Diz que dói e dói mesmo | De Mãe para Mãe

Diz que dói e dói mesmo

Responda
24 mensagens
Sofia FCosta -
Offline
Desde 16 Set 2009

Olá a todas!

Preciso da vossa ajuda. Durante a madrugada de ontem aconteceram coisas nada agradáveis.

Fartei-me de vomitar coágulos de sangue, tinha febre na casa dos 39º, desmaiei, fui parar ao hospital onde estive em vigilância, a levar soro e a fazer exames até perto das 23h e depois de muitas coisas fazer, foi-me diagnosticada uma gastrite (já sabia que a tinha, desde os 15 anos), anemia, pouco potássio no sangue (não sei o que significa) e uma depressão nervosa.

Os médicos que me assistiram, disseram-me que todas as coisas físicas que me aconteceram podem ter origem psiocossomática. Não me sinto nervosa, ansiosa nem tão pouco a panicar. Sinto-me tão só num estado de tristeza que chega a ser avassalador e anormalmente cansada.

Muitos tópicos há sobre a depressão, eu sei. Mas gostava de saber se - quem já a teve - conseguiu ultrapassar a mesma sem recurso a farmacos. Se sim, o que fez?

Cada caso é um caso, também sei. Mas sigam, por favor, a minha linha de raciocínio:
Se as causas são psicológicas, então, devia ser possível ultrapassar tudo isto sem ter que tomar medicação, não é verdade? Não quer isto dizer que não vá seguir a prescrição que me foi indicada. Comecei logo no hospital a ser medicada.

Foram-me receitados comprimidos para tudo e mais alguma coisa, um pó não-sei-para-o-quê-do-estômago e dentro dos comprimidos um anti-depressivo.

Pronto.

Tomo tudo o que me indicaram, mas e depois?

Não é necessário um acompanhamento para ver a evolução das coisas? Se sim, o médico de família pode consultar-me para ver o estado de tudo ou é melhor um especialista?

Não estou bem, é ponto assente. Preciso de ajuda, é outro ponto assente. Mas se eu não fizer nada por mim, também não serão os outros a fazê-lo...

É por isso que preciso da vossa ajuda. Qual a melhor maneira de ultrapassar esta fase de tristeza que me assola há já algum tempo, sem ter que recorrer a fármacos? Com o tempo, vão-me sendo dadas as respostas? Vou descobrindo as mesmas aos poucos?

Obrigada e um xi-coração!

‎"Que os teus passos pareçam inúteis, vai abrindo caminhos, como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão..." - Antoine Saint Exupery
*
https://www.facebook.com/Sofia-Fonseca-Costa-Escritora-904200196292317
♥♥♥ Henrique ♥♥♥ Benjamim ♥♥♥ Violeta ♥♥♥

Ana Pimenta -
Offline
Desde 26 Maio 2010
I Love DMPM

Que cena Sofia.

Antes de mais as tuas melhoras.

Olha deverás ir o quanto antes ao teu medico de familia contar o que aconteceu e falar da depressão e mostrares os medicamentos que estás a tomar para que ele depois acompanhe-te ou te mande para um especialista

bjs

Gabriel Domingos - 14/11/2007 - o dia mais feliz da minha vida!
Meu campeão - És uma benção de Deus!
Já tenho loja vistem: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/63279

babylove -
Offline
Desde 22 Set 2009
I Love DMPM

Conheço a depressão, não por ter passado por ela, mas por ter vivido com uma dentro de casa mto anos.

Precisa de acompanhamento, sim, deves começar por levar a papelada toda e a indicação do que estás a tomar ao médico de familia, para teres acompanhamento da situação, não só dessa com da gastrite, que vomitar coagulos de sangue é sinonimo de mucosa ferida, e convém ver a evolução da situação. O médico de familia certamente fará o encaminhamento para alguma especialidade no hospital a q pertences, ou caso entenda q está dentro do ambito dele, faz ele o seguimento.

