Desespero obstipação/cólicas recém nascido | De Mãe para Mãe

Desespero obstipação/cólicas recém nascido

Responda
21 mensagens
ANDPAT -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Estou desesperada...dia 26 tive um anjinho loirinho, super super sossegadinho...
Desde que nasceu já foi estimulado varias vezes com bebegel, massagem, panos agua quente e é um calvário para evacuar.
Para alem disso tem imensas cólicas...
Ontem esteve 4 horas aos gritos, fiz de tudo e nada...por fim acabei no bebegel, mas isto náo é solução...hoje vou ao pediatra mas por o que leio náo ha nada que os alivie .
Alguem já passou pelo mesmo?

Sobre ANDPAT

ANDPAT

anaritadias -
Offline
Desde 02 Ago 2010

Mas estimulas com o bebegel, ou com a cânula?
Com o bebegel, dizem, que faz habituação. Estimula com a cânula, não coloques lá dentro o gel. Apenas passa-o por oleo de amêndoas doces ou no proprio gel, para não ser tão dificil entrar a cânula.

Tás a dar LM ou LA?
Se estiveres a LM, verifica a tua alimentação, pois há alimentos que provocam as cólicas aos bebés.
Se estás a LA, existem uns biberões da Tommee Tippee anticólicas muito bons.
A minha nasceu prematura, e os prematuros têm muita tendência para ficarem presos e terem muitas cólicas. Andei a LM e LA porque ela não mamava ao peito, mas nunca teve uma cólica. O papá todas as noites estimulava-a com a cânula porque ela não conseguia fazer, mas nunca chorou com colicas ou má disposição por causa do cocó.
Quando iniciou os sólidos, felizmente começou a fazer por ela. Dois, três ou às vezes quatro por dia Espertalhão

12/04/12 - Positivo ** 06/06/12 - Aborto retido(g. não evolutiva)
12/10/12 - Positivo Sorriso Sorriso
08/11/12 - 1ª eco (8 semanas, com ameaça de aborto pelo meio) O meu pequeno milagre Sorriso Sorriso
10/12/12 - 2ª eco (13 semanas) será menina?? 15/01/13 - 3ª eco (18 semanas) é uma menina!!♥ 223gr 12/02/13 - 4ª eco (22 semanas) 461gr
4♥5♥6♥7♥8♥9♥10♥11♥12♥13♥14♥15♥16♥17♥18♥19♥20♥21♥22♥ 23♥24♥25♥26♥27♥28♥29♥30♥31♥32♥ 27/04 - uma nova vida começou http://demaeparamae.pt/vendo/loja/69583

Smfx -
Offline
Desde 16 Mar 2012

anaritadias escreveu:
Mas estimulas com o bebegel, ou com a cânula?
Com o bebegel, dizem, que faz habituação. Estimula com a cânula, não coloques lá dentro o gel. Apenas passa-o por oleo de amêndoas doces ou no proprio gel, para não ser tão dificil entrar a cânula.
Tás a dar LM ou LA?
Se estiveres a LM, verifica a tua alimentação, pois há alimentos que provocam as cólicas aos bebés.
Se estás a LA, existem uns biberões da Tommee Tippee anticólicas muito bons.
A minha nasceu prematura, e os prematuros têm muita tendência para ficarem presos e terem muitas cólicas. Andei a LM e LA porque ela não mamava ao peito, mas nunca teve uma cólica. O papá todas as noites estimulava-a com a cânula porque ela não conseguia fazer, mas nunca chorou com colicas ou má disposição por causa do cocó.
Quando iniciou os sólidos, felizmente começou a fazer por ela. Dois, três ou às vezes quatro por dia

Querida desculpa mas segundo a Pedi do meu filho não causa habituação nenhuma... aliás eu usei e abusei do bebegel e o meu filhote agradeceu.
Como o bebegel é caro foi-me sugerido pela pedi comprar um frasco de glicerina liquida (custa cerca de 90 cêntimos na wells) e uma seringa das mais fininhas (1mm). Eu enchia a seringa e usava como se fosse o bebegel... continuava a usar a embalagem do bebegel vazia e com a ponta cortada para estimular.
o certo é que o meu bebe ficou sem dores e apartir dos 4 meses já não precisou de ajuda para evacuar Sorriso

a.v. -
Offline
Desde 21 Mar 2014

O pediatra da minha nunca achou grave ela não fazer cocó frequentemente, Quando era pequenina só fazia de 3 em 3 dias, e assim continuou até começar as sopas e papas. Agora faz várias vezes ao dia.
Só quando passavam 3 dias é que usava o bebegel. E na bula do bebegel diz que não se deve usar mais de 3 vezes de seguida (ou algo do género).

