Dicas para futuras mamãs | De Mãe para Mãe

Dicas para futuras mamãs

Responda
133 mensagens
barbara_brandao -
Offline
Desde 11 Abr 2007

Olá meninas, lembrei-me de colocar aqui várias dicas que penso que são capazes de vos ajudar. Antes de ser mãe não fazia a menor ideia de tanta coisa mas agora até já vos posso dar uns conselhos =)
- chupetas todas de borracha. Tem um aspecto nojento mas eles perdem-nas muitas vezes durante o sono, acabam por dormir em cima delas e não se magoam.
- ter vários biberões e um aquecedor de biberões. Antes de ir dormir lavo os biberões todos e deixo tudo no quarto. Assim quando ela acorda não demoro muito tempo a preparar o biberão, ela não chora muito, não acorda completamente e facilmente volta a dormir. E eu também... durante a noite se não houver cocós não troco a fralda para la não acordar.
- não gastar dinheiro com esterilizador de biberões ou chupetas. Fervem-se durante 1 minuto e já está!
- não comprar muitas roupinhas de um só tamanho. Bastam 4 ou 5 conjuntos completos. No Inverno as mantinhas são óptimas para manterem os bebés bem agasalhados. Ter bastantes fraldas de pano!
- dar preferência aos fatinhos que apertam no meio das pernas
- não comprar um saco para as coisas do bebé que seja de pano porque se vai sujar muito facilmente e é preciso andar sempre a lavar
- não comprar coisas com muita antecedência porque não sabemos como ele vai ser.
- não aproveitar promoções de fraldas e comprar um montão delas e depois descobrir que o bebé é alérgico... tal como as toalhitas!
- não gastar muito dinheiro em roupa ou brinquedos. Quando as pessoas começarem a oferecer presentes vai ser sempre ou um ou outro e depois ficamos com montes de coisas. Podemos poupar para fraldas, toalhetes, produtos de higiene, suplementos...
- pedir factura do suplemento porque se pode meter no irs
- não perder a paciência quando o bebé chora muito, parece que está sempre a morrer de fome e não acalma de maneira nenhuma. É de certeza um pico de crescimento e dura 1 ou 2 dias.
- a minha filha adora o móbil que tem na cama. Quando está mais chatinha deito-a na cama e ela fica a brincar e a rir-se durante muito tempo. Nesse tempo aproveito para fazer alguma coisa. De resto não liga a mais brinquedos (também ainda só tem quase 2 meses...)
- não os passear muito de carro durante o dia porque vão dormir de certeza e acabam por ficar com os sonos trocados

Bem, por agora é o que me lembro. Mas vou tentar actualizar o tópico com as minhas mais recentes descobertas =)

Allegro Nuptiae -
Offline
Desde 23 Abr 2007

Que ideia excelente Palmas! Palmas! Palmas! Palmas!

Daniana, tenho pensado na questão do tamanho zero. Quase toda a gente me fala de não comprar o tamanho zero mas fico a pensar se não vai ficar a boiar... Diz-me uma coisa, qual era o tamanho do teu bebé? Só para eu ficar com uma ideia.

Excelente ajuda esta.

Beijos

Sarita

Allegro Nuptiae -
Offline
Desde 23 Abr 2007

Muito obrigada por me teres respondido. Acho que vou comprar realmente umas roupinhas desse tamanho.

Beijos

Sarita

Allegro Nuptiae -
Offline
Desde 23 Abr 2007

Xana, que biberões são esses? São de alguma marca específica? Obrigada.

Sarita

Allegro Nuptiae -
Offline
Desde 23 Abr 2007

Ó rapariga, puxa....realmente não foi muito bom!!! Em que hospital foi?

Como está a Violeta? É tão fofa a tua menina.
Beijos

Sarita

Allegro Nuptiae -
Offline
Desde 23 Abr 2007

Nota-se sim, que és uma mãe radiante. Amiga, já passou e agora nota-se que és uma mãe muito presente, muito interessada em dar muito conforto à tua menina. Ela vai ser muito feliz com os pais que tem.

