Duvidas acerca da maternidade ? | De Mãe para Mãe

Duvidas acerca da maternidade ?

Responda
9 mensagens
Lalalolo -
Offline
Desde 09 Out 2017

Boa tarde,

Vou ser mamã dentro de poucas semanas e tenho algumas dúvidas.
Pois o Centro de saúde não me ligou para ir as aulas de preparação para o parto. Estou com 35 semanas e não estou a ver que ligam.... Mas pronto.
As minhas dúvidas são mais viradas em como vai ser o pós parto. O meu marido poderá visitar me a mim e a bebé as horas que quiser ou só nas horas de visitas geral? E se a minha bebé chorar muito na maternidade as enfermeiras ajudam? Porque como é a primeira tenho medo de não saber acalmar-la e nem saber o porquê do choro.
Gostava que alguém me tirasse estás dúvidas para ficar mais calma e não stressar tanto.?
Obrigada

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Boa tarde Lalalolo, o importante é ir tirando as suas dúvidas. Pesquise na net qualquer coisa que a atormente e vai ver montes de soluções e testemunhos.
Eu usava muito o babycenter na altura porque ainda nao frequentava o fórum.
O seu marido pode visita-la na horas das visitas, mas acho que tem prolongamento para o pai. Mas isso deve variar consoante o hospital, mas pode ligar para lá a perguntar.
Sim, elas ajudam dentro do possível. Não vai saber tudo mas com o passar dos dias vão se começar a conhecer as duas melhor. Quanto ao porque do choro. Ponto número um: não é sempre cólicas. Depos vaia fazendo uma check list.. Tentar dar comer, tentar colocar a dormir, frio, calor, colinho, etc etc.. Tente as coisas até uma resultar.. Nem sempre será fome, nem sempre será sono.. É ir experimentando.

Nadia Ridgway -
Offline
Desde 22 Ago 2017

Se não fez a inscrição não chamam , caso tenha feito funciona por vagas. Mas pode ver sempre exercícios em casa e fazer .

Diana Lima -
Offline
Desde 12 Dez 2015

Olá. Penso que depende dos hospitais. Mas pode consultar o site e ter a certeza das horas das visitas, mas onde tive o meu bebé, hospital publico, o pai fica contigo até ao bebé nascer independentemente das horas e depois funciona o sistema de visitas normal, o meu caso das 11h até às 15h só o pai e das 15h até as 20h duas pessoas.
Relativamente às enfermeiras, sim elas ajudam. Eu nos primeiros dois dias não me conseguia levantar, portanto deram lhe banho, trocavam fraldas, acalmavam o bebé. Tens uma campainha e podes chamar as vezes que quiseres, elas estão de plantão só para dar esse apoio, de dia e de noite.

Desde 30 Abr 2016

Eu fiz as aulas de preparação e mesmo assim tinha muitas dúvidas e receios, tinha medo de não saber pegar,de não saber o que fazer quando ele chorasse..Tava em pânico!quando o Pedro nasceu as dúvidas e os medos desapareceram ? Eu acho que quando o bebé nasce,nasce uma mãe tbm, vais ver que vais saber o que fazer.
Não sei onde vais ter o teu bebé,eu tive no hospital de São João, os horários das visitas dos papás eram das 11h as 20h, e as enfermeiras são excelentes com os bebés.
Qual é a tua dúvida do pós parto?

Lalalolo -
Offline
Desde 09 Out 2017

Agradeço a todas as mamãs as respostas que me deram. Fiquei um pouco mais calma. Seja o que Deus quiser. Obrigada mais uma vez ??

Anam73 -
Offline
Desde 10 Set 2014

Estou na mesma situação, esperando me ligarem para começar as aulas de preparação pro Parto, já fiz a inscrição no Centro de Saúde e até agora nada.

maps -
Offline
Desde 17 Fev 2016

Olá mamã Lalalolo e restantes mamãs Sorriso

Identifico-me muito com esse sentimento, que também vivi com mais intensidade no final da primeira gravidez.

Com o meu primeiro filho, também fiz as aulas de preparação no centro de saúde e posso dizer que chamam-nos mesmo nas últimas semanas de gravidez. Foi algo que, para mim, não fazia muito sentido, mas pelos vistos é assim que funciona. Terminei as aulas a poucos dias das 38 semanas e fiz o curso em 2/3 semanas. Acho que depende do número de vagas, do número de inscrições, de... Triste

Quanto às dúvidas do pós-parto, posso partilhar a minha experiência, mas o instinto maternal saberá o que fazer Sorriso
O pai tem um horário especial, mais alargado. Depende do hospital escolhido.
No meu caso, as enfermeiras foram sempre muito atenciosas. Respondiam a qualquer dúvida, ajudavam quando me viam mais aflita, mas senti que tentavam não se meter em demasia... Davam-me dicas para acalmar o bebé, sim, e explicavam as razões, mas nunca faziam as coisas por mim.
Esse espaço dado foi importante, pois, em casa, é um mundo totalmente novo Sorriso

Um grande beijinho e uma hora pequenina!

Amelia e Vasco -
Offline
Desde 25 Ago 2016

Olá. Partilho contigo que o mais dificil nao é o parto nem os exercicios para preparar para o parto.
Ajuda sim mas a parte em que mesmo com instinto podemos ter dores de cabeça é quando chegamos a casa.
Se não te chamarem procura um sitio perto de ti. Eu fiz no instiuto4Life e sei que da para fazer umas opçoes mais intensivas.
o que aprendes é importante mas nao te salta tudo... o que ajuda é o apoio que as enfermeiras dao quando chegas a casa e te atendem o telefone, enviam à urgencia ou dao conselhos sobre como resolver o problema. pessoalmente ou por telefone estao sempre la. Isto para mim é que foi importante...