MariaAbril -
Offline
Desde 08 Jan 2013

Se estiveres a LA, experimenta comprar os biberões da Dr.Browns. Para mim, os únicos verdadeiros anti-cólicas pelo sistema diferente. Têm um tudo ddentro que impedem o ar de entrar. Podes ver aqui: http://www.youtube.com/watch?v=e-7hRfFp-M8 Custam pouco mais do que um biberão da Chicco.
O meu filho também sofreu imenso com cólicas e usar estes biberões juntamente com umas massagens (quando não estava com cólicas) foi remédio santo.

O meu bebé nasceu a 27.03.2014

matriochka -
Offline
Desde 13 Set 2010

Relativamente às cólicas, não sei ajudar. A minha passava dias inteiros a chorar. Acho que tentei de tudo, e não vi grandes resultados. Ainda hoje tem crises de cólicas, mas já não tanto, felizmente.

Agora, o que é que considera obstipação? Quanto tempo sem fazer? A minha filha fazia intervalos de cerca de 24 horas, umas vezes mais, outras menos, e esse era o ritmo normal dela. Só faço estimulação local quando se aproxima das 48 horas ou quando a vejo muito aflita a tentar fazer sem conseguir.

matriochka -
Offline
Desde 13 Set 2010

Ah, ainda quanto às cólicas, com a minha filha, o que mais a acalmava era pegar nela ao colo e começar a andar pela casa. 10, 15, 20 minutos...
Um passeio de automóvel ou só de carrinho de bebé também ajuda. Mas era-me impossível ter energia para pensar em sair de casa quando ela estava assim.

alexxana -
Offline
Desde 14 Jan 2014

Olá mama,
Vou contar-te a minha experiência:
Tenho uma pipoca com 7 semanas e não tinha tido qualquer problema com cólicas e obstipação até à duas semanas atrás. Estava a ser alimentada apenas a leite materno mas eu fiz febre alta e tive de recorrer ao leite adaptado e foi ai que surgiram os problemas. Estava no 4º dia e ela sem evacuar, desesperada dirigi-me à farmácia onde me deram um conselho pessoal mas que eu aceitei. Fiz chá de maçã reineta (cozer a maça e dar uns 50ml da agua de cozedura). Facto é que o desespero da minha pequenota passou passado pouco tempo... Ontem estive no centro de saúde para consulta e falei sobre isso com a enfermeira, que me disse para não deixar passar mais de 24h sem evacuar. O chá era uma opção, os bebes não eram todos iguais e que tinhamos de ir conhecendo o organismo do nosso. Outra opção era estimular com o termometro (molhar a pontinha em oleo de amendoas doces para deslizar melhor e fazer movimento dentro/fora do anus com a pontinha do termometro contrafiando com massagem na barriga no sentido dos ponteiros do relogio). Disse-me ainda que Bebegel só mesmo em ultimo caso porque causava habituação. As melhoras para o teu anjinho

Sobre alexxana

carina

MariaAbril -
Offline
Desde 08 Jan 2013

Eu não te aconselho a dar nada sem antes tentares as massagens. As cólicas fazem parte do crescimento e parte-nos o coração ver os nossos bebes a sofrer. No início era ele e eu a chorar. Esse xarope de maça reineta foi-me aconselhado para a obstipação quando o meu filho tinha 5 meses. Assim recem-nascido, acredito que possa aliviar as cólicas/obstipação mas não deve ser uma solução para um bebe tão pequenino. Aliás, dar àgua/chá, nesta fase é desaconselhável pois dilata o estomago e os rins ainda não estão preparados. Lá está, acho que é daquelas coisas que faz bem a uma coisa mas pode ser prejudicial em outras. Depois tens os medicamentos como o Colimil, Coliprev, Infacalm,... que mesmo o seu uso deve ter em conta a idade do bebe.

