Dispensa horas de amamentaçao | De Mãe para Mãe

Dispensa horas de amamentaçao

Responda
7 mensagens
Mariajsp -
Offline
Desde 21 Jul 2016

Boa noite a todas,
Tenho um filho de 3 meses e para o próximo mês já vou regressar ao trabalho. Acontece k trabalho num shopping e tem horários rotativos 09h30_00h, sei k tenho direito á dispensa 2h, dispensa horas noturnas a partir das 20h, dispensa de fazer horas extras.
Como vou trabalhar só 6h por dia queria perguntar se alguém sabe s posso ser eu a escolher o meu horário ou é a entidade patronal k escolhe? Sei k temos k xegar a um acordo mas nem sempre as coisas são assim. Na minha ideia era entrar o mais cedo possível 09h30_ 16h30, horario fixo. Sera k a entidade patronal pode fazer o horário de forma sair as 20h ou variar no horário? s alguém poder ajudar agradeço.
Obrigado

Desde 13 Set 2012

Olá!

O que está regulamentado é que as duas horas de amamentação ou aleitamento devem ser gozadas uma no início do turno e outra no final. isto é, a sua entidade pode, no máximo, colocá-la a sair ás 19:00, já que a última hora será para a amamentação. Tudo isto pode ficar diferente desde que cheguem a acordo. Mas não pode por exemplo colocá-la com duas horas de almoço contando uma como hora de amamentação, a menos que a mamã concorde com isso.

Se não chegarem a um acordo, o que fica a valer é entrar uma hora mais tarde e sair uma hora mais cedo. Claro que é sempre melhor entrarem num acordo.

Tudo de bom!

SMSantos

Mariajsp -
Offline
Desde 21 Jul 2016

obrigada pela informação. Neste caso o horário é fixo ou pode alterar?

Desde 13 Set 2012

Olá!

Pode alterar, dado que trabalha por turnos, mas essa alteração nunca poderá ultrapassar as 19:00 como hora de saída.

O horário que pretendia fazer (9:30/16:30) pode não ser conveniente para a sua entidade empregadora, pelo que, tendo em conta as duas horas de amamentação e o máximo de horário para sair ás 19:00, a sua entidade pode definir os seus turnos como bem entender, desde que respeite estas condições. Mas fale com a sua chefia, diga-lhe o que para si seria melhor e ouça o que têm para lhe dizer. Por vezes um acordo é possível e as duas partes saem a ganhar com isso.

tudo de bom

SMSantos

Mariajsp -
Offline
Desde 21 Jul 2016

Obrigada mais uma vez pela informação. Vou falar com a chefia pk realmente dá mais jeito entrar mais cedo a todos os níveis,

DEsperanca -
Offline
Desde 21 Dez 2013

Como a mamã Sonia disse o melhor é chegar a um acordo com a chefia, mas fica já sabendo que o máximo que pode trabalhar é até as 20h, ou 19h caso saia mais cedo uma hora.
A chefia pode fazer os horários que quiser desde que seja ate às 20h, pode concordar sair mais cedo as 2h e entra no 1o horário da loja, ou entrar mais cedo as 2h, ou intercalar, ou trabalhar as 8h durante 4dias e ficar 3dias em casa, ou seja tudo é possível desde que negociado e de acordo de ambas as partes...
A lei diz e que são 2h por dia uma antes e outra depois do trabalho, mas veja o melhor para si e entre em acordo.
Felicidades

Mariajsp -
Offline
Desde 21 Jul 2016

Obrigada pela informação é sempre muito útil para as mães de primeira viagem.