Beijos

Sarita

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

O único que me lembro neste momento é:
- não encham as criancinhas de roupa porque muitas vezes eles estão a chorar de tanto calor que têm!!!
lol
Depois uma mudança pequena de temperatura e lá estão eles doentes... Triste

Beijinhos
Ana e Gabriel (o meu anjinho mais lindo com 5 mesinhos!) Espertalhão

sars -
Offline
Desde 25 Ago 2007

Adorei o post! Espero que te vás lembrando de mais coisas para ajudares as outras futuras mamãs.
Beijinho

Visitem o meu blog:
http://www.fleaecoffee.blogspot.com/

barbara_brandao -
Offline
Desde 11 Abr 2007

Concordo plenamente anamacas. Eu visto a roupa adequada à Violeta mas há sempre gente a querer tapá-la até só ficar a ponta do nariz de fora! Até faz impressão... e as vezes vejo bebés que parecem chouriços, cheios de roupa.
- à noite envolvo a Violeta numa mantinha para ela ficar presa. Pode parecer estranho mas assim ela acalma e adormece muito mais facilmente. Senão passa a noite toda a agitar os braços, a tirar a chupeta da boca e a chorar porque a quer outra vez.
- para segurar a chupeta (esta é importante porque só quem é mãe é que sabe o quanto eles conseguem ser irritantes quando perdem a chucha de 2 em 2 minutos e nós a querermos dormir...) eu uso um boneco do ikea em forma de santola. Tem pinças nas patas e enfio uma pinça na chupeta e fica o boneco a segurar ihihih
_________________________
Bárbara Brandão
Maquilhadora Profissional

inesr -
Offline
Desde 04 Set 2008

Eheheheheh... já me fartei de rir com essa do boneco-santola que segura na chupeta Cair ao chão de tanto rir Gargalhadas

Que boas dicas, OBRIGADA! Como deves calcular, eu já ando nas preparativos para a chegada da MARIA Apaixonado em Junho, e dá sempre jeito ter alguém que nos chame a atenção para "coisas tão básicas".

Espero que estejas bem, tal como a Vi Grande abraço
1000 Beijinho Beijinho Beijinho

martassm -
Offline
Desde 25 Abr 2007

Obrigada pelas dicas!!!!
Essa de envolveres a Violeta numa manta de noite faz todo o sentido! Eles adoram sentir-se aconchegados, pois faz lembrar o útero, com espaço a mais eles ficam meio perdidos! Essa não me vou esquecer!
E a da chucha tb ficará na memória! Piscar o olho
Continua, continua que a gente quer mesmo é dessas dicas simples mas que fazem todo o sentido! Espertalhão
Bjcas para a Violeta!
_____________
Marta & Pedro * 3 Maio 2008
O André chegará a 31 Maio 2009 Anjinho
Madrinha de treinos da Martita e OlgaMourato
Madrinhas: OlgaMourato e Martita Sorriso

Sobre martassm

Marta & Pedro * 3 Maio 2008 Apaixonado

-»ELSA«- -
Offline
Desde 03 Nov 2008

bons conselhos obrigada, faz sempre falta nos futuras mamas saber dicas das já mamas, obrigada gostei muito.

***********************************************************************
☺....10......15....20....25....30*...35....40

º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥
σѕ вяαçσѕ ∂α мãє ѕãσ ƒєιтσѕ ∂є тєяηυяα є α мιηнα ƒιℓнα ∂σямє ρяσƒυη∂αмєηтє ηєℓєѕ. 21/04/2009
♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥
http://arteslove.forumeiros.com
https://www.facebook.com/pages/Pintalolas

