Desespero: Como fazer o bébé dormir a noite toda??? | De Mãe para Mãe

Desespero: Como fazer o bébé dormir a noite toda???

Responda
16 mensagens
catarina pais -
Offline
Desde 07 Dez 2015

O meu filho tem 7 meses, e continua a acordar de 3h/3h ou de 4h/4h, durante a noite. É um desespero, pois tenho que me levantar às 7h para ir trabalhar, e ando todo o dia sonolenta....
Segundo o pediatra, ele sofre do chamado "vício da mama", pois, com 7 meses, pesa quase 11 kgs, e por isso durante a noite é impossível que esteja com fome de 3 em 3 horas.
Já pensei em deixar de lhe dar de mamar, e até comprei o medicamento para secar o leite, todavia estou sempre a pensar que é um acto egoísta, e que ele vai passar a não ter as minhas defesas e vai estar mais susceptível a apanhar doenças. Até agora, tem sido um bébé tão saudável (fora as constipaçõezitas normais)...
O que é que as mães sugerem que tente, antes de tomar uma decisão drástica como secar o leite?

Belarmina.Nunes -
Offline
Desde 30 Set 2014

Olá mamã,

Pois, poderá ser vício da mama, mas eu não deixaria de amamentar, porque o LM ajuda a criança a ter mais defesas, não estando tantas vezes doentes, tal como verifiquei com a minha. Aos 8 meses, ela deixou de mamar, e começaram então as altas febres (otites recorrentes, gripes, etc.).
O pediatra afirmou que era vício da mama, pode ser e pode não ser. Não dorme bem, sente-se cansada, está saturada? Bem-vinda ao cluble. Eu já vou 16 meses sem dormir uma noite inteira + 4 meses dos da gravidez. Em 16 meses, a minha filha só dormiu noites inteiras durante 1 mês (dos 15 aos 16 meses), e voltamos ao mesmo filme há 2/3 semanas. Nunca entendemos o motivo, e acredita que tenho passado bem mal. Ela acordava de 6h em 6h para mamar ou de 4h em 4h entre os 4 e os 8 meses. Rejeitou a mama aos 8 meses, e começou a acordar 2 a 4 vezes por noite. O pico foi aos 12 meses em que ela acordava entre 10 a 12 vezes por noite. Quando digo acordar, é no sentido dela gritar, e tenho que me erguer para lhe meter a chupeta de forma a calar-se. De resto, fica sempre na cama! Mas passo as noites a erguer-me! A partir daí, acordava entre 6 a 8 vezes por noite, e começou a diminuir. Neste momento, acorda 4 vezes por noite a gritar-
Qual foi a conclusão? TUDO POR CAUSA DOS DENTES! Ela sofre imenso com os dentes, e os dela começaram a romper nessa altura. Aos 12 meses, saíram 6 de uma vez só. Agora tem os pré-molares a romper… Tudo está interligado. Tentamos de tudo: mudar de cama, pó-la a dormir no chão, deixar de dar leite à noite, mudança de leite, dormir connosco, colocação de alho/alfazema debaixo do colchão, etc. Nada resultou. O que resulta a acalmar é o gel para os dentes!
Por isso, tudo é uma questão de análise e de ver o que se passa com o bebé. Se é realmente fome, se são terrores nocturnos, dentes, etc. Não há milagres! É deixar o tempo passar! FORÇA!
Ah e sim, passo o meu tempo feito zombie no trabalho, mas comecei a habituar-me! Viva o café!

Belarmina.Nunes -
Offline
Desde 30 Set 2014

Se tem 11kgs, está mesmo muito bem, pois a minha só alcançou os 11kgs agora com 16 meses!

Sophie Mota -
Offline
Desde 16 Set 2015

Olá mamã!

