Duvida | De Mãe para Mãe

Duvida

Responda
16 mensagens
PatriciaRocha1992 -
Offline
Desde 17 Nov 2014

Ola mamas, a minha filha teve uma consulta de pediatria e a medica perguntou-me de quantas em quantas horas ela comia e eu disse que era de 3 em 3 horas as vezes chegava a fazer 4 horas dependia. Então ela disse me para lhe dar de 4 em 4 horas para fazer so 5 refeições ja que ela estava a fazer 6 refeições. Mas eu acho que é muito tempo ela até ao lanche aguenta bem comer de 4 em 4 horas mas depois ate ao jantar e ate ao leite é muito complicado.
E você mamas dão de 3 em 3 horas ou de 4 em 4 horas??

Celitass -
Offline
Desde 06 Fev 2013

Olá,

Eu dou de 3 em 3 horas. Sempre fiz assim desde que nasceu. Claro que às vezes prolonga-se para 4hrs de intervalo.

Mas quando a minha tinha a idade da tua era sempre de 3 em 3hrs durante o dia. Pois à noite só lhe dava se ela acordasse.

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Eu guio-me por ela mais do que pelo relógio. Normalmente é de 3 em 3 horas mas varia. É como nós, uns dias temos fome mais cedo, outros mais tarde.

Se formos a algum lado anda distraída ou se dormir mais que o habitual na sesta e aguenta mais tempo. Em alturas de pico de crescimento ou com os dentes em que come menos sólidos, aguenta menos e se for preciso pede mama passado 2horas.

E é como disse da sua, se for preciso de manhã faz 4horas de intervalo mas ao fim do dia muitas vezes faz só 2horas.

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

A alimentação da minha menina é :
8h - mama
12:00 - sopa e fruta
16:00 - papa ou iogurte com fruta
20:00 - sopa com fruta
00:00 - mama

E muita mama durante a noite Confuso lol
Então é assim o pediatra também disse que era suposto aguentar 4 horas - por vezes, podia variar mais ou menos meia hora. Ele nunca me indicou quantidades e eu a papa faço 150/160 ml de água e o iogurte dou 2, pq fazem menos volume que a papa logo é 200 mg. A sopa faço a olho. Ele disse que não tem quantidade certa. Se ela aguentar as 4h / 3,5h é porque fica satisfeita, quando deixar de aguentar é porque terei de aumentar as quantidades (gradualmente). será o caso? Se entre mamadas não aguentar tanto experimente dar os 2 peitos talvez assim fique mais saciada. O que é que a sua menina já come?

PatriciaRocha1992 -
Offline
Desde 17 Nov 2014

Andrucas escreveu:
A alimentação da minha menina é :
8h - mama
12:00 - sopa e fruta
16:00 - papa ou iogurte com fruta
20:00 - sopa com fruta
00:00 - mama
E muita mama durante a noite lol
Então é assim o pediatra também disse que era suposto aguentar 4 horas - por vezes, podia variar mais ou menos meia hora. Ele nunca me indicou quantidades e eu a papa faço 150/160 ml de água e o iogurte dou 2, pq fazem menos volume que a papa logo é 200 mg. A sopa faço a olho. Ele disse que não tem quantidade certa. Se ela aguentar as 4h / 3,5h é porque fica satisfeita, quando deixar de aguentar é porque terei de aumentar as quantidades (gradualmente). será o caso? Se entre mamadas não aguentar tanto experimente dar os 2 peitos talvez assim fique mais saciada. O que é que a sua menina já come?

Ola mama, a minha menina bebe LA de manha 180, a hora de almoço sopa e fruta, a tarde papa e vou começar a dar iogurte para ir variando, ao jantar sopa e fruta e antes de dormir LA.

Desde 13 Set 2012

Olá mamã....

Há com cada sugestão vinda de profissionais que é de bradar aos céus....

Mamã, se a sua pequena estiver a dormir ao fim de 3 horas de ter comido, não há qualquer problema em deixá-la continuar a dormir. Agora, se está acordada ou se acorda ao fim de 3 horas e tem fome, dê-lhe de comer! Se ela pede é porque precisa!

E não vejo qualquer problema no facto de fazer 6 refeições... nestas coisas, os bebés é que sabem, dentro dos limites impostos pela ponderação e o bom senso, é claro.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

Desde 13 Set 2012

Olá mamã!

Há com cada sugestão vinda de profissionais que é de bradar aos céus...

Se a sua bebé estiver a dormir ao fim de 3 horas, não há qualquer problema em deixá-la continuar o soninho dela tranquilamente; no entanto, se ela estiver acordada ou se acordar ao final de 3 horas e estiver com fome, dê-lhe de comer!

Se ela pede comida, é porque precisa; nestas coisas os bebés é que sabem, dentro da ponderação e do bom senso, é claro.

