Devo fazer Stock de Lm? | De Mãe para Mãe

Devo fazer Stock de Lm?

Responda
5 mensagens
Mpmm -
Offline
Desde 11 Set 2014

Boa noite. O meu filho tem 6 semanas e é alimentado com leite materno e leite adptado. O leite materno é extraído com bomba devido a problemas com os meus mamilos. Teve uma altura em que lhe conseguia dar, a cada mamada, exclusivamente Lm, em dias maus nunca menos de metade da dose total de leite. Extraio leite a cada três, quatro horas e só não o faço de noite. Tiro a última vez perto da meia noite e depois só na manhã seguinte.
Acontece que dê há uma semana para cá a produção caiu a pique. Dantes, na primeira extracção do dia tirava 120 ml e depois entre 60 a 90. Agora raramente tiro mais que 60, o mais habitual é só conseguir 30. E as dores nas mamas chegam a ser insuportáveis, sinto os caroços de leite, coisa que não tinha antes, e quando vou para extrair pouco leite sai. Os caroços desaparecem e dai a umas horas volto a sentir. A minha primeira dúvida é porque está isto a acontecer? Nada mudou no meu dia a dia. O meu outro receio é que isto seja o início do fim e estou na dúvida sobre o que fazer. O meu filho reage muito bem ao meu leite, tem quase um efeito laxante. Por isso tenho medo que ficando eu sem leite, comece ele a sofrer de obstipação. Então estava a pensar fazer o seguinte: faço uma média de 5 extracções por dia o que se traduz em cerca de 150 a 200 ml de leite. Por dia, dava 60 ml do meu leite, numa mamada só ou dívidida em 2 mamadas, complementava com la e depois nas outras dava só la. O resto do leite congelava. O que acham melhor? Dar agora o máximo do meu leite possível ou tentar guardar para mais tarde caso ele me seque? Quarta vou ao pediatra e ouço o que ele me tem a dizer mas digam de vossa justiça.

_Su_ -
Offline
Desde 10 Out 2007

Não sei se deve de fazer stock, mas posso dar o conselho de que quando sentir o peito tão cheio e encaroçado o melhor é tomar um duche com água morna e ir massajando os peitos até aliviar..

Sobre _Su_

Jocas *****su*****

Sonhadora22 -
Offline
Desde 18 Set 2011

Eu tenho leite congelado.. e a minha filhota não bebe.
Mesmo descongelado, não gosta. Do peito directamente adora... POr isso dá o máximo que conseguires agora e mete o bebe várias vezes ao peito para estimular a produção, a bomba não estimula da mesma forma..

Boa sorte.

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Olá Mãe, eu estou a trabalhar há 1 mês e mantenho o LM em exclusivo, ele tem quase 5 meses. Procure ajuda num Centro de Saúde, informe-se antes de desistir. Dê o LM que conseguir e o que não der, congele porque pode precisar dele nos próxmos 3 meses, tempo que ele aguenta em boas condições num congelador que seja independente do frigorifico.

O meu bebé só se alimenta de LM em exclusivo, e quando tenho dias em que tenho muito stress no emprego ou falta de tempo, o leite diminui, é normal. Aí, tenho as reservas que congelei durante semanas. Também o usei para preparar papa umas 5 vezes que dei ao bebé, até perceber que não há nada melhor que o nosso leitinho puro e só, a papa fica para depois dos 6 meses.

Quanto mais tirar com a bomba, mais irá produzir, quanto mais se estimula mais se produz leite e é este o segredo. Depois, beber muita água e alimentar-se várias vezes ao dia e bem. Iogurte grego, mel, cereais como aveia, noz pecã, amendoa (uns cereais Muesli do Pingo Doce, baratos e bons, caixa azul).

Quando comecei a trabalhar, pensei que ia ficar sem leite, mas não, tiro 2 vezes com a bomba e encho 2 biberons, os necessários para no dia seguinte ele mamar na ama. Continuo a produzir o mesmo, até tirando com a bomba! Quanto à obstipação, eu acredito que o LM ajuda imenso, o meu bebé faz coco todos os dias e não sofreu de cólicas.

Relaxa e acredita, eu estive com problemas até aos 3 meses, ele recusava a mama, chorava imenso a mamar, tive imensas dores nas mamas e mamilos, bicos de silicone e muito purelan. Isto é uma fase onde muitas mães desistem, onde se mentalizam que não conseguem e que não aguentam a dor. Não critico quem o faça, desistir, mas depois desta fase vem uma enorme paz e satisfação de produzir o alimento do meu filho diariamente sem latas e sem medidas disto e daquilo... as dores passam, eles acalmam-se, crescem bem, saudáveis e vê-lo sorrir enquanto mama é uma momento tão único na minha vida... estar em qualquer lado e não ter de me preocupar-me se ele vai ter fome, controlar horarios - tenho sempre o que ele precisa comigo Sorriso tão mais prático, já para não falar barato...

Tem calma e foca-te, mas acima de tudo a mãe tem de estar feliz, se achas que estas dificuldades afetam a tua paz e a relação com o bebé, o que é importante é HAVER UMA MÃE FELIZ E SAUDÁVEL Beijinho

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

Joa_Ninha -
Offline
Desde 20 Jan 2015

Olá. Não sei dar uma opinião.

Mas na tua situação, procuraria aconselhamento aqui: http://www.sosamamentacao.org.pt/.

Este site, para além de informação, tem o contacto de várias voluntárias/conselheiras a quem podes ligar Piscar o olho