O meu bebé nasceu a 27.03.2014

vera_lp_silva -
Offline
Desde 23 Nov 2009

Olá
Apesar da minha princesa não sofrer de cólicas e julgo eu nem obstipação a Pedi disse-me que o normal são 3 dias para quem amamenta em exclusivo, e que nesta "idade" não se deve estimular nem com nem sem bebegel pois eles ainda estão aprender a fazer força para evacuar, ora umas vezes fazem só força na barriga e outras só no rabinho,eles sozinhos têm de aprender.
Claro que em casos de choro desesperante uma ginástica e massagem na barriga devem ser feitas, e se não for suficiente então estimula-se sem bebegel.
O bebegel é um laxante forte para bebes e como tal deve ser feito em ultimo do ultimo recurso.
bjinhos

ana44 -
Offline
Desde 04 Jan 2014

Se o bebé estiver a leite A., acho melhor consultar o pediatra para trocar para um próprio de cólicas e/ou obstipação, e a nivel de ''milagres'' hámuitos para as cólicas, o colimil, simicol, infacalm, biogaia, coliprev e ainda tem mais uns quantos (exprimentei quase tudo o que havia com o meu por isso) em relação ao bebe-gel aviso que é perigoso o uso prolongado do gel em si, em certos bebés habitua o intestino a ser ainda mais preguiçoso, e em vez de um problema de escala 10 ficam com um de 20 (não é solução, deve ser usado como SOS), isto dito alem de dito pela pediatra do meu filho, todos os médicos que consultei me disseram o mesmo, o que o bebe gel é jeitoso (tinha exactamente o mesmo problema que a mamã descreve com o meu filhote) é como uma espécie de sonda, comprei o bebe gel, deitei o gel fora, cortei a parte do depósito, lavei e desinfectei, e um pouco de vaselina na ponta e ''ajuda se'' o bebe, e faz o mesmo efeito (mesmo assim não deve ser feito com frequência pois é uma ajuda e o intestino habitua se), tenho um bebé de 3 meses e até agora nunca usei o bebe gel em si, faço o que descrevi, foi uma enfermeira de pediatria que me ensinou a dica, isto e um dos remédios milagrosos que falei e o meu nenuco ficou impecável no que toca ás malditas das cólicas Sorriso boa sorte fala com o pediatra vais ver que ele também ajuda

tipp -
Offline
Desde 22 Jan 2014

Realmente é "curioso" ver que existem muitas opiniões diferentes relativamente à utilização do bebé gel, vai-se lá saber qual a correcta..
Acho que primeiro que tudo insistir nas massagens e ver a alimentação da mãe. Depois tudo o que seja suplementos/medicamentos aconselhar-se com o pediatra antes de dar qq coisa.
A minha bebé começou com cólicas na segunda semana de vida, era horrível! Só acalmou a fazer biogaia e colimil. Há uma semana e meia começou com obstipação, faz uma força imensa e chora e nada de cocozinho. Faço estimulação com a Cabula do bebegel cortada e quase sempre resolve, mas por vezes tenho que fazer mesmo o bebegel. Segundo a pediatra, não ha que ter medo usar o bebegel, não causa habituação, pode fazer-se 3xsemana e até convém para limpar realmente o intestino, que nestes casos é útil para o intestino funcionar bem sem os "restos" que o bebé não conseguiu deitar cá para fora.

ANDPAT -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Fui à pediatra, aconselhou só bebegel a cada 48 h obstipado...hoje à noite fazem 48, desde k nasceu estamos nisto...
Depois de muito insistir receitou me biogaia
Em 6 dias perdeu 220 GR. Ela diz k ele pode náo fazer por estar a ser mal aalimentado.
Ate 2a vou pesa lo dia sim, dia náo para controlar peso
Neste momento dou lhe LA 30 e LM, acho k tenho bastante leite, mas náo sei ...

