Disquesia do lactente/Dyschezia - Falsa obstipação | De Mãe para Mãe

Está aqui

Disquesia do lactente/Dyschezia - Falsa obstipação

Responda
3 mensagens
RG_ -
Offline
Desde 05 Out 2017

Olá a todas!
Obrigada a todas pelas vossas contribuições!
Desde que soube que estava grávida que recorri muitas vezes aos fóruns para tirar muitas e muitas dúvidas...

Agora sinto que tenho de contribuir também!
Cá em casa temos lidado com um daqueles problemas chatinhos dos bebés pequeninos que tanto nos deixam o coração apertado... e logo vim ao forum pesquisar... mas não encontrei nada que correspondesse ao diagnóstico da pediatra...

A pediatra identificou um quadro de disquesia ao nosso Baby E....
Deixo aqui a definição segundo a Expert Review of Gastroenterology & Hepatology:
"[...] this disorder can be present up to the age of 9 months. [...] the straining and crying that are characteristic for this disorder are no longer required to precede a successful passage of stools, but may also be associated with an unsuccessful passage of stools."

Ou seja, um estado de agitação, semelhante à cólica, mas que resulta de um esforço sem sucesso para evacuar. O bebé não consegue a coordenação funcional de todos os músculos necessários para expelir o cocó.
Esta condição confunde-se muitas vezes com obstipação, mas não é de todo a mesma coisa, pois neste caso as fezes são sempre moles.
O Baby E. não faz mesmo cocó sozinho, só com estimulação e sai sempre molinho, por isso realmente não há necessidade de produtos laxantes.
Já a estimulação faz parte da nossa rotina, infelizmente! Os estudos dizem que não se deve estimular pois pode atrasar a "aprendizagem" em falta mas não conseguimos assistir a dia e noite de agitação e choro na tentativa desesperada de fazer cocó...
Assim, é uma questão do foro neurólogico/motor para a qual não há tratamentos nem gotinhas para tomar, no fundo não há nada a fazer, só esperar...

Mas que espera desespera, por isso gostava de saber se mais alguma mamã/papá estão ou estiveram a passar pela mesma situação e como foi a evolução do bebecas neste processo que é desgastante para todos!

Obrigada pela vossa atenção!
Beijinho *

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

As minhas filhas tiveram de ser estimuladas diariamente quase desde o nascimento até á introdução dos sólidos; eventualmente podia ter esse quadro de disquesia, mesmo que o pediatra nunca tenha falado nesse nome. Já não me lembro muito bem, mas penso que pelo menos uma delas tinha as fezes quase sempre moles, só que sozinha nunca evacuava.
A questão da habituação é controversa. A mim o pediatra assegurou-me que não causava habituação e a verdade é que mal começaram com as sopas passaram ambas a fazer sozinhas. Uma foi sempre mais presa dos intestinos, mas controlando a fruta e os legumes deu sempre para resolver sem recorrer a laxantes.

Submetido por guialmi em Qui, 05/10/2017 - 18:28
RG_ -
Offline
Desde 05 Out 2017

Olá!

Obrigada pelo feedback
Não encontro testemunhos de mamãs que tenham passado pelo mesmo...
Gostava de saber como evoluíram bebés na mesma situação.

Ainda faltam uns mesinhos para as sopinhas, até lá sei que vou andar muito ansiosa.

Beijinhos * Sorriso

Submetido por RG_ em Sex, 06/10/2017 - 21:08