Em relação à medicação, o q te sei dizer é que ajudar a acabar com a tristeza avassaladora, pelo menos um pouco até conseguires tu ter clareza para tentar perceber os porquês e encontrar as respostas, há sim quem consiga não tomar, mas nesses casos o apoio psicológico é fundamental, seja num psicologo ou em psicoterapia.

O tempo, as respostas, vão sempre depender apenas de ti, infelizmente nessas coisas o q sempre ouvi dizer foi " ninguém entende o q eu sinto, ninguém me pode ajudar"...

Se não queres de todo fazer medicação, procura outro tipo de apoio então, pq sozinha, é mto dificil, e já basta como te sentes, não tem de ser tudo tão dificil assim.

Beijinhos e as melhoras!

Sobre babylove

Madrinha dos rebentos das minhas queridas gémeas de Outubro 2008.
Madrinha da Celi82 Espertalhão (Parabéns pela Inês!!!)

angelaantunes -
Offline
Desde 23 Abr 2007

oi linda ja ha uns dias que n vinha aki e xeguei agora e deparo-me c o teu topico.Não é nada bom o que estas a pensar e eu que o diga dsd os 4 meses da Alícia que estou com depressao, e estou a tentar dar a volta por cima sem medicamentos e digo te que nao esta a ser nd facil Triste sabes o que me ajuda mais é nao pensar k estou depressiva pk se o peço sinto m pior tento dar a volta por cima mas ha dias k é mt mau ha dias kem nem falar c pessoas me apetece ,ha dias k so me apetece mandar vir por td, ha dias k so me apetece xorar ,pk n consigo cuidar da menina? pk n sou boa mae?por td e mais alguma coisa, mas ha dias que me sinto bem e nem me lembro do k tou a passar.As melhoras linda e klk coisa ja sabes tou aki

AO fim de 31 meses Chegou a estrelinha
Chegou a Princesa Alícia no dia 30-03-2011 Amo-te filha
Em treinos para 2º filho á 23 meses
1IIU Nov2015- Cancelado 2IIU Fev2016-Negativo 3IIU Maio 2016-Negativo FivSetembro 2016-Positivo

tia lou -
Offline
Desde 03 Ago 2008

Sofia fiquei muito triste com este teu post.
Eu ja passei por momentos muito dificeis... o que me ajuda bastante 'e rezar, nao aquelas oracoes ja estipuladas, falar com Ele, como pai como amigo, pedir forcas. Outra coisa 'e mesmo falares com pessoas amigas ou com familiares, as pessoas tem sempre um conselho bom, Deus responde-te atravez delas, mesmo que n tiverem conselhos senteste menos sozinha e mais aliviada ao desabafares, e teras em quem te apoiar se a situacao se agravar. Sao os psicologos mais baratos e mais eficientes porque te conhecem.
Outra coisa que me d'a forca 'e agarrar-me as coisas positivas da minha vida, olhar a minha volta, ajudar os outros, pensar no que tenho de bom, na minha saude, nas minhas conquistas, e claro naqueles que dependem de mim e que sofrem se verem que eu estou mal.
Isso geralmente afasta as minhas tristezas.
E por fim querida, a coisa que sempre penso 'e que nao h'a mal que dure para sempre... nao importa quao grande seja o temporal o sol surge sempre, portanto tu tbm voltar'as a sorrir.
A minha mae diz que a vida 'e feita de altos e baixos... esse 'e apenas um baixo.

Agarra-te ao que te faz feliz. Melhoras, forca e se precisares de mim manda uma MP. Um abraco forte!

Sobre tia lou

Desde o momento em que descobri que existes, mudaste a minha vida!Davi Lucas, Deus te abençoe e proteja.