Há tantas mães que não tem o suficiente para dar aos seus bebés, que é quase crime deixarmos os nossos com fome só porque alguém, sem grande bom senso e até conhehcimento de causa, nos diz que os nossos filhos só devem comer 5 vezes ao dia em vez de 6. Aliás, não vejo qualquer problema em alimentar um bebé de 3 em 3 horas.

Seja feliz através do sorriso de satisfação da filhota... é isso que se pretende da maternidade.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

PatriciaRocha1992 -
Offline
Desde 17 Nov 2014

Obrigada a todas pela ajuda.

sopena -
Offline
Desde 17 Jul 2010

A minha filha é leite materno em exclusivo...mama quando quer, não é o relógio que define a fome da minha filha.

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

Mamã Sopena concordo consigo, enquanto amamentei exclusivamente também não tinha horário. Aliás o meu pediatra também era dessa opinião. Quando e quantas vezes quiser. Agora uma vez que a mamã já iniciou a alimentação diversificada - sopa, papa, etc. É suposto a bebé aguentar as 3/4 horas até à próxima refeição, porque é algo mais consistente que o nosso leite. Se só aguentasse 2 horas entre refeições, isto é, entre sopa e papa por exemplo, acho que era porque estaria a dar pouca quantidade. Agora se está a dizer que se aguenta bem até à tarde, penso que está a querer dizer que aguenta as 4 horas depois de comer sopa e/ou papa mas não aguenta tanto é entre mamadas certo? É que assim acho normal, o leite materno é de muito fácil digestão e logo não sacia tanto como a papa ou a sopa. A minha de manhã mama e por vezes também tem de se dar a sopita mais cedo porque com a mama não aguenta tanto tempo, mas da sopa à papa aguenta bem as 4 horas. Agora com o leitinho, aguentar menos tempo não acho nada de anormal. É bom que vá mantendo esse intervalo entre as refeições mais "substanciais" agora com o leitinho materno não é muito fácil fazer esse intervalo tão grande...

amorosa83 -
Offline
Desde 06 Mar 2015

olá mamas, o meu chega a fazer 6h de dia..dou quando pede e neste momento so faz mm 5 biberons...

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Olá mamã.

Há alguma justificação para essa recomendação? A bebé está a engordar mais do que deveria?!
Eu sempre dei comida à minha pequenita quando ela pedia. Até iniciar os sólidos, fazia refeições +/- de 2 em 2 horas. Agora anda numa fase em que come bem ao almoço (sopa com carne e fruta por volta das 12h), come bem ao jantar (papa por volta das 19h) e come bem durante a noite (LA). Durante a manhã e durante a tarde não tem apetite, não pede comida e quando lhe ofereço LA bebe pouquinho.
Eles são de fases e acho que as devemos respeitar sem impôr horários Sorriso

PatriciaRocha1992 -
Offline
Desde 17 Nov 2014

sandraalmeida1 escreveu:
Olá mamã.
Há alguma justificação para essa recomendação? A bebé está a engordar mais do que deveria?!
Eu sempre dei comida à minha pequenita quando ela pedia. Até iniciar os sólidos, fazia refeições +/- de 2 em 2 horas. Agora anda numa fase em que come bem ao almoço (sopa com carne e fruta por volta das 12h), come bem ao jantar (papa por volta das 19h) e come bem durante a noite (LA). Durante a manhã e durante a tarde não tem apetite, não pede comida e quando lhe ofereço LA bebe pouquinho.
Eles são de fases e acho que as devemos respeitar sem impôr horários

Ola mama a minha bebe nessa consulta pesava 7,850 kg a médica disse que estava bem.

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Se está bem, não entendo mesmo o porquê de forçar a bebé a fazer um intervalo de 4h se ela tiver fome mais cedo Sorriso

tipp -
Offline
Desde 22 Jan 2014

Realmente há com cada uma.. Nunca tinha ouvido nada semelhante.
Se a bebé está com bom peso, porquê fazer intervalos de 4 h, quando a recomendação para adultos é comer de 3\3h?! Há coisas que não entendo.
A minha bebé sempre comeu quando tem fome e ao longo do crescimento foi fazendo intervalos diferentes. Actualmente, durante o dia é de 3\3h.

PatriciaRocha1992 -
Offline
Desde 17 Nov 2014

tipp escreveu:
Realmente há com cada uma.. Nunca tinha ouvido nada semelhante.
Se a bebé está com bom peso, porquê fazer intervalos de 4 h, quando a recomendação para adultos é comer de 3\3h?! Há coisas que não entendo.
A minha bebé sempre comeu quando tem fome e ao longo do crescimento foi fazendo intervalos diferentes. Actualmente, durante o dia é de 3\3h.

Ola mama pois tambem não percebi médica, eu não faço o que ela pediu dou de comer a minha bebe de 3 em 3 horas as vezes chega a 3 horas e meia ou a 4 horas se ela estiver a dormir

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?