displasia da anca | De Mãe para Mãe

displasia da anca

Responda
9 mensagens
Carina81 -
Offline
Desde 29 Set 2011

Alô...
Sou mamã de uma princesa de dois meses e três dias a quem foi diagnosticado displasia da anca. Está desde 6ªa feira passada, ou seja, faz amanhã 1 semana com um aparelho parecido ao arnês de pavlik, para quem conhece, enfim, um tormento, mais para ´nós que para ela, mas enfim tem que ser. Gostava de saber se alguém passou por uma situação semelhante é porque neste momento estamos com alguma dificuldade em colocá-la no ovinho. se alguém souber de alguma estratégia será bem recebida. Obrigada

llena -
Offline
Desde 12 Fev 2010

a minha filha usou os suspensórios de pavlic... e não tinha kk dificuldade em coloca-la no ovo... tens de te lembrar k a ideia é manter as pernas abertas o máximo de tempo possivel, por isso evita andar com ela no ovo... a minha filha tinha displasia bilateral em k do lado esquerdo era mt acentuada e a médica smp achou k ela ia precisar de ser operada.... mas espantou-nos a todos não foi operada e só andou mês e meio com os suspensórios..... mas posso-te dizer k estava smp com as pernas abertas e só andava no ovo para ir às consultas... e enquanto esperava por ser atendida ela ficava deitada na alcofa.....
kk coisa k precises diz

Sobre llena

31 de Julho 2010 nasceu a minha filhota Carolina
sem dúvida o melhor dia da minha vida

Desde 17 Jul 2010

a minha mais nova teve, nasceu bastante prematura e pelo que me foi dito na altura é muito normal acontecer em prematuros, e alem disso ela esteve no meu utero com liquido a zero, (a put@ da diretora nao autorizava o parto induzido prq era mto prematura), e o facto de ela ter estado com Oligoamnios pode ter provocado isso.
ela começou a usar o aparelho, mas chorava imenso, e trocamos por coisas mais confortaveis, punhamos duas fraldas, andava muito no canguru etc... demorou um pouco mais do que o normal a sentar se e o trocar a fralda era um pouco doloroso para ela, mas passou... hj é uma pestinha com 5 quase 6 anos e corre td! Sorriso
repito o que ja foi dito aqui, lembra te que ela tem de ter as pernas o maximo de tempo abertas, mas nao tem de ser 24h por dia, quando a fores transportar no ovo, nao ponhas o aparelho, poe duas fraldas e se conseguires, poe uma almofadinha pequena.
bjocas grandes

Patanisca e Patareca, duas filhotas lindas! Uma de termo e uma pre-termo (29semanas)
7 Abortos expontanios (um deles tardio ás 20 semanas)
Duas mortes neo-natais!
Em luta por um final feliz...

Sininho88 -
Offline
Desde 16 Abr 2010

A minha menina têm hoje 2 meses e 2 dias e desde o dia 12 que usa os suspensórios de pavlik devido a displasia/ luxação congénita da anca bilateral.
Para nós tb n tem sido uma situação fácil... e notamos que a menina anda bem mais birrenta e impaciente.

Não tive problemas com o ovinho pk ainda a transportamos na alcofa... mas a médica aconselho-nos a colocar uma manta em baixo para fazer altura de maneira a q as perninhas ficassem ab ertas por cima das laterais do ovo.

Estás a ser seguida onde?

Bjinhos grandes e boa sorte para esta luta Piscar o olho

Sobre Sininho88

**Sininho**
www.projectoadois.blogspot.com
Treinante desde Outubro 2010
DUM: 21/04/2011 Positivo: 30/05/2011 DPP: 27/01/2012
21 Janeiro 2012- nasceu a luz dos meus olhos às 03:58 com 2940g e 49cm

Carina81 -
Offline
Desde 29 Set 2011

Obrigada a todos pela resposta! Assim não me sinto tão sozinha!!! A minha princesa está sempre com o aparelho, excepto no banho e na muda da fraldita, quero seguir à risca os conselhos do médico. Ela anda sempre com as pernitas abertas e, claro, o ovo só como meio de transporte para o carro, mas tivemos que o adaptar, nomeadamente colocar uma almofadita de maneira que ela fique mais levantada. As pernitas mesmo abertas ainda cabem dentro do ovo, mas acho que por pouco tempo, depois não sei teremos que inventar algo para a colocar na cadeira normal do carrinho. Em casa está numa alcofinha e também no ginásio para se distrair um pouco. Também noto que ela está bem mais birrenta, chora com muito mais frequência e,para acalmar a mamita não pode faltar. Estou a ser seguida na cuf descobertas, lisboa,pelo dr Francisco Santanna (também é médico no hospital d. estefânia) que nos parece um excelente médico e pelo que tenho visto na net, tem ajudado muitos bebés com este problema.