Sobre ANDPAT

ANDPAT

1alexs2 -
Offline
Desde 26 Out 2012

Cuidado com o que a mãe come.
Se nos der gases a nós, passará também para o bebé.

O que evitar: principalmente evitar ovos, feijão, tomate, couves verdes, bananas e iogurtes bifidus ativo.

Aproveitar quando dá de mamar para lhe massajar a barriga.

Na net há varios videos sobre massagem para colicas de bebé.
Colocar para arrotar também é muito importante. Dê-lhe ligairas palmadinhas nas costas que ajuda.

Claro que nem todos estes truques são certos e às vezes não os conseguimos livrar das cólicas (mas ajudam muito)

anaritadias -
Offline
Desde 02 Ago 2010

Smfx escreveu:

anaritadias escreveu:Mas estimulas com o bebegel, ou com a cânula?
Com o bebegel, dizem, que faz habituação. Estimula com a cânula, não coloques lá dentro o gel. Apenas passa-o por oleo de amêndoas doces ou no proprio gel, para não ser tão dificil entrar a cânula.
Tás a dar LM ou LA?
Se estiveres a LM, verifica a tua alimentação, pois há alimentos que provocam as cólicas aos bebés.
Se estás a LA, existem uns biberões da Tommee Tippee anticólicas muito bons.
A minha nasceu prematura, e os prematuros têm muita tendência para ficarem presos e terem muitas cólicas. Andei a LM e LA porque ela não mamava ao peito, mas nunca teve uma cólica. O papá todas as noites estimulava-a com a cânula porque ela não conseguia fazer, mas nunca chorou com colicas ou má disposição por causa do cocó.
Quando iniciou os sólidos, felizmente começou a fazer por ela. Dois, três ou às vezes quatro por dia

Querida desculpa mas segundo a Pedi do meu filho não causa habituação nenhuma... aliás eu usei e abusei do bebegel e o meu filhote agradeceu.
Como o bebegel é caro foi-me sugerido pela pedi comprar um frasco de glicerina liquida (custa cerca de 90 cêntimos na wells) e uma seringa das mais fininhas (1mm). Eu enchia a seringa e usava como se fosse o bebegel... continuava a usar a embalagem do bebegel vazia e com a ponta cortada para estimular.
o certo é que o meu bebe ficou sem dores e apartir dos 4 meses já não precisou de ajuda para evacuar

Aconselho a verificação da bula Sorriso

"O Tratamento recomendado para os lactentes (1 a 12 meses de idade) é de 1 cânula por dia. Neste grupo etário o Bebegel® não deve ser utilizado mais de 3 dias seguidos sem aconselhamento médico.
O Tratamento recomendado para as crianças e adultos é de 1 a 2 cânulas por dia. Bebegel® não deve ser utilizado mais de 3 dias seguidos sem aconselhamento médico. "

Já quanto à outra formula de estimulação, foi o que dei como aconselhamento à mamã do tópico. Piscar o olho
Há que ler primeiro e só depois vir citar as respostas. Piscar o olho

12/04/12 - Positivo ** 06/06/12 - Aborto retido(g. não evolutiva)
12/10/12 - Positivo Sorriso Sorriso
08/11/12 - 1ª eco (8 semanas, com ameaça de aborto pelo meio) O meu pequeno milagre Sorriso Sorriso
10/12/12 - 2ª eco (13 semanas) será menina?? 15/01/13 - 3ª eco (18 semanas) é uma menina!!♥ 223gr 12/02/13 - 4ª eco (22 semanas) 461gr
4♥5♥6♥7♥8♥9♥10♥11♥12♥13♥14♥15♥16♥17♥18♥19♥20♥21♥22♥ 23♥24♥25♥26♥27♥28♥29♥30♥31♥32♥ 27/04 - uma nova vida começou http://demaeparamae.pt/vendo/loja/69583

ANDPAT -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Obrigado a todas pela ajuda...
Continuo com o mesmo problema mas menos desesperada, já ambientada...de dois em dois lá tenho de colocar bebegel pois náo funciona mais de nenhuma maneira...

