Devo tomar ácido folico e yodo sem receita médica? | De Mãe para Mãe

Devo tomar ácido folico e yodo sem receita médica?

Responda
30 mensagens
Fi_fi -
Offline
Desde 03 Nov 2015

Boa noite. A minha situação é a seguinte, deixei de tomar a pílula a mais de 1 ano, no início tinha mais "cuidado" depois deixei de ter porque queria engravidar. Fui a minha médica de família, perguntei se devia começar a tomar algo ela disse que como ainda era nova, tenho 24 anos, não era necessário. Pronto tenho deixado andar, entretanto uma amiga minha que teve a filha a pouco tempo disse me que mesmo antes sentar grávida a médica lhe receitou acfol e yodofar, e deu-me as receitas que ainda tinha para se eu quisesse comprar, aconselham a comprar e a tomar as duas coisas? Ou só o ácido folico? Pelo que já pesquisei sei que o ácido folico é bastante importante, apesar da minha médica não ter recomendado. E será que devo tomar alguma coisa para ajudar a engravidar? Não tenho pressa mas não sei se é normal já ter passado tanto tempo e ainda não ter engravidado. Obrigado

Filipa_20 -
Offline
Desde 08 Maio 2015

Boa noite. Boa questão!
Também gostaria de saber porque estou quase a fazer 1 ano que deixei e até agora também nada.
Beijocas

Fi_fi -
Offline
Desde 03 Nov 2015

E estás a tomar alguma coisa Filipa? Fiz a questão tmb aqui no consultório, se me responderem depois digo-te, como disse a minha médica desvaloriza porque diz que ainda sou nova e que sem setresse mais dia menos dia engravido, diz ela Piscar o olho

CARIBEIRO -
Offline
Desde 16 Mar 2016

Olá, eu também tenho a mesma dúvida. Mas eu tenho 32 anos. Não sei se heide comprar... também deixei o anel há mais de 1 ano, e nem o meu médico de família me receitou quando disse que queria engravidar nem a médica que me está a seguir agora na maternidade. Estou a pensar seriamente em comprar...

Sobre CARIBEIRO

01/15 início de treinos;
11/15 drilling de ovários, desobstrução e alarga// de trompas;
02/16 histerossalpingografia ok
03/16 Eco-SOP e aderencias nas trp.
05/16 Dikirogen+metformina+letrozol+pregnyl
06/16 Dikirogen+letrozol+estrofem+pregnyl

Niina -
Offline
Desde 13 Abr 2015

Ola Sorriso
Eu iniciei o acido folico e o iodo este mês, e sim é importante tomar antes de engravidar, pois previne mal formações no bebé !
Eu ja tomo e não estou grávida, por isso mal não te faz, mas a tua médica devia ter receitado essa medição pois é importante, aliás pelo que a minha médica disse deve tomar antes e durante a gravidez !
Espero ter ajudado Piscar o olho

Sobre Niina

ultima pilula. 11/03/2016
12/03/2016, acfol, yodafar

Fi_fi -
Offline
Desde 03 Nov 2015

E já vi que tomas exatamente esses acfol e yodofar certo? Acho que vou começar a tomar, mal não deve fazer. Obrigado Sorriso

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Cada vez estou mais espantada com estas médicas de família! Tomar ácido fólico antes de engravidar (e agora iodo, no meu tempo ainda não se falava no iodo) é básico, qualquer médico tem obrigação de o saber.
Para quem puder, para quem conseguir poupar em outra qualquer coisa qualquer...marquem uma consulta de ginecologia com um bom profissional.
Quanto ao tempo para engravidar, abaixo dos 30 anos pode-se esperar 2 anos antes de começar a investigar se existe um problema, acima dos 30 convém que não passe de um ano. Mas se a ansiedade é muita ou existem suspeitas de problemas, após um ano é altura de fazer os exames básicos.

