diagnóstico precoce (teste pezinho) | De Mãe para Mãe

diagnóstico precoce (teste pezinho)

Responda
7 mensagens
Crisousa -
Offline
Desde 02 Set 2014

Olá mamãs..
Estou um bocadinho assustada, recebi hoje uma carta do instituto Ricardo Jorge relativo ao diagnóstico precoce da minha menina (teste do pezinho) pedem uma nova analise porque os valores estão alterados... alguém já passou por isto?? O que é que isto quer dizer??
Amanhã vou ao centro de saúde para fazer novamente o teste e perguntar o que poderá ser. Mas se me poderem ajudar agradecia!

Celicris -
Offline
Desde 08 Ago 2014

Ola mama,
O teste do pezinho é feito para diagnostica a intolerancia ou nao a uma proteina que existe nos alimentos, nada de grave no entanto na zona norte mais propriamenta na zona da povoa do varzim existe mtas pessoas que nao têm a enzima que degrada essa proteina e cm tal têm que fazer uma alimentaçao especifica que se compra na farmacia ate a idade adulta pra nao haver sequelas a nivel do sistema nervoso central.
O facto do resultado estar alterado n quer dixer que a bebe tenha esta intolerancia daí eles quererem um novo exame. Caso se confirme nao se preocupe pk o pediatra ira recomedar-lhe qual a alimentação adequada pro grau de intolerancia, fazendo esta alimentação isenta de fenilalanina (nome da proteina), a criança pode ter uma vida "normal" e nao vai ter problema nenhum.
Mae nao stress erros existem logo logo vai saber o resultado nao se preocupe vai tudo correr bem e vai vir o resultado cm negativo..
Bjs depois diga o resultado

Celicris -
Offline
Desde 08 Ago 2014

Mama estive a pesquisar e o teste do pezinho serve tb com diagnostico precoce de outras doenças mas nao stress pra ja fale com o seu medico e logo ve existem soluçoes para tudo bjs mama
Força e mta calma.

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Mamã lembro-me que quando a minha bebé fez o teste, o enfermeiro espremeu imenso o pézinho dela e explicou-me que precisava de umas gotas de sangue bem "gordas" para que eles conseguissem fazer os exames de diagnóstico em condições e não ter que repetir. Talvez seja apenas isso, não terem conseguido analisar bem por algum motivo!
Se for mesmo algum problema, pense que o importante é diagnosticar o mais rápido possível para poder agir em função disso Sorriso

CTVC -
Offline
Desde 02 Jul 2013

Mamã, se consultares o site que deixo em baixo, do lado esquerdo clica em "doenças rastreadas".

Aí tens uma lista das referidas doenças que o teste do pezinho avalia. Se clicares em cima de cada doença dá-te uma descrição e o tratamento.

Se reparares passam basicamente por restrições na dieta.

Vai tudo correr bem.

Boa sorte

http://www.diagnosticoprecoce.org/doencasrastreadas.htm

Sobre CTVC

Com esperança tudo se alcança Sorriso

Visitem a minha lojinha, tenho imensa roupa para vender. Pergunte-me o que precisam. Tudo em ótimo estado. Faço descontos para quantidades.
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/ctvc

Lua_csme -
Offline
Desde 10 Fev 2010

Não te assustes já! Se te pedem para repetir a análise é porque têm dúvidas e pode não ser nada!

A minha filha tem Hipotiroidismo congénito diagnosticado pelo testo do pezinho.
Quando me telefonaram tinha ela 7 dias, deram logo o diagnostico e nunca pediram para repetir análises. No caso da doença dela não faz dieta especial nenhuma. Faz é medicação diária para compensar a falta de uma hormona produzida pela tiróide que não funciona bem, e é acompanhada no Santa Maria. Tem uma vida totalmente normal.

Não sofras por antecipação! Força! Vai correr tudo bem.

Sobre Lua_csme

Início dos treinos: Maio de 2010 - SOP (Vários ciclos de Parlodel, Dufine e/ou ovusitol); Positivo: 24 Dez 2011; Gravidez anembrionária
De volta aos treinos: Abril de 2012; POSITIVO: 16-05-2013 DN - 18-1-2014 <3
Novos treinos: Agosto 2015; Dufine em Abril e Maio de 2016; POSITIVO: 2-7-2016

T1xa -
Offline
Desde 17 Out 2014

Olá mamã! recebi a mesma carta na passada sexta-feira. Segunda-feira vamos repetir o teste também. Fiquei muito ansiosa e até desesperada, mas agora depois de ler as opiniões das outras mães acabo por ficar mais tranquila. Peço a Deus que olhe pela minha menina todos os dias para que não seja de facto nada de grave! Tudo a correr bem também mamã!