BabyFlower -
Offline
Desde 03 Dez 2010

Ola linda,
eu já passei por isso, tomei a medicação e depois de algum tempo reparei que só me deixava pior e deixei.
O que fiz??
Muito apoio psicologico, tentei com a ajuda do psicologo procurar resposta do que me deixava triste e em baixo.
Ao fim de algum tempo (sim demora algum tempo) as respostas foram aparecendo e depois é seguir os conselhos do psicologo, que seram algo como distraires-te das coisas que te deixam nessa tristeza, estares com pessoas que te façam levantar a moral, ou seja se não tens vontade de estar com x pessoas o melhor mesmo é não estares pois vai-te deixar pior, e coisas assim.
O melhor mesmo é procurares um especialista e seres acompanhada todas as semanas se for necessario varias vezes por semana.
Tal como eu consegui, tu tambem vais conseguir, é levantar a cabeça e ir à procura das tuas respostas.
Desejo-te muita força para esta nova "guerra"
Beijinhos e coragem, nós (mulheres) conseguimos

A minha Maria já nasceu no dia 14 de Janeiro às 15h59m com 47cm e 2,650kg.
Amo-te filhota Apaixonado Apaixonado Apaixonado

MC-Açores -
Offline
Desde 02 Dez 2010

Olá Sofia,
Por norma não gosto de falar muito da minha vida particular nem expor certos pormenores, mas vou partilhar contigo:
Há alguns anos atrás, cerca de 6 ou 7, passei por uma depressão, feia, muito feia...Andava triste, chorava, chorava ás vezes nem eu sabia bem porquê. As pessoas em vez de me darem força, diziam que era louca, só podia era estar tola...mas a verdade é que me sentia sozinha, cansada, farta...Houve um dia que não fui de modas e tomei meia caixa de calmantes, fortes, muito fortes...a minha intenção não era acabar comigo mas sim acabar com a tal tristeza vinda não sei de onde!Fui parar ao hospital, fui encaminhada para um neurologista que me receitou medicamentos que nunca mais acabava.
Tomei a medicação 2 dias... mas só me apetecia dormir de tão forte que era a medicação e destes 2 dias não tenho grande memória...não me lembro sequer de ter visto a minha filha nesses 2 dias.
Sentia-me "perdida"...não tive apoio nenhum...completamente sozinha, habituei-me a viver assim por várias razões.
Resumo: Eu disse a mim mesma que tinha de acabar com aquilo,parei de tomar medicação, não quis saber de mais nada... afinal de contas, que raio de motivos é que tinha para andar assim...??
Mudei tudo o que me entristecia, anulei tudo o que não me fazia feliz, a mudança começou em mim e na minha mente.
Dediquei-me de corpo e alma á minha alegria, a minha filha... Mudei, mudei, mudei, e mudei.
Se estou bem?? òptima, nunca mais voltei a sentir nada do que sentia... Já quase nem me lembro de alguma vez ter passado por isso.
Vais ver que é uma fase menos boa da tua vida, não te deixes vencer por isso. Não há nada na vida que valha a pena tamanha tristeza.
Desejo-te muita força, muita muita mesmo!!!Mas não te esqueças que a mudança está em ti, as respostas estão em ti e só tu podes mudar o que sentes neste momento.
Falar ajuda, e se vais ser seguida, que acho muito bem, deves ser encaminhada para a especialidade certa, mas tu, Tu tens a Chave!!
Um abraço muito apertado para ti minha querida!

Lú Monteiro -
Offline
Desde 27 Out 2011

Tenho apenas 9 semanas de gestação, e estou passando apenas para te desejar melhoras, vai da tudo certo mãezinha!!

Angela Cabral -
Offline
Desde 07 Out 2011

Eu sou 1000% contra os anti depressivos, só te encobrem a depresão, não te vão fazer superar o que guardas no teu (IN)consciente... O essencial é fazeres tudo o que te faça sentir bem... mas o melhor é falares com medico de familia (que têm comissão nos medicamentos que empingem) o meu é 100% Sincero comigo e disse-me para nao tomar nada do que me passaram no hospital (tambem anti-depressivos), e entao se te sentes bem... Mais uma razão para não os tomar.

