Dificuldades na amamentação | De Mãe para Mãe

Dificuldades na amamentação

Responda
4 mensagens
Constança Azevedo -
Offline
Desde 20 Ago 2015

Boa tarde.
Ando à procura de ajuda em relação à amamentação.
Estou grávida do meu terceiro filho e queria que, desta vez, a amamentação corresse bem.
Quando fui mãe pela primeira vez, o bebé nasceu prematuramente. Eu não consegui amamentá-lo. Senti uma tristeza e uma impotência muito grandes, porque ele precisava muito do leite materno, mas eu não conseguia extrair quase nada.
Na segunda vez, o bebé também ficou na Neonatologia e só passado uns dias é que pude dar-lhe a mama. As mamas começaram a ficar gretadas. O bebé parecia que não fazia força para mamar. Na Neonatologia diziam para dar uma mama de cada vez, no máximo 20 min. Na Obstetrícia diziam para dar uma mama e depois a outra, se fosse necessário. Vim para casa um pouco confusa, mas ia dando só uma mama de cada vez. O bebé estava calminho durante o dia, mas à noite chorava imenso. Passado uma semana, o bebé tinha engordado apenas 40 gramas. Na semana seguinte não aguentei a pressão e fui comprar uma lata de leite com medo que o bebé estivesse a passar fome (durante o dia estava bem, mas as noites eram um tormento).
Quando voltei ao hospital para pesar o bebé, ele tinha engordado 40 gramas por dia. Mas eu estava com uma mastite.
Conclusão, andei com as mamadas e com o leite adaptado até aos 3 meses e depois o bebé começou a rejeitar a mama.
Foi um desgosto para mim.
Ficam as questões mais preocupantes: O bebé mama quando quiser? Dá-se uma mama ou as duas (ou isso depende da produção materna)?

Obrigada.

Di✨✨ -
Offline
Desde 08 Set 2016

Olá mamã, inicialmente a amamentação deve ser livre demanda ou seja dar sempre que o bebé pedir. Foram essas as recomendações que recebi na maternidade e o que é certo é que cheguei a casa e após uns dias percebi que isso não era possível com a minha bebe pois depois de mamar vomitava tudo ou bolsava. De seguida dormia consolada e continuava a aumentar de peso. Ou seja era leite a mais se fizesse livre demanda. A medo comecei a cortar e passei a dar 15minutos uma mama só em cada mamada. Ela continuou a aumentar de peso e nunca mais vomitou. Bolsar sim mas ela é uma bebé bolsadora. Resumindo, segui o meu instinto e resultou. Mas este foi o meu caso.
Por vezes é mais fácil e há essa tendência de pensarmos que o nosso leite não chega... E partir para o suplemento para garantir que não têm fome. Mas pelo que a mamã descreve (passava bem de dia e à noite chorava muito) não era fome de certeza. Eram cólicas, que na maioria das vezes atacam ao fim do dia. É normal e há estratégias que ajudam a minoria este problema.
Muito importante é a sua vontade de dar o seu leite que sendo possível é o melhor que pode dar ao seu bebé. Use um bom creme para os mamilos (eu dei-me bem com o purelan da medela) e tenha muita paciência. As vezes a amamentação é maravilhosa outras vezes é um desespero.
Aconselho-a ainda a procurar ajuda na SOS amamentação. Elas ajudam imenso, são super acessíveis e tiram todas as dúvidas. Procure na net. Se não encontrar ponho aqui os contactos.
Felicidades mamã!

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

A minha experiência é semelhante...
A minha filha bolçava imenso e rapidamente percebi que dar mama com menos de 3 horas de intervalo dava muito mau resultado.... vinha tudo fora.
Disseram-me coisas contraditórias por isso eu acabei por fazer como achei melhor. Dava uma mama apenas (ela era lenta e cada mamada era pelo menos meia hora. acho que o meu fluxo também não era muito). Como ela se mostrava satisfeita, não oferecia a outra. Conseguia assim descansar cada mama 6 horas e usava o purelan. Felizmente não houve gretas ou feridas.
Amamentei 8 meses e meio, 4 em exclusivo, e ela sempre engordou bem. Nessa altura ela já só mamava de manhã e o desmame foi muito pacífico.
Acho que o melhor é pesquisar muito, informar-se e depois seguir o seu instinto e os sinais do bebé. O que funciona com uma pode não funcionar com outra...

sonia_mendes89 -
Offline
Desde 04 Out 2013

Os primeiros tempos são difíceis e às vezes recebemos informações contraditórias e ficamos ainda com mais dúvidas! Vou contar-lhe resumidamente a minha experiência: amamento em livre demanda e em exclusivo, não deixando passar as 3h entre mamadas durante o dia, à noite só dou mama quando ela acorda, mas no primeiro mês acordava religiosamente de 3 em 3h, depois como estava a aumentar bem o peso começamos a fazer intervalos maiores. Só dava uma mama, se quando terminava essa mama ficasse agitada e a chorar dava a outra mama, se não era só uma. Agora ela já está mais crescida e tem que ser sempre as duas. Ás vezes quando eles são muito sôfregos mamam as duas e acabam por bolsar principalmente quando são mais pequeninos. É uma questão de calma e aprender a avaliar o seu bebé. Vai correr tudo bem! Coragem e que consiga amamentar, lembre-se o stress prejudica a produção de leite por isso pensamentos felizes Sorriso

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?