Duvida sobre o grau da placenta

3 respostas [Última]
francieli
Retrato de francieli
Utilizador offline. Visto pela última vez há 4 anos 37 sem. Offline
Desde: 02.06.2009

Nervoso Bom dia!!! Gente estou com 35 semanas e 3 dias e minha placenta tem grau 1 isso é normal? caso meu bebê venha nascer agora tera algum problema com ele? Eu estava tão anciosa para a chegada do meu pequeno mais agora estou com medo... Preocupado Eu tambem gostaria de saber alguem acredita que é verdade que na mudança de lua acontece mais nascimentos tipo me falram que como vou ter menino ele pode nascer na lua nova alguem acredita nisso ou já teve uma esperiencia assim? A pensar Obrigado bjos

>>>FRAN<<<
MEU LINDO NASCEU...EBA MTO FELIZ

nini_mafa
Retrato de nini_mafa
Utilizador offline. Visto pela última vez há 2 sem 3 dias. Offline
Desde: 18.05.2009
olá

Oi

Estive a pesquisar e encontrei o seguinte:

PLACENTA

A Placenta é uma estrutura fundamental para o desenvolvimento fetal. Tem a capacidade de órgão endócrino, assume o papel dos rins, pulmões e intestinos, depurando catabólitos, oxigenando e nutrindo o concepto. É a estrutura fetal em contato mais íntimo com o organismo materno, invadindo a decídua e promovendo modificações fundamentais na hemodinâmica uterina, além de produzir substâncias como as gonadotrofinas, que interagem diretamente com o organismo materno permitindo o desenvolvimento de um ser estranho de maneira harmônica.

CALCIFICAÇÕES

O fenômeno de deposição de cálcio na placenta ocorre durante toda a gestação; é microscópico no início da gestação podendo tornar-se macroscópico no terceiro trimestre.

Uma associação entre calcificação placentária e idade gestacional tem sido observada desde os primeiros estudos placentários. Foi GRANNUM em 1979 quem primeiro propôs uma classificação em graus de maturidade de acordo com a calcificação placentária vista ao US.

Grau 0 é a placenta homogênea, placa corial lisa e ausência de sinais de calcificação.

Grau I é a placenta com placa corial ondulada, apresentando calcificações esparsas intra placentárias, principalmente na camada basal.

Grau II é a placenta que apresenta a placa basal calcificada e porções septais parcialmente calcificadas.

Grau III é quando a calcificação ocorre em todo o compartimento lobar, determinando uma imagem em anel.

A placenta grau zero é a placenta de primeiro trimestre, a grau I pode ser observada desde o 2o trimestre, a placenta grau II não costuma ser observada antes da 30a semana e é a mais frequente no momento do parto, seguido do grau III e I.

A placenta grau III, encontrada apenas em 40 - 50% dos fetos a termo, costuma aparecer após a 35a semana.

Embora em seu trabalho original Grannum tenha demonstrado um aumento progressivo na maturação pulmonar (relação lecitina/esfingomielina) de acordo com a elevação no grau placentário e maturidade pulmonar em 100% dos fetos com placenta grau III, diversos outros autores não tem demonstrado a mesma correlação. HARMAN estudando 563 pacientes encontrou maturidade pulmonar (L/S > 2) em 16,7% dos fetos com placenta grau 0, 68,5% com placenta grau I, 90,7% em fetos com placenta grau II e 93,1% com placenta grau III, não observando diferença significativa quanto a maturidade entre as placentas grau II e III.

Provavelmente mais importante que a tentativa de avaliação da maturidade pulmonar, é a associação entre a calcificação placentária precoce e a possibilidade de desenvolvimento de retardo de crescimento intra-uterino (por exemplo : placenta grau II antes da 32a semana e grau III antes da 34 semana).

a sua placeta é de Grau I, com 35 semanas penso que é normal..

espero ter ajudado

beijokas

beijokas

Já nasceu a Lara - 26/08/2009 - 3075gr e 47,5 cm

Madrinha da butterfly1 e da sua linda filha Sorriso

francieli
Retrato de francieli
Utilizador offline. Visto pela última vez há 4 anos 37 sem. Offline
Desde: 02.06.2009
Obrigado

Olá! Brigado ajudo bastante... Apaixonado

>>>FRAN<<<
MEU LINDO NASCEU...EBA MTO FELIZ

meninaindy
Retrato de meninaindy
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 27 sem. Offline
Desde: 17.04.2009
ola meninas

ola meninas.sera q é mesmo normal?nunca tinha dado muita importancia a isso da placenta mas reparei hoje nas minhas ecos e ate a ultima que fiz (que estava de 31 semanas e 5 dias), a minha é de grau 1 tambem.agora estou qause com 33 semanas.acho estranho a placenta nao evlouir para o grau 2 Preocupado.amanha tenho medica e vou expor lhe esta duvida meninas, para ver o que ela me diz.beijo

Opções de visualização dos comentários

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.