Duvida na rotina do recém-nascido | De Mãe para Mãe

Duvida na rotina do recém-nascido

Responda
15 mensagens
Santos_claudia -
Offline
Desde 08 Set 2014

Ola mamãs! Agora que a hora aproxima as duvidas e incertezas surgem... Como fazem com os vossos bebés? Tipo dão o leitinho depois a fralda, de seguida brincam um pouco e só depois voltam a dormir, como fazem? De inicio parecia que sabia "quase tudo" mas agora começo a ficar insegura Preocupado

Mãe do Gabriel -
Offline
Desde 19 Maio 2014

Ola mamã Sorriso
Olha com o meu filho era acordava mudava a fralda e a seguir leitinho e adormecia logo a seguir.
Eu também não sabia nada mas quando ele nascer já vais ter aquele instinto, já vais saber o que ele quer e querias a tua própria rotina.
Beijinhos

lusitania -
Offline
Desde 04 Jan 2013

Olá,

Já lá vão 5 anos, mas eu dava mama, metia arrotar, trocava fralda e metia a dormir ( não antes de o "esmifrar" com beijinhos e colinho!)..
Só quando passou ser maior estava com ele um pouco na cama a "brincar" ou na espreguiçadeira.
Essa ansiedade é normal, mas depois vais ver que vais perceber perfeitmanete como fazer as coisas. Os bebes são todos diferentes, mas o instinto de fazer as coisas nascem em nós como nascimento deles!

beijocas e tudo a correr bem

lusitania -
Offline
Desde 04 Jan 2013

[quote=Mãe do Gabriel]Ola mamã Sorriso
Olha com o meu filho era acordava mudava a fralda e a seguir leitinho e adormecia logo a seguir.

Eu tentei mas nunca consegui fazer dessa forma, porque a seguir á mama havia sempre estragos na fralda!!! Espertalhão

Santos_claudia -
Offline
Desde 08 Set 2014

Obrigada, pois acredito agora começa a ser tanta coisa a vir a cabeça!! Beijinhos

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Terás de encontrar uma rotina que se adapte ao vosso caso, mas dou-te três dicas: as rotinas devem ser diferentes de dia e de noite logo desde o início, para eles perceberem a diferença (à noite, luzes mais suaves, vozes mais baixas, nada de brincadeiras nem mimos efusivos); mesmo de dia, nunca o ponhas a brincar imediatamente antes de dormir (ficará mais excitado e será mais difícil); troca a fralda só depois da mamada. Para mim, a ordem era: brincar-mamar-arrotar-trocar a fralda-dormir.

E boa sorte!

Desde 05 Out 2011

Olá mamã!
O ideal seria trocar a fralda, mamar, arrotar, deixa-lo m pouco acordado e por fim dormir. Isto porque o mudar a fralda antes da mamada estimula o recém-nascido (por regra muito dorminhoco) e desperta-o, ajudando-o as estr mais predisposto a mamar.
Mas a verdade é ué nos primeiros tempos, um grande parte dos bebés faz cocó logo após a mamada e obviamente não o vamos deixar sujo até à mamada seguinte.
Por isso podemos opte por acorda-lo um pouco antes da hora d mamar, estimula-lo, dar de mamar, arrotar, trocar fralda voltar a dormi, ou quando ele corda na hora de mamar, dar mam mas tirar-lhe uma parte da roupinha para o despertar porque muitos bebés com o untinho da oupa e conforto dama adomecem logo m vez de mamarm.
Como já disseram, durante o dia dr de mamar num mbiente mais iluminado, conversar com ele enquanto mama, estimula-lo.
À noite as mamadas as mudas devem ser feitas no maior sossego possível, pouco luz e pouca conversa para não estimular demasiado os bebés.
Rapidamente perceberão qual rotina ué melhor se adapta vocês!

Beijinhos

1° Positivo a 31 de Agosto de 2012 ( c/ 5 semanas e 4 dias)
22 de Abril de 2013 - Nascimento do primeiro príncipe...
2° Positivo a 29 de Março de 2014 ( c/ 7 semanas e 4 dias)
10 de Novembro de 2014 - Nascimento da minha princesa...
3º Positivo a 16 de Dezembro de 2020 (c/ 7 semanas e 2 dias)