barbara_brandao -
Offline
Desde 11 Abr 2007

Obrigada pela força, vou então continuar com as minhas dicas Sedutor Até hoje a Violeta nunca teve problemas em dormir. E isto é o que eu faço:
- durante o dia dorme o que quiser e quando quiser. Mas se eu olhar para ela e perceber que está com sono enrolo-a na manta, deito-a de lado e cama. Deixo-a até adormecer. Ela no início protesta um bocadito, tenho de lá ir muitas vezes por-lhe a chupeta na boca mas acaba por adormecer. À noite vai dormir connosco, nós deitamo-la na caminha mesmo ao lado da nossa, deitamo-nos também e ela parece que percebe e adormece quase logo. O facto de eu ter rituais para ela dormir acho que ajuda. Deito-a sempre da mesma maneira, no mesmo sítio, e não deixo que a adormeçam ao colo ou com abanicos...
- quando a Violeta nasceu reparei que a maior parte das recém mamãs não tem capacidade de tomar conta dos bebés. É natural, depois de um parto demoramos muito tempo a recuperar. O meu conselho é que deixem os vossos bebés com o pai. Como eu estive alguns dias a mais no hospital porque a Violeta tinha ictricia e outros problemas alternei com o marido e ficavamos à vez. Dessa maneira dormiamos bem dia sim dia não. Algumas mães não conseguiam desligar-se dos bebés e acabavam por até por em perigo a vida deles. Na 1ª noite que tive de dormir numa cadeira ia deixando cair a Violeta ao chão e fiquei traumatizada. Percebi que não estava a aguentar, troquei com o marido e vim dormir a casa. No dia seguinte estava óptima e pude voltar a tomar conta dela em condições. Com este paleio todo o que quero dizer é que aos meus olhos os pais estão perfeitamente capacitados para tomar conta dos bebés. Numa noite deixei o marido e outro pai no hospital e quando cheguei eles tinham feito amizade, alternado turnos e os bebés estavam óptimos!!
_________________________
Bárbara Brandão
Maquilhadora Profissional

Daniana -
Offline
Desde 28 Fev 2008

-Se eu soubesse o que sei hoje para além de muitos dos conselhos úteis que já aqui li nunca lhe compraria tantos sapatinhos. Ja tem 3 meses e ainda não calcei nenhuns. O pé não tem ainda o formato adequado para calçar os sapatos. Os melhorzitos são aqueles que se abrem completamente e muito macios. Em substituição uso carapins.
- Quanto às toalhas de banho, principalmente nos primeiros meses, nunca utilizo a toalha duas vezes. Vão logo lavar. Como estamos no Inverno e a roupa demora a secar tenho para aí umas 7 toalhas que dão muito jeito todas elas. Nunca são demais.
- Se eu sabia tinha comprado mais fatos tamanho zero. Pois no primeiro mês o meu bebe andava a nadar dentro dos fatos e ficava com muito mais frio pois não lhe aconchegavam o corpo. Para os meses seguintes as pessoas oferecem.
- Se comprar casacos tem que ter elasticidade suficiente. COmprei dois tãio caros na chicco que para o vestir era um suplício, o bebe chorava. Não tinham qualquer elasticidade e o meu nino ficava com os braços parecia o cristo redentor. Foram logo postos de lado, um nem sequer o cheguei a vestir.
- Babetes nunca são demais. O meu bolsa muito e está constantemente a sujar-se.
Estas são as dicas que eu me daria a mim própria, a acrescentar às que já foram ditas.

barbara_brandao -
Offline
Desde 11 Abr 2007

Cada vez gosto mais deste post. Concordo com tudo daniana. Às vezes vemos roupinhas tãao giras que se vem a revelar um desastre!
_________________________
Bárbara Brandão
Maquilhadora Profissional

martassm -
Offline
Desde 25 Abr 2007

E a absorver tudinho! Espertalhão Daniana, não comprei nenhuns sapatinhos pois acho que eles realmente não usam...
E Barbara, essa tua técnica de adormecer e disciplinar o sono da Violeta, espero fazer o mesmo, vamos lá ver... Sorriso

Continuem, continuem.... Espertalhão
_____________
Marta & Pedro * 3 Maio 2008
O André chegará a 31 Maio 2009 Anjinho
Madrinha de treinos da Martita e OlgaMourato
Madrinhas: OlgaMourato e Martita Sorriso

Sobre martassm

Marta & Pedro * 3 Maio 2008 Apaixonado

inesr -
Offline
Desde 04 Set 2008

Continuem, continuem Gargalhadas

É disto mesmo que estamos a precisar!!! Grandes dicas, coisas práticas e muito funcionais...