O meu filho só mamou durante o primeiro mês, e depois eu fiquei sem leite, tem agora mais de 2 anos e fora constipações, nunca ficou doente, se não está a conseguir dormir e ir trabalhar em condições, não se sinta mal por querer deixar de dar de mamar, o seu bem estar também é importante, além disso se a mamã estiver mais descansada, consegue aproveitar melhor o seu filhote Piscar o olho
Na minha opinião deixava de dar de mamar, 7 meses a mamar já não é nada mau! Quem me dera ter dado tanto tempo! Careta

Espero ter ajudado Espertalhão

NewGirl -
Offline
Desde 01 Out 2010
I Love DMPM

E acha que por tirar a mama ele vai deixar de acordar?
Se nao deixar, vai ter ainda mais trabalho..
Sair da cama, ferver agua, preparar o biberao, arrefecer...
Pense bem.. Ele acorda nao e por vicio da mama. É porque tem que acordar.
A minha filha tem 23M e ainda hoje acorda varias x de noite. E nao e para mamar nem para beber leite.
É só porque sim

Sobre NewGirl

POSITIVO: 23-05-2013 ❤
DPP: 18-01-2014 ❤ DN: 03-01-2014 ❤

POSITIVO: 17-09-2015 ❤
DPP: 26-05-2016 ❤ DN: 09-05-2016

Silvia2014 -
Offline
Desde 20 Out 2013

7 meses já foi bem bom mas eu não tinha coragem de secar o leite. Nada te garante que quando fizeres isso ele vai passar a dormir de noite, e depois podes arrepender-te teres secado o leite. Ele pode acordar com fome ou então podem ser os dentes, e tirar a mama nada vai resolver.

metaxe -
Offline
Desde 13 Mar 2012

olá
O meu filho desde os 2 meses que dormia praticamente a noite toda, a partir do ano e meio, acorda praticamente todas as noite, para comer...e já tem 3 anos.
Quando ele acorda vou lá e tento faze-lo dormir,mas ele diz me logo mãe papa, e não adormece enquanto eu não lhe levo o leitinho, não sei se faço mal, mas se ele me pede é porque deve ter fome.
Dou lhe sopa , 2º prato+fruta ao jantar e ainda bebe um biberon com leite e papa quando o deito...e durante a noite acorda na mesma.O medico diz que pode ser devido a ser uma criança muito agitada , ou seja, o metabolismo dele é acelerado mesmo a dormir, e faz com que ele acorde com fome.
Eu acredito que seja fome mas também que seja vicio (mimo).

silviafreitas -
Offline
Desde 30 Jul 2012

O meu filho deixou de mamar na mama por volta dos 3 meses e só há 2 semanas deixou d pedir leite a meio da noite....
Mamã, os bebés n têm um botão ON/OFF p dormir e acordar qd os pais querem....
Felicidades!

No dia 13-03-13 nasceu a minha luz! Por ti filho, movo montanhas!
<3 <3 <3 <3

Desde 13 Set 2012

Olá!

A primeira coisa que lhe vou sugerir é que não tome esse medicamento para secar o leite; Se outras razões não existisssem, os efeitos secundários são terríveis.

O facto de lhe tirar a mama não lhe dá como garantidas noites inteirinhas de sono ininterrupto. os bebés são assim mesmo, caixinha de surpresa que nos cabe a nós ir desvendando. Ele pode ter vício da mama sim, ou pode ter fome. É a primeira coisa que precisa descobrir. Se ele tiver fome, ele irá mamar em minutos e ferrar no sono. Se for vício, vai fazer da mama uma chupeta e não vai querer largar. A fome é para resolver, o vício é para tentar tirar. Não sei qual o esquema alimentar que está a fazer, mas eu tentaria dar-lhe um bom jantar por volta das 19:30 ou 20:00 e a última mamada por volta das 23:30 ou mesmo meia noite. Com 11 Kg e a comer bem, não é suposto acordar 3 horas depois, mas os bebés têm fases de grandes picos de crescimento. Não há uma receita infalível para esta questão, é mesmo ir tentando perceber o que é melhor para o seu bebé e tirar-lhe o seu leite não será o melhor, já que diz que ele mama bem e nesta faze já só o deve fazer 2 ou 3 vezes durante o dia. Se puder, deixe estar. Se lhe tirar a mama e ele continuar a acordar para comer será bem pior, pois preparar biberons dá um bocado mais de trabalho do que meter-lhe o mamilo na boca.

beijinhos e tudo de bom

SMSantos

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Secar o leite não faz qualquer sentido mamã!
Se realmente vir que ele quer mamar de noite por vício e não por fome, simplesmente desabitue-o da mama durante a madrugada, mas continue a amamentar de manhã, antes dele dormir e quando a mamã se for deitar, mesmo com ele a dormir.
Quando ele acordar de noite, meta a chucha, embale, dê umas palmadinhas ritmadas no rabinho, cante... qualquer coisa que o faça voltar a dormir sem mamar. Vai ter umas noites ainda mais difíceis no início mas provavelmente vai ter resultados sem ter que secar o leite!!!