DPP 24-04-2012.. Duarte Rafael Cabral Dias Ferreira

Angela Cabral -
Offline
Desde 07 Out 2011

Eu sou 1000% contra os anti depressivos, só te encobrem a depresão, não te vão fazer superar o que guardas no teu (IN)consciente... O essencial é fazeres tudo o que te faça sentir bem... mas o melhor é falares com medico de familia (que têm comissão nos medicamentos que empingem) o meu é 100% Sincero comigo e disse-me para nao tomar nada do que me passaram no hospital (tambem anti-depressivos), e entao se te sentes bem... Mais uma razão para não os tomar.

DPP 24-04-2012.. Duarte Rafael Cabral Dias Ferreira

Mar@Bia -
Offline
Desde 08 Maio 2011

olha so posso responder consoante a minha experiencia.
quanto aos farmacos primeiro são bombas para o nosso organismo e colocam-te num estado de letargia para mim são uma bengala e não cura, segundo a minha experiencia tem que partir de ti a força para ultrapassar mas mto te ajudará acompanhamento psicologico acredita é mil xs melhor que kk farmaco a meu ver.
Depois precisas de ganhar novamente alegria de viver sai para passear para beber cafe com amigos distrai-te e abstrai-te tambem do que te anda a fazer mal, mas nisto se fores como eu a parte pior é a noite em que ao invez de dormir tds os fantasmas pairam sobre ti e com isso não descanças o que te faz só cair mais fundo no poço para ajudar um pouco toma banhos de imersão com alfazema para ajudar a relaxar e bebe chã de camomila ou então de alfazema porque são calmantes e não te fazem mal lê um livro ou vê uma comedia e nada de cafe a noite.

Sobre Mar@Bia

Desde o dia 5/12/2010 que conheço o verdadeiro amor. Filhota és tudo para mim.
Façam o favor de Cuscar o meu perfil e a minha pagina no facebook Sorriso
https://www.facebook.com/profile.php?id=100010198656507
https://www.facebook.com/Imagens-M%C3%A1gicas-Fotografia-763997807042920/

biogirl -
Offline
Desde 02 Dez 2010

Em primeiro lugar deixa-me dizer-te que percebo PERFEITAMENTE o que estás a passar e que, so quem ja passou por uma situaçao semelhante sabe entender. Muitas vezes ouvimos dizer que somos fracos e nao temos razoes para estar assim e temos de mudar o nosso pensamento, mas eu sei que nao é facil...
Concordo com algumas coisas que ja foram ditas, a cura passa por nos proprias. No entanto quero tambem alertar que foi provado CIENTIFICAMENTE que, em muitos casos, a depressao se deve a um nivel excessivamente baixo de um neurotransmissor que exite no cerebro, e nestes casos se torna indispensavel a ajuda de fármacos.
Muitas vezes a dificuldade esta no correcto diagnostico da situaçao: a tristeza que sentes terá alguma causa especifica, mesmo que nao a saibas identificar? Pode ser so uma tristeza passageira que passe com o tempo...ou entao pode ser mesmo uma questao que requeira ajuda farmacologica.
Na minha opiniao devias começar por um psicologo, pq em muitos casos eles ajudam a perceber a origem do problema. Outra coisa que parece ajudar em muitos casos é a Hipnoterapia. Aqui em Portugal ainda nao é muito conhecido, mas por exemplo no Brasil usam a Hipnoterapia para tudo, inclusivamente para ajudar a diminuir d dor durante o parto!!!

No entanto, se achares que nao ves melhoras, o melhor é mesmo falar com um psiquiatra. se quiseres posso dar o contacto do meu.