DanielaR -
Offline
Desde 28 Jan 2016

Olá, parei a pílula à um mês e estamos a tomar cuidado, pois a minha ginecologista aconcelhou 2 meses de menstruação natural antes de começar os treinos e já estou a tomar o Natalben Pré Concetivo desde o dia em que teria de iniciar nova embalagem de pílula. Esse Natalben tem Ácido fólico, iodo, vitaminha B12, zinco e vitaminda D. Tudo muito importante. Espertalhão

Sobre DanielaR

Daniela Rodrigues

veronica79 -
Offline
Desde 02 Mar 2016

Ácido folico sim agora o iodo penso que so no 2trimestre.

agpereira -
Offline
Desde 16 Jan 2014

A minha médica mandou-me tomar acido fólico e iodo e é antes de engravidar que se começa. Deve tomar sim. Sorriso

Nyela--21 -
Offline
Desde 15 Jan 2016

A minha MF receitou-me o folicil e o yodafar mal falei em engravidar
Já tomo desde dezembro Sorriso
É bastante importante tomar antes de engravidar ou mal se saiba da gravidez (caso não seja planeada). O acido folico previne mal formaçoes no tubo neural que é formado logo nas primeiras semanas, e o iodo ajuda na maturação do sistema nervoso central

Pelo sim pelo não, eu tomava, mal nenhum não faz, não é verdade?

Sobre Nyela--21

- sem pilula desde 7/2015
- Folicil e Yodafar desde 21/12/2015
- positivo 03/05/2018
- ultimo red 07/03/18

Asuos -
Offline
Desde 01 Out 2015

Acho que a idade não tem nada a ver sinceramente. Pelo que sei todas as pessoas que querem engravidar devem tomar, pelo menos, o ácido fólico no mínimo por aproximadamente 3 meses antes de engravidarem.

E já agora, fizeram análises para ver se são imunes à toxoplasmose ou se tiveram expostos ao citomegalovirus recentemente?

Estas coisas foram 2 coisas básicas que a minha médica de familia já me mandou fazer antes de ter tido o meu primeiro filho.
Para esta tentativa de gravidez além disso tudo também me mandou tomar iodo.

Portanto, acho que aconselharia a perguntar a um outro médico ou de preferência a um que esteja por dentro do assunto "maternidade".

ticha29 -
Offline
Desde 08 Mar 2016

olá meninas...
Estou com uma dúvida no dia 4 de março fui à GO consulta de preparação para os treinos e ela receitou-me o matervita, só que passado uns dias andei muito mal do estomgo e intestinos e tive de o deixar de tomar.
Passei numa farmácia e pedi o folicil porque sei que é essencial, agora a minha questão é eu só posso ter consulta dia 8 de abril (que é quando a GO volta de férias) no meu médico de familia qd lá vou mal olha para mim e de certeza que não me passa nada para tomar.
Será que deveria tomas tb o iodo? qual deveria optar? e quantidades?

Eu sei que voces não são médicas mas apenas peço uma ajuda visto que até já posso estar grávida (só a partir de sábado é que sei Gargalhadas e tenho medo de não estar a tomar as vitaminas essenciais.

Obrigada a todas

PS: tb n posso ligar à GO pk ela n me deu o seu contacto ainda lol

Sobre ticha29

DUM 2 fev 2009 Positivo 22 março 2009 (após 1 ano de treinos)
DPP 16nov2009 Nascimento 3nov2009

DUM 1abril2016 Positivo 04maio2016 (2º ciclo de treinos)
DPP 7jan2017

Catarina1984 -
Offline
Desde 30 Mar 2015

As vossas médicas sao mt estranhas... Tomem o acido folico pelo menos 1 mes antes de engravidar, q vai ser tomado ate ao fim do 1º trimestre. N precisao de receita medica. O folicil custa uns 5 euros e dá pra 2 meses. O iodo acho q n é necessário. so depois de engravidar caso o medico aconselhe. Tomem o acido que é mt importante

Testes gravidez e ovulação 0.35€ (encomendas por tlm 911 013 221 é mais rápido)
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/Catarina1984
https://www.facebook.com/Testes-de-gravidez-e-ovula%C3%A7%C3%A3o-1562139...
A recrutar para a Oriflame, fala comigo para ganhares imensos prémios e dinheirinho

ticha29 -
Offline
Desde 08 Mar 2016

sim catarina, o acido fólico já estou a tomar e foi o que tomei da minha primeira gravidez agora o iodo é que tinha dúvida.

obrigada Sorriso

Sobre ticha29

DUM 2 fev 2009 Positivo 22 março 2009 (após 1 ano de treinos)
DPP 16nov2009 Nascimento 3nov2009