Adoro o tópico, espero que em Junho já possa ser eu também a dar-vos uma ajudinha Piscar o olho Até lá, vou "aprendendo" com as experts Cair ao chão de tanto rir

1000 Beijinho Beijinho Beijinho meus e da MARIA Apaixonado

martassm -
Offline
Desde 25 Abr 2007

Bem, apesar de inexperiente, vou tentar levantar algumas questões para vocês, mamãs experientes, dizerem de vossa justiça. Acerca dos toalhetes, já tinha ouvido bastante que não devem ser usado nas 1ªs semanas, já li que uma mamã comprou um pack de 10 quadrados turcos próprios, no IKEA, são baratos, e que em cada muda molha um e limpa o rabinho com ele, depois é só pôr na máquina com a restante roupa. A minha cunhada usava discos de algodão com água morna para limpar o rabinho da bebé, mas confesso que os discos são pequenos demais, será que não é + prático com esses quadrados de turco de algodão? Ou é mais uma coisa para lavar e torna-se uma chatice?
_____________
Marta & Pedro * 3 Maio 2008
O André chegará a 31 Maio 2009 Anjinho
Madrinha de treinos da Martita e OlgaMourato
Madrinhas: OlgaMourato e Martita Sorriso

Sobre martassm

Marta & Pedro * 3 Maio 2008 Apaixonado

barbara_brandao -
Offline
Desde 11 Abr 2007

Bem, eu antes de ter a Violeta também dizia que não ia usar toalhetes mas acabei por o fazer. Às vezes também limpo com quadradinhos de algodão com água termal da Avene. Outras vezes vai é directa para o banho Espertalhão Existem vários tipos de toalhetes, uns com perfume outros hipoalergénicos, mas eu utilizo os Huggies sem cheiro e não tenho problemas. Não me parece prático essa dos turcos porque (pelo menos agora no inverno) é um filme lavar roupa e secar...
Já que estamos no tema da muda da fralda:
- não ponho cremes nenhuns por norma. Quando ela começa a ficar com o rabinho um bocadinho vermelho ponho bephantene e ela nem chega a ficar com assaduras.
- experimentei várias fraldas e as que recomendo são as Huggies, são macias, um pouco mais grossas que as dodot e concentram o chichi numa zona da fralda. Entretanto ofereceram-se uns sacos de dodot e por várias vezes ela acordou encharcada em chichi. Muitos bebés fazem alergia às dodot.
_________________________
Bárbara Brandão
Maquilhadora Profissional

diana netto -
Offline
Desde 10 Fev 2009

exelente post Palmas!
espero k esteja td bem km a violtinha! Apaixonado
olha as minhas principais dicas são:

_não comprar produtos de higiene km cheiros, utilizar o mustela é exlente!!!
o meu ganhou alergia a corine de farme e agora é só mustela!é 5*
_ não untar o rabo do bébé CHEIO de creme sem haver necessidade!!!
_ Não encharcar o bébé km aeron sempre k ele chora!
_ Dar muita água fervida ao bébé, se ele na gostar põe se chá milupa.
_ evitar as dodots kndo se está em casa limpa se km uma fralda húmida kente (kando é xixi) assim poupa se nas dodots e não altera a flora da zona genital.
_ no banho puchar sempre a pele da pilinha
_ falar muito para eles dizer pápá, mama!!!eles colam na nossa boca mortos por saber dizer akilo Espertalhão
_ ter sempre muitas fraldas de pano e babetes!
_ em casa ter o bébé confortável, com sapatinho de pano kentinho sem sola para andarem a vontade.
_sempre k os brinkedos kaem ao chão(os de borracha) lavar km água kente....

e o resto ja disses te tdo!!!
bjokas

diana & santiago
o meu anjo ja tem 7 meses!!!!
AMO TE FILHO
afilhado da débora( a melhor madrinha do MUNDOOOOOOOOOO)
**************

diana & santiago
o meu anjo ja tem 7 meses!!!!
AMO TE FILHO
afilhado da débora( a melhor madrinha do MUNDOOOOOOOOOO)
**************

-»ELSA«- -
Offline
Desde 03 Nov 2008

olá
poderiam me dizer onde se pode compar esses bonecos k seguram as chupetas e como se chamam? e que eu tb quero uma para a minha menina quando ela nascer.... obrigada

