Dúvidas e ansiedade | De Mãe para Mãe

Dúvidas e ansiedade

Responda
8 mensagens
Cristina Custódio -
Offline
Desde 30 Ago 2016

Boa tarde!

Sou nova por aqui. Decidi inscrever-me porque tomei a decisão de deixar de tomar a pílula, para preparar o meu organismo para engravidar.
Contudo, têm surgido alguns problemas pessoais e ainda não tomamos a decisão de realmente trabalhar nesse sentido.
Ha mais de um ano que não tomo a pílula.
O minha menstruação era irregular antes de tomar a pílula, mas após a sua toma e durante este tempo todo sem tomar, é regular. Nunca tem falhado! No fim de cada mês cá está a menstruação e os seus sintomas (sem a pílula, tenho sempre dores menstruais).
Acontece que há uma semana e meia atras, enquanto tinha relações sexuais, o preservativo saiu e não nos apercebemos.
A menstruação aparece-me sempre entre o 22 e o 28 de cada mês. Não tem falhado e sei sempre quando me aparece, pois tenho sempre as dores e o desconforto antes da menstruação aparecer, como mencionei anteriormente.
Entretanto, já tive algumas dores menstruais - mais suaves que o normal - (há cerca de 2 dias) e apareceu um muito breve corrimento acastanhado...coisa muito pouca! Pensei que fosse a menstruação, mas não passou disso. Ando com desconforto na parte inferior abdominal e com algumas cólicas. Menstruação nem vê-la!

A minha dúvida é se poderei estar grávida, tendo em conta que a relação de risco ocorreu 1 semana e pouco antes de normalmente me aparecer a menstruação?! Ou de repente, por pura coincidência, tornei-me, irregular novamente?!

Não estava a planear ter já um bebé, pois ainda não fui ao ginecologista fazer exames e preparar-me para a gravidez...
Contudo, se estiver grávida, sera com muita alegria, mas com receio que alguma coisa corra mal por não me ter preparado devidamente...

Poderão ajudar-me nesta dúvida, pois começo a ficar ansiosa com a situação.
Sei que garantias, só com exames específicos, mas pelo menos já consigo descarregar alguma ansiedade.

Obrigada,
Cristina Custódio

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

O melhor é fazer um teste de gravidez, caso já se tenha passado mais duas semanas desde essa relação sedual desprotegida. Pode perfeitamente ter tido uma ovulação tardia...ou pode ser só o stress a atrasar a menstruação.

Cristina Custódio -
Offline
Desde 30 Ago 2016

Já fiz um teste e deu negativo...
Stress, nunca entrei, por achar pouco provável engravidar, devido à aproximação da altura da menstruação.
Fiquei hoje ansiosa pois a menstruação está em atraso e devido às informações que tenho lido.
O facto de ter tido o corrimento acastanhado e andar com cólicas e desconforto abdominal, poderá ser início da gravidez...

Janis_ -
Offline
Desde 11 Mar 2016

Efectivamente os sintomas que apresentas, podem estar associados a uma gravidez, no entanto, atrasos menstruais também são comuns...

Se o teste deu negativo, só resta esperar mais uns dias pela vinda da menstruação e se entretanto não vier, voltar a fazer um teste de gravidez.

Cristina Custódio -
Offline
Desde 30 Ago 2016

Como desde há mais de um ano, nunca tive um atraso, este atraso vem deixar-me um pouco ansiosa.
Mas sim, não terei outro remédio se não esperar pela menstruação...

Obrigada

Frau Oliveira -
Offline
Desde 29 Set 2011

Pois é Cristina, a mim aconteceu-me o mesmo que a ti: o meu período sempre foi certinho desde que comecei a tomar a pilula e mesmo depois de a deixar. E quando engravidei tive um pequeno corrimento acastanhado precisamente no dia em que me devia ter vindo a menstruação... Sempre fui fazendo mais ao menos as contas pra tentar acertar no dia da ovulação mas no mês em que engravidei ou falhei nas contas ou tive a ovulação num dia diferente ao que previa.
Não quero dizer com isto que estás grávida mas que apesar do teu negativo, pode ser uma possibilidade. Espera mais uns dias e se realmente não tiveres nada, faz outro teste ou ate mesmo uma analise ao sangue ou à urina.
Boa sorte e beijiinhos*****

*Melanie - 07. Janeiro 2017*
* 2nd Round - bora lá 😊*
A tentar desde Junho 2019

Cristina Custódio -
Offline
Desde 30 Ago 2016

Não é qualquer problema estar grávida... Fico ansiosa porque não tive os cuidados pré natais e quanto mais cedo souber, mais depressa poderei fazer o correcto para que tudo corra bem...

Estou desconfiada da gravidez...já ando a adia-la há imenso tempo! O meu marido anda todo entusiasmado para que esteja, pois ele já há muito tempo que quer.... eu devido a algumas dúvidas e profissao, tenho vindo a adiar...

Vou esperar mais uns dias....

filipe e sara -
Offline
Desde 12 Fev 2012

Olá Cristina, realmente espera mais uns dias e repete o teste é que até podes ter tido um falso negativo, porque eu tive exactamente os mesmos sintomas Sorriso
Boa sorte