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

PS - Se for o papá a readormecê-lo de madrugada é mais fácil esse processo pois o papá não tem maminhas Sorriso
Se ele não adormecer de maneira nenhuma sem mamar é porque tem mesmo fome, como é o caso da minha!

milene gomes -
Offline
Desde 12 Jun 2014

Olá mamã, como a mamã sandralmeida1 referiu o pai nestas situações é otimo! Eu comecei a trabalhar tinha a minha filha 6,5 meses, desde então que combinei com o pai sempre que ela acordasse durante a noite ele ia acalma-la só se não conseguisse é q ia eu para lhe dar mama. Sabe que mais? Resultou! ! Continuo a dar-lhe maminha de manhã e no final da tarde mas durante a noite tb já sabe que não se come.
Felicidades para a sua opção!

milene gomes -
Offline
Desde 12 Jun 2014

Olá mamã, como a mamã sandralmeida1 referiu o pai nestas situações é otimo! Eu comecei a trabalhar tinha a minha filha 6,5 meses, desde então que combinei com o pai sempre que ela acordasse durante a noite ele ia acalma-la só se não conseguisse é q ia eu para lhe dar mama. Sabe que mais? Resultou! ! Continuo a dar-lhe maminha de manhã e no final da tarde mas durante a noite tb já sabe que não se come.
Felicidades para a sua opção!

catarina pais -
Offline
Desde 07 Dez 2015

Olá Belarmina, 16 meses e ainda não dorme a noite toda !? Meu Deus.. Já tentou o "biocol kids noc"? Uma amiga minha, que é farmacêutica, recomendou esse medicamento, mas estive a pesquisar e só se pode dar a partir de 1 ano, e por isso não posso dar ao meu.
Também já pensei que a causa de o meu bébé acordar tantas vezes de noite tivesse a ver com os "dentes", pois houve alturas em que, de dia parecia aflito, a morder tudo o que apanhava (até a cadeira da papa, que é de plástico!). Entretanto os dentes de baixo nasceram e continuaram as noites mal dormidas. Era tão bom que eles falassem para sabermos o que fazer Piscar o olho

catarina pais -
Offline
Desde 07 Dez 2015

Obrigada a todas pelas dicas.
Vou continuar a tentar dar de mamar, enquanto puder, sendo que, se conseguir (ou seja, se não precisar de ser internada para fazer uma cura de sono, LOLL) o meu limite são os 12 meses... A partir daí já acho demais, mas compreendo quem o faça até mais tarde. Cada qual é que sabe, não é..
Entretanto, e como o pai, de noite, tem sono de pedra e não ajuda - experimentei introduzir um biberon, a meio da noite. Ao princípio rejeitou, mas depois de insistir, aceitou e parece que dormiu mais sossegadito, e ainda melhor - aguentou 5 horas seguidas a dormir, o que já é um sucesso!
Temos que ir por tentativas até encontrar a melhor solução para os dois.

Belarmina.Nunes -
Offline
Desde 30 Set 2014

catarina pais escreveu:
Olá Belarmina, 16 meses e ainda não dorme a noite toda !? Meu Deus.. Já tentou o "biocol kids noc"? Uma amiga minha, que é farmacêutica, recomendou esse medicamento, mas estive a pesquisar e só se pode dar a partir de 1 ano, e por isso não posso dar ao meu.
Também já pensei que a causa de o meu bébé acordar tantas vezes de noite tivesse a ver com os "dentes", pois houve alturas em que, de dia parecia aflito, a morder tudo o que apanhava (até a cadeira da papa, que é de plástico!). Entretanto os dentes de baixo nasceram e continuaram as noites mal dormidas. Era tão bom que eles falassem para sabermos o que fazer

Pois eu continuo a achar que são os dentes, porque não são só os de baixo que saem. Ela já vai com 14 dentes e tem 16 meses. Já tentei umas gotas que o pediatra me deu e nada resultou. A minha filha tem regularmente febre, e nada ajuda. Ela sofre mesmo muito dos dentes e conheço duas pessoas que sofreram, tal como eu, como os filhos. Uma vez que saíram todos os dentes, deixaram de gritar ou de acordar de noite, isto quando tinham 2 anos.