Desenvolvimento 3 anos - terapeutas por aí? | De Mãe para Mãe

Desenvolvimento 3 anos - terapeutas por aí?

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7 mensagens
Chouc -
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Desde 25 Jan 2009

Olá mamãs

Preciso muito das vossas opiniões. Tenho um filho com 3 anos que começou a falar muito tarde mas tem evoluído. Quando quer pedir alguma coisa ou exprimir alguma coisa constroi frases e até já reparei que algumas vezes emprega bem o tempo verbal, no entanto ainda diz coisas que n se percebem e ainda fala mt na linguagem dele. Sabe as cores em português e inglês, conta até 10 e identifica os números e todas as letras (em português e inglês). Tem uma excelente memória fotográfica e memorizou o nome de todos os amigos da sala dele e alguns nomes que nos vai pedindo para escrever e depois fixa. Sabe o nome de todos os amigos e familiares próximos.

A nível social é uma criança perfeitamente normal. Interage bem com crianças e adultos e brinca muito.

O que me preocupa mais nele, para além da fala é que por vezes não consigo ter uma conversa com ele pq sinto que ele n está a perceber e responde-me coisas que não têm nada a ver. Obedece a ordens simples mas por exemplo se lhe perguntei o que fez hoje ele começa a divagar e responde coisas q n lh pergunto. Por vezes tenho mm a sensação que n m está a perceber Triste

Recebi a avaliação dele do infantário e a educadora diz que ele tem dificuldade em concentrar-se e distrai-se com muita facilidade. Só gosta de brincadeiras físicas e n tem paciência para os trabalhinhos.

Estamos a ponderar leva-lo a uma consulta de desenvolvimento. Alguma mamã na mesma situação? O que fazem nessa consulta?

Ando agoniada Triste

Sobre Chouc

Amt muito meu Filho!!

guialmi -
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Desde 13 Jul 2013

Parece-me um comportamento normalíssimo para a idade! A maioria das crianças não acha piada nenhuma a contar o que se passou na escola, ou despacham as mães com um "não se passou nada" ou fazem-se de desentendidos Sorriso aliás, é um comportamento que revela bastante inteligência... Não é que não a entenda, não vê é nenhum interesse em responder-lhe! Experimente falar com ele sobre assuntos que realmente o motivem...desenhos animados, um jogo novo...
Não se esqueça que o seu filho tem apenas 3 anos, não é de esperar que tenha uma conversa coerente e desenvolvida. Não ter paciência para trabalhos ou capacidade de concentração também é normalíssimo, não se espera que crianças com esta idade estejam meia hora a fazer uma ficha ou pintar um desenho! Nesta idade fazem o que o seu filho faz...
Parece-me que não há nada de errado com o seu filho, a não ser, talvez, expectativas desajustadas á idade...

Desde 13 Set 2012

Olá mamã!

tenho um filhote que faz 3 anos em junho. No seu relato nada vi de anormal ou abaixo do que deveria ser expectável para um menino de 3 anos. O meu filho não está em infantário, mas sim numa ama. Farta-se de brincar e não conhehce letras nem isso me preocupa minimamente. Conhece números pois, das poucas coisas que gosta de ver na tv, uma é um jake e os piratas da terra do nunca e lá ensinam a contar os dobrões de ouro. Fala bastante bem, mas por exemplo ainda não controla os esfíncteres. Percebe o que lhe dizemos, sabe o nome das pessoas próximas e entende instruções do tipo, vai buscar uma banana para o pai e uma laranja para o avô. Ele vai à fruteira, acerta na banana mas se lá estiverem limões, por vezes ainda pega num em vez da laranja. Não consigo também que ele me conte o que fez durante o dia, mas isso parece-me perfeitamente normal. eles não têm noção de tempo, pelo menos uma noção mensorável como a nossa. se lhe perguntar o que fez de manhã é óbvio que ele não vai saber. No entanto, durante o banho onde a brincadeira é mais propícia, de vez em quando lá sai algo do génerio: hoje a bia fez parates. Fugiu da tata. Ou seja, a bia fez disparates, fugiu da fátima (a ama). Se eu lhe perguntar ele não é capaz de sequenciar os acontecimentos, o que não significa que não se lembre deles.

Mãe, se fica descansada levando o filhote a uma consulta de desenvolvimento, leve-o, pois mal não fará. No entanto, não noto nada no seu relato que a mim me deixasse preocupada. Ele é um bebé ainda. E as educadoras agora não querem é nada que lhe sdê trabalho. Ele distrai-se muito? Pois ainda bem. estranho era que ele, aos 3 anos, ficasse quietinho e comportadinho a cumprir instruções. Olhe que isso é que me preocupava a sério. Os meninos que são distraídos, que mexem e remexem e que lhes dão trabalho são os que são alvo de reparos nas avaliações. Isso aos 3 anos não´ deveria sequer ser digno de reparo. E é por essa e por outras que eu optei sempre por deixar os meus pequenos em ambiente familiar nos primeiros 3 ou 4 anos de vida. A senhora que cuida do meu pequeno e que já cuidou da mais velha não é da família, mas bem que poderia ser, dada a relação de proximidade e de afeto que se estabelece entre ela e os pequenos.