Enfim, é tudo uma novidade agora. Até a simples muda da fralda é um stress, para não falar nas novas roupas que tivemos que alterar pois o médico aconselhou-nos a vesti-la de maneira a que não fechasse as pernas e então agora é uma perna de cada vez, ou seja, os collants transformaram-se em meias gigantes...

Vão dando noticias para estar a par dos vossos casos tb.

bjs

AFilipa -
Offline
Desde 22 Jun 2007

Olá mamãs! Comento apenas para vos dar força e partilhar convosco a minha história. A minha filha também nasceu com displasia da anca e também teve de usar o aparelho logo desde os 15 dias de vida. Foi muito dificil e sofremos bastante, até porque nos custava a crer que o simples facto de usar o aparelho fosse resolver o problema dela e também porque todas as tarefas se tornaram mais dificeis (incluindo a amamentação). Fomos sempre acompanhados pelo Dr. Francisco Santanna, no Hospital D. Estefânia, e devo dizer-vos que aos 4 meses, de repente, a minha menina melhorou e a ecografia deixou de acusar qq problema. Ela tem agora 3 anos e corre, pula e brinca sem qualquer problema. Por isso, força, não desesperem e acreditem (porque é verdade!!) que cumprindo à risca aquilo que nos é dito pelo médico (usar sempre o aparelho) as vossas meninas vão recuperar bem e rapidamente! Tudo de bom!

Carina81 -
Offline
Desde 29 Set 2011

Obrigada pela força!!! è bom termos conhecimento de outros casos, pois são situações tão complicadas que nos surgem de um dia para o outro! A minha princesa tem agora 2 meses e 6 dias e usa o aparelho há uma semana e pouco! Tal como disseste, é verdade, tudo o que antes era o mais simples agora tornou-se bem mais complicado, mas enfim estamos a seguir à risca o que o médico nos disse de maneira a que isto passe o mais rápido possível! Enfim, um dia de cada vez.

Obrigada pelo teu comentário, tudo de bom para ti e a tua bebé!

Sininho88 -
Offline
Desde 16 Abr 2010

O Dr. Francisco Santanna é uma das grandes referencias da luxação da anca em Portugal.
Eu sou seguida pela Dra. Graça Lopes no Hospital da luz que tb é ortopedista pediatrica no Hospital santa maria.

Vou todas as segundas à ortopedista para ela ver a menina... p ver se o Pavlik está bem posto e ajustar se necessário. Tb faz sempreaquele exame manual... mas no caso da minha filha n indica melhorias, pois ela nesse exame só detectou problema nos primeiros 15 dias de vida... mas o problema presistia conforme confirmamos com a eco.
Qd fizer 1 mês de tratamento vai repetir a eco para ver a evolução.

É na verdade uma nova aprendizagem em tudo... parece o inicio!
Aqui em casa as collans tb foram todas à tesoura.

Vamos acompanhando-nos visto que as nossas filhotas tem a msm idade e colocaram o pavlik n mesma altura.

Desejo as melhoras rápidas da tua bebe assim como desejo da minha.

Bjinhos

Sobre Sininho88

**Sininho**
www.projectoadois.blogspot.com
Treinante desde Outubro 2010
DUM: 21/04/2011 Positivo: 30/05/2011 DPP: 27/01/2012
21 Janeiro 2012- nasceu a luz dos meus olhos às 03:58 com 2940g e 49cm

Carina81 -
Offline
Desde 29 Set 2011

Sim é verdade, tudo o que tenho visto na net sobre este problema está quase sempre associado ao Dr Francisco!

A minha piolha colocou o aparelho no dia 16 de março, desde então fomos só uma vez à consulta para que o dr. visse como ela estava e para fazer rx comn o aparelho posto de maneira a que ele conseguisse ver se o osso estava encaixado na anca, e para nossa alegria, estava tudo ok. Ainda assim o médico disse-nos que qualquer movimento, mesmo nosso, podia fazer com que o osso saísse do sítio, por isso só temos eco prevista quando a piolha tiver 3 meses e qq coisa, ou seja, daqui a umas 3/4 semanas!

Na próxima 3ªfeira vamos à consulta para que ele a veja outra vez, espero que esteja tudo ok!

Com as roupinhas agora é criação pura... até já calcinhas.... agora só vestidos e collants personalizados!!!

Obrigada, as melhoras tb da tua princesa e claro vamos acompanhando-nos. Vou colocando aqui novidades e espero receber tuas tb.
bjs