Dor púbica, pélvica, pubalgia, Disfunção da Sínfise Púbica | De Mãe para Mãe

Dor púbica, pélvica, pubalgia, Disfunção da Sínfise Púbica

Responda
7 mensagens
SPalhinha -
Offline
Desde 18 Abr 2010

Meninas, sofro desde as 24 semanas de gestação de Disfunção da Sínfise Púbica, que é uma problemática que se dá sobretudo nas grávidas, embora também possa acontecer com atletas. Também podem chamar-lhe, de uma forma mais geral, Pubalgia ou dor pélvica.

É um dor forte que dá nos ossos da vagina (comigo começou de repente!) quando a gente anda, se senta em cadeiras muito duras ou por muito tempo, sobe escadas, levanta uma perna de cada vez (como a vestir calças ou a entrar e sair da banheira/duche), se vira na cama, sai do carro, etc...

Eu cheguei a ter que andar de muletas! O meu GO não soube diagnosticar-me o que eu tinha mas eu pesquisei e depois falei com uma Fisiatra que me confirmou este diagnóstico (e agora o meu GO também) e o que me recomendou foi FISIOTERAPIA - para reforçar os músculos dos soalho pélvico. E digo-vos, ao fim de DUAS! sessões de fisioterapia eu já me sentia outra - nunca mais voltei a pegar nas muletas e a dor diminuiu imenso! - agora só sinto mais mesmo quando me viro na cama.

Também devem evitar andar muito ou sentar durante muito tempo seguido na mesma posição, subir muitas escadas (sobretudo se estiverem carregadas com sacos ou outros pesos) - tudo o que possa complicar a estabilização e alinhamento dos ossos púbicos.

Penso que devem falar com um Quiropata ou Fisiatra e avaliar a vossa situação. O meu GO mandou-me fazer um raio-X (ele disse que essa história de grávida não poder fazer é uma treta!) e a Fisiatra pôde ver que eu tinha apenas uma pequena diástese da Sínfise Púbica e que não haverá, em princípio, problema em eu fazer um parto normal (vaginal) - que alívio foi! Sorriso

Podem ver mais informação (em inglês) em sites como:

http://www.pelvicpartnership.org.uk/

http://www.babyworld.co.uk/information/pregnancy/pregnancyproblems/pregp...

http://www.plus-size-pregnancy.org/pubicpain.htm

Eu estou com 38 semanas (está quase quase!) e faço fisioterapia só 2 vezes por semana (o ideal seriam 3 vezes) mas melhorei imenso e senti logo que piorei quando fiquei sem fazer 3 sessões seguidas!

Há muito pouca gente (mesmo médicos) alerta para esta problemática nas grávidas - que, afinal, nem é assim tão pouco comum. Por vezes dizem coisas como: "isso deve ser ciática" (a dor não tem nada a ver!), "isso é o bebé que encaixa e desencaixa", ou "é o peso do bebé que faz doer aí", ou que "é o que toda a grávida sente" - e não é!

Se sentem algo parecido com o que descrevi, espero ter-vos ajudado a esclarecer o que se pode passar convosco. AS VOSSAS MELHORAS!

Beijinhos e tudo a correr bem Espertalhão

Maiainha -
Offline
Desde 26 Set 2009

Olá,
Infelizmente sofri disso durante a gravidez ,não tão grave como aconteceu ctg mas também doloroso,pelos sintomas a medica que me seguia diagnosticou logo a situação,quando jogava andebol em determinados exercicios acontecia e fazia me mesmo passar noites em claro durante a gravidez.
Tive um parto normal e natural sem ajuda medicamentosa Sorriso
Agora tento para o 2º filho e a médica que me acompanha diz que isso não trás nenhum incoveniente para o parto ,até porque ja fui alvo de alguns Raio x que se verificaram "limpos"
Segundo a médica com o parto pode mesmo deixar de existir !Espero que sim!Se para mim foi incomodativo que fará para ti que até tiveste que usar moletas!
Espero que corra tudo bem!
Bjocas

Sobre Maiainha

Maiainha( http://maiainha.blogspot.com/ )Mãe da Pipoca com 8anos de vida Apaixonado
Madrinha da Jerry,SJS,Enigmas e do Santiago Apaixonado
Afilhada da Querida Magaliida Apaixonado
Um dia quem sabe...talvez o regresso da Cegonha!

Laoviah -
Offline
Desde 19 Jan 2010

Realmente nunca tinha ouvido falar. Mas obrigado por partilhares, afinal é uma coisa que pelos vistos não se tem muito conhecimento...
Obrigada

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Olá Spalhinha estou com o mesmo problema que tu e quando chega a hora de sair do trabalho quero dar um passo e não consigo :'(
Ainda estarás por aqui? Precisava de ajuda. Onde tiveste a fisioterapia?
Beijocas***

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

EmaSPB -
Offline
Desde 23 Ago 2016

Olá
Estou com tanta dor em um dos lados do soalho pélvico. Sou instrutora de pilates e parece que ajuda a evitar este problema, no entanto, fico bastante pior quando faço qualquer tipo de esforço, desde caminhada, Kegel, seja o que for. Tenho mesmo de ir ao médico. obrigada por esta publicação, creio que as pessoas tendem a desvalorizar a dor pélvica que sinto...como sou treinada e dores no corpo sempre tive...ossos do oficio. Só que agora custa-me mesmo andar, principalmente à noite.

Obrigada mamãs

Dani1890 -
Offline
Desde 14 Fev 2016

Ola, tambem estou a ter essas dores. Estou com 36s + 2d e desde as 28s que sinto esse desconforto.
Ultimamente passou de desconforto a dores horriveis, principalmente durante a noite ao virar-me. Por vezes quase choro de tanta dor, apenas fica melhor se usar uma almofada no meio das pernas e mesmo assim ja deixou de ser muito eficaz com o passar do tempo.
Amanha vou a medica e vou falar da situaçao, da ultima vez disse-me que era normal, mas vamos la ver...

Sobre Dani1890

Inicio de treinos: Jul 2015 // Positivo: 30 Jan 2016

Inicio de treinos: Fev 2021 // Na luta para o 2º positivo Sorriso

Bri -
Offline
Desde 10 Set 2016

Olá!
Estou de 27 semanas e estou com queixas similares há cerca de 1 mês... Têm vindo a piorar e de manhã até acordo bem mas vou piorando ao longo do dia ao ponto de ter dificuldades a caminhar. Fui aconselhada a ir a um fisiatra, o que fiz esta semana e confirmou se que estou com uma pubalgia. Já tenho 2 filhos e nunca tinha tido problema similar... fiquei agora de baixa durante 2 semanas para ver se melhoro e vou fazer fisioterapia. Depois dou feedback se funcionou. Disseram me que estas dores me vai acompanhar até ao final da gravidez. Espero pelo menos melhorar para poder fazer a minha vida normalmente.
Dani, diria como estás no final da gravidez provavelmente descanso sera o mais adequado, já falta pouco, depois do parto em princípio essas dores irao passar.

Melhoras a todas!

Bri