***********************************************************************
☺....10......15....20....25....30*...35....40

º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥
σѕ вяαçσѕ ∂α мãє ѕãσ ƒєιтσѕ ∂є тєяηυяα є α мιηнα ƒιℓнα ∂σямє ρяσƒυη∂αмєηтє ηєℓєѕ. 21/04/2009
♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥
http://arteslove.forumeiros.com
https://www.facebook.com/pages/Pintalolas

barbara_brandao -
Offline
Desde 11 Abr 2007

Este é o Santolinho, foi comprado no Ikea. Como vês tem umas pinças nas patas e eu enfio lá a chupeta Sedutor
_________________________
Bárbara Brandão
Maquilhadora Profissional
www.barbara-brandao.blogspot.com

cmgm -
Offline
Desde 10 Jul 2008

Excelente tópico.
Palmas! Palmas! Palmas! Palmas!

Bjs grandes Beijinho
Marta Pereira - madrinha de treinos Sorriso
Maria João Jr - titia da estrelinha Sorriso
Madrinha da Cristina2000 Sorriso

Sobre cmgm

Bjs grandes Beijinho
A minha aventura começou a 20.07.2009 e chama-se Miguel Sorriso

-»ELSA«- -
Offline
Desde 03 Nov 2008

obrigada a ambas vou ver se encontro,felicidades
***********************************************************************
☺....10......15....20....25....30*...35....40

º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥
σѕ вяαçσѕ ∂α мãє ѕãσ ƒєιтσѕ ∂є тєяηυяα є α мιηнα ƒιℓнα ∂σямє ρяσƒυη∂αмєηтє ηєℓєѕ. 21/04/2009
♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥
http://arteslove.forumeiros.com
https://www.facebook.com/pages/Pintalolas

Allegro Nuptiae -
Offline
Desde 23 Abr 2007

Que ideia excelente Palmas! Palmas! Palmas! Palmas!

Daniana, tenho pensado na questão do tamanho zero. Quase toda a gente me fala de não comprar o tamanho zero mas fico a pensar se não vai ficar a boiar... Diz-me uma coisa, qual era o tamanho do teu bebé? Só para eu ficar com uma ideia.

Excelente ajuda esta.

Beijos

Sarita

Daniana -
Offline
Desde 28 Fev 2008

tb me diziam a mim. E na maternidade o meu bebe estava sempre gelado pois ele sujava-se muito, gastei logo os 2 fatinhos de tamanho mais pequeno que ele tinha e depois os de tamanho maior não lhe aconchegavam ao corpo. Como estava frio a roupa não secava logo. No último dia tive o bebe todo nu embrulhado num cobertor à espera da hora de visita para me trazerem roupinhas já secas. Fui convencida que as pessoas davam roupinhas pequenas mas deram muitos brinquedos e as roupas que deram foi acima do 1º mes. O meu marido foi logo comprar mais fatinhos pequenos, mas tinham que primeiro ser lavados e postos a secar ja nao chegaram a tempo.
O meu bebe nasceu com 3kg e como eles perdem logo peso acho que passou para os 2,700 mas duas semanas antes, na ultima ecografia, tinham dito que ele já estava com 3200 por isso não confies vivamente nos números das ecografias. Imagina a diferença. Não tive qualquer complicação na parte final da gravidez por isso supostamente era para o bebe estar a engordar ou manter.
Ao meu lado estava uma rapariga que teve um menino com 5 kg e eu perguntei-lhe que roupas ela estava a usar e ela disse-me que ele ainda vestia tamanho zero.
O que é certo é que os fatinhos tamanho zero vesti-os e voltei a vestir. Foram no minimo 30 dias sempre a serem utilizados, pois ele tinha muito poucos e estava sempre a lava-los e a vestir. Tiveram que me emprestar roupa pequena já usada de um bebe para eu ter sempre o que vestir pois demorava a secar.

Daniana -
Offline
Desde 28 Fev 2008

Outra dica
- Não se esqueçam de comprar soro fisiologico e o aspirador nasal. Ofereceram-me o aspirador se nao nem sequer sabia que existia e quando o meu filho tivesse o nariz tapado ia ver-me aflita para solucionar o problema.