Outra coisa muito importante, estas coisas levam tempo...nao te vais sentir melhor de um dia para o outro, mas garanto-te que passa!
Uma coisa que ajuda é fazeres um esforço para pensares em coisas que gostes de fazer qd te sentires mais em baixo. Eu sei que nao é facil, mas se o nosso cerebro está "formatado" para coisas tristes vai estar sempre a buscar coisas tristes e mais tristes. ~

Se precisares de desabafar podes contar comigo, eu vou-te compreender de certeza, sei o que isso é.

Beijinhos e força Grande abraço

Sobre biogirl

O meu Salvador nasceu a 07-10-2011

Jones -
Offline
Desde 12 Mar 2009

Sofia, já tive uma depressão há uns anos, tomei antidepressivos (apenas 1 por dia), fiz tudo direitinho e correu mto bem! COm o tempo fiz o "desmame" da medicação e hoje não tomo nada. Na minha opinião a medicação é fundamental para ultrapassar uma depressão! Claro que existem outros factores que podem ajudar a superar, mas a medicação não pode ser posta de lado. E não tens de ficar receosa de ficar presa à medicação para sempre....segue os conselhos que te deram.
Quanto à anemia, tens de ter cuidado com a alimentação e provavelmente estás a tomar ferro certo? Come alimentos ricos nutricionalmente, com vitamninas e ferro e põe de lado os doces e fritalhadas :). Cuida da tua saúde física e mental!

Beijinhos e as melhoras

NinaPQ -
Offline
Desde 22 Fev 2010
I Love DMPM

Como já te disseram a chave está em ti... Luta por ti e pelos teus filhos...
Beijinhos

Sobre NinaPQ

Mãe de dois filhos fantásticos!
22 de Dezembro de 2009 às 0h50, nasceu o meu pinguim com 3,360kg e 48,5cm! Sorriso
20 de Abril de 2016 às 17h14, nasceu o meu pinipom com 3,015kg e 48cm! Sorriso
Amo-vos com toda a minha alma...

Thinkerbell -
Offline
Desde 01 Dez 2009

Ola querida!!

Que pena ler este teu post!! Triste

Eu tenho uma depressao de estimaçao desde os meus 15 anos...
quem me conhece superficialmente nao o diz, jamais, e quem le os meus posts mais antigos o mesmo, mas talvez ate se apercebam mais disso nos ultimos que coloquei.

Eu sinto-me SEMPRE sozinha, mesmo que esteja com uma multidao a minha volta, a minha expressao e constantemente fechada, e quando nao e assim, e momentaneo... (tb nao ando 24h de "trombas")
Evito sempre estar sozinha, porque ja tentei uma vez o pior, e tenho consciencia de que foi uma GRANDE asneira... e tenho muitas vezes vontade de repetir!! Por isso tento manter sempre alguem por perto de mim....

Eu ate podia considerar-me uma pessoa feliz..
Tenho um filho fantastico, uma familia fantastica....
O meu marido ama-me mas maça-me a cabeça por coisinhas minimas, e eu nao tenho a minima paciencia...

Tenho muitas vezes o frigo vazio, e é nessas alturas que me vou mais abaixo... e la me mando aos comprimidos.

Evito tomar a medicaçao, e sei que nao a faço correctamente... porque sou capaz de tomar durante uma semana, e deixar de tomar na seguinte....
Tenho muito medo da dependencia, talvez por isso nao me deixe agarrar aquela tralha toda em forma oval, redonda e cilindrica...

Por isso, talvez consigas nao tomar medicaçao para a depressao se tiveres um bom acompanhamento... eu tive o meu medico de familia a seguir me durante muitos anos, entretanto reformou-se e estou a espera do medico substituto (nao sei se viste a noticia do centro de saude da damaia... )

MAntem alguem por perto de ti, que te faça companhia, que te ajude a nao te lembrares da tristeza... mas que te deixe chorar quando te apetece!!

Eu hoje tive um dia assim, tinha que sair cedo de casa, tinha compromissos, e nao sai... sentia me cansadissima, com dores, mal disposta, e mal abri os olhos chorei.. e chorei horas a fio... o meu marido nao me disse nada, so me deixou chorar..
Estou em casa agora, sozinha com o Hugo, e sem vontade de sequer mexer os dedos....

