de eco têm efeito Doppler.
Nem todos os obstetras fazem ecografia nas consultas e por isso são cobradas à parte. Eu fui seguida na privada no consultório e depois fazia as ecografia com outro obstetra que a minha obstetra me recomendou para as ecografias. Numa gravidez normal fazem-se habitualmente 3 ecografias: às 12 semanas (em que o mais importante é avaliar a translucência da nuca); entre as 18-22 semanas (a chamada eco morfológica, normalmente mais demorada e mais cara) e às 30-32 para avaliar o bem estar fetal. Serão feitas mais se for necessário, independentemente de ser na privada ou no público. Claro que é muito importante a grávida estar tranquila e se sentires que precisas de ter a certeza que está tudo bem e ver o bebe, podes sempre expressar esse desejo à médica e ela concerteza te fará outra ecografia. É uma das vantagens do privado! Espero ter ajudado!

Odrinhas -
Offline
Desde 31 Ago 2009

Nao sei especificamente da tua medica mas eu fui seguida na clinica S. Antonio e a primeira ecografia tambem paguei a parte. Essa ecografia pude trazer para casa. Nas consultas seguintes ela de facto via o bebe mas pouco tempo, nada de aprofundado como nas 3 principais ecografias e como nao me dava nenhuma imagem da eco para trazer, nao voltei a pagar. Deve ser algo semelhante que a medica quis dizer com so fazeres 3 ecos.
Quanto ao coraçao ja nao me recordo bem confesso mas acho k se via uma luzinha a piscar no ecran mas posso estar a confundir. De qualquer forma se nao fosse natural nao se ouvir a medica teria com certeza dito ou feito mais alguma eco para confirmar se tudo corria normalmente!
Beijinhos e que continue a correr tudo bem Sorriso

clank -
Offline
Desde 10 Out 2010

Esqueci-me de dizer que o Doppler serve para ouvir o coração e para avaliar a frequência cardíaca e não é indispensável.Para saber que está a bater basta ver o tal movimento vibratório que viste na eco

Joana come a papa -
Offline
Desde 27 Jun 2012

1- Não ouviram o coração porque o doppler utilizado não é inofensivo, as ondas emitidas pelo ecografo provocam aquecimento. Por isso, além se não ser bom, não faz falta, basta ver os movimentos cardiacos. Os batimentos cardiacos só são "ouvidos" na ecografia oficial das 12 semanas.

2- Nem todos os obstetras têm todos um ecógrafo no gabinete.

3- As ecografias oficiais, as necessárias e obrigatórias, são só três. Não há vantagem em fazer muito mais.

4- A ecografia é um exame médico à parte, além da consulta, por isso pode ser cobrado como tal.

Penso que respondi a tudo!

Joana come a papa -
Offline
Desde 27 Jun 2012

Se interessar a alguém, deixo aqui um documento sobre os riscos das ecografias.
Nas recomendações indicam que não deverá ser feito doppler no primeiro trimestre, a menos que haja uma indicação clínica.
http://www.jultrasoundmed.org/content/27/4/541.full.pdf

noiva.de.agosto -
Offline
Desde 12 Dez 2009

Obrigada pela ajuda meninas! Não é que estivesse preocupada, mas assim fico esclarecida Sorriso Obrigada!

Positivo: 12 Abril 2013 Sorriso