Doença mão, pé boca

5 respostas [Última]
raquel80
Retrato de raquel80
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 41 sem. Offline
Desde: 16.11.2007

O meu filho apanhou no infantário esta doença á 2 dias, digamos que foi uma surpresa qd o levamos ao hospital e o médico falou esse nome.Não é uma doença complicada, mas é muito chato para a criança, é muito contagioso, (tipo varicela).Parece que ouve um surto no infantario e muitas crianças ficaram efectadas.A transmissão faz se por via oral.(ex:crianças ou bebes que partilhem brinquedos no infantario)
Vou colocar uma breve informação, para as mães que nao conheciam o sindrome tal como eu.

Apresentação da doença – O período de incubação é de 3 a 6 dias. O pródromo caracteriza-se por 12 a 24 horas de febre baixa, mal-estar e dor abdominal ou sintomas respiratórios. A sintomatologia é característica, em geral 5 a 10 lesões orais ulcerosas e dolorosas, que resultam em recusa alimentar pelas crianças. Algumas lesões ou até cerca de 100 lesões cutâneas aparecem simultaneamente ou então logo depois das lesões orais, estas podem ser assintomáticas ou sensíveis e dolorosas. As lesões são máculas ou pápulas (inicialmente de cor rosa ou vermelha) de 2 a 8 mm, que rapidamente evoluem para vesículas (com líquido transparente de aspecto aquoso ou tonalidade amarelada). As localizadas nas palmas das mãos e plantas dos pés raramente rompem e têm uma forma linear típica. Nas restantes áreas as vesículas rompem e formam erosões e crostas. As lesões regridem sem deixar cicatrizes. As lesões das mucosas aparecem sob a forma de úlceras dolorosas, pequenas (5 a 10 mm), precedidas por máculas que evoluem para vesículas acinzentadas. Distribuem-se pelo palato duro língua e mucosa oral. A DMPB acompanha-se de febre baixa, mal-estar, nos casos típicos. Em alguns pacientes, a doença pode estar associada a febre alta, mal-estar intenso, diarreia e dores articulares.

O diagnóstico baseia-se nas manifestações clínicas. A implantação dos enterovírus no aparelho gastrointestinal resulta na disseminação para os gânglios linfáticos regionais e 72 horas depois, há uma viremia com implantação do vírus na mucosa oral e pele das mãos e pés.

Evolução e Prognóstico – A DMPB é na maioria dos casos autolimitada e o aumento dos títulos dos anticorpos séricos elimina a viremia em 7 a 10 dias. Raramente há sequelas graves. Os vírus coxsackie têm sido implicados na miocardite, meningoencefalite, meningite asséptica, doença paralítica e na doença sistémica semelhante à rubéola. Se adquirida durante o primeiro mês de gestação a infecção pode causar abortamento espontâneo, como tal não esquecer de referenciar a cuidados secundários.

Tratamento – É apenas sintomático. A aplicação tópica de solução de cloridrato de diclonina ou lidocaína para atenuar o desconforto oral.

Beijinhos
Raquel, Santi e Di Apaixonado Apaixonado Apaixonado

mãedopiolhito
Retrato de mãedopiolhito
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 4 sem. Offline
Desde: 11.10.2010
POis, o meu filhote tb teve

POis, o meu filhote tb teve isso no ano passado...n comia nada, era muito doloroso. Infelizmente n há como evitar isso, tds os babies poem coisas na boca e tds pertilham brinquedos,n há como evitar...

tenho 2 filhotes lindos, lindos, iguais um ao outro, em tudo...LOL

Loving Mom
Retrato de Loving Mom
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 h 51 min. Offline
Desde: 23.06.2010
Realmente é sempre a

Realmente é sempre a aprender...é cada doença que aparece Triste
Bolas, tadinhos dos nossos rebentos...obrigada por partilhares!
Já agora aproveito para partilhar convosco a experiência que tive com a minha filhota de 19 mesitos que durante o dia fica na ama, é a única criança...Em Dezembro ela tive uma gengivoestomatite herpética = febre, gengivas inflamadas, aftas na língua e nas paredes da boca e consequentemente falta de apetite e perda de peso...o pediatra disse que é uma doença mt comum nas crianças:
http://demaeparamae.pt/forum/negligencia-medica

É terrível vermos assim os nossos filhotes e pouco podermos fazer além de ter de levar com a incompetência dos médicos Que raivaaa!!!

Visitem a minha lojinha Piscar o olho
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/65866
Nasceu a sementinha do nosso amor...amo-te princesa Apaixonado

Madrinha orgulhosa da minha querida amiga Vimaria Sorriso

raquel80
Retrato de raquel80
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 41 sem. Offline
Desde: 16.11.2007
Mãe do piolho, quantos dias

Mãe do piolho, quantos dias durou o sindrome no teu filho recordaste?O meu começou na terça ao final da tarde, a no hospital disseram que era a volta de 3 dias, mas a realidade é que acho que hoje ela esta muito pior, então as borbulhas ao pé da boca, estão sempre a nascer.Eu estava a pensar leva lo ao infantario na segunda feira, mas agora nem sei...E a custa desta doença, ele que tem pele actopica, ainda esta pior!!!

Beijinhos
Raquel, Santi e Di Apaixonado Apaixonado Apaixonado

raquel80
Retrato de raquel80
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 41 sem. Offline
Desde: 16.11.2007
Bem joaninha, tadinha da tua

Bem joaninha, tadinha da tua menina!!!Realmente as crianças sofrem com doenças tão sem jeito...Pelos vistos estanto eles sozinhas ou em grupo as doenças nao dao descanço.Obrigada por partilhares a tua história tb.

Beijinhos
Raquel, Santi e Di Apaixonado Apaixonado Apaixonado

anna12
Retrato de anna12
Utilizador offline. Visto pela última vez há 33 sem 2 dias. Offline
Desde: 10.04.2009
.

Olá meninas....no hospital disseram que o meu filho apanhou esse virus..mas os vossos meninos tinham borbulhas em todo o corpo???é que o meu filho tem em todo o corpo...orelhas, braços, pernas barriga, costas,mãos, pés, ....tudo, só não tem nada na cara... teve umas pintas no lábios mas desapareceram no mesmo dia que apareceram..., os vossos meninos também tinham assim???'

Opções de visualização dos comentários

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.