Allegro Nuptiae -
Offline
Desde 23 Abr 2007

Muito obrigada por me teres respondido. Acho que vou comprar realmente umas roupinhas desse tamanho.

Beijos

Sarita

barbara_brandao -
Offline
Desde 11 Abr 2007

Às vezes os bebés não conseguem dormir e é por terem o nariz entupido. Umas gotinhas de soro fisiológico (daquele em unidoses para ser mais higiénico), aspira-se e sai sempre porcaria. Às vezes são tão grandes que até fico espantada como ela conseguia respirar!
- relativamente às roupinhas 0 sou da mesma opinião. Toda a gente me dizia que a Violeta ia ser grande, que não valia a pena blábláblá resultado, ela nasceu e não tinha roupa para o tamanho dela. Às 32 semanas tinha 2,800kg e nasceu com 3,115kg. Por isso aconselho a comprarem mas também apenas 3 ou 4 fatinhos. A Violeta andou 1 mês com os fatinhos mais pequenos.
- acerca de biberões. Eu tenho de 3 marcas, Avent, Chicco e Bebe Confort. Os da Avent são dos pequeninos e utilizei-os até ao mês e meio. Agora ela já mama 135ml e passei para os grandes. Quando mudei percebi a diferença entre um biberão mau e um bom. Tanto os da Avent como da Chicco (apesar de serem para 0+ e as tetinas também) deixam passar imenso ar, a Violeta engasgava-se sempre, mamava super rápido a atabalhoadamente. O da Bebe Confort é espectacular, tem forma ergonómica, uma entrada de ar por baixo e a tetina é muito boa. Agora dou-lhe sempre este biberão e ela praticamente nem arrota.
- agora descobri o ritmo fisiológico da minha filha. Ela tem de fazer cocó 2 vezes por dia, de manhã e à noite. Quando não faz (bato-lhe na barriga com a ponta dos dedos e ouço um barulho oco) tenho de a ajudar. Na primeira vez que aconteceu pensei em não me meter e deixar que ela fizesse sozinha mas isso não aconteceu. Acabei por ter de lhe por um Bebegel ao fim de 4 dias e o cocó saiu seco. Agora basta tocar-lhe com a ponta do dedo (embrulhado numa toalhita) no rabinho, massajar a barriga e ela faz logo. Outra coisa que faço habitualmente é sempre que ela começa a fazer eu vou logo mudar a fralda para ver se está tudo bem. Se lhe tocar no rabinho por um bocadinho acaba por fazer mais 2 vezes (e assim não fica no intestino a fermentar e formar gazes). A Violeta nunca chorou de cólicas, não sei se tenho muita sorte ou se tenho feito bem as coisas Sorriso
_________________________
Bárbara Brandão
Maquilhadora Profissional
www.barbara-brandao.blogspot.com

barbara_brandao -
Offline
Desde 11 Abr 2007

A necessidade aguça o engenho, não é? Já viste do que nos lembramos?? Eu cheguei a procurar na net formas de segurar a maldita chupeta!
_________________________
Bárbara Brandão
Maquilhadora Profissional
www.barbara-brandao.blogspot.com

inesr -
Offline
Desde 04 Set 2008

Olá Meninas, bom dia!!!

Bárbara, esclarece-me uma coisa: tenho andado a devorar o "Grande Livro do Bébé" do Mário Cordeiro, que me ofereceram no aniversário! E confesso que estou a adorar, parece que nos envolvemos num diálogo entre 2 velhos amigos Sorriso

Mas uma das coisas desaconselhada, e bem frisado, é a utilização dos aspiradores nasais... Preocupado uma vez que, para além das obstruções que têm de sair mesmo, acabam por ser retiradas também mucosas naturais, que são importantes enquanto "filtros de poluição", se assim os poderei chamar!

Confesso que me pareceu super coerente a explicação... o autor fala, de facto, no soro fisiológico em unidoses, blabla, mas quanto ao aspirador apresenta sempre muitas reservas...
E agora fiquei mesmo à toa... afinal, o que vos parece mesmo mais adequado???

1000 Beijinho Beijinho Beijinho meus e da MARIA Apaixonado