DNA Fetal e Amniocentese | De Mãe para Mãe

DNA Fetal e Amniocentese

Responda
9 mensagens
Angie_ASB -
Offline
Desde 05 Fev 2017

Após a minha primeira consulta, a minha médica deixou-me com alguns "tpcs".
Como tenho 35 e é a minha primeira gravidez quer que investigue e pondere estas opções.
Gostaria de saber se alguma das meninas quereria partilhar as experiências que possam ter tido com uma e outra opção.
Como tudo na vida, tudo tem os seus prós e contras.
À partida parece-me menos arriscado o dna fetal, igualmente fiável mas bem mais dispendioso.

Sobre Angie_ASB

POSITIVO a 13-02-2017
DUM a 18-01-2017
DPP a 23-10-2017

ClaudiaFE -
Offline
Desde 27 Out 2016

Boa noite mamã..
Eu também tenho 35 anos mas já sou mãe e agora estamos a tentar ter mais um filho.

Tenho muito receio de ter de fazer uma Amniocentese.
A Angie já fez a ecografia e o rastreio bioquímico (feito através de análises) para a sua médica lhe querer fazer uma Amniocentese?

Muitas mães se recusam a fazer e depois o bebé nasce sem problemas.

Sobre ClaudiaFE

A tomar Gestacare Preconceptivo e cápsulas de óleo de Gérmen de Trigo.
Início dos treinos: Fevereiro2017

Susana Urbano -
Offline
Desde 12 Fev 2016

Eu fiz o rastreio bioquimico e como me deu um resultado borderline (negativo mas muito proximo do positivo) para trissomia 21 optei por fazer um teste não evasivo (Harmony). É certo que pode ser um pouco carote, eu optei pela opção mais barata, apenas para as principais trissomias e o resultado foi que a minha bebé não tinha nenhuma das trissomias.
Paguei 395€ mas a Medis reembolsou 30%. Eu não quis fazer a amniocentese pois há sempre o risco de algo correr mal... e eu não quis arriscar.

Vendo testes de gravidez e ovulação (0,30€). Qualquer questão por mensagem privada.

Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Não quero obviamente assustar ninguém mas acho que devemos contar as experiências tanto negativas como positivas.
Na minha segunda gravidez em 2013 foi me dada quase a certeza que o meu filho tinha trissomia 21, a única alternativa que me deram foi a amniocentese,apesar de ter meios financeiros para outros tipos de testes nao eram na altura ainda tão conhecidos e falados... e fiz, mas tive uma ruptura da bolsa que me obrigou a 11 semanas de repouso absoluto e um parto prematuro, mas dentro da desgraça toda correu tudo bem e tenho um puto saudável e lindo.

Da minha filha optei por fazer o harmony (estava tudo bem mas eu por estar "escaldada" da gravidez anterior assim fiz ). Para mim amniocentese nunca mais.

Mas este foi o meu caso. A minha mãe fez amniocentese à 15 anos e correu super bem, uma amiga minha à 4 anos e também correu bem.

CR.RJ -
Offline
Desde 08 Mar 2010

Fiz o rastreio combinado (eco + bioquímico). Deu negativo mas ainda assim por descargo de consciência fiz o Tomorrow. Acho que só optaria pela amniocintese se o rastreio combinado desse algum risco.

Miaka -
Offline
Desde 06 Jan 2015

Também engravidei com 35 anos e fiz apenas o rastreio bioquímico. Apesar de ser uma gravidez gemelar e de algumas opiniões inviabilizarem a fiabilidade deste teste neste tipo de gravidez, os médicos que me seguiam não aconselharam a amniocintese pelos riscos associados. Acho que se fosse necessário optaria pelo harmony, apesar do custo elevado. Tudo a correr bem mamã! Sorriso

Sobre Miaka

Jan - Início do treinos
Março - Positivo
Março - Aborto espontâneo às 6 semanas
Maio - Gravidez Gemelar (OMG!!! É mesmo verdade??? =D)

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

No meu caso o rastreio combinado deu 1:4000+ mas quis fazer a Harmony para ficar mais descansada.

Testes não invasivos como a Harmony recorrem ao DNA fetal, a diferença comparada com a Amniocentese é que a Amniocentese recolhe o DNA diretamente da fonte, enquanto que a Harmony recolhe do DNA fetal wue circula pelo sangue da mãe.

A Amniocentese ambém não garante a 100%, visto que existem casos de mosaicismo genético onde apenas algumas células do feto apresenta trisonomia. Mas esses casos são raros, pelo que quando a Harmony ou a Amniocentese tem resultado negativo, geralmente o feto está bem e falso negativo é muito raro.

Embora na ecografia morfológica também se pode detetar características físicas de casos de trisomia. Os mais graves, 13 e 18, por não serem compatíveis com a vida geralmente apresentam vários problemas que possíveis de detetar na eco. Para trisomia 21, que é a trisomia mais comum, há algumas características detetáveis na eco embora menos graves.

Mas penso que é muito raro um caso de trisomia passar a todos os testes e ecos sem verificar problemas.

Penso que para além da Harmony existe mais um ou outro teste semelhante mais barato, penso que é de cá, mas não me lembro do nome.

Angie_ASB -
Offline
Desde 05 Fev 2017

Obrigado a todas por me elucidarem.

ClaudiaFE, ainda não fiz a eco nem os exames do primeiro trimestre.
A minha médica é que me foi explicando sobre o que poderia vir pela frente e pediu que me informasse para o caso de na altura surgir algum motivo e tenha que ponderar sobre essas opções.
Como não entendo nada de gravidez e maternidade acredito que ela queira que me vá pondo ao corrente destes assuntos.

Sobre Angie_ASB

POSITIVO a 13-02-2017
DUM a 18-01-2017
DPP a 23-10-2017

CR.RJ -
Offline
Desde 08 Mar 2010

Para o caso de optar pelos não invasivos há pelo menos o harmony, o trust e o tomorrow. Fiz este último pois foi indicado pela médica e inclusive vinha no panfleto do hospital (publico). É o único teste 100% português, ie, as amostras não são enviadas para outro país.