desenvolvimento 2 anos | De Mãe para Mãe

desenvolvimento 2 anos

Responda
5 mensagens
metaxe -
Offline
Desde 13 Mar 2012

bom dia a todas.
O meu piolho está quase a fezer dois anos, anda numa fase que não quer ser contrariado e afins.
O que mais me preocupa e que ele fala pouco alias fala fala fala , mas nao se entende nadinha.Diz ola mama papa, carro, da ca , anda ca , ja esta, mais umas ou outras coisas , mas acho que ele fala pouco...sei que cada criança tem o teu tempo e desenvolvimento diferente mas fico receiosa de estar algo errado na maneira como o insentivo .
quando lhe pegunto se quer comer ele ja diz que sim ou nao abanando a cabeça, mas nunca me pede agua por exemplo nem se quer fazer xixi ou coco.
Terei razoes para ficar preocupada ?
obrigado

sandrapep -
Offline
Desde 02 Jan 2013

Mamã, eu acho que não tem qualquer motivo para se preocupar pois, como disse e bem, cada criança tem o seu tempo.
Há crianças que começam a virar-se mais cedo, outras mais tarde; há crianças que andam cedo e outras andam tarde.

Com o falar e igual. Mesmo que o seu menino ainda não fale muito, pode continuar a incentivá-lo, nomeadamente dando-lhe vocabulário que ele vai registar e, mais tarde, quando menos a mamã esperar, ele vai usà-lo.

Converse com ele sobre o que está a fazer, dê nome aos objetos (por ex: se estiver fazer o jantar vás dizendo tacho, faca, cebola, fogão, etc.).

Relativamente ao xixi e cócó, isso já é outra coisa Sorriso Já começou a ensiná-lo a ir ao pote? Ele está em casa consigo ou num infantário? Se tiver dúvidas sobre como começar este processo, sugiro que procure aqui no fórum um tópico que se chama grupo do desfralde 2014.
Lá poderá ler exatamente que há crianças que largam as fraldas depressa, que pedem para ir ao pote ou à sanita e outras não são assim tão recetivas.

Cada caso é um caso, relaxe, informe-se e aproveite o seu bebé, que os 2 anos são uma idade linda. Fala quem sabe Piscar o olho

Sobre sandrapep

Amamentei desde 1 de Junho de 2012 até 20 de fevereiro de 2014. Uma maratona com altos e baixos, mas que valeu a pena!
***************************************
Madrinha babada do Gonçalinho da Vanithah. Já moras no meu coração!
Madrinha orgulhosa da AMOA_MAR.

Jaysani -
Offline
Desde 17 Out 2014

Ola mami axo qe n deves preocupar..o meu tb e assim e falei com a pediatra ate aos 2anos e meio n ha razoes para preocupar Sorriso ja me falaram qe indo para creche ou estando num grupo de criancas qe desenvolve mais nese sentido.Teu piqenino ta inserido num deses grupos?

Laidita76 -
Offline
Desde 05 Set 2014

Bom dia mamã...
o meu mais novo, é exatamente igual....
O meu mais velho foi a mesma coisa, e não tem nenhum problema de desenvolvimento / inteligencia - tem 11 anos, está no 6º ano, e tem boas notas Sorriso

Não se preocupe... continue a estimular e vai ver que daqui a nada ele começa a dizer mais algumas coisas... importante mesmo é que ele a perceba a si, e que á maneira dele você o perceba a ele...

Pipoca 2 -
Offline
Desde 10 Out 2014

Olá mamã, apesar de achar que não se deve preocupar recomendo que fale com o pediatra... conheço crianças na mesma situação em que o pediatra disse que era normal e outras em que ele aconselhou que tivessem acompanhamento. Há uma clinica optima chamada CADIN, há outras do género que são privadas. Lá fazem consultas de acompanhamento no desenvolvimento das crianças, desde problemas simples como o desenvolvimento da fala a problemas mais complexos e são muito bons. Pelo que sei as crianças gostam e dá resultado, funciona á base de jogos. Mas não se assuste, pois concordo com as outras mamãs em que isso é normal, ainda tem 2 anos, é pequenino Sorriso vai ver que vai haver uma altura que ele de um dia para o outro desenvolve tudo de uma vez Sorriso beijinhos

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?