Sobre ANDPAT

ANDPAT

1alexs2 -
Offline
Desde 26 Out 2012

Ontem comprei o Coliprev e acho que resulta.
As gotinhas + massagem e o meu menino fica aliviado.
Experimente, pode ser que resulte.

Para as cólicas + prisão ventre ouvi falar bem do Biogaia

anaritadias -
Offline
Desde 02 Ago 2010

ANDPAT escreveu:
Obrigado a todas pela ajuda...
Continuo com o mesmo problema mas menos desesperada, já ambientada...de dois em dois lá tenho de colocar bebegel pois náo funciona mais de nenhuma maneira...

Mamã, não o deixes estar 48h sem fazer... Triste
Eles sentem-se desconfortáveis e irritadiços.
Mesmo que não o faça, tenta estimular todos os dias, sem ser com o bebegel. Tenta colocar o óleo de amêndoas doces na cânula do bebegel e faz as ditas massagens. Mesmo que ele não consiga fazer, estás a aliviá-lo.

12/04/12 - Positivo ** 06/06/12 - Aborto retido(g. não evolutiva)
12/10/12 - Positivo Sorriso Sorriso
08/11/12 - 1ª eco (8 semanas, com ameaça de aborto pelo meio) O meu pequeno milagre Sorriso Sorriso
10/12/12 - 2ª eco (13 semanas) será menina?? 15/01/13 - 3ª eco (18 semanas) é uma menina!!♥ 223gr 12/02/13 - 4ª eco (22 semanas) 461gr
4♥5♥6♥7♥8♥9♥10♥11♥12♥13♥14♥15♥16♥17♥18♥19♥20♥21♥22♥ 23♥24♥25♥26♥27♥28♥29♥30♥31♥32♥ 27/04 - uma nova vida começou http://demaeparamae.pt/vendo/loja/69583

1alexs2 -
Offline
Desde 26 Out 2012

anaritadias escreveu:

ANDPAT escreveu:Obrigado a todas pela ajuda...
Continuo com o mesmo problema mas menos desesperada, já ambientada...de dois em dois lá tenho de colocar bebegel pois náo funciona mais de nenhuma maneira...

Mamã, não o deixes estar 48h sem fazer... Triste
Eles sentem-se desconfortáveis e irritadiços.
Mesmo que não o faça, tenta estimular todos os dias, sem ser com o bebegel. Tenta colocar o óleo de amêndoas doces na cânula do bebegel e faz as ditas massagens. Mesmo que ele não consiga fazer, estás a aliviá-lo.

O óleo de amêndoas não sei se será o mais adequado.
Talvez seja melhor usar vaselina (afinal muitos clisters têm vaselina).

MariaAbril -
Offline
Desde 08 Jan 2013

A pediatra do meu filho aconselhou a molhar uma cotonete em oleo de amendoas doces para ajudar. Só passar superficialmente mais como sinal que é ali que t~em de fazer força. Triste
Poe tambem naquele posição de barriga para baixo com o peso do corpo no teu braço e com a mão vai massajando a barriguita. tens aqui uma imagem. esta posição fez milagres com o meu filho juntamente com os biberoes dr browns
ve a imagem:

O meu bebé nasceu a 27.03.2014

Ninokas93 -
Offline
Desde 17 Maio 2013

Olá mama, tive esse problema desde que a Leonor nasceu, amamentei durante 3 semanas e depois deixei de ter leite e na escola do leite escolhi o Novalac
AO as colicas acabaram mas o coco foi um problema ate aos 5 meses e meio fiz sempre estimulação com o bebegel e seguindo as indicações da pediatra não causa habituação nunca tive problemas mesmo depois da introdução das sopas e da fruta sempre muito presa para fazer coco sozinha, apartir dos 5 meses começamos com o xarope das maças reine-tas durante 3 semanas 3x ao dia uma colher de café depois fui diminuindo para 1x por dia ate deixei de lhe dar e como ela brinca muito no parque de barriga para baixo acaba por fazer força e já faz coco sozinha 4 a 5x por dia. Não fiques preocupada porque é um "problema" comum nos bebes e há quem seja estimulado até aos 8 / 9 meses.

Bebegel sempre que necessário.