Dormir à noite | De Mãe para Mãe

Dormir à noite

Responda
3 mensagens
Ana Cruzz -
Offline
Desde 23 Jul 2015

Olá mamãs!

Queria pedir a vossa opinião e sugestões para o sono da noite.
O meu filhote fez 1 ano e, desde que nasceu, nunca dormiu uma noite inteira seguida.
Desde os 2 meses (com ordem da pediatra) que não o acordo à noite para comer e, mesmo que acorde, não lhe dou leite.
Fiquei sem leite ao fim de 15 dias e, sempre mamou leite adaptado.
Agora já come de tudo, etc, etc...

A situação das noites é que ainda me tira do sério.
Até aos 6 meses dormiu no nosso quarto (na caminha dele) e depois, mudámo-lo para o quartinho dele.
Acontece que, como acorda SEMPRE 3 a 5 vezes por noite, eu durmo numa cama de solteiro que está também no quarto dele para poder consolá-lo mais rapidamente. (ele dorme na caminha dele ao lado da minha).

Se eu for rápida a fazer "shhh shhh shhh" ele volta de imediato a adormecer mas, se demorar um pouco mais, ele acorda mesmo e chora desalmadamente como se não houvesse amanhã.
Desde há um tempo para cá ele consegue a proeza de choramingar de olhos fechados a dormir, ou basta querer mudar de posição para de seguida começar a chorar.
Ultimamente nem os "shhh shhh shhh" têm resultado. A situação escala rapidamente do choramingar adormecido para choro vivo e alto!

O quarto dele fica no lado oposto ao meu, e, o meu receio é, se ele ficar sozinho, que chore desalmadamente até eu me levantar, atravessar o corredor e chegar lá.. nessa altura já toda a gente estará mais que desperta, inclusivé ele.
Além do mais, não queria muito deixá-lo a chorar de noite pois a viver num apartamento com vizinhos dos lados, em cima, e em baixo... enfim, não me sinto confortável em saber que posso incomodar toda a gente.

Não sei o que fazer para ele começar de uma vez por todas a dormir tranquilamente a noite toda.
Algumas amigas dizem que por volta do ano e meio isto melhora; outra amiga disse que a filhota dela foi assim até aos 4 anos...
Confesso que estou a desesperar.

steffy -
Offline
Desde 02 Out 2010

Eu estou na mesma com o meu de 2 anos, o meu problema é que ele acorda a irmã com 4 meses. passo a noite a saltar de quarto em quarto, mas não o deixo chorar. Estou-me nas tintas para os vizinhos, não quero é que o meu filho chore, sinta medo ou insegurança quando acorda durante a noite. Aconselho que leia o livro Os bebes também querem dormir da Constança Cordeiro. eu ainda não tive oportunidade, mas ouvi muito boas criticas.
Boa noite Espertalhão

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Em primeiro lugar, esqueça a preocupação com os vizinhos. Os bebés choram, é normal e toda a gente tem que compreender.
Em segundo lugar, o seu medo que o bebé chore e desperte por completo está a fazer com que não lhe dê qualquer oportunidade de ele aprender a readormecer sozinho Sorriso
É normalíssimo que os bebés choraminguem uns segundos durante a noite. Umas vezes conseguem voltar a adormecer sem qualquer ajuda dos pais, outras vezes começam mesmo a chorar porque querem mimo, calor, comida, etc e aí sim é que devemos intervir Sorriso