DUM 1abril2016 Positivo 04maio2016 (2º ciclo de treinos)
DPP 7jan2017

Desde 10 Jan 2016

Olá meninas. Se forem pesquisar na net vão ver que o ácido folico e o iodo são importantes antes e durante a gravides para prevenir mal formação a nível da espinha bifida e não só, mas não faz milagres se tiver que acontecer, acontece. Eu já vou no meu 7 mês e continua a tomar os dois. Acho estranho não vos darem os dois, faz parte do plano nacional de saúde para gravidas.
Boa sorte a todas, e nada de ficarem ansiosas, só atrapalha, acreditem Piscar o olho

Lizzie1 -
Offline
Desde 17 Set 2015

Na minha opinião sem receita, ácido fólico sim, iodo nem pensar!
Se tiver alguma alteração na tiróide, como eu, não pode tomar iodo!
E também me parece que o iodo é moda agora dar a todas as mulheres que pensam em engravidar, há médicos que entendem que não está comprovado o benefício do iodo antes da gravidez.

Seja como for, no seu lugar eu compraria apenas o ácido fólico e o resto só com receita médica.

Sobre Lizzie1

2 anos de tentativas
Causa de infertilidade - trompas obstruídas
Maio 2017 nos HUC: 1ª FIV- (5 embriões, nenhum evoluiu para transferir)
Setembro 2017 - Positivo! Gravidez espontânea!
Janeiro 2021 - Positivo! Gravidez espontânea!

Asuos -
Offline
Desde 01 Out 2015

Sem dúvida que tomar iodo só sob supervisão médica e após as respectivas análises feitas e analisadas. Mas isso a médica mandou fazer. certo? Ou nem isso?

Por isso é que disse: é procurar outra opinião médica. Afinal será que essa médica vai sequer estar atenta a eventuais questões que careçam de acompanhamento mais próximo?

Fi_fi -
Offline
Desde 03 Nov 2015

Não fiz análises nenhumas, nem mandou fazer nada. Simplesmente disse que como era muito nova não me preocupar que de certeza não iria ter problemas para engravidar e tinha que relaxar.

eli13 -
Offline
Desde 24 Mar 2016

Olá a todas. O ácido fólico é muito importante para as mal formações do feto, e não tem contra indicações. Já o mesmo nao se pode falar do iodo, pois quem tem problemas de tireoide o iodo agrava o problema de tiróide. Por isso cuidado com as tomas de iodo..

CARIBEIRO -
Offline
Desde 16 Mar 2016

No meu caso, a médica que me acompanha na MJD mandou-me fazer análises inclusive à Toxoplasmose, mas só daqui a quase um mês é que saberei os resultados quando tiver a consulta porque as análises foram feitas lá. Vou então iniciar o ácido fólico e o resto espero pela consulta.

Sobre CARIBEIRO

01/15 início de treinos;
11/15 drilling de ovários, desobstrução e alarga// de trompas;
02/16 histerossalpingografia ok
03/16 Eco-SOP e aderencias nas trp.
05/16 Dikirogen+metformina+letrozol+pregnyl
06/16 Dikirogen+letrozol+estrofem+pregnyl

agpereira -
Offline
Desde 16 Jan 2014

De acordo com a minha GO deve-se tomar tanto o ácido fólico como Iodo ao tentar engravidar, estou a tomar ambos. No que respeita ao Iodo deverá ser 200 microgramas (alertou-me que tambem existem suplementos de 300 mas que deverá ser de 200).

Também fiz analises mas a toma do Iodo não dependeu das analises que só vou mostrar dia 6 qd tenho nova consulta.

Pesquisando um pouco, o proprio site do instituto da tiroide (brasileiro) incentiva a toma do Iodo:

http://www.indatir.org.br/2015/01/iodo-na-gravidez.html

Pelo que percebi, em Portugal, a Direção Geral de Saúde emitiu uma norma de orientação clínica acerca da suplementação de iodo em grávidas, na qual recomenda a ingestão de iodo a todas as mulheres em preconceção, grávidas ou em amamentação.