Querida, as melhoras dessa coisa toda do estogamo Careta e pensa que has de ser mais forte que a depressao...

Beijinhos pa ti e pos minimeus! Careta

http://demaeparamae.pt/forum/foi-assim-que-tudo-comecou-diario-1-viagem
Em extase a 14 de Novembro 2010 - nascimento do pikatxu Hugo =) Amo-te bebé reguila =)
2nd round - Fevereiro 2015 1*2*3*4*5*6*7*8* Sorriso AE a 26/05 Triste Pos. 16/09 gravidez ectopica - remocao da trompa direita a 28/09 Triste

Sofia FCosta -
Offline
Desde 16 Set 2009

Obrigada a todas! Sorriso

Não sou contra os anti-depressivos, de modo algum.

Há uns anos valentes, na minha altura suicída, tomei os que foram necessários. Foi nesta altura que apareceu a gastrite que mantenho, devido à toma excessiva de medicação antes de ser acompanhada e de me dizerem que tinha o quer que fosse.

Desde que foi ultrapassada essa fase que tento não ligar muito a tristezas e afins, apesar de ter momentos menos felizes, tal como toda a gente, aceitá-los, carpi-los e enterrá-los.

Mas a situação de agora é diferente. O cansaço de tudo e de todos é grande. Estou cansada até de mim mesma e ao mesmo tempo tenho uma saudade desmedida de mim.

Estranho, não é? Mas é assim que ando.

Do mesmo modo que descobriram o paracetamol para as cefaleias, por exemplo, descobriram os anti-depressivos e ansiolíticos para a depressão e ansiedade.

Mas, e seguindo a minha linha de racíocinio, pouco ou nada serve só tomar a medicação se nós não fizermos nada por nós mesmos, não é?

Se calhar não é assim e se não for, alguém que mo diga.

A verdade é que por mais que não queira, por mais que isto, aquilo, o outro e o aqueloutro este estado apareceu desde que foi descoberta a gravidez dos gémeos e daí para a frente foi só a acumular situações menos boas umas atrás das outras. Obviamente que também houve situações maravilhosas, mas esta bola de neve que tem vindo a ser acumulada, algum dia havia de rebentar e rebentou.

Ainda bem. Mais vale tarde que nunca.

Sei quais são todos os motivos que me fazem estar assim, não preciso de os descobrir.

Se isto vai passar? Pois está claro que vai. Nem sequer me dou ao luxo de equacionar a possibilidade de não passar! E passa para todos, não é porque somos do sexo feminino ou do masculino. É porque somos todos capazes que passa. Com ajuda daqui, ajuda dali e muita vontade de acreditar que sim; acaba por passar.

Mas até que passe, é doloroso. Tem dias mais penosos, outros menos. Uns recompensadores, outros nem por isso.

Acho que me faz falta conversar comigo mesma e estar alguns instantes comigo. Faz sentido? Não sei... Mas creio que seja importante.

Um dia só para mim. E quando digo isto não penso em cabeleireiros, manicures, compras e afins que eu e o consumismo não somos grandes amigos e a estética capilar também não. Precisava de me conseguir perceber, de me escutar, de me encontrar... De me tanta-coisa-que-nem-sei-bem-por-onde-começar.

E de um ou dois pares de estalos! Também preciso disso!