MamãdeMarço2015 -
Offline
Desde 05 Out 2012

Ainda não sou mãe mas penso que os bebes, normalmente mamam e depois temos que mudar a fraldinha porque eles fazem logo cocó após a mamada.
Sempre ouvi assim, mas acho que quando eles nascem é instintivo e acabamos por ir percebendo tudo isso e as preferências deles.
Quando for comigo vou tentar fazer pela seguinte ordem: acorda, dou mimo e aconchego, dou maminha, ponho-o a arrotar, entretanto deve dar tempo para fazer o coco e mudo logo a fraldinha, depois não sei é se dê mais um pouco de colinho e aconchego até adormecer ou se o coloque logo no berço. Isto porque também não sei se terei um bebé fácil e tranquilo ou chorão que só adormeça ao colinho da mãe. Chegando a altura é que se vê.
Boa sorte pra ti, já está quase Sorriso

❤ Positivo: 29/06/2014❤ Dpp: 9/08/2015❤️
❤️DN: 8/03/2015 - 3,010kg 47cm♥
❤ Positivo: 16/06/2016❤ ❤ Dpp: 20/02/2017❤
♥ DN: 20/02/2017 - 3,735kg 50cm ♥
❤️❤️❤️ Positivo: 22/09/2021❤️❤️❤️

Santos_claudia -
Offline
Desde 08 Set 2014

Obrigada pelo carinho nas vossas dicas, nesta altura que as emoçoes andam ai rubro sabe bem! Vou tentar seguir os vossos conselhos e adaptar ao meu bebé consoante tambem o seu ritmo Piscar o olho

MariaAbril -
Offline
Desde 08 Jan 2013

Depois vais ver o que se adapta melhor ao teu bebe. No meu caso, como o meu filho era muito preguiçoso e bolçava imenso, tinha que trocar a fralda antes para o despertar e também para não estar a mexer muito depois de mamar para não bolçar. Nem todos os bebes fazem coco enquanto mamam, aliás, há muitos que até ficam algum tempo sem fazer. Quanto à rotina, lamento dizer-te mas nas primeiras semanas não vais fazer muita coisa com ele. Eles só querem comer, dormir, miminho e que sentirem-se limpinhos (alguns! para outros é um martírio trocar a fralda). Fica tranquila que vais ver que na altura vai parecer super fácil.

O meu bebé nasceu a 27.03.2014

Desde 13 Set 2012

Olá mamã!

Não se preocupe muito com isso porque, quando tiver o seu bebé nos braços e o levar para casa, logo vai descobrir tudinho...

De qualquer forma, nas primeiras 6 a 8 semanas (uns mais outros menos) dificilmente se interessam por brincar. Se não tiver nada que o incomode, tipo cólicas, irritabilidade ou algo do género, ele vai mesmo é querer dormir, comer, fralda limpa e miminho.

Aconselho-a apenas a gerir bem as visitas e o excesso de barulho e luminosidade... muita estimulação sensorial nos primeiros dias pode gerar no bebé muito desconforto já que ele não sabe lidar com tanta novidade. Esse desconforto é traduzido em irritabilidade. É esta muitas vezes a causa do choro prolongado e sem razão aparente...

Mas o seu bebé não será igual a nenhum dos nossos e, portanto, só você será capaz de descobrir o que será melhor para ele.

Espero ter ajudado

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

Santos_claudia -
Offline
Desde 08 Set 2014

Mais uma vez obrigada a todas, as visitas nao vou ter problemas porque somos imigrantes e so tenho ca os meus pais e o meu irmao perto, e de portugal nao ha ninguem com "consideraçao" por nos que demonstre vir ca visitar... Vou tentar experimentar qual a melhor rotina para ele quando o tiver comigo no conforto do nosso lar!
E ja pus aviso a minha mae que nao é para vir ca por o nariz todos os dias, quero tratar do meu bebe sozinha e nao que amde sempre a intrometer, no meu caso é a minha mae e nao a sogra.

MariaAbril -
Offline
Desde 08 Jan 2013

Ohhhhh!!! Não digas isso à tua mãe que ela fica triste... Careta Também dizia isso à minha e depois foi uma grande ajuda! Só o facto de estarem com eles para irmos à casa de banho fazer xixi ou tomar banho acredita que é um sossego para nós. Nos primeiros dias, é a loucura total.

O meu bebé nasceu a 27.03.2014

Santos_claudia -
Offline
Desde 08 Set 2014

É que é mesmo intrometida, tiposo da maneira dela é que é bem feito, ela pode dizer o que quer e ofender as pessoas e os outros nao lhe podem dizer nada...
Acredita ja tive problemas serios com ela no passado e com o meu marido tambem por causa dela..

Santos_claudia -
Offline
Desde 08 Set 2014

Espertalhão Pois está!!! obrigada