Numa consulta de desenvolvimento são feitos testes especificamente desenvolvidos para availiar o nível de desenvolviemnto infantil. Por vezes são desenhos, jogos, e até mesmo pedindo á criança para desenhar. isto e obviamente uma conversa com os pais.

Espero ter ajudado

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

Twin_mummy -
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Desde 06 Jun 2011

Olá mamã!

Tenho formação em desenvolvimento infantil e compreendo bem o seu dilema pois tenho gémeos, criados exactamente da mesma maneira, estimulados da mesma maneira e não poderiam ser mais diferentes. Sobretudo pq tenho uma menina e um menino.

Ambos se expressam bem mesmo desde cedo, mas as meninas por norma andam muito mais à frente nessas coisas da comunicação. Eles é mais construções, coisas físicas. E por norma distraem-se mais, quanto mais não seja com o vento...lol

Se quero saber como correu o dia (de ambos) mais vale perguntar a ela. Ele não se lembra o que comeu há 5 minutos ou mesmo se comeu. Muitas vezes diz 'Eu ontem...' quando se refere ao periodo antes do almoço. para ele desde que se durma (mesmo q seja a sesta) é outro dia. mas tb da forma como dorme ferrado n admira...lol

De um modo geral, e lá diz o ditado, ao ano andarás, aos 2 falarás. N quer dizer que seja fluentemente claro, e até cerca dos 4 anos é normal n pronunciarem ainda certos sons de forma correcta e como já aqui referiram é normal que nem todos os assuntos lhes interessem.

Tb é normal q n consigam estar sentados c atenção por longos periodos e é tb por isso q p se iniciar a primária deve haver uma certa maturidade q por norma é atingida cerca dos 6 anos.

Ora pelo q percebi o seu filho compreende o que lhé é dito, expressa-se e desempenha tarefas simples. Tb mostra ser uma criança interessada ao pedir p lhe ensinarem como se escreve o ome dos amigos.

De qualquer forma, e se acha q há qq coisa q pode n estar bem n há nada como pedir uma avaliação mais detalhada p n só ficar mais sossegada mas tb para ter alguma orientação de como o estimular, caso seja necessário.

Tb aconselho a pedir um despiste auditivo e visual pois há crianças se desligam um pouco por n ouvirem bem ou n verem bem e isso por norma n costuma ser avaliado.

E qq coisa q precise tb estou ao dispor. No q puder ajudar diga.

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
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Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

dfol -
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Desde 23 Jan 2011

Mama sou da area e se quiser posso enviar lhe o que é suposto que atinjam com essa idade e os sinais de alerta. Envie me por mensagem o seu email e eu envio. Mas n me parece que tenha que se preocupar. Quanto a n contar o que fez durante o dia, normalmente somos nós pais que n adequamos o que perguntamos. Quando pergunto a minha filha pergunto sempre da seguinte forma: como foi a escola, o que fizeste? E normalmente como n sabe dar muitas informacoes eu vou juntando perguntas: brincaste? Se ela diz sim eu pergunto: com quem? Depois de ela responder eu pergunto e brincaste a que? E vou sempre fazendo perguntas especificas e n gerais: o que comeste? Pintaste um desenho? De que? E assim sucessivamente. Eles fazem tantas coisas durante o dia que uma pergunta como : o que fizeste? É tao geral que eles n se conseguem exprimir. Parece me que ele ja tem boas competencias para a idade!só é trapalhao a exprimir se. Quanto a responder alguma coisa nada a ver...n se esqueça que a imaginacao deles viaja nesta idade. Somos nós adultos que reorientamos a mensagem

Vandinha21 -
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Desde 26 Ago 2010

Olá Mamã,

Vou contar-lhe o que se passou com o meu filho porque ás vezes uma coisa que nos parece ''normal'' pode não ser. Até porque todos nos dizem ''cada criança tem o seu ritmo''.

O meu filho com 3 anos, a educadora também me alertou que ele não dizia algumas palavras corretamente e que não tinha muito poder de concentração. Suspeitou que ouvisse mal. Fiz um rastreio auditivo e foi-lhe detetamento 70% de audição em cada ouvido, o que significava que o meu filho ouvia tudo como se estivesse debaixo de água.
Foi seguido no Hospital Santa Maria, retirou amigdalas e adenoides e colocou drenos nos ouvidos.
Hoje, com 6 anos, é uma criança que ouve a 100%. Vivemos há 2 anos em Madrid e falar espanhol melhor que eu.
Pode não ser o seu caso mas, nada como explorar algumas situações.

Beijinhos
Vanda

mamae2 -
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Desde 27 Jan 2013

Olá mamã Chouc,

Também eu ando agoniada com o comentário que a educador do meu filho fez. Ele vai fazer 3 anos no próximo dia 8. Andava eu aqui na net em busca de metas de desenvolvimento e dei com o seu tópico. Parece que esta a descrever o meu filho.
O meu marido diz que a educadora é muito exigente e não é nada esclarecedora. Porque também diz que ele tem uma memoria extraordinária.
Comparo, porque é inevitável, com o meu sobrinho mais novo uns meses, e não vejo nenhuma diferença, pelo contrario.
Vou falar com a pediatra na próxima consulta, porque eu não ando bem e isto tira me o sono e também vou lhe pedir que ponha por escrito o que ela acha para levar a pediatra.

Bjs

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Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?