Um xi-coração!!!! Grande abraço

ps: MC-Açores, obrigada por partilhares o que te aconteceu! Beijinho
ps2: obrigada a todas as pessoas que enviaram MPs Piscar o olho

‎"Que os teus passos pareçam inúteis, vai abrindo caminhos, como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão..." - Antoine Saint Exupery
*
https://www.facebook.com/Sofia-Fonseca-Costa-Escritora-904200196292317
♥♥♥ Henrique ♥♥♥ Benjamim ♥♥♥ Violeta ♥♥♥

Enigma1980 -
Offline
Desde 03 Fev 2010

Li o teu relato e fiquei triste ... Não sei o que é uma depressao, nao faço a minima ideia de como ficamos assim , mto menos o que é a toma de anti-depressivo.
O que te posso dizer é que vivo pertinho de ti Espertalhão posso te ajudar se assim o pretenderes! Como ?? Com amizade, companheirismo e uma enorme cumplicidade ... Que se adquire ao longo do tempo .. eu sei ...
Mas ambas somos maes, sabemos do que precisamos e as vezes é tao pouco ....
Vou-te dar o msn ...
[email protected]

Se quiseres adiciona Espertalhão um beijinho grande ao henrique e aos gemeos

Nasceu no dia 30-08-2009 as 14h44m com 4425kg e 51cm o homem que ocupará para sempre o meu coração Espertalhão O meu filho lindo Espertalhão

titaf -
Offline
Desde 06 Ago 2009

Vou responder às tuas questões na forma como acho, como penso....

1 - "Mas gostava de saber se - quem já a teve - conseguiu ultrapassar a mesma sem recurso a farmacos. Se sim, o que fez?" Já tive uma grande depressão e ultrapassei sem medicação,sem ajuda psicológica...Mas, nunca mais repetirei este processo. Já tive outra depressão, mas muito diferente da anterior (a anterior foi bastante pior) e por bem recorri ao médico e medicação....com o tempo fiquei boa!!! Cada caso é um caso, como já disseste e depende de cada um, ou do seu estado como se consegue ultrapassar, com ou sem medicação.

2- "Se as causas são psicológicas, então, devia ser possível ultrapassar tudo isto sem ter que tomar medicação, não é verdade? Não quer isto dizer que não vá seguir a prescrição que me foi indicada." A resposta ou solução de sair nesse estado depende no teu estado em que te encontras neste momento....Se é ou não preciso de medicação para ficares bem , não sei....Ou se basta procurares ajuda por exemplo, de um psicólogo, é tudo muito relativo....Acho que é um erro dizer se aquele conseguiu sair de uma depressão sem medicação eu também consigo...Isto é muito relativo....

3 - "Foram-me receitados comprimidos para tudo e mais alguma coisa, um pó não-sei-para-o-quê-do-estômago e dentro dos comprimidos um anti-depressivo. (...)Tomo tudo o que me indicaram, mas e depois?
Não é necessário um acompanhamento para ver a evolução das coisas? Se sim, o médico de família pode consultar-me para ver o estado de tudo ou é melhor um especialista?" Acho que deves ir ao médico de família e aí ele vai fazer o que acha melhor....Até pode te mandar a um especialista psiquiatra ou psicólogo, e se não estou em erro ele ao mandar-te a estes especialistas é comparticipado....Mas, também pode não mandar a nenhum especialista. Mas, deves ir ao médico de família...

4 - "Não estou bem, é ponto assente. Preciso de ajuda, é outro ponto assente. Mas se eu não fizer nada por mim, também não serão os outros a fazê-lo..." isto é verdade, mas às vezes para se ultrapassar algumas coisas como depressão é necessário ajuda de profissionais em simultâneo com a nossa (a tua força de vontade)..

5- "É por isso que preciso da vossa ajuda. Qual a melhor maneira de ultrapassar esta fase de tristeza que me assola há já algum tempo, sem ter que recorrer a fármacos? Com o tempo, vão-me sendo dadas as respostas? Vou descobrindo as mesmas aos poucos?" Sem ajuda eu diria, com o tempo podes estar melhor ou pior....Depende de muitas coisas....Vou-te colocar questões, não precisas de me responder é para reflectires: O que te põe triste? Se sabes como deves ultrapassar? Tens saudades de ti (penso que li isso) e não consegues encontrar s Sofia de sempre em ti? Se não, E porque razão não consegues?
Tenta perceber até que ponto consegues dar a volta a essa tristeza sem ajuda e se é possível levantares-te sem ajuda....Agora não sofras sozinha Piscar o olho

Beijinhos e força, as melhoras!!!