De qualquer modo e não sou médica... quem tenha reticencias deve falar do assunto com a vossa médica para ficarem descansadas, mais não seja por estarem na duvida, a ansiedade pode ter efeitos nefastos. Sorriso

eli13 -
Offline
Desde 24 Mar 2016

O artigo demonstra a importância do iodo para o feto, no desenvolvimento da tiróide. Mas não indica q quem tem problemas de tiróide, neste caso a mae, pode administrar o iodo, são aspectos diferentes. O iodo está contra indicado para mulheres com pproblemas de tiróide.

eli13 -
Offline
Desde 24 Mar 2016

Cativeiro,qual a médica q a segue na MJD? Também estou a
Ser seguida lá

eli13 -
Offline
Desde 24 Mar 2016

Caribeiro e não cativeiro, dicionário automático. Desculpa a
Troca de nome

CARIBEIRO -
Offline
Desde 16 Mar 2016

Eli13 a minha médica é a Dr. Susana Fraga, mas ainda só tive uma consulta com ela. Ela receitou-me um suplemento que estive a tomar, segundo ela para regular os ovários e foi apenas 30 dias. No final do mês terei outra consulta e vou ver o que ela me diz. No meu caso como fui operada aos 2 ovários e 2 trompas ainda estou em fase de exames para ver se está tudo bem. Mas ela não descartou a hipótese de eu engravidar entretanto...

Sobre CARIBEIRO

01/15 início de treinos;
11/15 drilling de ovários, desobstrução e alarga// de trompas;
02/16 histerossalpingografia ok
03/16 Eco-SOP e aderencias nas trp.
05/16 Dikirogen+metformina+letrozol+pregnyl
06/16 Dikirogen+letrozol+estrofem+pregnyl

Filipa_20 -
Offline
Desde 08 Maio 2015

Olá, Fi_fi. Desculpa so responder agora, eu não tomo nada, tambem so tenho 22 anos

eli13 -
Offline
Desde 24 Mar 2016

Caribeiro, eu estou a ser seguida pela Dra Isabel Pereira. Já fiz os meus exames e está tudo OK, agora falta o exame
Do meu marido. Vamos ver...

Asuos -
Offline
Desde 01 Out 2015

Fi_fi escreveu:
Não fiz análises nenhumas, nem mandou fazer nada. Simplesmente disse que como era muito nova não me preocupar que de certeza não iria ter problemas para engravidar e tinha que relaxar.

Eu conheço uma menina que no ano passado estava grávida, com 21 anos, perfeitamente saudável e que tomava tanto o iodo como o ácido fólico.
Aliás eu não conheço nenhuma mulher que tenha tido filhos nesta última década para cá que não tenha tomado, pelo menos, ácido fólico..

Não é pelo facto de ser nova que significa que tem no seu organismo tudo o que é importante para o bom desenvolvimento da sua criança. Não é só a idade que importa: o estilo de vida, genética, alimentação, etc...eu não ficava descansada se fosse seguida por essa pessoa.

Como é que nem fez exames à tiróide?! Qualquer pessoa pode ter alterações na tiróide, até uma criança ou um adolescente!!
Como é que não fez análise à toxoplasmose ou ao citomegalovírus? Se não fores imune e tiveres presença de infecção agora não convém engravidar já pois irás estar a colocar em risco o desenvolvimento do teu filho. Pode resultar em malformações gravíssimas!!
Se não fores imune convém que tenhas alguns cuidados para evitares... se é raro alguém infectar? Da toxoplasmose até é mas tem que se ter muito cuidado antes de engravidar e nos primeiros 3 meses para evitar malformações cognitivas e mentais...

E não fez análises, nem sequer as básicas? Como é que ela sabe se estás ou não com algum défice no teu organismo que se justifique tanto relaxamento?? É por seres nova?! Pelo amor da santa! Podes ser nova mas ter péssimos hábitos (estou a dar um exemplo pois não sei, até podes ser a pessoa mais saudável do mundo) mas não vai ser por olhar para a tua cara ou a tua data de nascimento que a médica vai adivinhar que está tudo bem...

Pelo que eu sei, as indicações da Direcção Geral de saúde é para que todas as mulheres tomem os suplementos por uma questão de precaução! Eu, pessoalmente não arriscava e procurava outro médico para que ele me visse e me seguisse, pelo menos na gravidez.

CARIBEIRO -
Offline
Desde 16 Mar 2016

A médica que me começou a seguir é ginecologista, por isso ainda estou a fazer os exames básicos. Caso esteja tudo bem comigo é que irei passar para consulta de infertilidade, para fazer exames mais específicos e para o meu marido fazer também. Gosto muito da maternidade, até agora têm sido todos 5 estrelas...

Sobre CARIBEIRO

01/15 início de treinos;
11/15 drilling de ovários, desobstrução e alarga// de trompas;
02/16 histerossalpingografia ok
03/16 Eco-SOP e aderencias nas trp.
05/16 Dikirogen+metformina+letrozol+pregnyl
06/16 Dikirogen+letrozol+estrofem+pregnyl