Motherstar -
Offline
Desde 19 Jul 2010

ola minha querida....infelizmente sofri imenso com uma depressão...posso dizer te que foram momentos dificeis, mas consegui ultrapassar...tomei varios remedios, fui seguida pelo psicologo e pelo psiquiatra, que ainda hoje me acompanha...embora já não tome medicação regularmente, ainda tenho medicamentos em sos....se precisares falar sobre isso conta comigo....beijinhos e força....e um conselho se sentires necessidade recorre a um psicologo...acredita k ajuda muito

****25/2/2011...chegou o meu piratinha
Mais um peixinho a caminho do aquario
Afilhada da seventh, da mimi84 e da catia g.** Madrinha da JoanaCostaFreitas e da kitapepa

Ana Pimenta -
Offline
Desde 26 Maio 2010
I Love DMPM

Sofia FCosta escreveu:
E de um ou dois pares de estalos! Também

Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas - achei piada, mas acho que não é disto que necessitas!

Tontinha!

um bejinho de força

Gabriel Domingos - 14/11/2007 - o dia mais feliz da minha vida!
Meu campeão - És uma benção de Deus!
Já tenho loja vistem: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/63279

wildstar74 -
Offline
Desde 14 Fev 2010

As melhoras Sofia!

7 de Outubro 2010 - Nasceu o meu príncipe Edgar!!
Positivo - 14 de Fevereiro

Sofia FCosta -
Offline
Desde 16 Set 2009

Olá, olá! Piscar o olho

Mais uma vez, obrigada a todas!

Por aqui, tudo na mesma. Nem melhor, nem pior.

Talvez seja bom, não é? Pelo menos, pior não estou.

Xi-coração a todas! Grande abraço

‎"Que os teus passos pareçam inúteis, vai abrindo caminhos, como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão..." - Antoine Saint Exupery
*
https://www.facebook.com/Sofia-Fonseca-Costa-Escritora-904200196292317
♥♥♥ Henrique ♥♥♥ Benjamim ♥♥♥ Violeta ♥♥♥

sofia_f -
Offline
Desde 09 Maio 2009

Olá Sofia!!

Vou ser breve na minha opinião...

Os antidepressivos podem ajudar mas não ser o suficiente. Já pensaste em falar com um psicólogo? Ele pode ajudar-te, em primeiro no diagnóstico de depressão e depois no tratamento. É alguém com quem podes falar e que te pode orientar na conversa contigo própria...

Percebo o que estás a passar e há alturas da nossa vida de facto complicadas e que não conseguimos "descomplicar".

Bjs gds e forçaaa Grande abraço

Sofia FCosta -
Offline
Desde 16 Set 2009

Olá Sofia Piscar o olho

Como estás?

Estou a fazer o tratamento que o médico das urgências me indicou e no final do mês devo ter consulta no médico de família. Ficaram de me dizer alguma coisa do Centro de Saúde.

Tenho que repetir as análises mensalmente para avaliar a anemia e o potássio no sangue, para ver se isto melhora.

Quanto à parte da depressão, o CS onde estou tem psicólogo e lá irei falar com o médico de família também sobre isso.

Devagar, devagarinho, vamos ao sítio.

Mas mantenho-me sem sentir melhoras nem pioras. Estou na mesma.

Um xi-coração grande, grande!!! Grande abraço

‎"Que os teus passos pareçam inúteis, vai abrindo caminhos, como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão..." - Antoine Saint Exupery
*
https://www.facebook.com/Sofia-Fonseca-Costa-Escritora-904200196292317
♥♥♥ Henrique ♥♥♥ Benjamim ♥♥♥ Violeta ♥♥♥